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segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fluxo do 1º ano, III unidade


Fluxo de Aula / Língua Portuguesa      
1º Ano / III Unidade

 
Gêneros textuais sugeridos: Poemas, relato de experiências, lista temática, história em quadrinhos, história, parlendas, trava línguas, etc.

EIXO: PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Gêneros: poema, relato de experiências:

  • Estratégias argumentativas da fala.
  • Descrição de ambientes e pessoas.
  • Escuta de leituras.
-Ler em voz alta, versos de poemas conhecidos (M);
-Manifestar oralmente opinião a respeito dos poemas ouvidos, justificando de qual gostou mais e por que razão (M);
-Elaborar oralmente poemas acrósticos, a partir de nomes próprios ou comuns sugeridos pelos colegas e/ou professor (M);
-Declamar pequenos poemas (M);
-Descrever com clareza ambiente e pessoas (DC);
-Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com clareza e coerência (DC);
-Expressar e compreender ideias veiculadas oralmente (OTM);
-Diálogo argumentativo sobre temas, alternando a escuta e a fala (OTM);
-Elaborar perguntas para participação de pequenas exposições (OTM);
-Relatar pequenas notícias da comunidade (OTM);
-Argumentar sobre um fato de forma adequada e coerente (DC);
-Saber ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes (DC).
-Sugerimos iniciar com o poema: A avó do menino, de Cecília Meirelles (disponível em: http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/19/a-avo-do-menino-cecilia-meireles/ Leve para a sala o poema escrito em cartaz, faça a leitura do poema, depois realize perguntas para levá-los a compreensão do texto. A seguir, chame a atenção dos alunos para as características do gênero, como: rima, organização em versos, quem o escreveu e qual o assunto destacado. Peça para os estudantes descreverem a avó do poema e seus próprios avós, ou alguém que representa esse papel em sua família, pergunte se há semelhanças entre a personagem e seus avós, para isso considere as características físicas e psicológicas. Deixe que os estudantes manifestem sua opinião sobre o assunto tratado no poema;
-Indague onde esse tipo de gênero pode ser encontrado e onde circula, destaque bem o assunto tratado no poema e peça para que alguém conte sobre a presença dos avós em sua família, se todos tem avós em casa ou mora em outro local que não seja a sua casa, pergunte se alguém tem alguma história para contar a respeito de seus avós e peça que conte para a turma da forma mais clara e coerente possível (dessa forma você estará fazendo associação com o gênero ‘relato de experiências’, se achar necessário, ajude-os a fazê-lo);
-Em outro momento selecione algumas parlendas, trava línguas e/ou poemas e leve-os para a sala de aula (você poderá diversificá-los utilizando textos de vários autores, como: Cecília Meireles, Cora Coralina, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Eva Furnari, Tatiana Belinky, entre outros). Deixe os alunos à vontade para escolher o texto que mais gosta. Convide alguns estudantes para ler o texto em voz alta. Depois, informe a turma que todos deverão escolher uma modalidade para a apresentação (dramatização, teatro de bonecos, mímicas e declamação, etc). No momento da culminância, se possível grave ou filme as apresentações. Na aula seguinte, apresente a gravação para a turma e peça que façam uma autoavaliação quanto à entonação e expressão de voz, à fluência, ao ritmo e à dicção, além de buscar estratégias para aperfeiçoar a apresentação.

EIXO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Gêneros: lista, história em quadrinhos, poema:

  • Estudo dos suportes e das características dos gêneros textuais.
  • Estratégias de leitura.
  • Aspectos da textualidade.










