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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fluxo 4º ano, II unidade. MATEMÁTICA.


Fluxo de Aula / Matemática
4º Ano / II Unidade



EIXO: Números e operações
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Ampliação do SND, destacando situações que explorem:
     - Leitura, escrita, comparação de quantidades, contagem até 10.000;
     - Relação entre unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar;




  • Número ordinal;



  • Múltiplos e divisores de um número natural;

  • Multiplicação por 10, 100 e 1.000;

  • Cálculo mental e estimativa.

- Ler, escrever, comparar e ordenar números até as dezenas de milhar (M);

- Identificar a dezena de milhar como um grupo de até 10 mil unidades de milhar ou de 10 unidades de milhar (M);

- Compreender os diferentes usos os números no cotidiano: contar, ordenar, identificar (M);

- Utilizar arredondamento para o milhar mais próximo ao resolver adições e subtrações (M);

- Identificar os divisores e múltiplos de um número natural (M);

- Compreender as regularidades nas multiplicações por 10, 100 e 1.000 (M);

- Utilizar os fatos básicos da multiplicação na resolução de problemas, algoritmo e cálculo mental (M);

- Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).





- Questionar com os estudantes se o número de dedos das duas mãos influenciou na escolha da base dez;
É importante que eles observem que os números com várias ordens são escritos com espaço ou ponto para facilitar a sua leitura. Esse ponto ou espaço são usados a cada grupo de 3 algarismos, a partir da direita.

- Fazer o arredondamento do número de habitantes do Estado do Acre, de Roraima e do Amapá.
Os números abaixo estimam o número de habitantes da Região Norte em2005.
ESTADO
POPULAÇÃO EM 2005
Amazonas
3.232.330
Pará
6.970.586
Acre
669.736
Roraima
391.317
Amapá
594.587
Rondônia
1.534.594
Tocantins
1.305.728

- Discutir com os estudantes como resolver, mentalmente, multiplicações envolvendo múltiplos de 10. EX: 20x7=2x7x10=140;
Em um depósito, as caixas estão empilhadas em colunas com o número máximo de 10 caixas. Em cada caixa existem exatamente 10 embalagens contendo papel cartão, e dentro de cada embalagem existem 10 cartões. Considerando que existem 100 colunas de caixas, vamos determinar a quantidade total de cartões existentes em cada caixa, coluna de caixas e no depósito.
A operação a ser realizada é a da multiplicação.
Número de cartões em cada caixa
São 10 embalagens com 10 cartões cada, então: 10 x 10 = 100 cartões em cada caixa.
Número de cartões em cada coluna
São 10 caixas em cada coluna, se em cada caixa existem 100 cartões temos:
10 x 100 = 1000 cartões em cada coluna.
Número de cartões no depósito
São 10 caixas em cada coluna com 100 cartões em cada caixa, portanto temos 1000 cartões em cada coluna. Sabemos que são 100 colunas, então: 100 x 1000=100000.
O número máximo de cartões no depósito é igual a
100000 cartões.
As multiplicações efetuadas podem ser realizadas utilizando regras práticas.
A importância do cálculo mental torna-se evidente no dia-a-dia de cada um, quanto mais se pretendermos fazer compras ou efetuar as mais diversificadas relações entre grandezas e/ou equivalências que dispensam, por comodidade, o cálculo escrito.

- Estimar o número de moradores de um edifício residencial, sabendo-se que o mesmo possui 15 andares e 4 apartamentos por andar. Estimar o número de crianças entre os moradores do mesmo edifício.








EIXO: Álgebra e função
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática;

  • Introdução da ideia de proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do estudante;

  •  Resolução de problemas simples envolvendo a proporcionalidade inversa entre grandezas;


  • Usando estratégias próprias.

- Determinar um elemento desconhecido em uma igualdade matemática (M);

- Resolver situações problema do cotidiano, que envolva as ideias de proporcionalidade (M);

- Resolver situações problemas que envolvam a proporcionalidade inversa entre grandezas (M);

- Estimar a ordem de grandeza de um quociente (M);

- Resolver multiplicações de um número de quatro algarismos por outro de um algarismo, usando procedimento pessoal ou convencional (M e DC).








Ex: Descubra o valor de x na equação 4x + 3 = 11?
 Ex. A equação 3x + x - 4 = 2x + 6, descubra o valor de X?
3x + x - 4 = 2x + 6                                   
3x + x - 2x = 6 + 4 
4x - 2x = 10
2x = 10
x = 10/2
x = 5.
Um homem tinha três filhos e decidiu dividir seus bens (representados pelos objetos) entre eles. Assim, dividiu as três casas que possuía, dando 1/3 para cada filho; os seis bois que possuía distribuiu 2/6 para cada filho; e dos R$ 900,00 que tinha deu 2/5 para o filho mais velho, 1/3 para o filho do meio e ¼ para o filho mais novo. Com o restante do dinheiro, o homem comprou um bolo, repartindo-o em 4 partes iguais.
Questionar: Quantas casas e quantos bois cada filho recebeu; a quantia em dinheiro que cada filho recebeu, quanto custou o bolo, e qual fração do bolo cada um dos personagens recebeu.

Para encher um tanque são necessárias 30 vasilha de 6 litros cada uma. Se forem usadas vasilhas de 3 litros cada, quantas serão necessárias:
VASILHAS
LITROS
30
6
60
3
Usaremos 60 vasilhas, pois se a capacidade da vasilha diminui o número de vasilhas de aumenta no intuito de encher o tanque.
EIXO: Grandezas e medidas
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Ampliação da resolução de problemas envolvendo a grandeza temperatura;

  • Medida de tempo: relação entre as diferentes unidades de medida;

  • Medida de capacidade: o litro e mililitro;






















  • Estimativa e cálculo mental;

  • Frações e medidas: metade e um quarto de: capacidade, comprimento e tempo.
- Resolver situações problema, envolvendo grandeza de temperatura;
- Identificar em situações do cotidiano o uso das unidades de medidas de tempo (M);

- Selecionar a unidade ou o instrumento de medida em função daquilo que se deseja medir (M);

- Reconhecer grandezas mensuráveis como: comprimento, massa e de capacidade (DC);

- Reconhecer e utilizar as unidades usuais de medida como metro, centímetro, milímetro, quilometro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro, etc.(DC);

- Resolver situações-problemas que envolvam litro, mililitro e a relação entre eles (M e DC);

- Reconhecer e compreender os conceitos de medidas de grandezas, utilizando situações-problemas que possibilitem a sua aplicação e uso no contexto social (DC);

- Fazer estimativa de medidas de capacidade (M);

- Reconhecer e utilizar as medidas da mesma natureza utilizando a unidade de medida necessária (DC);

- Utilizar as noções de metade e quarta parte associadas a medidas de capacidade, comprimento e tempo (M).
                                                                                                                  
Se possível, mostre para a sala um termômetro de parede, usado para medir a temperatura ambiente, deixe que os estudantes observem no termômetro a temperatura ambiente.
Coletivamente, registrem a cada dia a temperatura. Anotem a temperatura sempre no mesmo horário do dia. Após um número predeterminado de dias, a classe deverá produzir um gráfico das temperaturas.

- Elaborar e resolver situação problema;
Desenvolva um trabalho interdisciplinar com a área de geografia.

- Solicitar aos estudantes que recortem de jornais um mapa da previsão do tempo colem no caderno e registrem a temperatura máxima e mínima da região onde moram. Que capital registra a temperatura máxima maior? Que capital registra a temperatura mínima menor?

A rotina de Edu
Como Edu é um menino que costuma perder a hora, sua mãe resolveu fazer uma tabela para que ele se organizasse durante o dia. Será que esta rotina ajudará Edu a não mais perder a hora?

TAREFA
INÍCIO
TÉRMINO
Acordar/tomar café
7h30min
8h45min
Fazer lição/Arrumar mochila
8h45min
10h00
Brincar/ Arrumar-se para escola
10h00
11h15min
Almoçar/Escovar dentes
11h15min
12h10min
Sair para escola
12h15min

Chegada na escola/Início da aula
13h10min

Saída da escola
18h15min

Chegada em casa
19h20min

Brincar
19h20min
19h50min
Tomar banho
19h50min
20h10min
Jantar
20h10min
20h45min

Observe a tabela de horário de Edu e responda quanto tempo ele:
a) tem entre fazer a lição de casa e arrumar a mochila?
b) gasta para chegar à escola? c) gasta para tomar banho?
Você também pode organizar seus horários e veja quanta coisa se pode fazer em um dia!
Com essa atividade, os estudantes poderão conhecer de forma divertida e criativa as medidas do tempo com mês, dia e ano. Aprenderão a ter noção do tempo e como ele é acompanhado dia-a-dia, desenvolvendo assim a criatividade.
É necessário mostrar as relações que existem entre segundo, minuto e hora, bem como levar o estudante a realizar transformações de unidades.
Veja na tabela a seguir a produção de leite em três diferentes fazendas no mês de maio:
PRODUÇÃO DE LEITE
Fazenda
Produção em maio
Vale Verde
8.135  L
Alegria
9.062  L
Monte Azul
8.540 L
a) qual das três fazendas produziu mais leite nesse mês? b) quantos litros de leite a fazenda Monte Azul produziu a mais que a Vale Verde nesse mês? c) quantos litros faltaram para que a fazenda Alegria tivesse uma produção de 10.000L de leite nesse mês de maio? d) qual foi a produção de leite das três fazendas juntas nesse mês?
- Introduzir as medidas de comprimento, forneça aos estudantes algumas unidades como: um pedaço de barbante, uma varinha colorida, uma caneta, um lápis, etc. e solicite a eles que meçam, por exemplo, comprimento ou a largura da carteira ou da sala de aula;
- Incentivar os estudantes a trabalhar com cálculo mental e resultados aproximados (especialmente em divisões);
- Fazer estimativa utilizando materiais concretos: duas caixas e cubos de madeira de tamanhos diferentes.
- Mostrar um cubo e uma caixa numerada, questionar quantos cubos daquele tamanho cabem naquela caixa? Solicitar aos estudantes que registrem a resposta em uma folha de papel e dobre-a ao meio. Combine com eles que após medirmos a capacidade de armazenamento da caixa, olhem o número anotado, porém não podem falar se acertaram ou erraram a quantidade. Em seguida, solicite para a turma sentar em círculo e colocar os cubos um a um dentro da caixa, contando em voz alta. Cada estudante verifica o número que havia anotado, torne a dobrar a folha e colocá-la no chão. Após verificar quem estimou com maior precisão, proceder da mesma forma com os cubos menores. Para finalizar socialize a atividade.
Tudo aquilo que pode ser medido chama-se "grandeza", assim, o peso, o comprimento, o tempo, o volume, a área, a temperatura, são "grandezas".
1- "Temos nas gôndolas do supermercado garrafas de 1 litro e 1/2, de 2 litros e 1/4 e de 1/2 litro de refrigerante. Preciso comprar 5 litros. Quais delas eu devo escolher?"
2-"Eduardo comprou 3/4 de quilo de sorvete de chocolate, 3/4 de quilo de sorvete de baunilha e 1/2 quilo de sorvete de frutas. No total, ele comprou mais ou menos que 3 quilos?”.
3- "Laura faz 1/2 hora de ginástica na segunda-feira, 3/4 de hora na terça, 1/4 de hora na quarta e 1 hora e 1/2 na quinta e na sexta. Em uma semana, ela faz mais ou menos que 4 horas de exercícios físicos?"
Problemas como esses despertam o hábito do cálculo mental em situações fora do âmbito escolar.
EIXO: Geometria
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·      Caracterização dos polígonos:
 - Identificação de triângulos;
 - Identificação, classificação e construção de quadriláteros;

·      Figuras não plana: corpos redondos;

·      Localização espacial: horizontal e vertical;



·      Figuras não planas (lados, vértices, ângulos eixo de simetria):  ângulo como giro.



- Identificar linhas horizontais e verticais (DC);
- Distinguir figuras planas e não planas (DC);
- Identificar entre as figuras planas os polígonos (M);
- Reconhecer as figuras planas e sólidos geométricos, nos objetos criados pelo homem e nos elementos da natureza (DC);
- Compreender a noção de ângulo como giro (M);
- Descrever, representar e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e indicações de posições (DC);
- Identificar polígonos como faces de alguns sólidos geométricos (M);
- Perceber que corpos não são formados por polígonos (M);
- Identificar o número de lados        e ângulos em polígonos (M);
- Construir polígonos com régua (M);
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos (DC);
- Identificar faces e vértices nos sólidos geométricos (DC).

- Mostrar as crianças figuras com contornos do quadro, da capa do livro, da face de uma caixa, etc. e diga-lhes as linhas fechadas simples, formadas por segmentos de retas, chamadas polígonos;

- Dividir os estudantes em grupos e distribuir xerox de algumas obras de arte nas quais se observem formas poligonais;

- Solicitar aos estudantes que utilizem o Tangram e separem os polígonos em triângulos e quadriláteros. Faça perguntas como: a)“que polígono é formado pelas sete peças do Tangram? R-(quadrado); b)“que polígono podemos formar, usando os dois triângulos maiores? R-(quadrado); c)de quantos triângulos e de quantos quadriláteros é formado o Tangram? R-(cinco triângulos e dois quadriláteros);

- Solicitar aos estudantes que tragam caixas ou embalagens. Ao desmontá-las eles encontrarão as regiões poligonais.

- Orientar os estudantes na construção dos polígonos com canudos. Monte uma exposição com os trabalhos da turma;

- Questionar as crianças o significado dos sinais de trânsito. Conversar sobre a importância dos sinais de trânsito na organização do tráfego nas cidades e nas estradas;

- Solicitar aos estudantes que pesquisem figuras simétricas e as tragam para a sala de aula. Converse a respeito das figuras assimétricas. Se possível mostre exemplos;

- Mostrar para classe o transferidor (instrumento usado para medir ângulos) e deixe que as crianças o manuseiem. Explique-lhes que a divisão desse instrumento é feita em graus. Peça aos estudantes         que realizem medições de ângulos usando o transferidor e atente para as possíveis dificuldades que podem surgir.
EX: 1- Observe a manobra que um menino faz com um skate: na primeira manobra, ele deu um giro de uma volta (360º). Na segunda, ele girou meia volta, isto é, 180º (ângulo de ½ volta = 180º). Na terceira manobra o menino deu apenas ¼ de volta (ângulo de ¼ de volta = 90º).

EX: 2- Observe o ponteiro grande de um relógio quando ele marca 3 horas e responda: a) qual o giro (ângulo) que ele dá em 15 minutos? R- ¼ de volta (90º). b) e em meia hora, qual é o giro? R- ½ volta (180º). c) qual é o giro que ele dá em 1 hora? R- Uma volta (360º).
- Organizar os estudantes em grupos e distribuir um envelope a cada grupo contendo muitas gravuras recortadas de jornais e revistas. Selecione imagens que mostrem uma posição clara do fotógrafo, no sentido horizontal, oblíqua (de cima para baixo e de baixo para cima) e vertical, ao registrar a foto;
- Solicitar ao grupo que atentamente, observe, organize, compare, agrupe e classifique as fotos segundo o ângulo de visão. Como nos objetos desenhados observados anteriormente, questionar sobre o melhor ângulo das gravuras, para melhor descrevê-las;
- Mostrar aos estudantes que as gravuras registradas no ângulo oblíquo e vertical são as mais adequadas para a elaboração de plantas e mapas. Perceber que as gravuras registram o dia a dia da cidade: desemprego, moradia, qualidade de vida, desigualdade, portanto, situações estas, passíveis de serem registradas em fotos e localizadas, isto é, de serem representadas em forma de mapas, possibilitando novas leituras, análises, comparações e tomadas de decisões;
Construção de polígonos com metro de carpinteiro e com régua.
1º momento – O professor orienta as crianças para criar polígonos com o metro do carpinteiro. Nesse momento, elas se dividem em grupos (com quatro componentes) e no assoalho traçam, com giz, diferentes polígonos, tomando como referência a orientação construída. Nesse momento elas testam todas as possibilidades que o metro  permite, para traçar polígonos diferentes.
2º momento –  Na mesa as crianças podem utilizar palitos de picolé e montar os polígonos traçados no assoalho. Em seguida, cada grupo se subdivide em duplas, onde cada dupla usa régua, desenha  em papel oficio os polígonos que desenharam no assoalho, que foram reconstruídos com palitos. No final, conferem a orientação construída, para analisar se realmente desenharam polígonos.
3º momento – O professor deve construir quatro placas de madeira lisa, pode ser folha de compensado e coloca um prego no centro, para  colocar a régua com furo e traçar polígonos com três lados.  Nesse momento as crianças testam todas as possibilidades e traçam diferentes polígonos.
- Reproduzir a obra CALMARIA II(1929) de Tarcila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os estudantes possam observar – lá. Organize a sala em círculo de modo que a turma possa discutir suas percepções diante do quadro. Questione quem conhece a obra. Conte que a pintora é brasileira nasceu em 1886, em Capivari, interior de São Paulo. Mergulhe um pouquinho na história da arte dizendo que a artista renovou a pintura brasileira ao usar cores e formas e deixou marcado o mais autêntico sentimento nacionalista. Você pode dar algumas informações e referências bibliográficas para aqueles que desejam saber mais sobre a artista, mas tome cuidado para não perder de vista seus objetivos. É importante que nesse momento você chame atenção de todos para: as cores (como a pintora as usa e os efeitos que consegue criar, a impressão que elas nos dá), as formas (os sólidos geométricos que aparecem na pintura, sua igualdade e os que estão atrás quais impressões causam) e outros recursos (usados pela pintora para termos a sensação de “calmaria”). Promova uma discussão e monte um painel com os tópicos importantes que surgirem durante o momento. Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.
Ponha figuras em um envelope e entregue a turma. Solicite que abram seus envelopes e descubram qual sólido geométrico que aparece na obra de Tarsila pode ser formado com as figuras que receberam. Assim que descobrirem, proponha que, usando uma fita adesiva transparente, montem o sólido geométrico.
Promova uma conversa na sala, de forma que os alunos explicitem como descobriram de qual sólido se trata, o que fizeram para obtê-lo, e quais são as semelhanças e diferenças entre eles?
OBS: Procurar outras obras de artes para trabalhar polígonos.
EIXO: Estatística, probabilidade e combinatória
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Situações problema que explorem a ideia de combinação e ideia de probabilidade;

  • Construção de gráfico em barras múltiplas usando régua ou um recurso tecnológico;

  • Leitura e interpretação de gráfico em linha;

  • Tabelas.


- Resolver situações problema que explorem a ideia de combinação e ideia de probabilidade (M e DC);


- Construir gráficos em barras múltiplas associando a ele os elementos que o constituem (título, fonte, legenda) (M);

- Ler e interpretar gráficos em linha ou segmento (M);

- Ler e interpretar as informações de maneira organizada por meio de listas, tabelas e diagramas de gráficos (DC);

- Coletar e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e outras representações presentes no dia a dia (DC);

- Resolver e formular problemas a partir de um gráfico ou tabela (M).

- Conversar com os estudantes sobre o fato de que os acontecimentos ocorrem no nosso dia a dia quase sempre ao “acaso”, mas muitas vezes podemos tentar prever alguns deles. Um exemplo, a previsão do tempo. Chame a atenção que as informações são previsões e que as chances de ocorrer sucesso são maiores do que o fracasso, mas que a segunda é possível acontecer.
Para que os estudantes possam levantar hipóteses sobre o “acaso”, diga-lhes que irão testar algumas probabilidades que estão propostas na atividade, que será entregue:
1-Organizar a classe em duplas ou trios, mas a discussão será coletiva.
2-Os estudantes deverão verificar que existe 1 em 6 possibilidades, ou seja, 1/6.
3- Pela probabilidade deverá sair 3 vezes se o dado for lançado 18 vezes, esclareça que poderá também sair um pouco mais ou menos, pois é uma “probabilidade” e não uma certeza.

EX: Hoje vocês vão tentar adivinhar qual é a chance de sair o número 6 no lançamento de um dado. Discuta com e registre a conclusão. Se um dado for lançado por 18 vezes quantas vezes, provavelmente, sairá o número 5? Experimente agora lançar o dado 18 vezes. Anote na tabela quantas vezes cada face saiu, e confronte com a resposta que vocês deram na primeira questão.

- Pesquisar em jornais e revistas tabelas e gráficos para interpretá-los oralmente, fazer uma redação sobre o tema e elaborar uma situação problema;
A organização das informações em tabelas e gráficos consegue resumir e apresentá-las de uma forma compacta e de fácil análise.

- Levar para sala de aula textos que contenham informações numéricas e solicitar aos estudantes uma análise desses números, indicando o significado ou a função deles, por exemplo: código, quantidade, etc.
EX: de atividade:
A professora Solange apresentou uma pesquisa que ela fez sobre o número do calçado dos seus 25 estudantes.
Os números encontrados foram:
21 27 29 33 35
21 27 29 33 35
25 27 29 33 35
25 29 31 33 35
25 29 31 33 37
Solicite da turma para terminar de preencher a tabela, distribuindo melhor os dados coletados.
Número do calçado
Número de alunos
21

25

27

29

31

33

35

39











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