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terça-feira, 15 de maio de 2012

Escolas em Ação.

Momentos vivenciados pelas escolas municipais.

                                               Escola  João Ferreira da Silva

                                                     Escola  José Procópio Cavalcanti

                                               Escola Professor Miguel Azevedo 
                                               Escola Heliodoro Gonçalves de Arruda
                                                    Escola Cícero Moura
 

                                                   Escola José André Filho
                                        
                                                        Escola Severino Alexandre Cruz
                                                      Escola Raul Soares
                                                     
                                                   Escola Márcio Xavier

sábado, 12 de maio de 2012

Músicas e profissões


Pintor de Jundiaí - Eliana


Tum tum tum quem bate aí
Tum tum tum quem bate aí
Sou eu minha senhora o pintor de Jundiaí
Sou eu minha senhora o pintor de Jundiaí
Pode entrar e se sentar
Pode entrar e se sentar
Conforme as pinturas nós iremos conversar
Conforme as pinturas nós iremos conversar
Na cozinha quero um pé de bananeira
Na cozinha quero um pé de bananeira
Só para alegrar o coração da cozinheira
Só para alegrar o coração da cozinheira
Na varanda quero frutas vermelhinhas
Na varanda quero frutas vermelhinhas
Só para alegrar o coração da mamãezinha
Só para alegrar o coração da mamãezinha
Lá no portão quero um grande cachorrão
Lá no portão quero um grande cachorrão
Só para espantar a cara feia do ladrão
Só para espantar a cara feia do ladrão
Seu pintor o que eu queria
Seu pintor o que eu queria
É que você pintasse um pouquinho de alegria
É que você pintasse um pouquinho de alegria




De Marré, Marré, Marré Carequinha
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.

Quero uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Quero uma de vossas filhas,
De marré deci.
Escolhei a qual quiser,
De marré, marré, marré.
Escolhei a qual quiser,
De marré deci.
Eu quero a Mariazinha
De marré, marré, marré,
Eu quero a Mariazinha
De marré deci.
Que ofício dar a ela ?
De marré, marré, marré.
Que ofício dar a ela ?
De marré deci.
Ofício de funcionária
De marré, marré, marré.
Ofício de funcionária
De marré deci.
Este ofício me agrada 
De marré, marré, marré.
Este ofício me agrada 
De marré deci.




Pai Francisco
Pai Francisco entrou na roda
Tocando o seu violão
Bi–rim-bão bão bão, Bi–rim-bão bão bão !
Vem de lá Seu Delegado
E Pai Franciso foi pra prisão.
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado

 

A Florista

Sou uma florista, flores estou vendendo(2x) 
Venha cá esta menina, que esta flor estou querendo (2x)
 
Quem quiser flores pague um tostao (2x)
 
Eu estou querendo flores mas nao pago um tostao(2x)
 
Cara de panela, beiço de leitao (2x)
 
Olha o nariz dela que parece um lampiao(2X)
 
Vamaos fazer as pazes vamos dar as maos(2x)
 
Nos fizemos isto mas nao foi de coraçao (2X)
 

Marcha Soldado 
Músicas Infantis 

Marcha Soldado 
Cabeça de Papel 
Se não marchar direito 
Vai preso pro quartel 

O quartel pegou fogo 
A polícia deu sinal 
Acode, acode, acode 
A bandeira nacional

Vaqueiro de Profissão

Jair Rodrigues

Minha vida tem dois amores
Dois rebanhos e dois senhores
Dois destinos na minha mão.
Vivo sempre com o pé na estrada
Tomo conta de uma boiada
Sou vaqueiro de profissão.
Pros filhotes que eu tenho em casa
Nunca falta nas minhas asas um pouquinho de água e pão
Se eu demoro a saldade corta
Pois deixei atrás da porta a metade de um coração.
Iê, iê, iê, iê, iê, iá
Quando a saldade corta, morena
É que eu vou voltar(bis)
Já domei touro no braço
Dispensei chipão e laço
E o lombo de um alazão.
Quando eu vejo boi desgarrado
Sinto que todo gado
Escapasse da minha mão
Quero o fogo de uma fogueira
E a lua namoradeira
Clareando eu e você
O berrante é o meu recado
Vou correndo pro teu agrado
Que é pra gente se merecer.
REFRÃO
REPETIR PRIMEIRA PARTE



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atividades Mês do trabalhador.




Dia do Trabalho no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.






01.05  Atividade Sobre as Profissões Para a Educação Infantil. Exercício Para Imprimir Para o Dia do Trabalhador




Fluxo 4º ano, II unidade. CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.


Fluxo de Aula / História
4º Ano / II Unidade


EIXO: História das organizações populares (DC).
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Noções de administração pública no município:
      - A estrutura da administração municipal;
      - O prefeito e suas funções;
      - Câmara de vereadores e secretarias.

  • História de vida e construções do sujeito histórico:
      - Cultura e memória;
      - Movimentos migratórios;
      - Tempo e espaço histórico.





- Identificar a estrutura da administração municipal: prefeito e vice, vereadores, etc. (OTM);

- Identificar vereadores e secretários (OTM);

- Identificar os símbolos do município (OTM);

- Questionar a identificar os motivos dos deslocamentos populacionais dos familiares (M);

- Conhecer, respeitar e valorizar a diversidade de costumes dos locais onde os familiares viveram (M);

- Confrontar deslocamentos das famílias para identificação de semelhanças e diferenças (M);

- Diferenciar tipos de documentos (certidão, fotografias, etc.) como fontes históricas (DC);

- Representar os conhecimentos construídos através de textos em formatos diversos (mapas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.) (DC);

- Observar e interpretar imagens fixas (fotografias, obras de arte, anúncios de publicidade em jornais e revistas, etc.) DC.
- Em uma roda de conversa, verificar o que a turma já sabe sobre o tema;

- Dar continuidade a conversa dirigida disponibilizando imagens, textos informativos, material de internet, etc.;

- Uma leitura de alguns pontos da lei orgânica do município também poderá ser feita (com explicações paralelas em linguagem informal) para que a turma possa conhecer/compreender;

- Focar as discussões na relação do trabalho da administração municipal face às necessidades do espaço (urbano e rural), promovendo uma reflexão sobre as necessidades do município e o que de fato a prefeitura vem realizando.  Tecer considerações também a respeito da construção e implementação de políticas públicas para os espaços rural e urbano relacionando com a proposta de política de direitos humanos;

- Propor a seguinte reflexão: O que leva uma pessoa a abandonar sua terra e buscar outro lugar? As respostas e justificativas devem ser registradas e socializadas;

- Solicitar aos estudantes que levantem hipóteses justificadas sobre como o município em que vivem é caracterizado em relação à migração: é a chegada ou partida de pessoas que marca a história local? Quais interações culturais são movidas por isso? Há convívio com quem vem de fora? E preconceito?

- Orientar uma pesquisa de campo sobre a interação cultural na cidade, acompanhando a turma na busca por placas com nome de ruas, avenidas e praças que revelem a influência de migrantes, além de estabelecimentos que vendam produtos típicos de outras localidades e centros culturais regionalistas. Cada achado deve ser fotografado (se possível) e registrado por escrito para posterior socialização;

- Entrevistar os migrantes da cidade, levantando itens como nome, região onde mora, ocupação, lugar de origem, ano e motivo da imigração. Em seguida, falar com não-migrantes para saber que relação eles têm com quem vem de fora e se incorporam seus traços culturais;
Os grupos devem selecionar as fotos feitas anteriormente e trechos das entrevistas que revelem desde quando e como a migração está presente no município, quais são as interações culturais e como a população local se relaciona com quem vem de fora para a montagem de um painel.



 
Fluxo de Aula / Geografia
4º Ano / II unidade




 
Gêneros textuais sugeridos: Poema.

EIXO: Localização e espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Dinâmicas da natureza:
      - Vegetação;
      - Relevo;
      - Hidrografia;
      - Clima.









- Reconhecer a interdependência dos elementos naturais da paisagem (M);
- Identificar os elementos constitutivos do clima e fatores que nele interferem (M).



- Apresentar o mapa político do Brasil, localizando com a turma o estado no qual a escola se localiza;

- Apresentar os mapas de clima e de vegetação (presentes na parte inferior do mapa político), localizando onde a escola se situa em relação aos tipos de clima e de formações vegetais;

- Discutir com os estudantes se a vegetação e o clima mudam ou não ao longo da extensão territorial do país. A partir das respostas, conduza a discussão para a leitura dos mapas de clima e de vegetação, a partir de seus títulos e de suas respectivas legendas. Depois, solicite aos estudantes para que elaborem, em duplas, uma síntese em tópicos a respeito do que entenderam sobre a leitura de cada um dos mapas;

- Localizar o tipo de clima existente no Estado onde moram e conversem sobre suas principais características (por exemplo: médias de temperatura, alterações climáticas ao longo do ano, presença de chuvas e geadas). Discuta também quais são as características do clima nas outras regiões do País. Enquanto isso, registre os tópicos discutidos no quadro.. Em seguida, desenvolva o mesmo processo com o mapa de vegetação, ressaltando a interdependência entre a vegetação e o clima. Alguns aspectos que podem ser abordados são: a vegetação é rasteira ou tem muitas árvores? Quais são as características das espécies vegetais? Elas secam ou florescem em determinada época do ano? Para ilustrar, mostre imagens de livros, revistas, jornais e sites, que representem esses fenômenos. Ao final da discussão, os estudantes representarão o que entenderam em um desenho com o tema "A vegetação e o clima no estado onde moro”.
A súplica da Terra
Revista Som, Walter Rossi. P. 109, vol. 4
Ser humano,
Não me destruas!
Eu te ofereço:
O chão seguro para teu passo firme,
O silencioso vale onde tua messe é pródiga,
A planície calma onde apascentas o gado,
A mansa colina de teu horizonte azul,
O monte suave onde tua fonte canta.
Se ainda assim não te bastar,
Rasga-me o ventre e tira-me das entranhas:
O metal dourado de tua moeda,
O duro aço de tua ferramenta,
O negro líquido que te move e aquece,
A preciosa pedra de teu ornamento,
A fina areia que te mede o tempo,
A pura lama que te embeleza e cura,
A cerâmica para teu cântaro e para teu teto,
A argila que te obedece ao molde,
O alicerce para tua morada.
Rogo-te: não me tires o manto verde que te dá o oásis de tua caminhada,
Porque hás de te lembrar do pó tu surgiste
E ao meu seio tu voltarás...
Fonte: RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: Meio Ambiente. 1 ed. Vol. 1. MG: Editora Iemar Ltda. 2004. p. 109
Atividades:
  • Pesquise no significado as palavras destacadas no texto.
  • Quem é o narrador do texto? A quem ele está se referindo?
  • O texto fala de diferentes tipos de relevo, como: planícies, vales e montes. Pesquise cada um deles e onde é encontrado, em seguida represente com desenho.
  • Quais os outros tipos de relevo que existem? Pesquise e escreva sobre eles.
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         As paisagens e o meio ambiente:
      - Problemas socioambientais (lixo, poluição no rio);

     - Esgotamento dos recursos naturais (água, os animais e os vegetais);

     - Preservação do maio ambiente;

     - Desperdício (água e energia).
- Classificar e ordenar problemas socioambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações de preservação (M);
- Reconhecer os problemas causados ao meio ambiente (DC);
- Relacionar a dinâmica social com a natural por meio dos períodos de chuva, ocupação de áreas de várzea ou encostas de morros e a impermeabilização do solo (M);
- Reconhecer a importância dos recursos para a vida na Terra e desenvolver atitudes responsáveis contra o desperdício em sua utilização (DC).
- Trazer para sala três matérias da imprensa sobre possíveis catástrofes naturais motivadas por ação humana. Debater com a turma: “o que afeta o mundo, também me afeta”. A partir do que foi estudado, forme grupos para fazer   um panfleto a respeito do assunto  que será entregue a comunidade escolar;

- Construir um quadro com os problemas socioambientais da comunidade e sua possível preservação;

- Realizar leitura do texto abaixo e debater com os estudantes:
 
Todo o Ambiente
Que tal em vez de MEIO AMBIENTE, a gente pensar em TODO O AMBIENTE? Como podemos fazer isso? É necessário entender que o homem, único ser pensante, é também único que depreda a Natureza. Polui os rios, estraga a qualidade do ar e faz desmatamentos.
Você já viu um animal como o gato ou o cão, ou mesmo o elefante jogar uma garrafa de plástico dentro de um rio ou no mato? É para pensar! A contribuição positiva de cada um é muito importante. Procure saber quantos alunos há no seu colégio, multiplique por dois. Esse resultado seria o que cada um poderia fazer pelo Meio Ambiente. Duas coisinhas apenas. Quem sabe, jogar lixo no lixo ou conscientizar as pessoas sobre a ecologia.
Tenha um bom ambiente, inteiro e completo. Você merece!
Revista Nosso Amiguinho, número especial. p. 37
- Representar através de desenho como era o Meio Ambiente há 20 anos, hoje como ele está e futuramente como ele estará se não tomarmos as providências necessárias;
Com a atividade acima, os desenhos podem expostos no saguão, para posterior votação e escolha do desenho mais criativo;
- Solicitar a produção de um resumo sobre o que foi estudado. É imprescindível o trabalho de revisão e reescrita do texto;
- Produzir uma lista do que o estudante pode fazer em casa e na escola que contribua para um ambiente saudável.





 
4º Ano / II Unidade
Fluxo de Aula / Ciências




 
Gêneros textuais sugeridos: Pesquisa escolar, debate e história.

EIXO: Vida e ambiente
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Fenômenos biológicos;




























































  • Reino animal;













  • Reino vegetal (plantas);































  • Cadeias e teias alimentares;










  • Teias alimentares e ecossistema;




















·      Ecossistemas brasileiros.
- Relacionar transferência de energia e ciclo da matéria a diferentes processos (alimentação, fotossíntese, respiração...) (DC);

- Fazer a diferenciação entre a fotossíntese e a respiração, destacando os mecanismos e seus elementos (OTM);

- Utilizar experimento para observar a transpiração e sudação nas plantas (OTM);

- Identificar a fotossíntese como principal processo de produção de alimento na natureza (M);

- Relacionar a fotossíntese ao ciclo dos gases carbônico e oxigênio (M);









































- Citar as principais características entre os animais vertebrados e invertebrados, destacando seus grupos e representantes (OTM);










- Classificar os vegetais, citando suas características e representantes (OTM);

- Identificar as partes das plantas (OTM);

- Pesquisar sobre a utilidade das plantas e importância do reflorestamento para o meio ambiente (OTM);






















- Relacionar os diferentes elementos de uma cadeia alimentar (M);

- Descrever os tipos de adaptações (hábitos, habitat) no meio ambiente e os tipos de manejo (caça e pesca) (OTM);

- Reconhecer o papel dos produtores, dos consumidores e decompositores (M);

- Reconhecer equilíbrio ecológico através do equilíbrio no tamanho das populações (M);




















- Estabelecer o conceito ecossistema a partir da descrição de uma floresta (M);

- Caracterizar as florestas Amazônica e Atlântica (M);

- Comportar-se de acordo com os princípios de conservação ambiental (M);

- Caracterizar diferentes ecossistemas brasileiros (M);

- Identificar fatores de risco para esses ecossistemas (M).
*Relembre o conceito de energia estudado em anos anteriores. De modo geral, os físicos definem energia como a capacidade de realizar trabalho. Na verdade, energia é algo tão complexo que muitos estudiosos acreditam que não existe uma definição para expressar tudo o que ela é de fato. Mais importante do que defini-la é ter consciência de que ela existe em grande quantidade no Universo. Não aumenta nem diminui, mas passa por diversas transformações. O ser humano consegue transformar a energia de acordo com suas necessidades e interesses.
*O conceito de fotossíntese é complexo para esta etapa da escolaridade. Assim, neste momento, os estudantes aprendem apenas as primeiras noções de um processo realizado pelos vegetais, que será aprofundado em anos posteriores do Ensino fundamental. Com isso, procure solucionar, durante todo o estudo do tema, eventuais dúvidas que surgirem, de modo que os estudantes sedimentem os conhecimentos adquiridos. È importante que eles percebam que a energia luminosa do Sol provoca reações químicas que resultam na produção de glicose.
*Todo o gás oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos é proveniente da fotossíntese. Entretanto a maior parte (90%) desse gás vem da fotossíntese realizada por algas microscópica dos oceanos. Por isso, devemos ter cuidado com frases do tipo “A Amazônia é o pulmão do mundo”.
*Uma parte da água existente nas plantas é eliminada no ambiente em forma de vapor. Esse processo é chamado de transpiração. A transpiração é realizada principalmente pelas folhas e é mais intensa durante o dia por causa do calor solar.

- Comentar com os estudantes que as plantas fabricam seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese. E a maior parte dos seres vivos usa o gás oxigênio do ar e libera gás carbônico no processo da respiração. Explique aos estudantes que o gás oxigênio participa da respiração celular, um processo de obtenção de energia fundamental para a vida dos vegetais e dos animais. Nos mamíferos, a transpiração é a eliminação de suor pela pele. Nas plantas terrestres, é a eliminação de água na forma de vapor, principalmente através de minúsculas aberturas presentes na superfície da folha, denominadas estômatos;

- Colocar folhas picadas de uma planta verde em um copo com álcool. Depois de algum tempo, pedir que os estudantes observem a cor do álcool e registrem o que ocorreu. A coloração da solução é justificada pela retirada da clorofila da folha pelo álcool. A clorofila é o pigmento responsável pela captação de energia solar;

- Solicitar que os estudantes pesquisem, em livros ou na internet, o nome de alguns animais que se alimentam da seiva dos vegetais, a exemplo das brocas (larvas que se alojam nas raízes de plantas formando galerias nos tecidos dos troncos).
*Ao longo dos estudos sobre a respiração e a transpiração dos vegetais, é importante sempre enfatizar que as plantas são seres vivos, por isso realizam algumas funções que os animais (incluindo o ser humano) executam. Muitas vezes, talvez permaneça a ideia de que as plantas não são seres vivos, pois não se movimentam. O conceito de vida pode estar erroneamente relacionado ao conceito de movimento.

- Solicitar aos estudantes que observem, durante um dia, a própria respiração (a inspiração, em que há entrada do gás oxigênio, e a expiração, em que há saída do gás carbônico) e transpiração. Em seguida, comparar esses processos com os vegetais. Convém destacar que temos pulmões, mas os vegetais não; por esse motivo, movimentos semelhantes aos da caixa torácica dos seres humanos não ocorrem nos vegetais;
O assunto sobre os animais vertebrados e invertebrados já foi introduzido em bimestres/anos anteriores. Utilize perguntas para resgatar conhecimentos prévios e perceber o que os estudantes já sabem sobre o assunto a ser abordado. Promova uma discussão coletiva ou com os estudantes distribuídos em grupos, como lhe convier. Registre as hipóteses levantadas para posterior comparação;

- Utilizar imagens de animais vertebrados e invertebrados naturais de ambientes aquáticos e terrestres. Apresentá-las aos estudantes e em seguida, propor que as dividam de acordo com critérios determinados por eles. Discuta os critérios analisando se continuam viáveis, caso sejam estendidos a todos os animais;

- Propor a construção de um livro com exemplos de vertebrados/invertebrados. Sugestão: criar uma ficha de cada animal com as seguintes informações: nome, cor, tamanho, peso, alimentação, onde vive e a foto do animal, por exemplo;

- Propor uma pesquisa sobre vertebrados brasileiros, incluindo os que se encontram em extinção;

- Propor a construção de um jogo de dominó sobre os invertebrados como cartas. De um lado da carta, pôr a imagem do animal e, no verso, a descrição de outro invertebrado. Jogar como se joga um dominó qualquer;

- Dividir a turma em grupos e entregar para cada um, representantes dos 4 grupos de vegetais: briófita (musgo), pteridófita (samambaia), gimnosperma (pinheiro) e angiosperma (pode ser um pé de feijão, milho, ou outra planta do grupo). Caso a escola não possua estes representantes vegetais, ou seja, de difícil acesso, encontre fotografias destes representantes e proponha a atividade utilizando estas fotografias. Peça que cada grupo faça um quadro comparativo dos representantes vegetais, especificando características que eles julguem importantes para classificar cada um dos representantes em um grupo diferente. Após cada grupo fazer seu quadro comparativo, reúna os estudantes em semicírculo e promova uma discussão entre os grupos, em que cada um exporá suas classificações e os outros grupos darão sugestões de mudanças ou acréscimos. Desta forma, eles poderão confrontar suas ideias e aprender de forma mais investigativa e lúdica;

- Introduzir conversa sobre as partes das plantas, em seguida, após a conversa solicite que eles produzam um mural sobre as partes das plantas;

- Organizar com os estudantes uma coleta dos vegetais que estão sendo ou serão estudados. Reserve um cantinho da sala para os vegetais e deixe-os expostos por alguns dias – prefira aqueles que não se deterioram com facilidade;

- Apresentar á turma vídeos, livros e reportagens sobre reflorestamento;

- Questionar à classe como impedir ou reduzir a destruição das matas;

- Propor aos estudantes a busca do conceito de “cadeia” no dicionário. Uma das definições refere-se a uma sequência fechada de elos, presos uns aos outros, que, para as relações alimentares dos seres vivos, pode sugerir a ideia de algo cíclico, que não cessa;
Ao iniciar o tema “cadeia alimentar”, é fundamental enfatizar o papel dos seres decompositores na natureza. Aproveite o momento para lançar aos estudantes a seguinte pergunta: Como o planeta ficaria se os seres decompositores não existissem? Oriente a discussão para que todos reconheçam que não haveria decomposição no planeta.
Após a leitura de um texto sobre as relações alimentares entre os seres vivos, destacando os produtores e os consumidores. Proponha a produção de um texto (gênero história);

- Levar os estudantes a um jardim para que possam observar o comportamento alimentar de aves e insetos e identificar as cadeias alimentares desse ambiente;

- Apresentar o filme o rei Leão, dos estúdios Walt Disney, e analisar com os estudantes as cadeias alimentares apresentadas na animação. Proponha que construam, com recortes e colagem, uma dessas cadeias alimentares.
*As relações representadas em uma cadeia alimentar são apenas uma das possibilidades de interação envolvendo seres vivos e que as relações mais complexas podem ser representadas em forma de teias alimentares.

- Propor uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de alguns animais, como a onça-pintada, a serpente, a coruja, o jacaré, e outros, de modo que os estudantes percebam os limites da representação de cadeia alimentar. Geralmente o que ocorre na natureza é que os animais podem se alimentar de várias espécies de seres vivos, não de apenas uma. Há até animais que se alimentam de plantas e de outros animais. Sugerir a construção de uma teia alimentar com os animais pesquisados.
*No Brasil existe uma rica variedade de paisagens naturais ou biomas. Cada bioma se estende por uma área com características próprias, como vegetação, clima, solo e fauna. Alguns dos principais biomas brasileiros: Floresta Amazônica, cerrado, caatinga, manguezal, pantanal, Mata Atlântica e campos.
*O IBG, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, disponibiliza o mapa de biomas do Brasil e o mapa de vegetação do Brasil no site WWW.ibge.gov.br/home/presidencia/noticia/noticia_visualiza.php?id_noticia=169&id_pagina=1.

Se possível, programar uma pesquisa de campo: zoológico, jardim botânico ou qualquer outro lugar de mata nativa preservada. Após a visita os estudantes podem produzir seu próprio mapa, com base em atlas ou observando o mapa dos principais biomas brasileiros, identificando as áreas de abrangência da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica.
Havendo a possibilidade faça um plantio de mudas de árvores nativas na escola e suas proximidades. Essa atividade requer bastante preparo e pesquisa. Relembrar os perigos da introdução de espécies não-nativas em um local. Enriquecer a explicação com um texto que trate do tema em estudo. Da mesma maneira que um animal, a introdução de uma planta não-nativa pode causar desequilíbrio no ecossistema.

- Mostrar em um atlas geográfico a diferença que há entre a região Norte, a Amazônia e o estado do Amazonas, em seguida, explique que, na floresta amazônica, na época das chuvas, o solo que é coberto pelas águas torna-se fértil por causa dos detritos trazidos pelos rios que transbordam. A decomposição desses detritos torna o solo mais fértil. A grande quantidade de matéria orgânica em decomposição sobre o solo dá à mata fertilidade suficiente para suprir toda a rica vegetação;

- Promover um debate sobre impactos provocados na Floresta Amazônica pelo ser humano (queimadas, desmatamento, caça predatória, tráfico de animais e de madeiras nobres, etc.), em que um grupo faz a acusação e o outro a defesa. Incentive o respeito entre os colegas, de modo que compreendam o momento de expor sua opinião com clareza e escutar os demais.
Leia e explore com as crianças o seguinte texto:
*A Mata Atlântica estende-se ao longo das montanhas e das encostas voltadas para o mar, bem como a planície costeira. Há elevadas umidades atmosférica, trazidas pelos ventos marítimos. Ao subir para as camadas frias de maior altitude, o vento úmido se condensa na costa, sob a forma de chuvas. As montanhas são ricas em nascentes de córregos e rios, alguns dos quais formam cachoeiras. As árvores são altas e crescem próximas umas das outras. Em razão da variedade de espécies de plantas e animais que há na Mata Atlântica, dizemos que lá existe uma grande diversidade de espécies, ou biodiversidade.

- Conversar com os estudantes sobre a Mata Atlântica, em seguida, apresente imagens de plantas e animais que existem lá. Peça aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre espécies que estão extintas ou no processo de extinção na Mata Atlântica. Monte um painel com a turma e deixe exposto na escola;

- Solicitar aos estudantes que escolham alguns espécimes que fazem parte do bioma da Mata Atlântica e solicite que os estudantes produzam um texto (gênero história). Não se esqueça de fazer o trabalho de revisão e reescrita do mesmo.

Texto para ser lido e explorado:
* Entender como funcionam os ecossistemas é o primeiro passo para conservá-los. Um ecossistema em equilíbrio é uma situação ideal, usada geralmente como uma referência a partir da qual podemos mensurar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. As interferências no ecossistema ocorrem naturalmente ou por ação humana. Um dos objetivos da Ecologia é buscar formas de restaurar os ecossistemas naturais e principalmente promover a conservação dos ecossistemas existentes.

- Apresentar imagens (florestas, madeireiras, enchentes, trabalhadores no garimpo de Serra Pelada) e pedir aos estudantes que descrevam o que as imagens estão mostrando. Peça que eles indiquem em qual imagem aparece um ecossistema preservado;

- Dividir a classe em grupo. Cada grupo deve observar os lugares por onde passa no caminho de casa para a escola (bairros, parques, praças, jardins, etc.) e verificar se há lixo jogado nas ruas, nas calçadas ou nos gramados. Em seguida, peça que eles montem no caderno uma tabela para anotarem as informações (o dia, o local que foi observado e o tipo de lixo encontrado). As observações devem ser realizadas no período de uma semana. Peça aos grupos que montem um gráfico de barra. Promova a socialização das produções.