- Mapa de Pernambuco:
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Diversos itinerários
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Regiões pólo do Estado de
Pernambuco.
- Mapa Mundi.
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Comparar itinerários diferentes, utilizando-se de mapas que representem o
menor e o maior percurso (DC)
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Identificar elementos da natureza que caracterizam as principais paisagens
naturais das sub-regiões de Pernambuco; (DC)
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Identificar as atividades extrativas, agropecuárias, industriais, comerciais
e de serviços como atividades humanas que produzem diferentes paisagens; (DC)
Diferencia
o papel do poder publico municipal, estadual e federal na organização do
espaço da cidade e do campo; (DC)
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Conhecer os pontos cardeais e colaterais do Estado, do Brasil, da América do
Sul (DC)
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Distribua para cada estudante uma cópia de um mapa-múndi que
contenha pelo menos todos os continentes e oceanos. Em seguida exponha o
mapa-múndi colorido e peça para os estudantes colorirem a cópia recebida de
acordo com as cores do mapa exposto. Solicite que marquem com um circulo a
região onde eles acham que se localizam aproximadamente o estado onde eles moram.
Esta atividade serve para ver o conhecimento prévio do estudante.
Distribua uma cópia do
mapa do Brasil Político onde apareça escrito o nome de cada Estado. Peça que
pinte de verde ou outra cor o Estado em que moram.
Forme grupo para trabalhar com o mapa de Pernambuco. Faça
pergunta a respeito do mapa do tipo: Que elemento observa no mapa?O que o
mapa representa? O que tem na legenda? Por que as partes estão coloridas?
Etc. Peça para escrever no caderno os seguintes pontos: Localizar as cidades
conhecidas pelo grupo, Identificar qual a mais distante e a mais perto.
Identificar qual a cidade que é mais próxima do local em que o estudante
vive.
Distribua para cada estudante o poema: Ponto de vista ou faça um
cartaz para que todos possam ver. Leia o poema.
Pra se falar de tamanho,
De grande, médio ou pequeno,
Não precisa ser um gênio
Nem precisa ser artista,
É bom apenas lembrar
Que pequeno, médio ou grande
Depende de pontos de vista!
Direção, do mesmo modo,
Muda quando nós mudamos.
A direita vira esquerda
No instante em que viramos!
(...)
A direita vejo um bosque,
À esquerda uma lagoa,
Logo acima vejo o céu,
Sob os pés a terra boa!
Mas, se viro de repente,
Tudo muda desde o início!
O que está à minha esquerda
À direita está agora,
Tudo ficou diferente,
Tudo girou sem demora!
(...)
E é muito bom que existam
O norte, sul, leste, oeste,
Pois estes, mesmos que eu vire
E troque de posição,
Mesmo que eu dê piruetas,
Dão a exata direção!
São os pontos cardeais
E não se alteram jamais!...
Adaptado de Sonia Salerno. Ponto de Vista. São Paulo: Moderna,
1993.
Faça uma interpretação do poema e solicite que as crianças
escolham uma posição para ficar e diga o que ela vê em sua esquerda e a sua
direita. Depois cada uma fará um desenho mostrando o que vê do seu lado
direito, esquerdo, em frente e atrás. Explique o que representa a rosa dos
ventos. Em seguida mande as crianças fazerem sua própria rosa dos ventos,
indicando os pontos cardeais para recortar. Peça que desenhe um lago no
centro de uma folha, coloque a rosa dos ventos e solicite que eles sigam o
seguinte comando: Desenhar uma floresta ao norte; uma estrada ao sul;casas a
leste e plantações a oeste. Traga o mapa Mundi para eles localizarem o Estado
em que estão ao norte, sul, leste e oeste de Pernambuco, através de uma
competição entre grupos. Pode aumenta a atividade verificando os países que
estão nos lados norte, sul, leste e oeste do Brasil.
Peça aos estudantes que listem no quadro quais as atividades
(extrativas, agrícola, industrial e comercial) que existem no município. E a
que mais prevalece. Aproveite para fazer uma pesquisa sobre este assunto.
Construa um quadro com os estudante sobre as estâncias públicas e o que elas
representa na sociedade.
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- Bens
e Serviços;
- Processo
de urbanização;
- O
homem e o trabalho:
- Produção
artesanal e industrial
- Matéria prima.
- Centro
urbano
- Principais
problemas das cidades;
- Problemas
causados ao meio ambiente;
- Importância dos
recursos naturais.
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- Reconhecer a circulação
de bens e serviços; (M)
- Identificar os locais de
comercialização de bens e serviços; (M)
- Reconhecer os processos
simples de urbanização do espaço; (M)
- Descrever as diversas
formas sócio-econômicas e culturais presentes na transformação da paisagem;
(M)
- Diferenciar produção
artesanal de industrial; (M)
- Reconhecer exemplos de
matéria- prima; (M)
- Reconhecer os problemas
causados ao meio ambiente; (DC)
- Reconhecer a importância
dos recursos para a vida na Terra e desenvolver atitudes responsáveis contra
desperdício em sua utilização; (DC)
- Relacionar os tipos de
erosão provocados no ambiente pela ação do vento, do mar, dos rios,
associando-os aos diversos tipos de paisagens e às ações dos grupos humanos.
(DC)
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A geografia
trabalha com saída de campo. Que pode ser pelos arredores do bairro, da rua,
passeando em torno da escola. Entender o lugar é entender o espaço vivido.
Nessa perspectiva, faça uma saída de campo com a criança para verificar os
locais comerciais, os bens de serviço mais utilizados pela população. Se no
local em que ela vive há indústria, qual o tipo. O que ela pode observar em
relação ao crescimento de sua cidade.
Proponha com a
criança a realização de uma pesquisa em jornais e revistas sobre o que ocorre
nas grandes cidades (violência, desmatamento da vegetação, crescimento da
favela, poluição do rio, tecnologia, maior oportunidade de estudo etc).
Após a
pesquisa questione se toda a cidade grande tem problemas? E como pode ser solucionado
o problema? Peça para produzir um cartaz com as soluções dos problemas.
Podemos conceituar
trabalho como o método pelo qual se produz bens e serviços. O trabalho está
bastante presente em nossa sociedade, sendo um elemento de troca.
Nesse sentido, o bens são itens que pode ver e tocar, tais como um livro, uma
caneta, sal, uns sapatos, um chapéu etc. Os serviços são prestados por outras
pessoas a quem os utiliza, como por exemplo, um ato médico, cortar o cabelo
ou servir comida num restaurante. Sugerimos que forme grupo e entregue
revistas ou jornais para recortarem os bens e serviços. Em seguida colocar
numa cartolina formando duas colunas de bens e serviços. Para casa peça para
trazerem os bens e serviços mais utilizados dentro da família.
Leia para os estudantes o seguinte conto: Chapeuzinho Vermelho
Autor: Adaptação Patrícia Amorim Editora: Sabida, 2006.
Era uma vez uma linda menina, que morava
com sua mãe em uma bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho
bem vermelho.
Certo dia sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha cheia de doces para
sua vovó:
__ Chapeuzinho! Chapeuzinho! Vá levar essa cestinha de doce para a vovó, mas
evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com
estranhos.
__ Está bem mamãe. Tchau.
Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada cantando de alegria:. “Pela
estrada afora eu vou bem sozinha.....”. Queria fazer uma surpresa para a vovó
e começou a colher as flores que encontrava pelo caminho.
A menina estava tão distraída com as flores quando deu de cara com o lobo
mau. Ela não sabia que ele era o Lobo malvado, mas não se assustou e nem
sentiu medo.
__ Bom Dia, Chapeuzinho Vermelho.
__ Bom Dia!
__ Aonde você está indo?
__ Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
__ Por que você não vai pela floresta, que é bem mais perto?
__ Será que é mesmo? Minha mãe disse para eu ir pelo bosque.
__ Claro que é mais perto pela floresta, sua mãe está enganada.
__ Muito obrigada Senhor Lobo, tchau.
Enquanto Chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o Lobo rapidamente
seguiu pelo bosque, cantando e correndo: “ Eu sou o Lobo Mau, Lobo mau....”
O Lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?
__ Quem está aí?
__ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho - disse o Lobo disfarçando a voz.
__ Entre minha netinha, a porta está aberta.
O Lobo que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a
vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho
Vermelho.
Chegando na casa da vovó:
__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?
__ Entre querida.
__ Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
__ É pra te ouvir melhor.
__ Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
__ É para te ver melhor.
__ Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
__ É para te comer!!!
Dizendo isso, o Lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho.
Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão.
Enquanto isso a menina se escondeu dentro de um velho armário.
O Lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Uns caçadores que passavam
escutaram:
__ Que ronco esquisito é esse?
__ Pois é, também estou ouvindo.
__ Vamos ver o que é?
__ Ah! É o Lobo!
__ Será que ele comeu a vovó?
Ouvindo isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história:
__ Senhores o Lobo me enganou, chegou aqui antes de mim e deve ter comido
minha vovozinha. Ele queria me comer também.
__ Então, o que vamos fazer? – disse um caçador.
__ Vamos cortar a barriga dele.
Aproveitando que ele está dormindo cortaram sua barriga, e tiraram a
vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
__ E agora o que faremos com esse malvado?
__ Vamos encher a barriga dele com pedras. – disse um dos caçadores.
Quando o Lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou.
Todos ficaram aliviados e felizes. Os caçadores foram embora, e as duas foram
sentar na varanda e saborear os doces.
__ Vovó, eu prometo nunca mais desobedecer minha mamãe.
__ Isso mesmo, os filhos não devem desobedecer suas mães, elas sempre querem
o melhor para seus filhinhos.
Após a
leitura distribua o conto para que os estudantes possam fazer a atividade
abaixo:
- Grifar as palavras desconhecidas e procurar no dicionário.
- Quem são os personagens da história.
- Qual o personagem principal.
- Quais as características físicas de Chapeuzinho Vermelho? E as
características psicológicas? Peça para fazer uma descrição do lobo.
- Grifar no texto os parágrafos onde os personagens falam. Qual é a
pontuação usada?
- Em qual local acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? Na
zona rural ou urbana. Como identificamos o local?
- Chapeuzinho
Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? Aproveite a
pergunta para solicitar ao estudante quais os meios de transporte
utilizados no campo e na cidade.
Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O
milho é matéria- prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode
ser transformado em vários produtos industrializados. Peça para escrever o
nome de alguns produtos que seja matéria-prima para a indústria.
Aproveite para fazer os estudantes pesquisarem os alimentos
que vem do campo ou da indústria?
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