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terça-feira, 20 de março de 2012

Alfabetizar fluxo de História


logo da Educação 2011.pngFLUXO DE AULA – 2012
HISTÓRIA
I UNIDADE - 1º ANO – I CICLO

Gêneros textuais sugeridos: Certidão de nascimento, cartão de vacina, ficha médica e tabela.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
EIXO: História local e do cotidiano (DC)
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES

·         A criança e sua história:

- O início de sua história;
- Fontes históricas de sua vida (certidão de nascimento, ficha médica, cartão de vacinação, fotografias, etc.).




·         A criança e a socialização:

- Sua participação na sociedade e sua relação com os colegas;
- Normas sociais de convívio, relações de gênero e noções comportamentais.


·         Brinquedos e brincadeiras.







- Conhecer a certidão de nascimento e outros documentos como sendo uma fonte histórica documental da vida do estudante (DC);
- Reconhecer a data de nascimento como um marco de referencial temporal (DC);
- Analisar a certidão de nascimento, pois esta valoriza a identidade étnica/racial/social dos discentes através dos elementos contidos na certidão: nome próprio, nome dos pais, dos avós, cor/etnia (OTM);

- Refletir sobre sua participação na sociedade e sua relação com seus colegas (OTM);
- Analisar as normas sociais de convívio, relações de gênero, noções comportamentais, respeitando as diferenças de raça/etnia, religiosidade, sexualidade, deficiências físicas, geração, etc. (OTM);

- Identificar algumas vivências lúdicas das crianças (M);
- Conhecer alguns brinquedos e brincadeiras de outras crianças que vivem na localidade onde moram e em outras localidades brasileiras, no passado e no presente (M);
- Questionar a diversidade de brinquedos e brincadeiras das crianças (M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos, desenhos, pinturas, recortes, colagens, linha do tempo, exposições, etc. (M);
- Introduzir o tema através de conversa com a turma sobre o que sabem sobre o dia de seu nascimento. Pedir que conversem com seus pais ou responsáveis sobre o assunto para que possam contar aos colegas numa roda de conversa;

- Sugerir também que investiguem sobre a origem de seus nomes e que, se possível, tragam fotos de quando eram bebês e fotos atuais para identificar semelhanças e diferenças;

- Documentos como certidão de nascimento, ficha médica, cartão de vacinas, etc. poderão ser trazidos de casa a título de socialização;

- Construir uma tabela que contemple as informações socializadas oralmente para que possam registrá-las e expô-las em um mural que poderá ser intitulado “Você é muito importante” ou algo semelhante;
- Promover situações para que os estudantes tenham oportunidade de refletir sobre sí, vivenciando valores éticos e morais que orientam a vida pessoal e coletiva; esse tipo de atividade é bastante oportuna para conversar sobre as normas sociais de convívio, relações de gênero, noções comportamentais, preconceitos, etc. Esse momento precisa ser o mais descontraído possível, deixando que os estudantes troquem ideias sobre suas preferências. É preciso estar atento a possíveis estereótipos que possam surgir como brinquedos ou brincadeiras “próprios de menino ou de menina”.
Um painel poderá ser construído (a partir de desenhos ou colagem) a título de sistematização do trabalho.






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HISTÓRIA
I UNIDADE – 2º ANO – I CICLO

Gêneros textuais sugeridos: Questionário.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
EIXO: História local e do cotidiano
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Identidade do estudante no grupo social-família:

- Reconhecimento de sí como membro de uma família;
- Os componentes da família (relação de parentesco);
- Funções dos membros da família (dentro/fora de casa).


·         A criança e como ela vive – aqui, ali, acolá.
- Identificar na família a existência de diferentes gerações (DC);
- Questionar a importância do grupo familiar na sociedade (OTM);
- Refletir sobre a estrutura da família no passado e na atualidade;
- Descrever os componentes da família e sua relação de parentesco (OTM);
- Identificar as funções dos membros da família internamente e na sociedade (OTM);
- Identificar algumas características das vivências individuais e sociais das crianças na localidade onde mora (M);
- Conhecer costumes e vivências específicas de crianças que vivem em outras localidades brasileiras (M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos, desenhos, pinturas, recortes, colagens, exposições, etc. (M).
- Promover conversa dirigida para conhecer melhor cada estudante e seu contexto familiar – como o grupo de pessoas que vivem em uma mesma casa e que têm relações afetivas entre sí, aspecto que deve ser destacado como mais importante que os laços de parentesco – a fim de compreender melhor sua realidade;

- Permitir que os estudantes falem sobre seus próprios familiares, identificando-os em uma foto, descrevendo o momento em que foi tirada. Estimulando-os a falarem sobre suas famílias;

- Incentivar os estudantes a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre famílias.
O professor precisa ter em mente que o trabalho com identidade vai além do nome e sobrenome. O estudante deve se reconhecer como uma pessoa que possui individualidade, sentimentos e preferências, além de perceber que isto também ocorre com os outros e que é fundamental respeitar as diferenças;

- Elaborar questionário com perguntas que contemplem questões como dados de documentos pessoais, preferências, forma de relacionamento com outras pessoas, etc. poderá ser sugerido e, depois de respondido (com e sem ajuda), socializado entre a turma;

- Propor também que recortem figuras de revistas (ou desenhem) e façam uma colagem para representar sua família;

- Verificar se as crianças vivem de acordo com diferentes realidades, indagando: será que todas as crianças vivem da mesma maneira? Ampliar a discussão trazendo para a roda de conversa (ou pedindo que pesquisem anteriormente e tragam) jornais, revistas, imagens que mostrem as muitas realidades em que vivem outras crianças pela cidade/país/mundo.



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HISTÓRIA
I UNIDADE – 3º ANO – I CICLO

Gêneros textuais sugeridos: Painel.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
EIXO: História local e do cotidiano
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·      Noções de identidade:

- A localização da escola;
- Nome da escola;
- Tipo de local onde está a escola – referências básicas;
- Opiniões sobre o local onde se encontra a escola.




·   Populações indígenas.






- Descrever os nomes das ruas e estradas (OTM);
- Pesquisar o porquê do nome da sua escola (OTM);
- Identificar os tipos de bairros – comercial, residencial, misto – e os espaços ou vilas – aldeias, área quilombola, assentamento, etc. - rurais no qual faz parte sua escola (OTM);
- Compreender as manifestações culturais como forma de apropriação e socialização do espaço social pelo grupo (OTM);

- Levantar os conhecimentos prévios da classe sobre as populações indígenas brasileiras (M);
- Confrontar suas ideias iniciais com informações específicas sobre a diversidade das populações indígenas do Brasil (M);
- Reconhecer e valorizar a diversidade de populações indígenas brasileiras na atualidade (M);
- Distinguir algumas semelhanças e diferenças de costumes entre estas populações (M);
- Reconhecer a contribuição do (...) índio na formação da sociedade brasileira (DC);
- Identificar fotografias, pinturas e gravuras como sendo fontes icnográficas, representação de determinados acontecimentos históricos e processos socioculturais (DC);
- Questionar imagens, textos, objetos, mapas, etc. para coletar informações (M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos, tabelas, fotografias, exposições, etc. (M).


- Mostrar a figura de um bairro qualquer aos estudantes e explorar a cena oralmente, possibilitando-os perceberem aspectos do local apresentado de modo que possam fazer comparações com o local onde moram, identificando semelhanças e diferenças. A turma também poderá produzir um texto coletivo sobre a mesma;

- Realizar aula passeio com a turma pelo bairro da escola (verificar se sabem o nome da escola). Solicitar que observem o estado de conservação das calçadas, as casas, os nomes das ruas (se houver), se elas estão movimentadas, limpas, arborizadas, etc. Explicar que o bairro é uma parte da cidade (verificar se sabem o nome da cidade onde moram);

- Sugerir que os estudantes conversem com os moradores mais antigos sobre como era a rua/bairro onde moram para que possam socializar as descobertas posteriormente;

- Conversar sobre os problemas da rua/bairro onde moram/estudam e as melhorias necessárias (um material escrito – dentro de um gênero textual - poderá ser redigido e encaminhado aos órgãos competentes);

- Sugerir que pesquisem sobre as manifestações culturais da comunidade onde moram/estudam para socialização (em roda de conversa, apresentação teatral, painel, exposição de fotos e/ou objetos, etc.).

- Promover uma conversa informal sobre o conteúdo, a fim de verificar se os estudantes reconhecem os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil;

- Propor a leitura silenciosa ou compartilhada de um texto (que pode ser de livro didático, internet, jornais, etc.) para fundamentar o conteúdo em tela, em seguida, propor uma roda de conversa sobre as principais ideias nele abordadas;

- Ressaltar que, segundo vários estudiosos, nossa História não começou com a chegada dos portugueses, e sim há muito mais tempo quando os primeiros seres humanos chegaram às terras hoje denominadas de Brasil;

- Comentar e reforçar com as crianças que, embora genericamente denominados “índios”, os vários povos indígenas possuem um modo de vida que os diferenciam uns dos outros;

- Promover um debate a partir das seguintes questões: “Os portugueses tinham o direito de ocupar as terras dos povos indígenas? Por quê?”;

- Solicitar que tragam para a sala de aula reportagens de revistas ou jornais que abordem esses assuntos. Em seguida, promover um debate;

- Propor aos estudantes a confecção de um painel sobre a situação atual dos povos indígenas/sobre a invasão de suas terras e outro que mostre a influência indígena na cultura brasileira;

Obs. retomar orientações e material da formação sobre cultura indígena (2011).



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HISTÓRIA
I UNIDADE – 4º ANO – II CICLO

Gêneros textuais sugeridos: Gráfico, música e síntese.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
EIXO: História das organizações populares (DC)
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·  A construção dos vários espaços sociais - movimentos migratórios:

- Alunos e familiares;
- Regionais e nacionais.






- Perceber o processo de desenvolvimento das cidades e do campo ao longo do tempo (OTM);
- Desenvolver o conceito de povoado, de vila, de campo e de cidade (OTM);
- Reconhecer que as cidades e o campo mudam ao longo do tempo (OTM);
- Observar e interpretar figuras fixas (fotografias, obras de arte...) como fontes de pesquisa e produção de texto (DC);
- Realizar pesquisas sobre o número de habitantes da sua cidade ou da zona rural onde o estudante mora e a distribuição desses neste espaço social (OTM);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos, tabelas, fotografias, exposições, etc. (M);
- Identificar seus conhecimentos a respeito dos deslocamentos vividos por seus familiares (M);
- Conhecer histórias de vida de brasileiros que viveram deslocamentos internos no país, ou na cidade, ou no estado ou de um país para o outro (M);
- Organizar informações estudadas, em linhas do tempo e em mapas (M).


- Conversar informalmente com a turma sobre as origens de cada um e as histórias de deslocamentos de suas famílias;

- Promover a audição de canções brasileiras, como Lamento Sertanejo (Gilberto Gil & Dominguinhos), ou a observação do quadro Retirantes, de Candido Portinari;

- Orientar os estudantes a conversar com seus familiares, vizinhos ou membros da comunidade e procurar conhecer melhor os movimentos realizados por essas pessoas, lugares de origem/destino e causas para o deslocamento;

- Propor uma organização dos dados levantados pelos estudantes em um gráfico de barras (linhas ou colunas) que destaque os lugares de origem e destino do universo de pessoas pesquisadas;

- Promover uma discussão coletiva sobre os resultados obtidos. Discutir as causas mais frequentes dos deslocamentos e as dificuldades ou oportunidades encontradas no lugar de destino (trabalho, moradia, relações sociais, etc.). É importante também discutir e estabelecer relações entre os movimentos migratórios e os processos de urbanização ocorridos;

- Elaborar no quadro de giz uma síntese da atividade desenvolvida e solicitar que todos registrem os resultados;

- Ampliar a discussão tratando dos fluxos de longa distância: os de nordestinos em direção as metrópoles do Sudeste, do campo para a cidade (com destaque para São Paulo), os multidirecionais e de curta distância (muitas vezes envolvendo estados de uma mesma região) e as migrações de retorno no sentido Sudeste-Nordeste.




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HISTÓRIA
I UNIDADE – 5º ANO – II CICLO

Gêneros textuais sugeridos: tabelas, gráficos, mapas, cartaz e peça teatral.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
EIXO: História das organizações populares (DC)
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         A construção dos vários espaços – a sociedade açucareira.

·         As práticas econômicas utilizadas desde o início da colonização do Brasil:

- A ocupação da região nordestina;
- O cultivo da cana de açúcar e pecuária.





  • População: migrações e densidade demográfica.





- Refletir sobre a sociedade açucareira e a sua ocupação na Zona da Mata (OTM);
- Discutir sobre as etapas do fabrico do açúcar (OTM);
- Reconhecer a importância do negro na construção da cultura brasileira (OTM);
- Fazer um paralelo sobre as áreas produtoras de açúcar no passado e no presente (OTM);
- Identificar as práticas econômicas utilizadas desde o início da colonização do Brasil, sua importância para ocupação da região nordestina, destacando o cultivo da cana de açúcar e pecuária (DC);

- Identificar seus conhecimentos e hipóteses a respeito das razões que interferem na presença de milhões de pessoas vivendo em cidades hoje em dia (M);
- Questionar os motivos da concentração de populações em cidades no Brasil e no mundo (M);
- Coletar informações em textos, tabelas, mapas, etc. (M).


- Selecionar imagens do trabalho escravo nos engenhos de açúcar e explorá-las com os estudantes;

- Realizar levantamento dos conhecimentos prévios da turma através de perguntas como: quando chegou a cana de açúcar no Brasil? Quem trabalhava na lavoura? Quem se beneficiava da produção?

- Desenvolver um trabalho expositivo sobre a exploração da cana de açúcar no país, propondo a leitura de um texto (sugestão: Cana e trabalho escravo sustentam o Brasil Colônia – disponível em: http://educacao.uol.com.br). Em seguida, propor uma roda de conversa sobre as principais ideias nele abordadas;

- Apresentar trechos da obra “Meninos de Engenho” de José Lins do Rego (que exemplifiquem as relações sociais nas instalações de um engenho de açúcar). Falar sobre o momento histórico ao qual a obra se refere. Mostrar os contrastes entre o urbano e o rural, as relações econômicas, as relações de poder, o preconceito contra os negros, etc.;

- Solicitar que os estudantes pesquisem e levem para a sala de aula, outros textos sobre a produção de cana de açúcar no Brasil. Orientá-los a selecionar um texto para ser lido e promover posterior discussão, levando em consideração o conteúdo, mas também o gênero textual do texto abordado.

- Propor que, coletivamente, confeccionem um painel e/ou maquete mostrando uma propriedade produtora de açúcar no período colonial;
Não esquecer de comentar com os estudantes que, atualmente, a cana de açúcar também é utilizada para produzir álcool combustível (sugestão de texto: Álcool: combustível amigo do clima – disponível em: http://geenpeace.org.br).

- Realizar leitura orientada do texto “Ritmo de crescimento populacional desacelera” de Ronaldo Decicino (disponível em: http://educacao.uol.com.br), em seguida, abrir para discussão do tema com os estudantes;

- Promover um debate sobre a seguinte questão: o aumento da população mundial, de maneira explosiva, pode se transformar num problema que irá afetar toda a humanidade?

- Discutir as razões que provocam a explosão demográfica no mundo. Analisar o papel dos avanços tecnológicos que ocorreram ao longo dos séculos 19 e 20, assim como a importância dos avanços das medicinas curativas e preventivas, cujos efeitos se manifestaram no declínio da mortalidade;

- Promover um trabalho em grupo, destacando a desigualdade no crescimento da população mundial, suas principais causas e implicações, enfatizando os aspectos gerais da distribuição mundial da população nos continentes e países mais populosos;

- Sugerir que os estudantes façam uma pesquisa ou promovam um censo enfocando alguns itens sobre as condições de vida dos bairros/ruas onde moram, analisando algumas características da população desses bairros/ruas (ex. de onde vieram as pessoas e as razões da migração, procurar saber qual a idade média da população, suas origens/tradições, etc.);

- Incentivar os estudantes a pesquisarem sobre o acesso a serviços como: saneamento, escolas, postos de saúde, transporte, lazer, comércio, etc. A partir dos resultados, organizar uma exposição que poderá ser apresentada sob a forma de cartazes, jornais, murais, representações teatrais ou outras que a turma escolher;
 Após a coleta dos dados, organizar as informações em gráficos e tabelas, de modo que toda a escola tenha acesso às informações.



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