FLUXO
DE AULA – 2012
HISTÓRIA
I UNIDADE - 1º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Certidão de
nascimento, cartão de vacina, ficha médica e tabela.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
|
||
EIXO: História
local e do cotidiano (DC)
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
A criança e sua
história:
- O início
de sua história;
- Fontes históricas de sua vida (certidão de
nascimento, ficha médica, cartão de vacinação, fotografias, etc.).
·
A criança e a
socialização:
- Sua
participação na sociedade e sua relação com os colegas;
- Normas
sociais de convívio, relações de gênero e noções comportamentais.
·
Brinquedos e
brincadeiras.
|
- Conhecer a
certidão de nascimento e outros documentos como sendo uma fonte histórica
documental da vida do estudante (DC);
- Reconhecer a data
de nascimento como um marco de referencial temporal (DC);
- Analisar a
certidão de nascimento, pois esta valoriza a identidade étnica/racial/social
dos discentes através dos elementos contidos na certidão: nome próprio, nome
dos pais, dos avós, cor/etnia (OTM);
- Refletir
sobre sua participação na sociedade e sua relação com seus colegas (OTM);
- Analisar as
normas sociais de convívio, relações de gênero, noções comportamentais,
respeitando as diferenças de raça/etnia, religiosidade, sexualidade,
deficiências físicas, geração, etc. (OTM);
- Identificar
algumas vivências lúdicas das crianças (M);
- Conhecer alguns
brinquedos e brincadeiras de outras crianças que vivem na localidade onde
moram e em outras localidades brasileiras, no passado e no presente (M);
- Questionar a
diversidade de brinquedos e brincadeiras das crianças (M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos,
desenhos, pinturas, recortes, colagens, linha do tempo, exposições, etc. (M);
|
-
Introduzir o tema através de conversa com a turma sobre o que sabem sobre o
dia de seu nascimento. Pedir que conversem com seus pais ou responsáveis
sobre o assunto para que possam contar aos colegas numa roda de conversa;
-
Sugerir também que investiguem sobre a origem de seus nomes e que, se
possível, tragam fotos de quando eram bebês e fotos atuais para identificar
semelhanças e diferenças;
-
Documentos como certidão de nascimento, ficha médica, cartão de vacinas, etc.
poderão ser trazidos de casa a título de socialização;
- Construir uma tabela
que contemple as informações socializadas oralmente para que possam
registrá-las e expô-las em um mural que poderá ser intitulado “Você é muito importante” ou algo
semelhante;
- Promover situações
para que os estudantes tenham oportunidade de refletir sobre sí, vivenciando
valores éticos e morais que orientam a vida pessoal e coletiva; esse tipo de
atividade é bastante oportuna para conversar sobre as normas sociais de
convívio, relações de gênero, noções comportamentais, preconceitos, etc. Esse
momento precisa ser o mais descontraído possível, deixando que os estudantes
troquem ideias sobre suas preferências. É preciso estar atento a possíveis
estereótipos que possam surgir como brinquedos ou brincadeiras “próprios de
menino ou de menina”.
Um painel poderá
ser construído (a partir de desenhos ou colagem) a título de sistematização
do trabalho.
|
FLUXO
DE AULA – 2012
HISTÓRIA
I UNIDADE – 2º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Questionário.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
|
||
EIXO: História
local e do cotidiano
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Identidade do
estudante no grupo social-família:
- Reconhecimento
de sí como membro de uma família;
- Os
componentes da família (relação de parentesco);
- Funções
dos membros da família (dentro/fora de casa).
·
A criança e como
ela vive – aqui, ali, acolá.
|
- Identificar na família a existência de diferentes
gerações (DC);
- Questionar
a importância do grupo familiar na sociedade (OTM);
- Refletir
sobre a estrutura da família no passado e na atualidade;
- Descrever
os componentes da família e sua relação de parentesco (OTM);
- Identificar
as funções dos membros da família internamente e na sociedade (OTM);
- Identificar
algumas características das vivências individuais e sociais das crianças na
localidade onde mora (M);
- Conhecer costumes
e vivências específicas de crianças que vivem em outras localidades
brasileiras (M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos, desenhos,
pinturas, recortes, colagens, exposições, etc. (M).
|
-
Promover conversa dirigida para conhecer melhor cada estudante e seu contexto
familiar – como o grupo de pessoas que vivem em uma mesma casa e que têm
relações afetivas entre sí, aspecto que deve ser destacado como mais
importante que os laços de parentesco – a fim de compreender melhor sua
realidade;
-
Permitir que os estudantes falem sobre seus próprios familiares,
identificando-os em uma foto, descrevendo o momento em que foi tirada.
Estimulando-os a falarem sobre suas famílias;
-
Incentivar os estudantes a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre
famílias.
O
professor precisa ter em mente que o trabalho com identidade vai além do nome
e sobrenome. O estudante deve se reconhecer como uma pessoa que possui
individualidade, sentimentos e preferências, além de perceber que isto também
ocorre com os outros e que é fundamental respeitar as diferenças;
-
Elaborar questionário com perguntas que contemplem questões como dados de
documentos pessoais, preferências, forma de relacionamento com outras
pessoas, etc. poderá ser sugerido e, depois de respondido (com e sem ajuda),
socializado entre a turma;
-
Propor também que recortem figuras de revistas (ou desenhem) e façam uma
colagem para representar sua família;
-
Verificar se as crianças vivem de acordo com diferentes realidades,
indagando: será que todas as crianças
vivem da mesma maneira? Ampliar a discussão trazendo para a roda de
conversa (ou pedindo que pesquisem anteriormente e tragam) jornais, revistas,
imagens que mostrem as muitas realidades em que vivem outras crianças pela cidade/país/mundo.
|
FLUXO DE AULA – 2012
HISTÓRIA
I UNIDADE – 3º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Painel.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
|
||
EIXO: História
local e do cotidiano
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
· Noções de identidade:
- A localização da escola;
- Nome da escola;
- Tipo de local
onde está a escola – referências básicas;
- Opiniões sobre o local
onde se encontra a escola.
· Populações indígenas.
|
- Descrever os
nomes das ruas e estradas (OTM);
- Pesquisar o
porquê do nome da sua escola (OTM);
- Identificar os
tipos de bairros – comercial, residencial, misto – e os espaços ou vilas –
aldeias, área quilombola, assentamento, etc. - rurais no qual faz parte sua
escola (OTM);
- Compreender as
manifestações culturais como forma de apropriação e socialização do espaço
social pelo grupo (OTM);
- Levantar os
conhecimentos prévios da classe sobre as populações indígenas brasileiras
(M);
- Confrontar suas
ideias iniciais com informações específicas sobre a diversidade das
populações indígenas do Brasil (M);
- Reconhecer e
valorizar a diversidade de populações indígenas brasileiras na atualidade
(M);
- Distinguir
algumas semelhanças e diferenças de costumes entre estas populações (M);
-
Reconhecer a contribuição do (...) índio na formação da sociedade brasileira
(DC);
-
Identificar fotografias, pinturas e gravuras como sendo fontes icnográficas,
representação de determinados acontecimentos históricos e processos socioculturais
(DC);
-
Questionar imagens, textos, objetos, mapas, etc. para coletar informações
(M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos,
tabelas, fotografias, exposições, etc. (M).
|
-
Mostrar a figura de um bairro qualquer aos estudantes e explorar a cena oralmente,
possibilitando-os perceberem aspectos do local apresentado de modo que possam
fazer comparações com o local onde moram, identificando semelhanças e
diferenças. A turma também poderá produzir um texto coletivo sobre a mesma;
-
Realizar aula passeio com a turma pelo bairro da escola (verificar se sabem o
nome da escola). Solicitar que observem o estado de conservação das calçadas,
as casas, os nomes das ruas (se houver), se elas estão movimentadas, limpas,
arborizadas, etc. Explicar que o bairro é uma parte da cidade (verificar se
sabem o nome da cidade onde moram);
-
Sugerir que os estudantes conversem com os moradores mais antigos sobre como
era a rua/bairro onde moram para que possam socializar as descobertas
posteriormente;
-
Conversar sobre os problemas da rua/bairro onde moram/estudam e as melhorias
necessárias (um material escrito – dentro de um gênero textual - poderá ser
redigido e encaminhado aos órgãos competentes);
-
Sugerir que pesquisem sobre as manifestações culturais da comunidade onde
moram/estudam para socialização (em roda de conversa, apresentação teatral,
painel, exposição de fotos e/ou objetos, etc.).
