4º Ano / II Unidade
Fluxo
de Aula / Língua Portuguesa
Gêneros
textuais sugeridos: Narrativas breves (lenda, mito, fábula e conto), verbete de
dicionário, anúncios publicitários, propagandas, artigos de opinião, listas,
resumos, relato de experiências, debates, reportagens, notícias, documentários.
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EIXO:
Produção e compreensão de textos orais
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Debater
questões decorrentes da reportagem (M);
- Debater
tema proposto para escrever reportagem (M);
- Perceber
o ponto de vista dos interlocutores (OTM);
- Discordar
respeitosamente de opiniões diferentes (M);
-
Argumentar sobre um fato de forma adequada e coerente (DC);
-
Saber ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes (DC);
-
Adequar a fala à situação de comunicação (DC e OTM);
- Utilizar
estratégias argumentativas da fala (OTM);
- Expor
para os colegas planejamento do texto de reportagem, a fim de colher
sugestões e observações (M);
- Perceber
e utilizar as regularidades do discurso formal público na apresentação de
pequenos documentários (OTM);
-
Perceber e respeitar as variações linguísticas (DC);
- Reconhecer
os elementos linguisticos de natureza discriminatória (OTM);
-
Descrever com clareza ambientes e pessoas (DC);
-
Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com clareza e coerência (DC);
- Resumir
oralmente reportagem (M).
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Etapas de preparação para o debate.
- Escolher uma imagem, reportagem, notícia ou documentário
cujo tema desperte o interesse da turma. Não esqueça que o tema deve trazer
uma questão polêmica;
- Levantar alguns questionamentos sobre o material lido ou
assistido, a fim de explorar o assunto abordado.
Em outro momento, leve para a sala de aula um vídeo
apresentando um debate, para que eles possam perceber algumas características
do gênero;
Chame a atenção dos estudantes para a variação linguística
utilizada pelos debatedores, é a variante mais próxima da linguagem formal;
- Diferenciar o gênero debate de outros gêneros orais
públicos como as mesas redondas ou painéis, por exemplo. É importante
evidenciar que o debate só é possível quando há oposições de pontos de vista
sobre um determinado assunto;
Deixe claro que uma das regras principais dentro de um
debate é o respeito ao outro debatedor. Deve-se escutar com respeito seus
pontos de vista e apresentar os seus também de modo respeitoso para não
ofender o outro. A oposição é de ideias, não de pessoas. Essa e outras regras
definidas no momento de preparação do debate devem ser rigorosamente
seguidas;
Enfatize que no decurso do debate, um dos interlocutores pode ser convencido pelo outro, ou ainda, é possível que ambas as partes aceitem os argumentos do outro lado (mesmo que parcialmente) e repensem suas opiniões. Mesmo que isso não aconteça, o importante é que um debate serve para se conhecer os diferentes pontos de vista sobre determinado assunto para todos os participantes (para quem debate e também para quem assiste). |
EIXO:
Leitura e compreensão de textos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Selecionar
e ler reportagens, em função de interesses pessoais e/ou objetivos combinados
em sala de aula (M);
-
Ler com fluência palavras e pequenos textos (DC);
-
Ler em voz alta com fluência (DC);
-
Ler e compreender textos não-verbais (DC);
-
Compreender textos lidos por outras pessoas (DC);
- Utilizar
estratégias de antecipação e refutação na leitura (OTM e DC);
- Localizar
informações explícitas em reportagem, textos jornalísticos e publicitários (M,
OTM e DC);
-
Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes suportes
textuais (DC);
-
Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes gêneros
discursivos (DC);
- Comparar
diferentes reportagens, quanto ao tratamento dado ao tema (mais ou menos
superficial) (M);
- Comparar
diferentes reportagens quanto à linguagem empregada (mais ou menos formal) (M);
- Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão no contexto de uma reportagem (DC e M);
- Inferir
afirmação implícita em propaganda com apoio de imagem (OTM);
-
Identificar ideia central do texto (DC);
- Perceber
qual é o tema central de uma reportagem e quais temas são secundários (M);
- Interpretar
texto não-verbal: figura, foto, ilustração, tabelas, gráficos (OTM);
- Relacionar
informações explícitas em reportagem com informações visuais que a completem
(infográfico, fotografia, mapa, entre outros) (M);
-
Identificar sentidos ou informações com base em imagens (fotos, ilustrações,
gráficos, mapas e outros recursos visuais) (DC);
- Estabelecer
relação de causa/efeito de fatos ocorridos em narrações (OTM);
-
Estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições,
substituições que contribuam para a sua coesão/coerência (DC);
-
Estabelecer relação título/texto (DC);
-
Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes do texto (DC);
- Identificar
verbos que introduzem a fala de outra pessoa (disse, afirmou, declarou, entre
outros) (M);
- Relacionar
o uso de adjetivos em reportagem e a caracterização de espaços, pessoas e/ou
objetos (M);
- Identificar
discurso citado (fala de outra pessoa) em reportagem (M);
-
Perceber efeitos de sentido da pontuação (OTM);
- Descriminar
características físicas e psicológicas dos personagens (OTM);
- Utilizar
informações contidas no glossário ou em nota de rodapé na leitura (OTM);
-
Resumir texto (DC).
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-
Levar alguns exemplares de jornal para a sala de aula. Primeiro, faça um
trabalho de sensibilização com a criançada. Você pode pedir a bibliotecária
da escola para guardar alguns exemplares ou solicitar aos estudantes que
tragam de casa;
-
Ler para o grupo uma reportagem. Depois, realize perguntas sobre o texto
lido. Se a reportagem trouxer alguma imagem (mapa, legendas, foto) explore-a,
pois isso ajudará na compreensão global do tema abordado;
-
Explorar o suporte (jornal impresso). Apresente o jornal, ensinando-os a
manipulá-lo, a dobrá-lo, a diferenciar os cadernos, a ver as fotos, as
legendas, as manchetes, os títulos e as colunas;
Depois,
apresente a turma dois textos: uma notícia e uma reportagem. Faça a leitura
de cada um dos textos. Pergunte aos estudantes as diferenças que percebem
entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras
conclusões numa folha de papel craft ou 40 quilos. Chame a atenção para a
reportagem. Se os estudantes não souberem o nome desse tipo de texto,
informe;
-
Colocar a abertura da reportagem - o lide (leia quadro O Jargão Jornalístico)
- em um retroprojetor, data show ou cartaz e explique que ele é formado
por seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê;
Seguindo
a leitura do texto, busque juntamente com a turma a resposta para as
perguntas acima - se a reportagem estiver bem escrita estará nos primeiros
parágrafos;
Em
outro momento, leve para sala de aula várias reportagens. Divida a turma em
grupos e entregue a cada grupo uma reportagem. Escolha temas polêmicos, pois
servirá para o trabalho com o gênero debate também;
Peça
aos grupos que leiam a reportagem e discuta no grupo sobre o tema e sobre as
características do gênero. Retome com a turma as características do gênero
que foram registradas no papel Kraft anteriormente e estão expostas na sala.
Para estimular a discussão realize algumas perguntas dentro dos grupos.
Estabeleça um escriba no grupo para registrar as considerações de cada
participante. Após, pergunte a cada grupo as considerações realizadas pelos
participantes e acrescente no cartaz, ampliando assim a lista de
características do gênero reportagem;
-
Apresentar uma reportagem em transparência ou cartaz. Pergunte de qual
caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em
sua cidade. Liste no quadro-negro as hipóteses da turma. Localize com eles no
cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, peça que eles identifiquem
os títulos, os subtítulos e as imagens;
Pergunte sobre o que consideram que
a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a reportagem junto com os estudantes
e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chame a
atenção também para o nome do jornalista responsável. Grife as vozes no texto
e as informações contidas nele. Terminada a leitura, volte às hipóteses
levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi
aprendido com a leitura e oriente todos a registrar no caderno;
Retome a atividade da aula anterior
e organize duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um
quadro com as seguintes colunas:
título, jornal, caderno, assunto abordado;
Como lição de casa, os estudantes
devem fazer o mesmo com outra reportagem.
Sugestão: você pode criar um banco
com as reportagens trazidas pela garotada. Use uma caixa para arquivá-las.
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EIXO:
Produção de textos escritos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-Aspectos
da textualidade;
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-
Refletir sobre as condições de produção (finalidade, destinatário, gênero) (DC
e OTM);
-
Produzir textos de diferentes gêneros (DC);
-
Compreender as características das tipologias/gêneros textuais (DC);
-
Ditar textos de diferentes gêneros discursivos (DC);
- Elaborar,
a partir da leitura da reportagem, lista de adjetivos (M);
- Escrever,
a partir da leitura de reportagem, um glossário de palavras, empregando ordem
alfabética na disposição das palavras e consultando o dicionário para indicar
o sentido delas (M);
- Pesquisar
diferentes fontes para levantar e registrar por escrito informações e
opiniões acerca de tema pré-estabelecido para produção escrita de reportagem (M);
- Escrever,
com base no planejamento, texto de reportagem (M);
- Planejar
a produção de texto de reportagem, selecionando (M):
*o tema
central e os secundários;
*os dados
e as informações que serão explicitados;
*os
discursos que serão citados;
*as informações
visuais (infográfico, fotografia, mapa, entre outros);
- Produzir
coletiva ou individualmente pequenos textos científicos, pequenas reportagens
e/ou pequenos noticiários atentando para as suas respectivas características (OTM);
- Escrever
o tópico frasal (informação mais relevante) de cada parágrafo de texto de
reportagem (M);
- Escrever,
a partir da lista de tópicos frasais, resumo de reportagem (M);
-
Produzir textos com coesão/coerência, usando os recursos da língua
(conectores, progressão temática e encadeamento das ideias) (DC);
-
Atribuir um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos dos mesmos (DC);
- Revisar
com foco na análise de coerência/coesão textual, progressão textual (início,
meio e fim), persistência temática (OTM);
- Revisar
os textos produzidos, a fim de adequá-los ao contexto de produção (DC);
- Reescrever
textos (OTM);
-
Estabelecer a correlação entre o sentido e a intenção do texto e os sinais de
pontuação (DC e OTM);
-
Usar os mecanismos gramaticais (concordância nominal/verbal, ortografia,
acentuação, pontuação) partindo dos gêneros produzidos (DC).
|
Produção do glossário e do gênero lista.
Após
o trabalho com o gênero reportagem no eixo de leitura. Elabore coletivamente
uma lista com adjetivos que caracterizaram pessoas e lugares nas reportagens;
Retire
dos textos palavras para produção de um glossário, priorize as palavras que
os estudantes desconhecem seu significado, o glossário ajudará numa
compreensão melhor do texto;
Apresente
e discuta com a turma a finalidade dos verbetes enciclopédicos: apresentar
com texto e imagens (animais, paisagens e objetos) entre outros temas
presentes nas reportagens;
Constate
as diferentes possibilidades de organização de um verbete enciclopédico,
desde que respeitada à coerência de critérios. Peça aos estudantes que busquem
no dicionário o significado das palavras selecionadas;
Apresente,
agora, outro verbete, sem paragrafação alguma, e solicite aos estudantes que
o leiam, em duplas, e indique no texto, com barras coloridas, onde separariam
os parágrafos. Depois, transcreva
o verbete sem paragrafação no papel pardo e analise os critérios e a
coerência;
Tematize
a organização do glossário, retomando a finalidade dos verbetes e
relacionando os critérios de organização decididos pelo grupo. Lembre que
eles poderão organizar também por ordem alfabética. Sugira que agrupem
aqueles que começam com a mesma letra, respeitando a ordem alfabética.
Oriente os estudantes a consultar o alfabeto disponível na parede da sala.
Produção do gênero reportagem.
Após ter estudado as características
do gênero reportagem no eixo de leitura. Escolha um tema atraente e proponha
aos estudantes que, em dupla, produzam uma reportagem. Deixe claro para a
turma as condições de produção (finalidade, destinatário, gênero). Se você já
tiver trabalhado o gênero entrevista sugira ao grupo que acrescente essa
informação em seu texto. Caso não tenha trabalhado a entrevista ainda, ajude
a dupla a elaborar um questionário que servirá de roteiro. Com o roteiro em
mãos eles poderão entrevistar funcionários da escola (professores, diretor,
bibliotecários), pais, parentes e amigos, enriquecendo assim seu texto. Caso
as duplas já disponham de algumas entrevistas, ajude a selecionar o material
que será incluído na reportagem. Não precisa reproduzi-la por inteiro, você
poderá escolher apenas alguns trechos, que julgar mais relevantes;
Oriente as duplas a incluir imagens
(fotografias, mapas etc.) para chamar a atenção dos leitores. É importante
dar um tratamento especial a elas, como criar legendas ou utilizar legendas
originais no caso de mapas e o nome do fotógrafo;
Defina a linguagem que vai utilizar.
Para isso, lembre a turma quem será o leitor do texto (colegas e a comunidade
escolar) e onde o texto circulará (na escola, no blog etc.);
Por fim, reserve um tempo para a
realização da revisão textual, em dupla ou coletivamente. Se houver
necessidade proponha a reescrita do texto para só então expor.
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EIXO:
Análise linguística e reflexão sobre a língua e seus usos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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* uso do H inicial;
* uso do R ou RR;
* uso do G ou GU;
* uso do C ou QU;
* uso do J formando sílabas com A, O
e U;
* uso do S no início das palavras
formando sílabas com A, O ou U;
* uso de O ou U no final de palavras
que terminem “com o som de U”;
* uso de E e I no final de palavra
que terminem com o som de “I”;
* uso de M, N e NH, ou para grafar
todas as formas de nasalização da nossa língua;
*
emprego de “r” e “l” depois de consoantes;
* emprego de “g” e “j” em palavras;
*
uso de sílabas terminadas em “u” e “l”;
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- Formar
palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas e contextuais) (OTM);
-
Usar adequadamente letras maiúsculas e minúsculas (DC);
- Classificar
palavras quanto à tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) (DC e
OTM);
-
Distinguir sílabas átonas e tônicas (DC);
- Acentuar
palavras de acordo com a necessidade da pontuação escrita (OTM);
-
Escrever controlando a segmentação de palavras em frases (DC);
-
Compreender a funcionalidade dos verbos empregando gradativamente a noção de
tempo e modos verbais, de acordo com a necessidade de produção escrita (DC);
-
Estabelecer relação de concordância verbal e nominal (DC);
-
Utilizar as normas ortográficas regulares morfológico-gramaticais presentes
nas flexões verbais: uso do U na terceira pessoa do singular do passado
(perfeito do indicativo) como, cantou; uso do ÃO na terceira pessoa do plural
do futuro do presente, por exemplo, cantarão; uso do M no final de todos os
tempos verbais, exceto no plural do futuro do presente; uso do SS em todas as
flexões do imperfeito do subjuntivo, como cantasse; uso do R nos verbos do
infinitivo (DC);
-
Compreender a funcionalidade das classes gramaticais de acordo com a
necessidade da produção escrita (DC);
-
Compreender a função do substantivo próprio e comum, concreto e abstrato,
primitivo e derivado partindo do processo de produção escrita (DC);
-
Compreender a relação substantivo x adjetivo partindo do processo da produção
escrita (DC);
-
Perceber a funcionalidade dos adjetivos nos textos e utilizar os pronomes
pessoais enquanto elementos de coesão textual (DC);
-
Utilizar as normas ortográficas regulares morfológico-gramaticais presentes em
substantivos e adjetivos (uso do ESA nos adjetivos que indicam lugar de
origem, por exemplo, "portuguesa"; substantivos derivados de
adjetivos terminados com o segmento sonoro/eza/ se escreve com EZA; uso do ÊS
nos adjetivos que indicam lugar de origem, por exemplo, chinês; uso do L no
final de coletivos como, canavial; uso do S em adjetivos terminados em OSO;
uso do C em substantivos terminados com sufixos ICE; uso do C ou Ç no final
dos substantivos derivados que terminam com sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA;) (DC);
-
Usar adequadamente os sinais de pontuação considerando sua funcionalidade, de
acordo com as necessidades da produção escrita e da leitura (DC e OTM);
-
Utilizar as normas ortográficas regulares diretas a partir das grafias P, B,
T, D, F, V (DC);
-
Empregar corretamente os dígrafos NH, LH, CH, RR, SS (DC);
-
Empregar o H inicial (DC);
-
Utilizar as normas ortográficas regulares contextuais (uso: R ou RR; G ou GU;
C ou QU; J formando sílabas com A, O, e U; S no início das palavras formando
sílabas com A, O ou U; O ou U no final das palavras que terminam com o som de
U; E e I no final de palavras que terminem com o som de I; M, N, NH ou ~ para
grafar todas as formas de nasalização da nossa língua) (DC);
-
Compreender algumas irregularidades ortográficas (escrita: som do,
"G" como em "girafa e "jiló"; som do "Z"
como em "zebu", "casa" e "exame"; som do
"X" como em "enxada" e "enchente";
"L" ou "LH" como em "Júlio" e "julho"
(DC);
- Empregar
r e l depois de consoantes (OTM);
- Empregar
palavras com s com som de z (OTM);
- Empregar
sílabas terminadas em u e l (OTM);
- Inferir
regras de regularidades ortográficas (OTM).
|
-
Organizar caça-palavras ou cruzadinhas com palavras retiradas do texto lido.
Chame atenção para os prefixos e sufixos na composição das palavras;
-
Pesquisar nos textos lidos palavras polissílabas,
trissílabas, dissílabas e monossílabas. Em seguida, explore os sons das
sílabas das palavras pesquisadas, distinguindo-as em sílabas átonas e
tônicas, depois classifique em oxítona, paroxítona ou proparoxítona;
Em
outro momento, pesquise em jornais e revistas outras palavras. Organize no
quadro uma tabela e peça que classifiquem como proparoxítona, paroxítona,
hiato, oxítona e ditongo aberto, para cada situação apresente exemplo de palavras.
Discuta com o grupo algumas regras de acentuação das palavras;
-
Escrever frases no quadro com hiper-segmentação e hipo-segmentação. Solicite
que marquem com um traço demarcando os espaços entre as palavras. Pesquisem
no dicionário a escrita correta das palavras e confronte com o modo que
escreveu;
-
Assistir com a turma um documentário ou reportagem, peça aos estudantes que
registrem diferentes eventos que aconteceu hoje de manhã, semana passada,
ontem e agora. Caso utilize texto escrito solicite que pintem os
acontecimentos. Depois explique os tempos verbais através da estrutura das
palavras;
Para trabalhar os adjetivos
sugerimos o poema “Borboletas” de Vinicius de Moraes, você poderá escrevê-lo
na lousa para que os estudantes copiem. Peça a eles que o leiam, primeiro
silenciosamente, para que conheçam o seu sentido global e, depois oralmente,
para perceberem a sonoridade e o ritmo das palavras. Incentive-os a ler
individualmente, em dupla ou em grupos maiores. O importante é que assimilem
a subjetividade e os aspectos estéticos da linguagem presentes no texto
poético. Em seguida, organize-os em grupo de 04 crianças e peça que discutam
e registrem no caderno o seguinte roteiro de leitura: Como o poeta descreve
as borboletas? No caderno, escreva as palavras que caracterizam as borboletas
do poema. Qual é a função destas palavras no poema? Que palavras sugerem
alegria? Sinceridade? Claridade? Que borboleta foi comparada à noite? Essas
palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino? Essas palavras podem
variar em número?
Depois reflita com a turma as
semelhanças e diferenças de uma borboleta para outra. O que as caracteriza, quais
as palavras informam o jeito de cada uma; que relação pode ser estabelecida
entre a cor e a borboleta descrita. É interessante discutir o aspecto
subjetivo da descrição neste texto poético e os efeitos de sentido provocado
pela escolha do léxico para a descrição na poesia;
- Iniciar a atividade seguinte,
retomando o conteúdo por meio das perguntas: que palavras foram usadas na
descrição das borboletas, no poema de Vinícius? Essas palavras são adjetivos?
Registre no quadro negro os adjetivos, relacionando-os aos substantivos a que
se referem. Solicite aos estudantes que pesquise em livros, na internet, etc.
sobre a classe das palavras denominada pela gramática de adjetivo. Peça-os
que registrem no caderno o significado desta palavra e sua função, usando
suas próprias palavras. Na sala de aula discuta com os estudantes as
possíveis respostas e apresente novos exemplos;
Essa atividade poderá ser utilizada com outros
dígrafos.
- Explicar que você vai ditar uma fábula de Esopo (sugerimos O Burro que Vestiu a Pele de um Leão) para ver como eles
escrevem algumas palavras. Ressalte que devem se esforçar ao máximo e grafar
da maneira que acham correto. Antes de iniciar, faça uma contextualização e
comente sobre o gênero, o autor e possível conteúdo, remetendo-se ao título.
Aproveite para ser um modelo de comportamento leitor. Faça o ditado e, a cada
vez que palavras nas quais as letras R e RR estiverem entre vogais, pergunte
as crianças de que forma ela deverá ser escrita;
- Organizar a turma em duplas e distribua um quadro (tabela) que contenha várias palavras em que R e RR apareçam em vários contextos (que correspondem aos diferentes "sons de R"). Distribua também algumas revistas e peça que as duplas procurem palavras que tenham R e RR e que possam ficar em cada coluna do quadro. Ajude-os caso tenham dúvidas na procura ou se você perceber que não entenderam as regularidades das palavras organizadas no quadro;
- Solicitar a elaboração de uma explicação a respeito de quando
deve-se usar R e RR. Peça que eles ditem para você escrever no quadro. A
questão do som e da localização da letra é fundamental que apareça nas
explicações. Estimule essa reflexão e debata com a turma. As regularidades
encontradas nas escritas devem ficar disponíveis na classe, afixada, por
exemplo, em um mural de registro de conhecimentos ortográficos. Deve ser consultada sempre
que se precisar. É importante que o professor mostre como utilizar o registro
para que a turma tire suas dúvidas.
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estou trabalhando com esse alfabetizar com sucesso estou com dificudade nas atividades. é o primeiro ano quw trabalho com ele. e mais estou com uma turma de 4º ano
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