Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Despertar a curiosidades através da leitura


DESPERTANDO A CURIOSIDADE ATRAVÉS DA LEITURA

Educador(a),

Precisamos despertar a curiosidade de nossos alunos através da leitura. Eles necessitam ter interesse e compreensão do que leem. E nós, enquanto educadores, devemos ter objetivos claros dentro de contextos significativos para incutir tal interesse.
Para despertar o gosto de nossos educandos pela leitura, o educador deverá criar momentos, através dos quais eles possam ouvir e ler histórias, pelo simples prazer de ler ou ouvir, sem cobranças... Criar momentos para partilhar histórias lidas, dar vazão aos seus sentimentos para dizer o que gostaram ou o que não gostaram, com quais personagens se identificaram melhor, o que mudariam no texto, que outras lembranças tiveram, etc. O imprescindível é que nessa hora não haja pressa, para que a história possa despertar tanto em quem ler, quanto em quem ouve, um envolvimento, um prazer.
O educador poderá oferecer leituras variadas, porém significativas, com uma mensagem que desperte a atenção da criança, sentindo o prazer em possuir os livros, em folheá-los com uma curiosidade vital para saber o que dizem e que histórias contêm.
É importante trabalhar com temáticas de interesse de cada faixa etária para uma melhor compreensão, realizar questionamentos que despertem a curiosidade para o texto que será lido (utilização das estratégias: antes da leitura). Essa curiosidade faz com que o educando se aproxime cada vez mais do livro, estimulando a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo.
Um leitor assíduo adquire experiências e conhecimentos de mundo, com melhores chances de escrever bem, dispondo de um rico vocabulário, favorecendo a compreensão dos aspectos da textualidade e gramaticais.
Assim, faz-se necessário que cada educador tenha o compromisso de buscar atender as necessidades reais dos educandos, intervindo e instigando-os a tornarem-se leitores competentes, ou seja, leitores que conseguem atribuir significados àquilo que leem.
Eis algumas sugestões de livros que o educador pode trabalhar em sala de aula, ajudando-o a desenvolver a temática :
- A cidade que perdeu o seu mar – Elias José;
- O Livro – Kristine O’Connell George;
- O menino que devorava livros – James Misse.

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário