Fluxo de Aula / Língua
Portuguesa
1º Ano / III Unidade
Gêneros
textuais sugeridos: Poemas, relato de experiências, lista temática, história em
quadrinhos, história, parlendas, trava línguas, etc.
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EIXO: PRODUÇÃO E
COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Gêneros: poema,
relato de experiências:
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-Ler em voz alta, versos de poemas conhecidos (M);
-Manifestar oralmente opinião a respeito dos poemas ouvidos,
justificando de qual gostou mais e por que razão (M);
-Elaborar oralmente poemas acrósticos, a partir de nomes próprios ou
comuns sugeridos pelos colegas e/ou professor (M);
-Declamar pequenos poemas (M);
-Descrever com clareza ambiente e pessoas (DC);
-Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com clareza e
coerência (DC);
-Expressar e compreender ideias veiculadas oralmente (OTM);
-Diálogo argumentativo sobre temas, alternando a escuta e a fala
(OTM);
-Elaborar perguntas para participação de pequenas exposições (OTM);
-Relatar pequenas notícias da comunidade (OTM);
-Argumentar sobre um fato de forma adequada e coerente (DC);
-Saber ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes (DC).
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-Sugerimos iniciar com o poema: A avó do menino, de Cecília Meirelles
(disponível em: http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/19/a-avo-do-menino-cecilia-meireles/
Leve para a sala o poema escrito em cartaz, faça a leitura do poema, depois
realize perguntas para levá-los a compreensão do texto. A seguir, chame a
atenção dos alunos para as características do gênero, como: rima, organização
em versos, quem o escreveu e qual o
assunto destacado. Peça para os estudantes descreverem a avó do poema e seus
próprios avós, ou alguém que representa esse papel em sua família, pergunte
se há semelhanças entre a personagem e seus avós, para isso considere as
características físicas e psicológicas. Deixe que os estudantes manifestem
sua opinião sobre o assunto tratado no poema;
-Indague
onde esse tipo de gênero pode ser encontrado e onde circula, destaque bem o
assunto tratado no poema e peça para que alguém conte sobre a presença dos
avós em sua família, se todos tem avós em casa ou mora em outro local que não
seja a sua casa, pergunte se alguém tem alguma história para contar a
respeito de seus avós e peça que conte para a turma da forma mais clara e
coerente possível (dessa forma você estará fazendo associação com o gênero
‘relato de experiências’, se achar necessário, ajude-os a fazê-lo);
-Em
outro momento selecione algumas parlendas, trava línguas e/ou poemas e leve-os para a sala de aula (você poderá diversificá-los utilizando
textos de vários autores, como: Cecília Meireles, Cora Coralina, Elias
José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Eva Furnari, Tatiana Belinky,
entre outros). Deixe os alunos à
vontade para escolher o texto que mais gosta. Convide alguns estudantes para
ler o texto em voz alta. Depois, informe a turma que todos deverão escolher
uma modalidade para a apresentação (dramatização, teatro de bonecos, mímicas
e declamação, etc). No momento da culminância, se possível grave ou
filme as apresentações. Na aula seguinte, apresente a gravação para a turma e
peça que façam uma autoavaliação quanto à entonação e expressão de voz, à
fluência, ao ritmo e à dicção, além de buscar estratégias para aperfeiçoar a
apresentação.
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EIXO: LEITURA E
COMPREENSÃO DE TEXTOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Gêneros: lista,
história em quadrinhos, poema:
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-Compreender textos lidos por outras
pessoas (DC);
-Conhecer e reconhecer
características referentes aos diferentes suportes textuais (DC);
-Localizar informações explícitas no texto (OTM);
-Deduzir o sentido de uma palavra ou expressão
com base no contexto (OTM);
-Identificar início, meio e fim de uma história
ouvida (OTM);
-Estabelecer relação de um fato do texto à vida
real (OTM);
-Identificar tema central dos textos (OTM);
-Reconhecer as características do gênero lista e
história em quadrinhos (OTM);
-Interpretar os recursos estilísticos, gráficos e
visuais das histórias em quadrinhos (OTM);
-Identificar letras e palavras conhecidas em poemas e acrósticos (M);
-Acompanhar, por meio de texto impresso, a declamação de diferentes
poemas feita por outra pessoa (M);
-Localizar e sublinhar rimas em poemas (M);
-Relacionar sentidos possíveis para um poema a imagens (M);
-Identificar e circular a aliteração -repetição de letras - em poemas
(M);
-Demonstrar domínio da estrutura do poema, ordenando em estrofes os
versos de poema já conhecido (M);
-Identificar semelhanças e/ou diferenças estruturais entre diferentes
poemas, quanto ao número de versos e de estrofes (M).
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-Escolher
uma história em quadrinhos para trabalhar com a turma (se possível,
associá-la ao tema do poema A avó do
menino, de Cecília Meirelles (disponível em: (http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/19/a-avo-do-menino-cecilia-meireles/)
e, em seguida:
-Sugerimos
que o(a) professor(a) distribua à turma o poema com alguns versos
incompletos. As palavras faltantes deverão estar abaixo do poema para serem
recortadas e coladas no verso. Sugerimos ainda que seja feita uma correção
coletiva da atividade; neste momento, você pode voltar a chamar a atenção da
turma para a presença de rimas no poema. Pontue que os poetas utilizam-se
desses recursos para fazer com que o poema fique bonito e sua leitura seja
agradável para as pessoas. Em seguida, você poderá convidar os estudantes a
lerem o poema coletivamente e em voz alta (é importante que você peça a eles
que fiquem atentos ao ritmo e à sonoridade); se necessário, faça primeiro uma
leitura individual para que as crianças tenham um “modelo” de como deverão
ler poemas, também podem combinar de ensaiar a leitura para ser feita,
coletivamente, a outro professor da escola, ao diretor ou a outra turma.
Obs. o
procedimento acima auxiliará os estudantes no desenvolvimento da capacidade
de fluência no ato de ler. Isso porque, para manter o ritmo da leitura e não
a interromper, é preciso ler a palavra um pouco antes de pronunciá-la.
Aproveite e volte a chamar a atenção de todos para a presença de rimas no
poema, pedindo que as identifiquem.
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EIXO: PRODUÇÃO DE
TEXTOS ESCRITOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Gênero: poema,
história, parlenda e trava línguas.
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-Produzir textos de diferentes gêneros (DC);
-Produzir em duplas textos, considerando as características e
finalidades do gênero - histórias, parlendas, trava línguas (OTM);
-Produzir textos, adequando-os aos interlocutores previstos (OTM);
-Acompanhar, por meio de texto impresso, a declamação de diferentes
poemas feita por outra pessoa (M);
-Relacionar sentidos possíveis para um poema à imagem (M);
-Localizar e sublinhar rimas em poemas (M);
-Identificar e circular a aliteração (repetição de letras) em poemas
(M);
-Demonstrar domínio da estrutura do poema, ordenando em estrofes os
versos de poema já conhecido (M);
-Compreender as características das tipologias/gêneros textuais (DC);
-Refletir sobre as condições de produção - finalidade, destinatário,
gênero (DC);
-Identificar semelhanças e/ou diferenças estruturais entre diferentes
poemas, quanto ao número de versos e de estrofes (M);
-Identificar letras e palavras conhecidas em poemas acrósticos (M);
-Produzir textos com coesão/coerência, usando os recursos da língua -
conectores, progressão temática e encadeamento das ideias - (DC);
-Atribuir um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos dos mesmos
(DC);
- Revisar os textos produzidos, a fim de adequá-los ao contexto de
produção (DC e OTM).
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-Escolher
um livro paradidático para trabalhar com a turma, se possível, associá-lo ao
tema do poema A avó do menino, de
Cecília Meirelles (disponível em: (http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/19/a-avo-do-menino-cecilia-meireles/)
ou a história em quadrinhos trabalhada anteriormente. Você poderá reutilizar os
procedimentos já adotados no trabalho com o gênero em tela.
Em
duplas, propor aos estudantes que reproduzam o poema A avó do menino, de Cecília Meirelles, em cartaz (ou de outro a
sua escolha). Essa reprodução poderá ser com desenhos, figuras ilustrativas
e/ou escrita; onde eles poderão destacar as palavras rimadas, desconhecidas,
repetidas, estrofes, ordenação das estrofes, finalidade e destinatário do
mesmo. Em seguida, os estudantes deverão apresentá-la para o grande grupo. O
professor poderá também propor a turma que mesclem as duplas (em trios ou
quartetos) para realizarem a reescrita do poema, sob os seguintes comandos:
Obs.
Não esquecer de fazer as intervenções necessárias para que hajam boas
produções, apresentações e exposições dos trabalhos.
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EIXO: ANÁLISE
LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E SEUS USOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-Compor e decompor palavras (OTM);
-Formar palavras a partir dos textos estudados
(regularidades diretas e contextuais) (OTM);
-Introduzir à formação de palavras com
irregularidades ortográficas a partir do uso frequente nas produções textuais
(OTM);
-Refletir sobre as regularidades ortográficas a
partir das letras: p, b, f, v, t, d (OTM);
-Trabalhar os tipos de letras: maiúsculas,
minúsculas, imprensa e cursiva (OTM);
-Utilizar o ponto final; distinção
dos sons iniciais, mediais e finais; complementações de palavras; segmentação de palavras (espaçamento entre as
palavras) (OTM);
-Estabelecer a
correlação entre o sentido e a intenção do texto e os sinais de pontuação
(DC).
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-Selecionar
uma história que tenha vários personagens de animais (flores, objetos, dentre
outros), se possível, retome o texto utilizado em aulas anteriores. Elabore,
previamente, a seguinte atividade: em uma folha desenhe a silhueta de uma
lista, numerando as linhas de acordo com o número de animais da história. Em
cima de cada linha e ao lado dos numerais (de ordem), desenhar quadradinhos
de acordo com a quantidade de letras dos nomes dos animais (depois mimeografar
ou xerocopiar o modelo). Proponha aos estudantes que liste o nome dos animais
que aparecem na história. Distribua cópia da atividade elaborada e o alfabeto
móvel para cada estudante. Dite, um a um, os nomes dos animais. Peça à turma
que forme as palavras com o alfabeto móvel. Depois, escreva o nome ditado na
folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um
quadrinho. Você professor, deverá estar atento a realização da atividade
fazendo as intervenções necessárias para que avancem. Ao concluir a
atividade, escrever as palavras no quadro – pouco a pouco, dando-lhes
oportunidade de refazer suas hipóteses – para que confrontem seus escritos.
Finalize fazendo uma leitura compartilhada da lista;
-Retomar
as produções feitas pelos estudantes e, com base nelas, refletir sobre as
regularidades ortográficas (observando as habilidades sugeridas) e intervindo
de acordo com as necessidades do grupo.
Fazer outras atividades para intensificar o trabalho acima (sugerimos:
jogo de palavras, produção de versos, troca-troca de poemas, desafios, etc.).
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Fluxo de Aula / Matemática
1º Ano / III Unidade
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EIXO: NÚMEROS E
OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Organização
do Sistema de Numeração Decimal (SND) e compreensão das suas características:
símbolos (0 a
9); função do zero; agrupamento (base 10); princípio aditivo e
multiplicativo.
·
Números
naturais: agrupamentos para contagem; leitura; escrita; comparação de
quantidades até 50.
·
Antecessor
e sucessor do número.
·
Operações:
identificação dos sinais de adição e igualdade.
·
Estruturas
aditivas: resolução de situações problema envolvendo as idéias da adição e
subtração.
|
- Compreender as características do SND (OTM);
- Contar e registrar objetos usando estratégias próprias e
técnicas operatórias convencionais (DC);
- Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 50 (M e OTM);
- Realizar contagens até 50 (M);
- Identificar o antecessor e sucessor de um número (OTM);
- Realizar contagens usando agrupamentos de 2 em 2 e de 5 em 5 (M);
- Identificar os sinais de adição e igualdade (M);
- Resolver adições usando estratégias próprias ou com uma
escrita matemática (M);
- Analisar e resolver situações problema, com ênfase em adição e
subtração, usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais (DC,M
e OTM);
- Explorar estimativas e cálculo mental (OTM);
- Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).
|
- Para se trabalhar com as características do SND, sugere-se
atividades que usem dois tipos de troca; atividades que utilizem um terceiro
tipo de troca; atividades que explorem o movimento inverso; atividades que
explorem os movimentos de troca e destroca; e, posteriormente, o registro dos
números com algarismos.
- Se possível use e manipule materiais concretos (ábaco,
Material Dourado e outros) com registro, atividade em dupla/trios e
socialização dos conhecimentos com sistematização do professor.
- Atividade com números nos folhetos de sena, quina, loto mania,
tabela numérica, calendário.
- Atividades que levem à compreensão no campo aditivo das ideias:
a)de juntar, separar e tirar; b)transformações de quantidades, com aumento ou
diminuição; c)comparação de duas quantidades. Lembrar que a apresentação de
problemas poderá ser a princípio oralmente, por escrito, por meio de figuras,
em forma de jogos, dentre outros.
- Ver exemplos de problemas do campo aditivo no caderno do
Aprender Mais–Matemática.
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EIXO: ÁLGEBRA E
FUNÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Identificar as regularidades em
sequência: numéricas, figuras e outras (M).
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Continuação da
unidade anterior com aprofundamento nos níveis de dificuldades.
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EIXO: GRANDEZAS E
MEDIDAS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Medir capacidade usando unidades não padronizadas (copos, colheres,
xícaras) (M);
- Comparar objetos segundo sua capacidade (M);
- Localizar acontecimentos no tempo: ao mesmo tempo, começo, fim; relacionar uma semana a 7 dias; localizar datas em um calendário;
nomear os dias da semana (M);
- Medir comprimentos, estabelecer relações entre as unidades metro,
centímetro e decímetro; unidade padronizada (OTM);
- Reconhecer as unidades usuais de medida como: metro, centímetro e
decímetro (DC);
- Resolver problemas que envolvam noções básicas de medidas (M);
- Utilizar
instrumentos de medidas convencionais e não convencionais para resolver
problemas (DC).
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- Utilizar a pesquisa de receitas culinárias com o objetivo de explorar
no texto as medidas não-padrão ali apresentadas;
- Criar diversas situações de medição básicas com os
instrumentos trazidos pelos estudantes (calendário, agenda, trena, fita
métrica, régua, copos, colheres, xícaras, dentre outros);
- Realizar atividades de comparações entre as
grandezas ou mesma grandeza como: quantas vezes o centímetro cabe no metro?
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EIXO: GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Reconhecer e localizar pessoas ou objetos no
espaço, com base em diferentes pontos de referência e indicações de posição
(DC e M);
- Comparar duas figuras geométricas (M);
- Identificar e nomear figuras o paralelepípedo (bloco
retangular) (M);
- Identificar o retângulo nas faces do
paralelepípedo (M);
- Identificar faces e vértices no cubo e no
paralelepípedo (M);
- Compor e decompor figuras (M);
- Modelar formas geométricas (M);
- Reconhecer as figuras planas e os sólidos
geométricos nos objetos criados pelo homem e nos elementos da natureza (DC),
sem uso obrigatório de nomenclatura (OTM);
- Reconhecer semelhanças e diferenças
entre sólidos geométricos (DC e OTM).
|
- Realizar atividades de modelagem e planificação de sólidos
geométricos usando caixas e embalagens de papelão; canudinho, barbante, massa
de modelar, palitos de fósforo, palito de picolé, dentre outros.
- Realizar atividades que destaquem as semelhanças
e diferenças dos sólidos geométricos com uso de material concreto, através da
exploração visual e tátil de formas geométricas entre objetos e espaço físico
e objetos artísticos, segundo alguns atributos tais como forma, espessura,
faces, vértices.
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EIXO: ESTATÍSTICA,
PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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Análise quantitativa de situações do
cotidiano e dos vários campos do conhecimento.
Construção de tabelas simples e de
tabelas de dupla entrada.
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- Ler e interpretar as informações de maneira
organizada, por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos (DC);
- Coletar e organizar informações visando a
construção de tabelas, gráficos e outras representações presentes no dia a
dia (DC e OTM);
- Construir, representar e
interpretar dados em um gráfico em barra vertical (M e OTM).
|
- Elaborar
várias situações de pesquisa entre os estudantes, por exemplo, o que eles
mais gostam: fruta/comida/brincadeira e organizar essas respostas numa tabela
e sua posterior representação através de gráficos (continuação da unidade
anterior com aprofundamento dos níveis de dificuldades).
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Fluxo de Aula / História
1º Ano / III Unidade
EIXO: HISTÓRIA
LOCAL E DO COTIDIANO (DC).
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-
Conhecer a história do local ou comunidade de residência (OTM);
-
Perceber as tradições do local ou comunidade de residência (OTM);
-
Identificar as pessoas que circulam no local ou comunidade de residência
(OTM);
-
Identificar fotografias, pinturas, gravuras como sendo fontes icnográficas,
representação de determinados acontecimentos históricos e processos
socioculturais (DC);
-
Compreender as diversas formas de demarcação do tempo histórico (DC);
-
Identificar algumas brincadeiras conhecidas das crianças da classe e da
localidade onde moram (M);
-
Conhecer algumas brincadeiras das crianças brasileiras de diferentes
localidades (M);
-
Identificar semelhanças e diferenças, entre brincadeiras das crianças da
classe, da localidade onde moram e de diferentes localidades brasileiras (M).
|
-
Convidar a turma a imaginar como era o bairro/comunidade onde moram, na época
passada: como acham que as pessoas viviam? Onde será que trabalhavam? Por que
será que decidiram se mudar para lá? Será que havia luz elétrica e água
encanada? Registre as respostas num cartaz que será retomado posteriormente;
-
Realizar um levantamento junto aos pais/avós/vizinhos, de como o
bairro/comunidade era na época deles ou de como foi constituído tal espaço;
-
Numa roda de conversa, confrontar as hipóteses levantadas no primeiro momento
com as respostas obtidas durante o levantamento (não esquecer de utilizar o
cartaz);
-
Sugerir também que selecionem junto à família ou vizinhos, imagens (fotos se
possível) e material escrito (ex. reportagens) sobre o bairro/comunidade. O
professor também poderá apresentar a turma, material semelhante;
-
Promover a apresentação, comentada, do material coletado;
-
Organizar os acontecimentos e relatos destacados em uma linha do tempo feita
na forma de cartazes. Ao redor das datas principais, fazer uma colagem de
imagens e legenda explicativa para cada data. Peça ainda que elaborem um
título para o cartaz, que pode ser apresentado pelos estudantes para pais,
colegas de outras turmas, dentre outros;
-
Conversar com os estudantes a respeito de como e quais são as brincadeiras de
que elas mais gostam. Deixar que todos se expressem contando quais as
“aventuras” que vivem nesta fase da vida e de que forma aproveitam a infância
(registre as respostas);
-
Ampliar a discussão verificando o que sabem sobre a forma de brincar de
crianças que moram em outras localidades (registre as respostas);
-
Num segundo momento, usar diferentes recursos para chamar a atenção da turma,
como por exemplo, levar imagens de crianças brincando em localidades
diferentes e materiais como bolas, cordas, etc. Formular perguntas – como num
jogo de advinha – para que os estudantes falem sobre o que veem, confirmando
ou refutando as hipóteses levantadas no momento anterior;
-
Propor aos estudantes que confeccionem um painel fazendo um paralelo entre as
brincadeiras comuns a eles e aquelas características de outras localidades (é
importante dar um título a ele).
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Fluxo de Aula / Geografia
1º Ano / III Unidade
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EIXO: LOCALIZAÇÃO E
ESPAÇO
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Noção de topologia.
·
Noção de lateralidade (esquerda e direita).
·
Ações do homem na natureza.
|
-
Localizar no espaço a posição do corpo e de outros objetos (M);
-
Reconhecer noções de posicionamento (M);
-
Identificar roteiros do percurso de casa para a escola, dentre outros
percursos conhecidos da criança (DC);
-
Reconhecer as semelhanças e diferenças nas ações dos grupos sociais como
transformadores da natureza (DC).
|
A
palavra topologia é oriunda da topografia que tem o objetivo de descrever
minuciosamente uma localidade. Diante disto, trabalhe com os estudantes as
noções topológicas (perto, longe, ao lado, frente, atrás). Vejamos uma
atividade que estimula a noção espaço nessa faixa etária. Proponha uma
brincadeira em que uma criança fica no centro. Peça a outra criança que fique
à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo
palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.
-
Expor objetos ao redor da sala para que a criança identifique o que está do
seu lado direito e do seu lado esquerdo.
-
Propor uma caminhada com as crianças pela escola. Logo após construir com
elas símbolos que representem cada uma das dependências ou mobiliários da
escola. Num segundo momento, peça para construir o caminho da sala de aula
até sua residência. Expor a atividade na sala para comparar o caminho perto e
longe com os estudantes. Pergunte quem fez o menor trecho do trajeto e o mais
longo.
-
Introduzir a proposta das mudanças ocorridas com uma atividade de observação
do próprio meio onde o estudante vive. Entregue um quadro contendo: paisagem
natural e outro com transformação realizada pelo homem. Discuta tais mudanças
na sala de aula.
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Chuva;
- Seca;
- Vento.
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-
Reconhecer os impactos causados pelos fenômenos da natureza (DC).
|
-
Trazer imagens sobre os impactos que a natureza faz no ambiente. Discuta os
motivos destes impactos no local em que a criança mora. Faça um texto
coletivo relacionado à temática.
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Fluxo de Aula / Ciências
1º Ano / III Unidade
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EIXO: VIDA E
AMBIENTE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Características dos
seres vivos.
·
Diferença entre
animais e vegetais.
·
Ciclo da vida de
seres humanos e animais.
·
Crescimento das
plantas.
·
Animais e plantas
dos ecossistemas brasileiros e mundiais, suas características e os meios para
preservá-los.
|
-
Descrever as características dos seres vivos (OTM);
-
Descrever seres vivos (animais e vegetais), que vivem em diferentes
ambientes, segundo suas características (DC);
- Identificar as diferentes fases da
vida dos animais (M);
- Identificar semelhanças entre o
ciclo de vida dos seres humanos e de outros animais (M);
- Identificar fases do ciclo da vida
em seres humanos (tendo como referência sua própria história e a de outras
pessoas) (M);
- Descrever, mesmo que oralmente, a
germinação e crescimento de uma planta a partir de uma semente (M);
- Identificar animais
características de nossas florestas (M).
|
-
Solicitar que os estudantes façam a descrição (oral) dos seres vivos,
destacando sua importância na manutenção desses seres no meio ambiente;
- Produzir uma lista temática das
características dos animais e dos vegetais;
*Além da
característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros
aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre
eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um
ciclo de vida e são capazes de se reproduzir. Os seres vivos necessitam de
alimento. Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, ao contrário do
que ocorre entre os seres vivos. É por meio dos alimentos que os seres vivos
adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a
reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para s
realização de todas as atividades executadas pelo organismo.
-
Apresentar fichas, onde aparecem diferentes fases da vida dos animais (gato,
cavalo, etc.), em seguida, peça para elas agruparem por animal as diferentes
fases;
- Conversar com as crianças sobre o
que os animais e os seres humanos têm de semelhante em relação ao ciclo de
vida;
- Solicitar que em grupo os
estudantes confeccionem cartazes onde possam ser identificadas as fases do
ciclo da vida em seres humanos (tendo como referência sua própria história e
a de outras pessoas).
*Os vegetais, assim como os animais,
são seres vivos. Eles nascem, crescem, alimentam-se, respiram, são capazes de
se reproduzir, dando origem a seres semelhantes a eles, e morrem. As sementes
são responsáveis pela reprodução dos vegetais. O nascimento da planta a
partir da semente chama-se germinação. Quando dizemos que a semente germinou.
Significa que a planta nasceu. Mas para germinar a semente precisa de algumas
condições para germinar: água, ar, luz solar e terra fértil. Além disso,
precisa estar em um ambiente com temperatura adequada à sua germinação.
-
Inserir a temática a partir de uma roda de conversa, em seguida apresente um
cartaz com a representação das etapas da germinação da semente da ervilha;
-
Propor a experimentação da germinação do grão de feijão;
-
Formar duplas, entregar uma folha de papel com 05 diagramas e, em seguida,
solicitar que as duplas desenhem sementes que elas conhecem;
-
Solicitar que as crianças pintem a representação da germinação da semente do
feijão.
-
Apresentar imagens de animais e plantas dos ecossistemas brasileiros e
mundiais. Classifique-os em uma tabela e promova um debate sobre a
importância de preservação da nossa fauna e flora.
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EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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|
-
Conhecer o próprio corpo e cuidar dele (M);
- Identificar as partes do corpo
humano e os principais órgãos e suas funções (OTM);
-
Compreender a importância de hábitos de higiene pessoal e limpeza... (DC).
|
-
Realizar o seguinte questionamento as crianças: quais são os nomes das partes
do corpo humano que você conhece. Procure ouvir o que elas têm a dizer sobre
o que já conhecem, socializando as respostas entre todos. Não esqueça de
ressaltar que as pessoas apresentam semelhanças e diferenças na aparência,
mas as partes do corpo humano são comuns a todas elas;
- Apresentar a imagem de um(a)
boneco(a), em seguida, peça que as crianças identifiquem as partes do corpo
humano. Também é bastante interessante que elas identifiquem as partes do
corpo humano, partindo do reconhecimento do próprio corpo.
*Parlendas são versinhos com temática
infantil recitados em brincadeiras de crianças. Possuem rima fácil e, por
isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos
para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão.
Existem parlendas bem antigas criadas há décadas. Elas fazem parte do
folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural de
nosso povo.
Leia
com as crianças as parlendas, identificando as que se referem às partes do
corpo humano. Em seguida, proponha que elas recitem a parlenda (a seguir) em
forma de jogo. Se possível, leve os estudantes ao pátio da escola para
brincarem de bola, recitando os versos da parlenda. Ela pode ser recitada por
meio de um jogo de bola. Para cada verso enunciado oralmente, as crianças
deverão bater a bola na parede, de modo que ela retorne às suas mãos. O
desafio será executar todos os comandos dos versos. Essa atividade pode ser
realizada em grupo ou individualmente.
*A autonomia da criança é conseguida
aos poucos. Sua dependência dos adultos (responsáveis por elas) reduz-se na
medida em que cresce. Um dos maiores cuidados do professor deve ser com a
saúde dos estudantes. As crianças precisam de auxílio para escolher uma
alimentação adequada, para fazer suas refeições, para realizar a higiene
pessoal e para cuidar da saúde, como imunização contra doenças infecciosas.
Não se pode esquecer de que receber afeto é também um fator de promoção do
desenvolvimento saudável.
*Ter cuidados de higiene significa
deixar ambientes limpos; não acumular lixo; ter cuidados pessoais, como tomar
banho, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro; usar roupas
limpas; cortar as unhas; escovar os dentes; lavar bem os alimentos para
comê-los, principalmente aqueles que se comem crus etc.
-
Apresentar várias imagens, dentre elas, algumas que representam hábitos de
higiene. Solicite que as crianças façam a leitura das imagens. Peça que elas
listem as que representam hábitos de higiene;
-
Perguntar as crianças se elas já ouviram a fala do Cascão (personagem da
turma da Mônica que tem como principal característica não gostar de tomar
banho), em seguida apresente uma tirinha sobre o Cascão (www.monica.com.br), explore (oralmente
e/ou por escrito) os aspectos relacionados aos hábitos de higiene;
-
Propor a elaboração de um cartaz com recortes de revistas sobre os hábitos de
higiene praticados no ambiente familiar;
-
Levar para sala de aula o poema “Hora do banho”, de Claudio Theba (Amigos do
peito. Belo Horizonte. Formato editorial, 1996). Faça a leitura e, em
seguida, realize o trabalho de compreensão do texto. Proponha que ilustrem o
poema.
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EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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Relacionar diferentes recursos naturais necessários para a vida cotidiana...
(DC);
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Citar oralmente e/ou por escrito os diversos tipos de cultivo de matéria
prima produzida e os principais cuidados na preservação de acidentes (OTM);
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Citar oralmente e/ou por escrito os principais cuidados na preservação de
acidentes (OTM).
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Promover uma roda de conversa, tendo como foco os diversos tipos de cultivo e
sua utilização para a vida dos seres vivos. Após a conversa, apresente um
cartaz onde consta, de um lado, os tipos de cultivo e do outro a matéria
prima (lista temática). Em seguida, solicitar que os estudantes façam a
correspondência. Apresentar imagens de acidentes ambientais e através do diálogo
relacionar com as medidas preventivas para evitar acidentes. Solicitar também
que os estudantes produzam uma tirinha sobre a prevenção de acidentes;
- Apresentar cenas de crianças
realizando atividades (jogando bola próximo a automóveis, com barbeador, com
faca) que podem causar acidentes. Explore as imagens, em seguida, questione:
se elas já sofreram acidentes? Como? Como poderia ter evitado o acidente?
- Solicitar que elas pesquisem
figuras de objetos que favorecem a ocorrência de acidentes.
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