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terça-feira, 20 de março de 2012

Alfabetizar fluxo de Geografia da I unidade de 1º ao 5º ano



logo da Educação 2011.pngFLUXO DE AULA – 2012
GEOGRAFIA
I UNIDADE – 1º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: História em quadrinhos e roteiro.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
EIXO: Localização e Espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         O espaço da criança:
- Diferentes elementos da paisagem local (prédios, animais, plantas, etc.);
- Distinguir e classificar os elementos da paisagem (natureza e construção humana).

·         Espaço escolar:
- Localização dos elementos do espaço da criança.

·         A criança e o grupo familiar:
- As famílias e suas diferenças sociais e culturais.







- Identificar os elementos que compõem as paisagens do lugar (DC);
- Discriminar os elementos simples que formam a paisagem local (M);


- Reconhecer a organização e função dos diferentes espaços da escola (M);
- Localizar elementos contidos no espaço, tendo como ponto de referência a sí próprio e outros objetos previamente definidos (DC);


- Identificar a família como o primeiro grupo social de vivência (DC).


- Discutir com a turma os elementos existentes no ambiente de vida do estudante;
- Apresentar imagens de paisagens para os alunos analisarem, realizando a distinção e classificação dos seus elementos;
- Criar com os estudantes um painel com imagens dos elementos da natureza e da construção humana para que possam perceber a diferença de uma e outra;
- Realizar atividade de reconhecimento da escola a partir de um trajeto, previamente estabelecido;
- Elaborar um roteiro: o que iremos observar? Por que são desse modo e não de outro? Comparar os registros com o espaço real;
- Desenhar as dependências da escola, identificando os elementos presentes;
- Realizar roda de conversa para que, a partir de gravuras, os estudantes discutam diferentes formas de organização das famílias brasileiras em diferentes regiões do país, começando por suas famílias;
- Questionar o que eles consideram uma família: de quais/quantos membros deve ser composta a família, quem eles aceitam como parte integrante da família, ou ainda, quem deveria integrá-los (por exemplos, outras pessoas queridas ou animais de estimação).
EIXO : Paisagens urbanas e rurais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Espaço urbano e rural:
- Noções de produtos e serviços encontrados no campo e na cidade (alimentos, roupas, bancos, escola, etc.).





- Identificar os elementos da paisagem urbana e rural e relacioná-los aos produtos e serviços que são encontrados no campo e na cidade (DC).
- Ler história em quadrinhos do Chico Bento e motivar os estudantes a perceberem os elementos contidos na zona rural. É interessante abordar características da área rural e urbana, a partir da observação do ambiente onde se passa a história do Chico Bento (área rural) e com histórias de outros personagens, fotos e/ou observações da região em que vive (caso seja na área urbana). Construir um painel com desenhos dos estudantes da área rural e área urbana.
















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GEOGRAFIA
I UNIDADE – 2º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Gráficos e tabelas.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
EIXO: Localização e Espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Noção de localização projetista:
- A localização dos estudantes e objetos na sala de aula – direita/esquerda, perto/longe.
·         Representação do corpo do estudante:
  - Lateralidade e orientação.



·         A criança e os grupos sociais:
- Família;
- Amigos da escola.

·         Organizações familiares:
- Os diversos tipos de família;
- As regras ou normas de direitos e deveres que regem a convivência em grupo.








- Estabelecer relações de projeção, indicando a posição de um objeto ou pessoa tendo por referência outra pessoa ou objeto (M);

- Desenvolver noções de localização espacial orientação e legenda (M);
- Identificar roteiros do percurso de casa para a escola, dentre outros percursos conhecidos da criança (DC);

- Identificar as diferenças e semelhanças entre as pessoas (M);
- Reconhecer os principais grupos sociais aos quais pertencem (M);

- Identificar a família como primeiro grupo social de convivência (DC).



- Utilizar uma fita azul e uma vermelha para ser posta no pulso da criança com intenção de distinguir o lado direito do esquerdo. A um sinal determinado pelo professor, as crianças devem erguer o braço direito, ou o esquerdo. Ou dizer quem está ao seu lado direito ou esquerdo. Fazer movimentos seguindo ordens de comando: “virar à direita, virar à esquerda! Levantar o braço esquerdo! Apontar para a esquerda!”;

- Solicitar aos estudantes que falem a respeito dos caminhos que costumam percorrer de um local a outro, em seu cotidiano: como se deslocam, tempo de deslocamento, se há sinalização no trajeto, que meios de transporte observam no caminho, o que chama atenção no trajeto, etc. Explorar desenhos e imagens através da construção de um mapa mental e um cróqui do percurso casa-escola, dentre outros percursos conhecidos pela criança;

- Discutir com a turma: se somos todos iguais ou somos todos diferentes? Como conviver bem em grupo, em comunidade?
- Construir gráficos com as características da turma (idade, gênero, altura, cor dos olhos, etc.). Discutir as diferenças existentes;
- Realizar um trabalho com a árvore genealógica, tal procedimento vai contribuir para o processo de autoconhecimento e formação da identidade dos estudantes, pois permite que tenham contato e estabeleçam relações com sua ancestralidade. Atente para a reação dos estudantes ao depararem com diferentes formações familiares a fim de evitar constrangimentos, destacando que a constituição das famílias ocorre de forma natural, sem seguir um modelo ou uma convenção.
EIXO : Paisagens urbanas e rurais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Fenômenos naturais.



- Identificar fenômenos como dia, noite, tempo, estações do ano, relacionando-os as diversas formas da natureza, e como os seres humanos se comportam em função dos mesmos (DC).
- Elaborar uma tabela para ser exposta durante o ano, na qual os estudantes irão registrar o que acontece durante o dia e a noite, relacionando as diversas formas da natureza e como os seres humanos se comportam nas mudanças das estações.
















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GEOGRAFIA
I UNIDADE – 3º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Situação problema, mapas, plantas
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
EIXO: Localização e Espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Noção de cartografia:
- Representação do trajeto casa-escola;
- Mapa e planta;
- Paisagens do lugar.

·         Elementos que compõem as paisagens do lugar:
- Construção humana (casas, pontes, estradas, etc.) e elementos naturais (rios, árvores, animais, etc.);
- Manifestações da natureza (chuva, vento, noite, dia, etc.).






- Identificar roteiros do percurso de casa para a escola, dentre outros percursos conhecidos pela criança (DC);

- Reconhecer os lugares por meio da leitura de diferentes representações cartográficas (M);


- Identificar elementos que compõem as paisagens do lugar (DC);
- Reconhecer nas paisagens as diferentes manifestações da natureza (DC).





- Programar uma caminhada, com as crianças, pela escola. Após este momento, construa símbolos que representem cada uma das dependências ou mobiliários da escola;

- Elaborar um problema do tipo: qual é o trajeto que fazemos para irmos da sala de aula até em casa? Elabore com os estudantes figuras que representem este trajeto. Em seguida, ordene essas figuras na sequência lógica do caminho percorrido (ordenação espacial/sequência). Trabalhe com ideias de vizinhança e intervalos (ruas).
Num segundo momento, solicite que construam o caminho inverso: de casa à sala de aula. Discuta as diferenças, empregando as relações topológicas. As crianças também podem ser criadoras dos símbolos que representam os elementos observados no trajeto;

- Explorar a planta do bairro propondo as seguintes questões: “localize na planta a escola? Em que rua fica? E a igreja do bairro?”, etc.
Professor, é indispensável o resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o termo paisagem. Registre as impressões e desenvolva as atividades.
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         As diferentes funções dos lugares do cotidiano: a rua e o bairro.

·         As marcas do tempo histórico e natural na paisagem.




- Identificar na paisagem, lugares com os quais se constroem identidade a partir de relações afetivas (M).

- Identificar as transformações da paisagem local em diferentes períodos de tempo (M).

- Realizar aula passeio pelos arredores da escola ou da casa, sugerindo que os estudantes observem diretamente a paisagem e explorem ativamente o meio natural e social.
Essas atividades desenvolvem habilidades como observar, agrupar, sintetizar e classificar. Sendo assim, faça um passeio com a turma de reconhecimento do bairro. Onde observarão as construções que foram surgindo a partir do crescimento do bairro e suas transformações, se foi acrescentado ou retirado algo da paisagem. Em seguida, construa com a turma um quadro das transformações da paisagem local, identificando as mudanças ocorridas ao longo do tempo.


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GEOGRAFIA
I UNIDADE – 4º ANO – II CICLO

Gêneros textuais sugeridos: Mapas e cartas.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
EIXO: Localização e Espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Representação do espaço:
      - Mapas;
      - Plantas;
      - Fotos.

·         Instrumentos construídos pelo homem:
      - Bússola, mapa.


·         Pontos cardeais e colaterais.










- Identificar lugares, objetos espaciais e/ou fenômenos naturais em mapas, plantas e fotos, utilizando-se da leitura de legenda (DC);





- Identificar formas de instrumentos diversos construídos pelo homem para localizar e se orientar no espaço (DC);
- Comparar itinerários diferentes utilizando-se de mapas que representem o menor e maior percurso (DC);



- Conhecer os pontos cardeais e colaterais do Estado, do Brasil e da América do Sul (DC).


- Trazer para a sala de aula diferentes mapas, cartas e plantas, trabalhe com os símbolos convencionais. Proponha aos estudantes para “decodificarem” a legenda de cada representação, avaliando se tais símbolos aproximam-se do real;

- Propor uma aula passeio, em área próxima à escola, pode ser em uma quadra, um quarteirão, uma propriedade rural ou um parque de diversões. Solicite que, durante o trajeto, registrem todos os elementos fixos que observarem. Retornando à sala de aula, os estudantes devem imaginar que contarão o que viram a um correspondente, que não entende nosso idioma. Discuta com eles as possibilidades de enviar tais informações. Em seguida, registre no quadro todos os elementos vistos pelos estudantes. Proponha que construam uma simbologia para cada elemento. Deverão estabelecer critérios para avaliar os símbolos que serão enviados e escolher quais serão empregados na mensagem que irá ao correspondente.

- Realizar, novamente, o trajeto, agora com uma planta baixa muda (planta com o traçado dos caminhos percorridos) fornecida aos estudantes. Eles deverão preenchê-la com os símbolos escolhidos e construir uma legenda. Discuta a necessidade em manter as relações de proporção em todos os elementos representados.

- Trabalhar com o mapa do Brasil, realizando as seguintes atividades:
a) localização do estado onde vive o estudante;
b) Localização dos estados vizinhos;
c) O estado que é mais próximo de onde o aluno reside;
d) O ponto cardeal onde seu estado está localizado;

- Localizar no mapa do município em que reside quais cidades estão ao norte, ao sul, a leste e a oeste. Registre no caderno.
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         As estações do ano e as dinâmicas no espaço rural e urbano.

·         As transformações dos elementos da natureza pelo ser humano nas paisagens rural e urbana.





·         A relação cidade-campo.


- Descrever e desenhar objetos e fenômenos observados na paisagem (M);

- Localizar e classificar semelhanças e diferenças nas formas como os grupos sociais transformam a natureza (M);
- Identificar as transformações da natureza feitas pelo ser humano nos meio rural e urbano (DC);

- Identificar a desigual distribuição dos objetos técnicos nas paisagens urbana e rural (M);
- Apontar características e dinâmicas dos fluxos de produção industrial e agro-pecuária, responsáveis pela constituição do espaço geográfico (M).
- Trazer para os conhecimentos dos estudantes, fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas consequências, como, por exemplo, a neve, os furacões, os vulcões etc. Neste momento questione com as crianças os seguintes pontos: “Existem fenômenos naturais onde vocês moram? Eles são parecidos com esses ou são outros?
Dentre os fenômenos naturais podemos destacar a chuva. Sugerimos a construção de um quadro indicando quais os estragos que a chuva faz na cidade e no meio rural e, quais os benefícios que ela traz para o plantio, meio rural, e para a cidade.

- Convidar os estudantes a olharem pela janela da sala de aula ou a entrada da escola. Pergunte o que eles estão vendo e discuta o que compõe uma paisagem. Questione: “É natural ou resultado da ação humana?”, “Esse lugar sempre foi assim?”, “Vocês sabem como ele era antes?”, “Quem foi responsável por essas mudanças?”.




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GEOGRAFIA
I UNIDADE – 5º ANO – II CICLO

ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
EIXO: Localização e Espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Movimento da terra:
      - Rotação e translação.

·         Representações cartográficas:
      - Globo terrestre e planisfério.

·         Instrumento para localizar (bússola, mapa).







·         Os continentes e oceanos.







- Descrever os movimentos da Terra e identificar as suas consequências para a vida do planeta (M);

- Ler e classificar as informações de representações cartográficas simples, tais como mapa políticos e o globo terrestre (M);

- Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos (M);
- Utilizar métodos de pesquisas em mapas que revelam diferenças das paisagens da cidade e do Estado (DC);

- Identificar formas de instrumentos diversos construídos pelo homem para se localizar e se orientar no espaço (DC);

- Localizar os continentes e oceanos no mapa- mundi (M).
- Projetar o vídeo “De onde vem o dia e a noite?”, da série "De onde vem?" de 4 minutos e 38 segundos de duração, que apresenta explicações para a existência do dia e da noite. (www.dominiopublico.gov.br);
Oriente a discussão para as questões apresentadas abaixo (solicite aos estudantes que registrem os pontos principais). Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar os conceitos trabalhados (movimento aparente do sol, rotação, dia, noite e translação). Utilize o globo terrestre e a lanterna para auxiliar nas discussões.
Questões para subsidiar as discussões: o que você faz durante o dia? E durante a noite? O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra? O que gera o dia e a noite? Quanto tempo a Terra demora para dar uma volta completa em seu eixo? Como se chama esse movimento? Por que não percebemos o movimento da Terra? Além de girar em volta do seu próprio eixo a Terra também gira em volta do sol. Como é chamado esse movimento? Ele demora quanto tempo?
- Orientar os estudantes a uma produção de texto - história em quadrinhos - explicitando a origem do dia e da noite.

- Trazer para sala de aula um globo terrestre e convide os estudantes para manuseá-los. Aproveite também para mostrar os continentes e os oceanos. Forme grupos e entregue-os um globo. Registre no quadro as seguintes questões:
a) O que tem no centro da esfera?
b) Localize no globo o Brasil e o Japão. Você consegue vê-los ao mesmo tempo? Por quê?
Cada grupo deve se posicionar. 
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Formação territorial e a transformação da natureza.


·         As sub-regiões de Pernambuco.





- Identificar as transformações da natureza feitas pelo homem nos meios rural e urbano (DC);
- Identificar elementos da natureza que caracterizam as principais paisagens naturais das sub-regiões de Pernambuco (DC).
- Solicitar que os estudantes observem a paisagem do bairro da escola, procurando identificar aspectos relevantes do local. Eles podem citar o que notam nas características das ruas, praças, parques, pontos de comércio, serviços, indústrias, moradias.
Solicite aos estudantes que relatem as paisagens observadas. Indique as condições de manutenção e os benefícios/problemas que eles acarretam para o cotidiano dos que vivem no bairro. 
- Explicitar a dinâmica da cidade e seus setores de atividades, destacando que o modo como os espaços são construídos e sua dinâmica está relacionado com as demandas da vida no bairro e na cidade.
Indique que as práticas das pessoas que vivem no bairro revelam um modo de ser próprio, mas também se explicam por um modo de vida global predominante na atualidade. Exponha em fotografias ou imagens do antes e depois de um determinado lugar, em que houve a mudança da paisagem feita pelo homem e pela própria natureza. Aproveitar para mostrar a dinâmica de alguém que vive no meio rural.
- Pesquisar com os estudantes as sub-regiões de Pernambuco, em seguida observar a vegetação. Registre a pesquisa em uma tabela.

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