-
Promover uma conversa informal sobre o conteúdo, a fim de verificar se os
estudantes reconhecem os povos indígenas como primeiros
habitantes do Brasil;
-
Propor a leitura silenciosa ou compartilhada de um texto (que pode ser de
livro didático, internet, jornais, etc.) para fundamentar o conteúdo em tela,
em seguida, propor uma roda de conversa sobre as principais ideias nele
abordadas;
-
Ressaltar que, segundo vários estudiosos, nossa História não começou com a
chegada dos portugueses, e sim há muito mais tempo quando os primeiros seres
humanos chegaram às terras hoje denominadas de Brasil;
-
Comentar e reforçar com as crianças que, embora genericamente denominados
“índios”, os vários povos indígenas possuem um modo de vida que os diferenciam
uns dos outros;
-
Promover um debate a partir das seguintes questões: “Os portugueses tinham o
direito de ocupar as terras dos povos indígenas? Por quê?”;
-
Solicitar que tragam para a sala de aula reportagens de revistas ou jornais
que abordem esses assuntos. Em seguida, promover um debate;
-
Propor aos estudantes a confecção de um painel sobre a situação atual dos povos
indígenas/sobre a invasão de suas terras e outro que mostre a influência
indígena na cultura brasileira;
Obs.
retomar orientações e material da
formação sobre cultura indígena (2011).
|
FLUXO DE AULA – 2012
HISTÓRIA
I UNIDADE – 4º ANO – II CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Gráfico, música e
síntese.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
|
||
EIXO: História
das organizações populares (DC)
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
· A construção dos
vários espaços sociais - movimentos migratórios:
- Alunos e familiares;
- Regionais e
nacionais.
|
-
Perceber o processo de desenvolvimento das cidades e do campo ao longo do
tempo (OTM);
-
Desenvolver o conceito de povoado, de vila, de campo e de cidade (OTM);
-
Reconhecer que as cidades e o campo mudam ao longo do tempo (OTM);
-
Observar e interpretar figuras fixas (fotografias, obras de arte...) como
fontes de pesquisa e produção de texto (DC);
-
Realizar pesquisas sobre o número de habitantes da sua cidade ou da zona
rural onde o estudante mora e a distribuição desses neste espaço social
(OTM);
-
Organizar informações coletadas em textos
coletivos, tabelas, fotografias, exposições, etc. (M);
-
Identificar seus conhecimentos a respeito dos deslocamentos vividos por seus
familiares (M);
-
Conhecer histórias de vida de brasileiros que viveram deslocamentos internos
no país, ou na cidade, ou no estado ou de um país para o outro (M);
-
Organizar informações estudadas, em linhas do tempo e em mapas (M).
|
-
Conversar informalmente com a turma sobre as origens de cada um e as
histórias de deslocamentos de suas famílias;
-
Promover a audição de canções brasileiras, como Lamento Sertanejo (Gilberto
Gil & Dominguinhos), ou a observação do quadro Retirantes, de Candido
Portinari;
-
Orientar os estudantes a conversar com seus familiares, vizinhos ou membros
da comunidade e procurar conhecer melhor os movimentos realizados por essas
pessoas, lugares de origem/destino e causas para o deslocamento;
-
Propor uma organização dos dados levantados pelos estudantes em um gráfico de
barras (linhas ou colunas) que destaque os lugares de origem e destino do
universo de pessoas pesquisadas;
-
Promover uma discussão coletiva sobre os resultados obtidos. Discutir as
causas mais frequentes dos deslocamentos e as dificuldades ou oportunidades
encontradas no lugar de destino (trabalho, moradia, relações sociais, etc.).
É importante também discutir e estabelecer relações entre os movimentos
migratórios e os processos de urbanização ocorridos;
-
Elaborar no quadro de giz uma síntese da atividade desenvolvida e solicitar
que todos registrem os resultados;
-
Ampliar a discussão tratando dos fluxos de longa distância: os de nordestinos
em direção as metrópoles do Sudeste, do campo para a cidade (com destaque
para São Paulo), os multidirecionais e de curta distância (muitas vezes
envolvendo estados de uma mesma região) e as migrações de retorno no sentido
Sudeste-Nordeste.
|
FLUXO DE AULA – 2012
HISTÓRIA
I UNIDADE – 5º ANO – II CICLO
Gêneros textuais sugeridos: tabelas,
gráficos, mapas, cartaz e peça teatral.
ÁREA DO CONHECIMENTO: História
|
||
EIXO: História
das organizações populares (DC)
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
A construção dos
vários espaços – a sociedade açucareira.
