Fluxo
de Aula / Matemática
4º Ano / II Unidade
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EIXO: Números e
operações
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Leitura, escrita, comparação de
quantidades, contagem até 10.000;
- Relação entre unidade, dezena,
centena, unidade de milhar e dezena de milhar;
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-
Ler, escrever, comparar e ordenar números até as dezenas de milhar (M);
-
Identificar a dezena de milhar como um grupo de até 10 mil unidades de milhar
ou de 10 unidades de milhar (M);
-
Compreender os diferentes usos os números no cotidiano: contar, ordenar,
identificar (M);
-
Utilizar arredondamento para o milhar mais próximo ao resolver adições e
subtrações (M);
-
Identificar os divisores e múltiplos de um número natural (M);
-
Compreender as regularidades nas multiplicações por 10, 100 e 1.000 (M);
-
Utilizar os fatos básicos da multiplicação na resolução de problemas,
algoritmo e cálculo mental (M);
-
Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).
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- Questionar com os estudantes se o número de dedos das duas
mãos influenciou na escolha da base dez;
É importante que eles
observem que os números com várias ordens são escritos com espaço ou ponto
para facilitar a sua leitura. Esse ponto ou espaço são usados a cada grupo de
3 algarismos, a partir da direita.
- Fazer o arredondamento do número
de habitantes do Estado do Acre, de Roraima e do Amapá.
Os números abaixo estimam o número
de habitantes da Região Norte em2005.
- Discutir com os estudantes como resolver, mentalmente,
multiplicações envolvendo múltiplos de 10. EX: 20x7=2x7x10=140;
Em
um depósito, as caixas estão empilhadas em colunas com o número máximo de 10
caixas. Em cada caixa existem exatamente 10 embalagens contendo papel cartão,
e dentro de cada embalagem existem 10 cartões. Considerando que existem 100
colunas de caixas, vamos determinar a quantidade total de cartões existentes
em cada caixa, coluna de caixas e no depósito.
A operação a ser realizada é a da multiplicação. Número de cartões em cada caixa
São
10 embalagens com 10 cartões cada, então: 10 x 10 = 100 cartões em cada
caixa.
Número
de cartões em cada coluna
São
10 caixas em cada coluna, se em cada caixa existem 100 cartões temos:
10 x 100 = 1000 cartões em cada coluna.
Número
de cartões no depósito
São
10 caixas em cada coluna com 100 cartões em cada caixa, portanto temos 1000
cartões em cada coluna. Sabemos que são 100 colunas, então: 100 x 1000=100000.
O número máximo de cartões no depósito é igual a
100000
cartões.
As
multiplicações efetuadas podem ser realizadas utilizando regras práticas.
A
importância do cálculo mental torna-se evidente no dia-a-dia de cada um,
quanto mais se pretendermos fazer compras ou efetuar as mais diversificadas
relações entre grandezas e/ou equivalências que dispensam, por comodidade, o
cálculo escrito.
- Estimar o número de moradores de um edifício residencial,
sabendo-se que o mesmo possui 15 andares e 4 apartamentos por andar. Estimar
o número de crianças entre os moradores do mesmo edifício.
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EIXO: Álgebra e função
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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-
Determinar um elemento desconhecido em uma igualdade matemática (M);
-
Resolver situações problema do cotidiano, que envolva as ideias de
proporcionalidade (M);
-
Resolver situações problemas que envolvam a proporcionalidade inversa entre
grandezas (M);
-
Estimar a ordem de grandeza de um quociente (M);
-
Resolver multiplicações de um número de quatro algarismos por outro de um
algarismo, usando procedimento pessoal ou convencional (M e DC).
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Ex: Descubra
o valor de x na equação 4x + 3 = 11?
Ex. A equação 3x + x - 4 = 2x + 6,
descubra o valor de X?
3x
+ x - 4 = 2x +
6
3x
+ x - 2x = 6 + 4
4x
- 2x = 10
2x
= 10
x
= 10/2
x
= 5.
Um
homem tinha três filhos e decidiu dividir seus bens (representados pelos
objetos) entre eles. Assim, dividiu as três casas que possuía, dando 1/3 para
cada filho; os seis bois que possuía distribuiu 2/6 para cada filho; e dos R$
900,00 que tinha deu 2/5 para o filho mais velho, 1/3 para o filho do meio e
¼ para o filho mais novo. Com o restante do dinheiro, o homem comprou um
bolo, repartindo-o em 4 partes iguais.
Questionar: Quantas casas e quantos bois cada
filho recebeu; a quantia em dinheiro que cada filho recebeu, quanto custou o
bolo, e qual fração do bolo cada um dos personagens recebeu.
Para
encher um tanque são necessárias 30 vasilha de 6 litros cada uma. Se forem
usadas vasilhas de 3 litros cada, quantas serão necessárias:
Usaremos
60 vasilhas, pois se a capacidade da vasilha diminui o número de vasilhas de
aumenta no intuito de encher o tanque.
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EIXO: Grandezas e
medidas
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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-
Resolver situações problema, envolvendo grandeza de temperatura;
-
Identificar em situações do cotidiano o uso das unidades de medidas de tempo
(M);
-
Selecionar a unidade ou o instrumento de medida em função daquilo que se
deseja medir (M);
-
Reconhecer grandezas mensuráveis como: comprimento, massa e de capacidade
(DC);
-
Reconhecer e utilizar as unidades usuais de medida como metro, centímetro,
milímetro, quilometro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro,
etc.(DC);
-
Resolver situações-problemas que envolvam litro, mililitro e a relação entre
eles (M e DC);
-
Reconhecer e compreender os conceitos de medidas de grandezas, utilizando
situações-problemas que possibilitem a sua aplicação e uso no contexto social
(DC);
-
Fazer estimativa de medidas de capacidade (M);
-
Reconhecer e utilizar as medidas da mesma natureza utilizando a unidade de
medida necessária (DC);
-
Utilizar as noções de metade e quarta parte associadas a medidas de
capacidade, comprimento e tempo (M).
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Se possível, mostre para a sala um
termômetro de parede, usado para medir a temperatura ambiente, deixe que os
estudantes observem no termômetro a temperatura ambiente.
Coletivamente, registrem a cada dia a
temperatura. Anotem a temperatura sempre no mesmo horário do dia. Após um
número predeterminado de dias, a classe deverá produzir um gráfico das
temperaturas.
-
Elaborar e resolver situação problema;
Desenvolva um trabalho
interdisciplinar com a área de geografia.
-
Solicitar aos estudantes que recortem de jornais um mapa da previsão do tempo
colem no caderno e registrem a temperatura máxima e mínima da região onde
moram. Que capital registra a temperatura máxima maior? Que capital registra
a temperatura mínima menor?
A
rotina de Edu
Como Edu é um menino que costuma
perder a hora, sua mãe resolveu fazer uma tabela para que ele se organizasse
durante o dia. Será que esta rotina ajudará Edu a não mais perder a hora?
Observe a tabela de horário de Edu e
responda quanto tempo ele:
a) tem entre fazer a lição de casa e
arrumar a mochila?
b) gasta para chegar à escola? c)
gasta para tomar banho?
Você também pode organizar seus
horários e veja quanta coisa se pode fazer em um dia!
Com essa atividade, os estudantes poderão
conhecer de forma divertida e criativa as medidas do tempo com mês, dia e
ano. Aprenderão a ter noção do tempo e como ele é acompanhado dia-a-dia,
desenvolvendo assim a criatividade.
É necessário mostrar as relações que
existem entre segundo, minuto e hora, bem como levar o estudante a realizar
transformações de unidades.
Veja na tabela a seguir a produção de leite em três diferentes
fazendas no mês de maio:
a) qual das três fazendas produziu mais leite nesse mês? b) quantos
litros de leite a fazenda Monte Azul produziu a mais que a Vale Verde nesse
mês? c) quantos litros faltaram para que a fazenda Alegria tivesse uma
produção de 10.000L de leite nesse mês de maio? d) qual foi a produção de
leite das três fazendas juntas nesse mês?
- Introduzir as medidas de comprimento, forneça aos estudantes
algumas unidades como: um pedaço de barbante, uma varinha colorida, uma
caneta, um lápis, etc. e solicite a eles que meçam, por exemplo, comprimento
ou a largura da carteira ou da sala de aula;
- Incentivar os estudantes a trabalhar com cálculo mental e
resultados aproximados (especialmente em divisões);
- Fazer estimativa utilizando materiais concretos:
duas caixas e cubos de madeira de tamanhos diferentes.
-
Mostrar um cubo e uma caixa numerada, questionar quantos cubos daquele
tamanho cabem naquela caixa? Solicitar aos estudantes que registrem a resposta
em uma folha de papel e dobre-a ao meio. Combine com eles que após medirmos a
capacidade de armazenamento da caixa, olhem o número anotado, porém não podem
falar se acertaram ou erraram a quantidade. Em seguida, solicite para a turma
sentar em círculo e colocar os cubos um a um dentro da caixa, contando em voz
alta. Cada estudante verifica o número que havia anotado, torne a dobrar a
folha e colocá-la no chão. Após verificar quem estimou com maior precisão, proceder
da mesma forma com os cubos menores. Para finalizar socialize a atividade.
Tudo aquilo que pode ser medido chama-se
"grandeza", assim, o peso, o comprimento, o tempo, o volume, a
área, a temperatura, são "grandezas".
1-
"Temos nas gôndolas do supermercado garrafas de 1 litro e 1/2, de 2
litros e 1/4 e de 1/2 litro de refrigerante. Preciso comprar 5 litros. Quais
delas eu devo escolher?"
2-"Eduardo
comprou 3/4 de quilo de sorvete de chocolate, 3/4 de quilo de sorvete de
baunilha e 1/2 quilo de sorvete de frutas. No total, ele comprou mais ou
menos que 3 quilos?”.
3-
"Laura faz 1/2 hora de ginástica na segunda-feira, 3/4 de hora na terça,
1/4 de hora na quarta e 1 hora e 1/2 na quinta e na sexta. Em uma semana, ela
faz mais ou menos que 4 horas de exercícios físicos?"
Problemas como esses despertam o
hábito do cálculo mental em situações fora do âmbito escolar.
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EIXO: Geometria
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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·
Caracterização dos polígonos:
- Identificação de triângulos;
- Identificação, classificação e construção
de quadriláteros;
·
Figuras não plana: corpos redondos;
·
Localização espacial: horizontal e vertical;
·
Figuras não planas (lados, vértices,
ângulos eixo de simetria): ângulo como
giro.
|
-
Identificar linhas horizontais e verticais (DC);
-
Distinguir figuras planas e não planas (DC);
-
Identificar entre as figuras planas os polígonos (M);
-
Reconhecer as figuras planas e sólidos geométricos, nos objetos criados pelo
homem e nos elementos da natureza (DC);
-
Compreender a noção de ângulo como giro (M);
-
Descrever, representar e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em
diferentes pontos de referência e indicações de posições (DC);
-
Identificar polígonos como faces de alguns sólidos geométricos (M);
-
Perceber que corpos não são formados por polígonos (M);
-
Identificar o número de lados e
ângulos em polígonos (M);
-
Construir polígonos com régua (M);
-
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos (DC);
-
Identificar faces e vértices nos sólidos geométricos (DC).
|
-
Mostrar as crianças figuras com contornos do quadro, da capa do livro, da
face de uma caixa, etc. e diga-lhes as linhas fechadas simples, formadas por
segmentos de retas, chamadas polígonos;
-
Dividir os estudantes em grupos e distribuir xerox de algumas obras de arte
nas quais se observem formas poligonais;
-
Solicitar aos estudantes que utilizem o Tangram e separem os polígonos em
triângulos e quadriláteros. Faça perguntas como: a)“que polígono é formado
pelas sete peças do Tangram? R-(quadrado); b)“que polígono podemos formar,
usando os dois triângulos maiores? R-(quadrado); c)de quantos triângulos e de
quantos quadriláteros é formado o Tangram? R-(cinco triângulos e dois
quadriláteros);
-
Solicitar aos estudantes que tragam caixas ou embalagens. Ao desmontá-las
eles encontrarão as regiões poligonais.
-
Orientar os estudantes na construção dos polígonos com canudos. Monte uma
exposição com os trabalhos da turma;
-
Questionar as crianças o significado dos sinais de trânsito. Conversar sobre
a importância dos sinais de trânsito na organização do tráfego nas cidades e
nas estradas;
-
Solicitar aos estudantes que pesquisem figuras simétricas e as tragam para a
sala de aula. Converse a respeito das figuras assimétricas. Se possível
mostre exemplos;
-
Mostrar para classe o transferidor (instrumento usado para medir ângulos) e
deixe que as crianças o manuseiem. Explique-lhes que a divisão desse
instrumento é feita em graus. Peça aos estudantes que realizem medições de ângulos
usando o transferidor e atente para as possíveis dificuldades que podem
surgir.
EX:
1- Observe a manobra que um menino faz com um skate: na primeira manobra, ele
deu um giro de uma volta (360º). Na segunda, ele girou meia volta, isto é,
180º (ângulo de ½ volta = 180º). Na terceira manobra o menino deu apenas ¼ de
volta (ângulo de ¼ de volta = 90º).
EX:
2- Observe o ponteiro grande de um relógio quando ele marca 3 horas e
responda: a) qual o giro (ângulo) que ele dá em 15 minutos? R- ¼ de volta
(90º). b) e em meia hora, qual é o giro? R- ½ volta (180º). c) qual é o giro
que ele dá em 1 hora? R- Uma volta (360º).
- Organizar os estudantes em grupos
e distribuir um envelope a cada grupo contendo muitas gravuras recortadas de
jornais e revistas. Selecione imagens que mostrem uma posição clara do
fotógrafo, no sentido horizontal, oblíqua (de cima para baixo e de baixo para
cima) e vertical, ao registrar a foto;
- Solicitar ao grupo que
atentamente, observe, organize, compare, agrupe e classifique as fotos
segundo o ângulo de visão. Como nos objetos desenhados observados
anteriormente, questionar sobre o melhor ângulo das gravuras, para melhor
descrevê-las;
- Mostrar aos estudantes que as
gravuras registradas no ângulo oblíquo e vertical são as mais adequadas para
a elaboração de plantas e mapas. Perceber que as gravuras registram o dia a
dia da cidade: desemprego, moradia, qualidade de vida, desigualdade,
portanto, situações estas, passíveis de serem registradas em fotos e
localizadas, isto é, de serem representadas em forma de mapas, possibilitando
novas leituras, análises, comparações e tomadas de decisões;
Construção de polígonos com metro de
carpinteiro e com régua.
1º momento – O professor orienta as
crianças para criar polígonos com o metro do carpinteiro. Nesse momento, elas
se dividem em grupos (com quatro componentes) e no assoalho traçam, com giz,
diferentes polígonos, tomando como referência a orientação construída. Nesse
momento elas testam todas as possibilidades que o metro permite,
para traçar polígonos diferentes.
2º momento – Na mesa as
crianças podem utilizar palitos de picolé e montar os polígonos traçados no
assoalho. Em seguida, cada grupo se subdivide em duplas, onde cada dupla usa régua,
desenha em papel oficio os polígonos que desenharam no assoalho,
que foram reconstruídos com palitos. No final, conferem a orientação
construída, para analisar se realmente desenharam polígonos.
3º momento – O professor deve construir quatro
placas de madeira lisa, pode ser folha de compensado e coloca um prego no
centro, para colocar a régua com furo e traçar polígonos com três
lados. Nesse momento as crianças testam todas as possibilidades e
traçam diferentes polígonos.
- Reproduzir a obra CALMARIA
II(1929) de Tarcila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os estudantes
possam observar – lá. Organize a sala em círculo de modo que a turma possa
discutir suas percepções diante do quadro. Questione quem conhece a obra.
Conte que a pintora é brasileira nasceu em 1886, em Capivari, interior de São
Paulo. Mergulhe um pouquinho na história da arte dizendo que a artista
renovou a pintura brasileira ao usar cores e formas e deixou marcado o mais
autêntico sentimento nacionalista. Você pode dar algumas informações e
referências bibliográficas para aqueles que desejam saber mais sobre a
artista, mas tome cuidado para não perder de vista seus objetivos. É
importante que nesse momento você chame atenção de todos para: as cores (como
a pintora as usa e os efeitos que consegue criar, a impressão que elas nos
dá), as formas (os sólidos geométricos que aparecem na pintura, sua igualdade
e os que estão atrás quais impressões causam) e outros recursos (usados pela
pintora para termos a sensação de “calmaria”). Promova uma discussão e monte
um painel com os tópicos importantes que surgirem durante o momento. Esse
painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento
das atividades.
Ponha figuras em um envelope e
entregue a turma. Solicite que abram seus envelopes e descubram qual sólido
geométrico que aparece na obra de Tarsila pode ser formado com as figuras que
receberam. Assim que descobrirem, proponha que, usando uma fita adesiva
transparente, montem o sólido geométrico.
Promova uma conversa na sala, de
forma que os alunos explicitem como descobriram de qual sólido se trata, o
que fizeram para obtê-lo, e quais são as semelhanças e diferenças entre eles?
OBS: Procurar
outras obras de artes para trabalhar polígonos.
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EIXO: Estatística,
probabilidade e combinatória
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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-
Resolver situações problema que explorem a ideia de combinação e ideia de
probabilidade (M e DC);
-
Construir gráficos em barras múltiplas associando a ele os elementos que o
constituem (título, fonte, legenda) (M);
-
Ler e interpretar gráficos em linha ou segmento (M);
-
Ler e interpretar as informações de maneira organizada por meio de listas,
tabelas e diagramas de gráficos (DC);
-
Coletar e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e
outras representações presentes no dia a dia (DC);
-
Resolver e formular problemas a partir de um gráfico ou tabela (M).
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- Conversar com os estudantes sobre
o fato de que os acontecimentos ocorrem no nosso dia a dia quase sempre ao
“acaso”, mas muitas vezes podemos tentar prever alguns deles. Um exemplo, a
previsão do tempo. Chame a atenção que as informações são previsões e que as
chances de ocorrer sucesso são maiores do que o fracasso, mas que a segunda é
possível acontecer.
Para que os estudantes possam
levantar hipóteses sobre o “acaso”, diga-lhes que irão testar algumas probabilidades
que estão propostas na atividade, que será entregue:
1-Organizar a classe em duplas ou
trios, mas a discussão será coletiva.
2-Os estudantes deverão verificar
que existe 1 em 6 possibilidades, ou seja, 1/6.
3- Pela probabilidade deverá sair 3
vezes se o dado for lançado 18 vezes, esclareça que poderá também sair um
pouco mais ou menos, pois é uma “probabilidade” e não uma certeza.
EX: Hoje vocês vão tentar adivinhar
qual é a chance de sair o número 6 no lançamento de um dado. Discuta com e
registre a conclusão. Se um dado for lançado por 18 vezes quantas vezes,
provavelmente, sairá o número 5? Experimente agora lançar o dado 18 vezes.
Anote na tabela quantas vezes cada face saiu, e confronte com a resposta que
vocês deram na primeira questão.
-
Pesquisar em jornais e revistas tabelas e gráficos para interpretá-los
oralmente, fazer uma redação sobre o tema e elaborar uma situação problema;
A organização das informações em
tabelas e gráficos consegue resumir e apresentá-las de uma forma compacta e de
fácil análise.
- Levar para sala de aula textos que contenham
informações numéricas e solicitar aos estudantes uma análise desses números,
indicando o significado ou a função deles, por exemplo: código, quantidade,
etc.
EX: de atividade:
A professora Solange apresentou uma
pesquisa que ela fez sobre o número do calçado dos seus 25 estudantes.
Os números encontrados foram:
21 27 29 33 35
21 27 29 33 35
25 27 29 33 35
25 29 31 33 35
25
29 31 33 37
Solicite da turma para terminar de
preencher a tabela, distribuindo melhor os dados coletados.
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