-Compreender textos lidos por outras pessoas (DC);
-Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes suportes textuais (DC);
-Localizar informações explícitas no texto (OTM);
-Deduzir o sentido de uma palavra ou expressão com base no contexto (OTM);
-Identificar início, meio e fim de uma história ouvida (OTM);
-Estabelecer relação de um fato do texto à vida real (OTM);
-Identificar tema central dos textos (OTM);
-Reconhecer as características do gênero lista e história em quadrinhos (OTM);
-Interpretar os recursos estilísticos, gráficos e visuais das histórias em quadrinhos (OTM);
-Identificar letras e palavras conhecidas em poemas e acrósticos (M);
-Acompanhar, por meio de texto impresso, a declamação de diferentes poemas feita por outra pessoa (M);
-Localizar e sublinhar rimas em poemas (M);
-Relacionar sentidos possíveis para um poema a imagens (M);
-Identificar e circular a aliteração -repetição de letras - em poemas (M);
-Demonstrar domínio da estrutura do poema, ordenando em estrofes os versos de poema já conhecido (M);
-Identificar semelhanças e/ou diferenças estruturais entre diferentes poemas, quanto ao número de versos e de estrofes (M).



-Escolher uma história em quadrinhos para trabalhar com a turma (se possível, associá-la ao tema do poema A avó do menino, de Cecília Meirelles (disponível em: (http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/19/a-avo-do-menino-cecilia-meireles/) e, em seguida:
  • Mostrar que a história foi contada através de um dos meios existentes de circulação da escrita, que é a história em quadrinhos;
  • Aproveitar o momento para falar da estrutura de uma história em quadrinhos. Questionar quem já conhece, quem já leu uma, o que eles perceberam de diferente entre uma história contada em quadrinhos e uma contada em forma de texto, etc. Fazer uma sondagem e ao mesmo tempo ensinar para aqueles que ainda não conhecem a estrutura do gênero;
  • Pedir aos estudantes que digam, depois de feita a leitura da história, se eles conseguiram compreender a história só pelo que leram ou se as imagens também ajudaram na compreensão da história. São os personagens que estão contando a história ou existe outra pessoa que conta? dentre outras. Faça perguntas que possam identificar se os estudantes realmente entenderam a história e quais os recursos utilizados por elas para compreenderem a história;
  • Pedir que imaginem e escrevam possíveis falas das personagens de acordo com o que eles acham que cada um está dizendo em cada quadrinho. Neste momento é importante que os estudantes já tenham a compreensão da estrutura de uma história em quadrinhos como, por exemplo, que a fala de cada um vem representada por balões e que cada tipo de balão representa o modo como os personagens estão se expressando (falando, gritando, pensando, etc.);
  • Após a atividade acima, utilizar o texto produzido para verificar como a turma está escrevendo; aproveitar também para planejar outras atividades que visem sanar as dificuldades no domínio das regularidades ortográficas.

-Sugerimos que o(a) professor(a) distribua à turma o poema com alguns versos incompletos. As palavras faltantes deverão estar abaixo do poema para serem recortadas e coladas no verso. Sugerimos ainda que seja feita uma correção coletiva da atividade; neste momento, você pode voltar a chamar a atenção da turma para a presença de rimas no poema. Pontue que os poetas utilizam-se desses recursos para fazer com que o poema fique bonito e sua leitura seja agradável para as pessoas. Em seguida, você poderá convidar os estudantes a lerem o poema coletivamente e em voz alta (é importante que você peça a eles que fiquem atentos ao ritmo e à sonoridade); se necessário, faça primeiro uma leitura individual para que as crianças tenham um “modelo” de como deverão ler poemas, também podem combinar de ensaiar a leitura para ser feita, coletivamente, a outro professor da escola, ao diretor ou a outra turma.

Obs. o procedimento acima auxiliará os estudantes no desenvolvimento da capacidade de fluência no ato de ler. Isso porque, para manter o ritmo da leitura e não a interromper, é preciso ler a palavra um pouco antes de pronunciá-la. Aproveite e volte a chamar a atenção de todos para a presença de rimas no poema, pedindo que as identifiquem.

EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Gênero: poema, história, parlenda e trava línguas.




-Produzir textos de diferentes gêneros (DC);
-Produzir em duplas textos, considerando as características e finalidades do gênero - histórias, parlendas, trava línguas (OTM);
-Produzir textos, adequando-os aos interlocutores previstos (OTM);
-Acompanhar, por meio de texto impresso, a declamação de diferentes poemas feita por outra pessoa (M);
-Relacionar sentidos possíveis para um poema à imagem (M);
-Localizar e sublinhar rimas em poemas (M);
-Identificar e circular a aliteração (repetição de letras) em poemas (M);
-Demonstrar domínio da estrutura do poema, ordenando em estrofes os versos de poema já conhecido (M);
-Compreender as características das tipologias/gêneros textuais (DC);
-Refletir sobre as condições de produção - finalidade, destinatário, gênero (DC);
-Identificar semelhanças e/ou diferenças estruturais entre diferentes poemas, quanto ao número de versos e de estrofes (M);
-Identificar letras e palavras conhecidas em poemas acrósticos (M);
-Produzir textos com coesão/coerência, usando os recursos da língua - conectores, progressão temática e encadeamento das ideias - (DC);
-Atribuir um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos dos mesmos (DC);
- Revisar os textos produzidos, a fim de adequá-los ao contexto de produção (DC e OTM).

-Escolher um livro paradidático para trabalhar com a turma, se possível, associá-lo ao tema do poema A avó do menino, de Cecília Meirelles (disponível em: (http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/19/a-avo-do-menino-cecilia-meireles/) ou a história em quadrinhos trabalhada anteriormente. Você poderá reutilizar os procedimentos já adotados no trabalho com o gênero em tela.
Em duplas, propor aos estudantes que reproduzam o poema A avó do menino, de Cecília Meirelles, em cartaz (ou de outro a sua escolha). Essa reprodução poderá ser com desenhos, figuras ilustrativas e/ou escrita; onde eles poderão destacar as palavras rimadas, desconhecidas, repetidas, estrofes, ordenação das estrofes, finalidade e destinatário do mesmo. Em seguida, os estudantes deverão apresentá-la para o grande grupo. O professor poderá também propor a turma que mesclem as duplas (em trios ou quartetos) para realizarem a reescrita do poema, sob os seguintes comandos:
  • Produzir um poema de autoria deles, de acordo com as estruturas já estudadas, observando todas as características: número de versos, rimas, estrofes, etc;
  • Confeccionar um cartaz elegendo um escriba do próprio grupo;
  • Apresentar para o grande grupo as produções realizadas.

Obs. Não esquecer de fazer as intervenções necessárias para que hajam boas produções, apresentações e exposições dos trabalhos.

EIXO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E SEUS USOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Regularidades ortográficas e consciência fonológica;

  • Composição e decomposição de palavras;

  • Pontuação;

  • Sons iniciais, mediais e finais;

  • Segmentação e formação de palavras;

  • Tipos de letras: maiúsculas/ minúsculas, cursiva/imprensa.




-Compor e decompor palavras (OTM);
-Formar palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas e contextuais) (OTM);
-Introduzir à formação de palavras com irregularidades ortográficas a partir do uso frequente nas produções textuais (OTM);
-Refletir sobre as regularidades ortográficas a partir das letras: p, b, f, v, t, d (OTM);
-Trabalhar os tipos de letras: maiúsculas, minúsculas, imprensa e cursiva (OTM);
-Utilizar o ponto final; distinção dos sons iniciais, mediais e finais; complementações de palavras; segmentação de palavras (espaçamento entre as palavras) (OTM);
-Estabelecer a correlação entre o sentido e a intenção do texto e os sinais de pontuação (DC).
-Selecionar uma história que tenha vários personagens de animais (flores, objetos, dentre outros), se possível, retome o texto utilizado em aulas anteriores. Elabore, previamente, a seguinte atividade: em uma folha desenhe a silhueta de uma lista, numerando as linhas de acordo com o número de animais da história. Em cima de cada linha e ao lado dos numerais (de ordem), desenhar quadradinhos de acordo com a quantidade de letras dos nomes dos animais (depois mimeografar ou xerocopiar o modelo). Proponha aos estudantes que liste o nome dos animais que aparecem na história. Distribua cópia da atividade elaborada e o alfabeto móvel para cada estudante. Dite, um a um, os nomes dos animais. Peça à turma que forme as palavras com o alfabeto móvel. Depois, escreva o nome ditado na folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um quadrinho. Você professor, deverá estar atento a realização da atividade fazendo as intervenções necessárias para que avancem. Ao concluir a atividade, escrever as palavras no quadro – pouco a pouco, dando-lhes oportunidade de refazer suas hipóteses – para que confrontem seus escritos. Finalize fazendo uma leitura compartilhada da lista;
-Retomar as produções feitas pelos estudantes e, com base nelas, refletir sobre as regularidades ortográficas (observando as habilidades sugeridas) e intervindo de acordo com as necessidades do grupo.  Fazer outras atividades para intensificar o trabalho acima (sugerimos: jogo de palavras, produção de versos, troca-troca de poemas, desafios, etc.).





Fluxo de Aula / Matemática       
1º Ano / III Unidade

 

EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Organização do Sistema de Numeração Decimal (SND) e compreensão das suas características: símbolos (0 a 9); função do zero; agrupamento (base 10); princípio aditivo e multiplicativo.

·         Números naturais: agrupamentos para contagem; leitura; escrita; comparação de quantidades até 50.
·         Antecessor e sucessor do número.


·         Operações: identificação dos sinais de adição e igualdade.
·         Estruturas aditivas: resolução de situações problema envolvendo as idéias da adição e subtração.
  • Estimativa e cálculo mental.




- Compreender as características do SND (OTM);
- Contar e registrar objetos usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais (DC);
- Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 50 (M e OTM);

- Realizar contagens até 50 (M);
- Identificar o antecessor e sucessor de um número (OTM);
- Realizar contagens usando agrupamentos de 2 em 2 e de 5 em 5 (M);

- Identificar os sinais de adição e igualdade (M);
- Resolver adições usando estratégias próprias ou com uma escrita matemática (M);
- Analisar e resolver situações problema, com ênfase em adição e subtração, usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais (DC,M e OTM);
- Explorar estimativas e cálculo mental (OTM);
- Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).
- Para se trabalhar com as características do SND, sugere-se atividades que usem dois tipos de troca; atividades que utilizem um terceiro tipo de troca; atividades que explorem o movimento inverso; atividades que explorem os movimentos de troca e destroca; e, posteriormente, o registro dos números com algarismos.
- Se possível use e manipule materiais concretos (ábaco, Material Dourado e outros) com registro, atividade em dupla/trios e socialização dos conhecimentos com sistematização do professor.
- Atividade com números nos folhetos de sena, quina, loto mania, tabela numérica, calendário.
- Atividades que levem à compreensão no campo aditivo das ideias: a)de juntar, separar e tirar; b)transformações de quantidades, com aumento ou diminuição; c)comparação de duas quantidades. Lembrar que a apresentação de problemas poderá ser a princípio oralmente, por escrito, por meio de figuras, em forma de jogos, dentre outros.
- Ver exemplos de problemas do campo aditivo no caderno do Aprender Mais–Matemática.
EIXO: ÁLGEBRA E FUNÇÕES
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Identificação de regularidades em sequência: numéricas, figuras e outras.
- Identificar as regularidades em sequência: numéricas, figuras e outras (M).
Continuação da unidade anterior com aprofundamento nos níveis de dificuldades.
EIXO: GRANDEZAS E MEDIDAS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Medida de capacidade com unidades não padronizadas (copos, colheres e xícaras).



  • Medida de tempo: localização de acontecimentos no tempo; localização de datas no calendário; identificação da semana como um período de 7 dias.
  • Medidas de comprimento padronizadas, o sistema métrico decimal e instrumentos de comprimentos.

  • Resolver problemas que envolvam noções básicas de medidas.
- Medir capacidade usando unidades não padronizadas (copos, colheres, xícaras) (M);
- Comparar objetos segundo sua capacidade (M);

- Localizar acontecimentos no tempo: ao mesmo tempo, começo, fim; relacionar uma semana a 7 dias; localizar datas em um calendário; nomear os dias da semana (M);

- Medir comprimentos, estabelecer relações entre as unidades metro, centímetro e decímetro; unidade padronizada (OTM);

- Reconhecer as unidades usuais de medida como: metro, centímetro e decímetro (DC);
- Resolver problemas que envolvam noções básicas de medidas (M);
- Utilizar instrumentos de medidas convencionais e não convencionais para resolver problemas (DC).
- Utilizar a pesquisa de receitas culinárias com o objetivo de explorar no texto as medidas não-padrão ali apresentadas;
- Criar diversas situações de medição básicas com os instrumentos trazidos pelos estudantes (calendário, agenda, trena, fita métrica, régua, copos, colheres, xícaras, dentre outros);
- Realizar atividades de comparações entre as grandezas ou mesma grandeza como: quantas vezes o centímetro cabe no metro?
EIXO: GEOMETRIA
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Localização espacial: em frente e atrás.



  • Figuras planas: comparação de figuras planas.
  • Figuras não planas: identificação do paralelepípedo (bloco retangular; faces do paralelepípedo; identificação de vértices no cubo e no paralelepípedo).

  • Sólidos geométricos.
  • Estabelecimento de comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos - sem uso obrigatório de nomenclatura.

  • Percepção de semelhanças e diferenças entre: cubos e quadrados; paralelepípedos e retângulos; esferas e círculos.

- Reconhecer e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e indicações de posição (DC e M);

- Comparar duas figuras geométricas (M);
- Identificar e nomear figuras o paralelepípedo (bloco retangular) (M);
- Identificar o retângulo nas faces do paralelepípedo (M);
- Identificar faces e vértices no cubo e no paralelepípedo (M);


- Compor e decompor figuras (M);
- Modelar formas geométricas (M);
- Reconhecer as figuras planas e os sólidos geométricos nos objetos criados pelo homem e nos elementos da natureza (DC), sem uso obrigatório de nomenclatura (OTM);



- Reconhecer semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos (DC e OTM).
- Realizar atividades de modelagem e planificação de sólidos geométricos usando caixas e embalagens de papelão; canudinho, barbante, massa de modelar, palitos de fósforo, palito de picolé, dentre outros.
- Realizar atividades que destaquem as semelhanças e diferenças dos sólidos geométricos com uso de material concreto, através da exploração visual e tátil de formas geométricas entre objetos e espaço físico e objetos artísticos, segundo alguns atributos tais como forma, espessura, faces, vértices.
EIXO: ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Coleta e organização de dados;
Análise quantitativa de situações do cotidiano e dos vários campos do conhecimento.

  • Interpretação, observação e representações de informações;
Construção de tabelas simples e de tabelas de dupla entrada.

  • Construção de gráficos em barras verticais no papel quadriculado.
- Ler e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos (DC);

- Coletar e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e outras representações presentes no dia a dia (DC e OTM);

- Construir, representar e interpretar dados em um gráfico em barra vertical (M e OTM).
- Elaborar várias situações de pesquisa entre os estudantes, por exemplo, o que eles mais gostam: fruta/comida/brincadeira e organizar essas respostas numa tabela e sua posterior representação através de gráficos (continuação da unidade anterior com aprofundamento dos níveis de dificuldades).

Fluxo de Aula / História       
1º Ano / III Unidade



 
EIXO: HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO (DC).
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • A criança e a história do seu bairro/comunidade.













  • A brincadeira.






- Conhecer a história do local ou comunidade de residência (OTM);
- Perceber as tradições do local ou comunidade de residência (OTM);
- Identificar as pessoas que circulam no local ou comunidade de residência (OTM);
- Identificar fotografias, pinturas, gravuras como sendo fontes icnográficas, representação de determinados acontecimentos históricos e processos socioculturais (DC);
- Compreender as diversas formas de demarcação do tempo histórico (DC);

- Identificar algumas brincadeiras conhecidas das crianças da classe e da localidade onde moram (M);
- Conhecer algumas brincadeiras das crianças brasileiras de diferentes localidades (M);
- Identificar semelhanças e diferenças, entre brincadeiras das crianças da classe, da localidade onde moram e de diferentes localidades brasileiras (M).

- Convidar a turma a imaginar como era o bairro/comunidade onde moram, na época passada: como acham que as pessoas viviam? Onde será que trabalhavam? Por que será que decidiram se mudar para lá? Será que havia luz elétrica e água encanada? Registre as respostas num cartaz que será retomado posteriormente;
- Realizar um levantamento junto aos pais/avós/vizinhos, de como o bairro/comunidade era na época deles ou de como foi constituído tal espaço;
- Numa roda de conversa, confrontar as hipóteses levantadas no primeiro momento com as respostas obtidas durante o levantamento (não esquecer de utilizar o cartaz);
- Sugerir também que selecionem junto à família ou vizinhos, imagens (fotos se possível) e material escrito (ex. reportagens) sobre o bairro/comunidade. O professor também poderá apresentar a turma, material semelhante;
- Promover a apresentação, comentada, do material coletado;
- Organizar os acontecimentos e relatos destacados em uma linha do tempo feita na forma de cartazes. Ao redor das datas principais, fazer uma colagem de imagens e legenda explicativa para cada data. Peça ainda que elaborem um título para o cartaz, que pode ser apresentado pelos estudantes para pais, colegas de outras turmas, dentre outros;
- Conversar com os estudantes a respeito de como e quais são as brincadeiras de que elas mais gostam. Deixar que todos se expressem contando quais as “aventuras” que vivem nesta fase da vida e de que forma aproveitam a infância (registre as respostas);
- Ampliar a discussão verificando o que sabem sobre a forma de brincar de crianças que moram em outras localidades (registre as respostas);
- Num segundo momento, usar diferentes recursos para chamar a atenção da turma, como por exemplo, levar imagens de crianças brincando em localidades diferentes e materiais como bolas, cordas, etc. Formular perguntas – como num jogo de advinha – para que os estudantes falem sobre o que veem, confirmando ou refutando as hipóteses levantadas no momento anterior;
- Propor aos estudantes que confeccionem um painel fazendo um paralelo entre as brincadeiras comuns a eles e aquelas características de outras localidades (é importante dar um título a ele).

Fluxo de Aula / Geografia       
1º Ano / III Unidade



EIXO: LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Noção de topologia.
·         Noção de lateralidade (esquerda e direita).



·         Ações do homem na natureza.






- Localizar no espaço a posição do corpo e de outros objetos (M);

- Reconhecer noções de posicionamento (M);

- Identificar roteiros do percurso de casa para a escola, dentre outros percursos conhecidos da criança (DC);

- Reconhecer as semelhanças e diferenças nas ações dos grupos sociais como transformadores da natureza (DC).
A palavra topologia é oriunda da topografia que tem o objetivo de descrever minuciosamente uma localidade. Diante disto, trabalhe com os estudantes as noções topológicas (perto, longe, ao lado, frente, atrás). Vejamos uma atividade que estimula a noção espaço nessa faixa etária. Proponha uma brincadeira em que uma criança fica no centro. Peça a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.
- Expor objetos ao redor da sala para que a criança identifique o que está do seu lado direito e do seu lado esquerdo.
- Propor uma caminhada com as crianças pela escola. Logo após construir com elas símbolos que representem cada uma das dependências ou mobiliários da escola. Num segundo momento, peça para construir o caminho da sala de aula até sua residência. Expor a atividade na sala para comparar o caminho perto e longe com os estudantes. Pergunte quem fez o menor trecho do trajeto e o mais longo.
- Introduzir a proposta das mudanças ocorridas com uma atividade de observação do próprio meio onde o estudante vive. Entregue um quadro contendo: paisagem natural e outro com transformação realizada pelo homem. Discuta tais mudanças na sala de aula.
EIXO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Fenômenos da natureza:
- Chuva;
- Seca;
- Vento.


- Reconhecer os impactos causados pelos fenômenos da natureza (DC).
- Trazer imagens sobre os impactos que a natureza faz no ambiente. Discuta os motivos destes impactos no local em que a criança mora. Faça um texto coletivo relacionado à temática.


Fluxo de Aula / Ciências              
1º Ano / III Unidade

 
1º Ano / III Unidade
 
Fluxo de Aula / Ciências
 
Gêneros textuais sugeridos: Lista temática, tirinha, cartaz, parlendas.

EIXO: VIDA E AMBIENTE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Características dos seres vivos.


·         Diferença entre animais e vegetais.






·         Ciclo da vida de seres humanos e animais.






·         Crescimento das plantas.


·         Animais e plantas dos ecossistemas brasileiros e mundiais, suas características e os meios para preservá-los.
- Descrever as características dos seres vivos (OTM);

- Descrever seres vivos (animais e vegetais), que vivem em diferentes ambientes, segundo suas características (DC);
- Identificar as diferentes fases da vida dos animais (M);

- Identificar semelhanças entre o ciclo de vida dos seres humanos e de outros animais (M);
- Identificar fases do ciclo da vida em seres humanos (tendo como referência sua própria história e a de outras pessoas) (M);

- Descrever, mesmo que oralmente, a germinação e crescimento de uma planta a partir de uma semente (M);

- Identificar animais características de nossas florestas (M).




- Solicitar que os estudantes façam a descrição (oral) dos seres vivos, destacando sua importância na manutenção desses seres no meio ambiente;
- Produzir uma lista temática das características dos animais e dos vegetais;

*Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir. Os seres vivos necessitam de alimento. Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, ao contrário do que ocorre entre os seres vivos. É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para s realização de todas as atividades executadas pelo organismo.
- Apresentar fichas, onde aparecem diferentes fases da vida dos animais (gato, cavalo, etc.), em seguida, peça para elas agruparem por animal as diferentes fases;
- Conversar com as crianças sobre o que os animais e os seres humanos têm de semelhante em relação ao ciclo de vida;
- Solicitar que em grupo os estudantes confeccionem cartazes onde possam ser identificadas as fases do ciclo da vida em seres humanos (tendo como referência sua própria história e a de outras pessoas).

*Os vegetais, assim como os animais, são seres vivos. Eles nascem, crescem, alimentam-se, respiram, são capazes de se reproduzir, dando origem a seres semelhantes a eles, e morrem. As sementes são responsáveis pela reprodução dos vegetais. O nascimento da planta a partir da semente chama-se germinação. Quando dizemos que a semente germinou. Significa que a planta nasceu. Mas para germinar a semente precisa de algumas condições para germinar: água, ar, luz solar e terra fértil. Além disso, precisa estar em um ambiente com temperatura adequada à sua germinação.
- Inserir a temática a partir de uma roda de conversa, em seguida apresente um cartaz com a representação das etapas da germinação da semente da ervilha;
- Propor a experimentação da germinação do grão de feijão;
- Formar duplas, entregar uma folha de papel com 05 diagramas e, em seguida, solicitar que as duplas desenhem sementes que elas conhecem;

- Solicitar que as crianças pintem a representação da germinação da semente do feijão.

- Apresentar imagens de animais e plantas dos ecossistemas brasileiros e mundiais. Classifique-os em uma tabela e promova um debate sobre a importância de preservação da nossa fauna e flora.
EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Partes do corpo humano e os principais órgãos e suas funções.



  • Hábitos de higiene praticados no ambiente familiar.
- Conhecer o próprio corpo e cuidar dele (M);
- Identificar as partes do corpo humano e os principais órgãos e suas funções (OTM);

- Compreender a importância de hábitos de higiene pessoal e limpeza... (DC).
- Realizar o seguinte questionamento as crianças: quais são os nomes das partes do corpo humano que você conhece. Procure ouvir o que elas têm a dizer sobre o que já conhecem, socializando as respostas entre todos. Não esqueça de ressaltar que as pessoas apresentam semelhanças e diferenças na aparência, mas as partes do corpo humano são comuns a todas elas;
- Apresentar a imagem de um(a) boneco(a), em seguida, peça que as crianças identifiquem as partes do corpo humano. Também é bastante interessante que elas identifiquem as partes do corpo humano, partindo do reconhecimento do próprio corpo.

*Parlendas são versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças. Possuem rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Existem parlendas bem antigas criadas há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural de nosso povo.

Leia com as crianças as parlendas, identificando as que se referem às partes do corpo humano. Em seguida, proponha que elas recitem a parlenda (a seguir) em forma de jogo. Se possível, leve os estudantes ao pátio da escola para brincarem de bola, recitando os versos da parlenda. Ela pode ser recitada por meio de um jogo de bola. Para cada verso enunciado oralmente, as crianças deverão bater a bola na parede, de modo que ela retorne às suas mãos. O desafio será executar todos os comandos dos versos. Essa atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente.
Exemplo :

ORDEM
SEU LUGAR
SEM RIR
SEM FALAR
UM PÉ
O OUTRO
UMA MÃO
A OUTRA
BATE PALMAS
PIRULETA
MÃOS CRUZADAS
QUEDA

 
 







*A autonomia da criança é conseguida aos poucos. Sua dependência dos adultos (responsáveis por elas) reduz-se na medida em que cresce. Um dos maiores cuidados do professor deve ser com a saúde dos estudantes. As crianças precisam de auxílio para escolher uma alimentação adequada, para fazer suas refeições, para realizar a higiene pessoal e para cuidar da saúde, como imunização contra doenças infecciosas. Não se pode esquecer de que receber afeto é também um fator de promoção do desenvolvimento saudável.
*Ter cuidados de higiene significa deixar ambientes limpos; não acumular lixo; ter cuidados pessoais, como tomar banho, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro; usar roupas limpas; cortar as unhas; escovar os dentes; lavar bem os alimentos para comê-los, principalmente aqueles que se comem crus etc.
- Apresentar várias imagens, dentre elas, algumas que representam hábitos de higiene. Solicite que as crianças façam a leitura das imagens. Peça que elas listem as que representam hábitos de higiene;
- Perguntar as crianças se elas já ouviram a fala do Cascão (personagem da turma da Mônica que tem como principal característica não gostar de tomar banho), em seguida apresente uma tirinha sobre o Cascão (www.monica.com.br), explore (oralmente e/ou por escrito) os aspectos relacionados aos hábitos de higiene;
- Propor a elaboração de um cartaz com recortes de revistas sobre os hábitos de higiene praticados no ambiente familiar;
- Levar para sala de aula o poema “Hora do banho”, de Claudio Theba (Amigos do peito. Belo Horizonte. Formato editorial, 1996). Faça a leitura e, em seguida, realize o trabalho de compreensão do texto. Proponha que ilustrem o poema.

EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Diversos tipos de cultivo e sua utilidade para a vida dos seres vivos.

  • Diversos tipos de cultivo e a matéria prima produzida.





  • Principais cuidados na preservação de acidentes.





- Relacionar diferentes recursos naturais necessários para a vida cotidiana... (DC);

- Citar oralmente e/ou por escrito os diversos tipos de cultivo de matéria prima produzida e os principais cuidados na preservação de acidentes (OTM);

- Citar oralmente e/ou por escrito os principais cuidados na preservação de acidentes (OTM).

- Promover uma roda de conversa, tendo como foco os diversos tipos de cultivo e sua utilização para a vida dos seres vivos. Após a conversa, apresente um cartaz onde consta, de um lado, os tipos de cultivo e do outro a matéria prima (lista temática). Em seguida, solicitar que os estudantes façam a correspondência. Apresentar imagens de acidentes ambientais e através do diálogo relacionar com as medidas preventivas para evitar acidentes. Solicitar também que os estudantes produzam uma tirinha sobre a prevenção de acidentes;

- Apresentar cenas de crianças realizando atividades (jogando bola próximo a automóveis, com barbeador, com faca) que podem causar acidentes. Explore as imagens, em seguida, questione: se elas já sofreram acidentes? Como? Como poderia ter evitado o acidente?

- Solicitar que elas pesquisem figuras de objetos que favorecem a ocorrência de acidentes.










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