·
As práticas
econômicas utilizadas desde o início da colonização do Brasil:
- A ocupação da
região nordestina;
- O cultivo da cana
de açúcar e pecuária.
|
-
Refletir sobre a sociedade açucareira e a sua ocupação na Zona da Mata (OTM);
-
Discutir sobre as etapas do fabrico do açúcar (OTM);
-
Reconhecer a importância do negro na construção da cultura brasileira (OTM);
-
Fazer um paralelo sobre as áreas produtoras de açúcar no passado e no
presente (OTM);
-
Identificar as práticas econômicas utilizadas desde o início da colonização
do Brasil, sua importância para ocupação da região nordestina, destacando o
cultivo da cana de açúcar e pecuária (DC);
-
Identificar seus conhecimentos e hipóteses a respeito das razões que
interferem na presença de milhões de pessoas vivendo em cidades hoje em dia
(M);
-
Questionar os motivos da concentração de populações em cidades no Brasil e no
mundo (M);
-
Coletar informações em textos, tabelas, mapas, etc. (M).
|
-
Selecionar imagens do trabalho escravo nos engenhos de açúcar e explorá-las
com os estudantes;
-
Realizar levantamento dos conhecimentos prévios da turma através de perguntas
como: quando chegou a cana de açúcar no
Brasil? Quem trabalhava na lavoura? Quem se beneficiava da produção?
-
Desenvolver um trabalho expositivo sobre a exploração da cana de açúcar no
país, propondo a leitura de um texto (sugestão: Cana e trabalho escravo
sustentam o Brasil Colônia – disponível em: http://educacao.uol.com.br).
Em seguida, propor uma roda de conversa sobre as principais ideias nele
abordadas;
-
Apresentar trechos da obra “Meninos de Engenho” de José Lins do Rego (que
exemplifiquem as relações sociais nas instalações de um engenho de açúcar).
Falar sobre o momento histórico ao qual a obra se refere. Mostrar os
contrastes entre o urbano e o rural, as relações econômicas, as relações de
poder, o preconceito contra os negros, etc.;
-
Solicitar que os estudantes pesquisem e levem para a sala de aula, outros
textos sobre a produção de cana de açúcar no Brasil. Orientá-los a selecionar
um texto para ser lido e promover posterior discussão, levando em
consideração o conteúdo, mas também o gênero textual do texto abordado.
-
Propor que, coletivamente, confeccionem um painel e/ou maquete mostrando uma
propriedade produtora de açúcar no período colonial;
Não
esquecer de comentar com os estudantes que, atualmente, a cana de açúcar
também é utilizada para produzir álcool combustível (sugestão de texto:
Álcool: combustível amigo do clima – disponível em: http://geenpeace.org.br).
-
Realizar leitura orientada do texto “Ritmo de crescimento populacional
desacelera” de Ronaldo Decicino (disponível em: http://educacao.uol.com.br),
em seguida, abrir para discussão do tema com os estudantes;
-
Promover um debate sobre a seguinte questão: o aumento da população mundial, de maneira explosiva, pode se
transformar num problema que irá afetar toda a humanidade?
-
Discutir as razões que provocam a explosão demográfica no mundo. Analisar o
papel dos avanços tecnológicos que ocorreram ao longo dos séculos 19 e 20,
assim como a importância dos avanços das medicinas curativas e preventivas,
cujos efeitos se manifestaram no declínio da mortalidade;
-
Promover um trabalho em grupo, destacando a desigualdade no crescimento da
população mundial, suas principais causas e implicações, enfatizando os
aspectos gerais da distribuição mundial da população nos continentes e países
mais populosos;
-
Sugerir que os estudantes façam uma pesquisa ou promovam um censo enfocando
alguns itens sobre as condições de vida dos bairros/ruas onde moram,
analisando algumas características da população desses bairros/ruas (ex. de
onde vieram as pessoas e as razões da migração, procurar saber qual a idade
média da população, suas origens/tradições, etc.);
-
Incentivar os estudantes a pesquisarem sobre o acesso a serviços como:
saneamento, escolas, postos de saúde, transporte, lazer, comércio, etc. A
partir dos resultados, organizar uma exposição que poderá ser apresentada sob
a forma de cartazes, jornais, murais, representações teatrais ou outras que a
turma escolher;
Após a coleta dos dados, organizar as
informações em gráficos e tabelas, de modo que toda a escola tenha acesso às
informações.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário