DESPERTANDO A CURIOSIDADE ATRAVÉS DA LEITURA
Educador(a),
Precisamos despertar a
curiosidade de nossos alunos através da leitura. Eles necessitam ter interesse
e compreensão do que leem. E nós, enquanto educadores, devemos ter objetivos
claros dentro de contextos significativos para incutir tal interesse.
Para despertar o gosto de
nossos educandos pela leitura, o educador deverá criar momentos, através dos
quais eles possam ouvir e ler histórias, pelo simples prazer de ler ou ouvir,
sem cobranças... Criar momentos para partilhar histórias lidas, dar vazão aos
seus sentimentos para dizer o que gostaram ou o que não gostaram, com quais
personagens se identificaram melhor, o que mudariam no texto, que outras lembranças
tiveram, etc. O imprescindível é que nessa hora não haja pressa, para que a
história possa despertar tanto em quem ler, quanto em quem ouve, um
envolvimento, um prazer.
O
educador poderá oferecer leituras variadas, porém significativas, com uma
mensagem que desperte a atenção da criança, sentindo o prazer em possuir os
livros, em folheá-los com uma curiosidade vital para saber o que dizem e que
histórias contêm.
É
importante trabalhar com temáticas de interesse de cada faixa etária para uma
melhor compreensão, realizar questionamentos que despertem a curiosidade para o
texto que será lido (utilização das estratégias: antes da leitura). Essa curiosidade
faz com que o educando se aproxime cada vez mais do livro, estimulando a
descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de
comunicação com o mundo.
Um leitor assíduo adquire
experiências e conhecimentos de mundo, com melhores chances de escrever bem,
dispondo de um rico vocabulário, favorecendo a compreensão dos aspectos da
textualidade e gramaticais.
Assim, faz-se necessário que
cada educador tenha o compromisso de buscar atender as necessidades reais dos
educandos, intervindo e instigando-os a tornarem-se leitores competentes, ou
seja, leitores que conseguem atribuir significados àquilo que leem.
Eis algumas sugestões de
livros que o educador pode trabalhar em sala de aula, ajudando-o a desenvolver
a temática :
- A cidade
que perdeu o seu mar – Elias José;
-
O Livro – Kristine O’Connell George;
-
O menino que devorava livros – James Misse.
Bom
trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário