Temática; Vamos
brincar de poesia?
“Vamos
brincar de poesia?”
Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)
A leitura é
fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do
conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo,
proporciona a descoberta da realidade, das idéias, das palavras, levando o
leitor até a sua plenitude humana.
Proporcionar
momentos de leitura aos educandos é um compromisso de todos envolvidos e
comprometidos com uma educação de qualidade. Nessa perspectiva, a escola e o
educador exercem papel fundamental na mediação para a construção desse
conhecimento.
A
leitura do texto poético é extremamente significativa para a reflexão e para a
descoberta do interior de cada um, possibilitando, assim, a aprendizagem e o
prazer pela leitura e pela literatura porque esses
textos emocionam, divertem, fazem pensar por meio
das mais belas palavras. Ao apresentarmos este texto para as crianças estamos
tanto despertando o sentimento pelo belo, como contribuindo com novas
referências de comunicação oral.
Lembramos
ao professor que ao abordar a temática em sala de aula atente para a distinção
entre poema e a poesia. Nesse sentido, lembramos que a poesia está relacionada
ao sentimento, à inspiração pelos quais passa o artista no momento da produção
de sua obra de arte. Partindo dessa compreensão, a poesia pode ser observada em
qualquer manifestação artística, ou seja, em qualquer obra de arte (pintura, arquitetura,
dança, teatro, música, literatura). Dentro da literatura, a poesia está
presente em todos os textos poéticos, como conto, fábula, crônica, quadrinhas,
poemas, histórias, poemas. Os poemas passam a ser considerados como a
materialização da inspiração do poeta.
Também é importante que o professor
compreenda a diferença entre textos poéticos e textos não poéticos. Os textos
poéticos apresentam palavras artisticamente trabalhadas, o que caracteriza uma
linguagem subjetiva, que mais sugere do que afirma, e que, ás vezes, não está
no sentido real, mas no sentido figurado. É o que João Paulo Paes chama de “brincar
com as palavras” Por exemplo; “Nosso caso é uma
porta entreaberta”. Observe que a expressão “porta entreaberta”, embora
mantenha uma relação semântica com o sentido real, ou seja, uma porta que não
está aberta nem fechada, nesse contexto, ela está empregada no sentido
figurado. Já os textos não poéticos, se estruturam através de uma linguagem
direta, objetiva e as palavras são usadas no seu sentido real, não figurado.
Dentro
dessa abordagem, o professor precisa chamar a atenção dos alunos para as
palavras que estão “artisticamente trabalhadas’, explorando os seus sentidos,
para que eles também usem esses recursos em seus textos poéticos escritos, o
ritmo dado à “sonoridade das palavras e às pausas para dar musicalidade nos
textos poéticos, e às vezes as rimas presentes em alguns poemas. A observação e
exploração desses recursos deixam as crianças literalmente encantadas e
dispostas a reproduzir oralmente estes textos, e muitas vezes, se o professor
lhes der oportunidades, a criar outros a partir das referências apresentadas.
Esta
temática é um convite para que as crianças brinquem e aprendam com os textos
poéticos, pois a poesia/ poemas é um suporte extraordinário para despertar na
criança a brincadeira porque permite o envolvimento com o imaginário, com o
faz-de-conta que, que contribuem para o desenvolvimento da linguagem escrita.
Considerando
essa visão apresentada, os objetivos da exploração dessa temática em sala de
aula são:
-Ampliar as possibilidades de comunicação e
expressão por meio dos textos poéticos;
-Familiarizar-se com a escrita por meio do
manuseio de livros que contenham textos poéticos (contos, crônicas, poemas,
quadrinhas, dentre outros);
-Apreciar a leitura de textos poéticos
realizada pela professora.
-Escolher livros com textos poéticos para
ler e apreciar;
-Organizar o espaço da sala ou outro
utilizado de forma que as crianças sintam-se confortáveis e convidadas a ocupar
o papel de leitoras.
-Realizar todos os dias a leitura de um
texto poético e escolher alguns para ficarem expostos no painel de textos da
sala.
-Abordar temas como o circo, o dia da mulher e poesias para a
criança.
-Favorecer
o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura
de textos poéticos.
Vale salientar
que o objetivo da abordagem dessa temática em sala de aula não é transformar os
discentes em grandes escritores de textos poéticos, mas sim transformá-los em
leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em
meio aos versos, além de propor que os educandos não percam a poesia que nasce
neles desde quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e
depois quando brincam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas etc.
Sugestões de atividades:
1- Deixar os livros com textos poéticos nos cantos de leitura da
sala para que os alunos possa manuseá-los.
2- Levantar os conhecimentos das crianças sobre o texto poético. Para tanto, apresentar um texto do livro e perguntar se conhecem algum parecido.
2- Levantar os conhecimentos das crianças sobre o texto poético. Para tanto, apresentar um texto do livro e perguntar se conhecem algum parecido.
3- Ateliês de poemas. Organizar cantos com livros de poemas e
compartilhar leituras com as crianças.
4- Escolher um poema com rima, ler para as crianças e retirar algumas palavras para que elas tentem substituir por outras.
4- Escolher um poema com rima, ler para as crianças e retirar algumas palavras para que elas tentem substituir por outras.
5- Escrita junto com as crianças de um poema para o dia da
mulher.
6- Apresentar em cópias coloridas alguns poemas do livro
infantil. Fazer o registro das falas e em seguida ler o texto original em voz
alta para o grupo.
7- Selecionar com as crianças alguns poemas preferidos para
digitar, ilustrar e organizar uma pasta de empréstimo.
8- Escolher uns poemas para confeccionar o mural dos poemas (sempre colocando poemas novos).
9- Malinha de leitura para o aluno levar para casa para socializar com a família a leitura de poesias.
8- Escolher uns poemas para confeccionar o mural dos poemas (sempre colocando poemas novos).
9- Malinha de leitura para o aluno levar para casa para socializar com a família a leitura de poesias.
10-Prepara
apresentação de recitais e skets ( poemas encenados)
Sugestão de malinha:
Sugestão de malinha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário