FLUXO
DE AULA – 2012
GEOGRAFIA
I
UNIDADE – 1º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: História em quadrinhos e
roteiro.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
|
||
EIXO:
Localização e Espaço
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
O
espaço da criança:
- Diferentes elementos da paisagem local (prédios,
animais, plantas, etc.);
- Distinguir e classificar os elementos da paisagem
(natureza e construção humana).
·
Espaço escolar:
- Localização dos elementos do espaço da
criança.
·
A criança e o grupo familiar:
- As famílias e suas diferenças sociais e
culturais.
|
- Identificar os elementos que compõem as paisagens do
lugar (DC);
- Discriminar os elementos simples que formam a
paisagem local (M);
- Reconhecer a organização e função dos
diferentes espaços da escola (M);
- Localizar
elementos contidos no espaço, tendo como ponto de referência a sí próprio e
outros objetos previamente definidos (DC);
-
Identificar a família como o primeiro grupo social de vivência (DC).
|
- Discutir com a turma os
elementos existentes no ambiente de vida do estudante;
- Apresentar imagens de
paisagens para os alunos analisarem, realizando a distinção e classificação
dos seus elementos;
- Criar com os estudantes
um painel com imagens dos elementos da natureza e da construção humana para
que possam perceber a diferença de uma e outra;
- Realizar atividade de
reconhecimento da escola a partir de um trajeto, previamente estabelecido;
- Elaborar um roteiro: o
que iremos observar? Por que são desse modo e não de outro? Comparar os
registros com o espaço real;
- Desenhar as dependências
da escola, identificando os elementos presentes;
- Realizar roda de
conversa para que, a partir de gravuras, os estudantes discutam diferentes formas
de organização das famílias brasileiras em diferentes regiões do país,
começando por suas famílias;
- Questionar o que eles
consideram uma família: de quais/quantos membros deve ser composta a família,
quem eles aceitam como parte integrante da família, ou ainda, quem deveria
integrá-los (por exemplos, outras pessoas queridas ou animais de estimação).
|
EIXO : Paisagens urbanas e rurais
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Espaço
urbano e rural:
- Noções
de produtos e serviços encontrados no campo e na cidade (alimentos, roupas,
bancos, escola, etc.).
|
-
Identificar os elementos da paisagem urbana e rural e relacioná-los aos
produtos e serviços que são encontrados no campo e na cidade (DC).
|
-
Ler história em quadrinhos do Chico Bento e motivar os estudantes a
perceberem os elementos contidos na zona rural. É interessante abordar
características da área rural e urbana, a partir da observação do ambiente
onde se passa a história do Chico Bento (área rural) e com histórias de
outros personagens, fotos e/ou observações da região em que vive (caso seja
na área urbana). Construir um painel com desenhos dos estudantes da área
rural e área urbana.
|
FLUXO
DE AULA – 2012
GEOGRAFIA
I
UNIDADE – 2º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Gráficos e tabelas.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
|
||
EIXO:
Localização e Espaço
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Noção de localização projetista:
- A localização dos estudantes e objetos na
sala de aula – direita/esquerda, perto/longe.
·
Representação do corpo do estudante:
- Lateralidade
e orientação.
·
A criança e os grupos sociais:
- Família;
- Amigos da escola.
·
Organizações familiares:
- Os diversos tipos de família;
- As regras ou normas de direitos e deveres
que regem a convivência em grupo.
|
- Estabelecer relações de projeção, indicando a posição
de um objeto ou pessoa tendo por referência outra pessoa ou objeto (M);
- Desenvolver noções de localização espacial orientação
e legenda (M);
- Identificar roteiros do percurso de casa para a
escola, dentre outros percursos conhecidos da criança (DC);
- Identificar as diferenças e semelhanças entre as
pessoas (M);
- Reconhecer os principais grupos sociais aos quais
pertencem (M);
- Identificar a família como primeiro grupo social de
convivência (DC).
|
- Utilizar uma fita azul e uma vermelha para ser posta no pulso
da criança com intenção de distinguir o lado direito do esquerdo. A um sinal
determinado pelo professor, as crianças devem erguer o braço direito, ou o
esquerdo. Ou dizer quem está ao seu lado direito ou esquerdo. Fazer
movimentos seguindo ordens de comando: “virar à direita, virar à esquerda!
Levantar o braço esquerdo! Apontar para a esquerda!”;
- Solicitar aos estudantes que falem a respeito dos caminhos que
costumam percorrer de um local a outro, em seu cotidiano: como se deslocam,
tempo de deslocamento, se há sinalização no trajeto, que meios de transporte
observam no caminho, o que chama atenção no trajeto, etc. Explorar desenhos e
imagens através da construção de um mapa mental e um cróqui do percurso
casa-escola, dentre outros percursos conhecidos pela criança;
- Discutir com
a turma: se somos todos iguais ou somos todos diferentes? Como conviver bem
em grupo, em comunidade?
- Construir gráficos
com as características da turma (idade, gênero, altura, cor dos olhos, etc.).
Discutir as diferenças existentes;
- Realizar um
trabalho com a árvore genealógica, tal procedimento vai contribuir para o
processo de autoconhecimento e formação da identidade dos estudantes, pois
permite que tenham contato e estabeleçam relações com sua ancestralidade.
Atente para a reação dos estudantes ao depararem com diferentes formações
familiares a fim de evitar constrangimentos, destacando que a constituição
das famílias ocorre de forma natural, sem seguir um modelo ou uma convenção.
|
EIXO : Paisagens urbanas e rurais
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Fenômenos naturais.
|
-
Identificar fenômenos como dia, noite, tempo, estações do ano,
relacionando-os as diversas formas da natureza, e como os seres humanos se
comportam em função dos mesmos (DC).
|
- Elaborar uma tabela para ser exposta durante o ano, na qual os
estudantes irão registrar o que acontece durante o dia e a noite,
relacionando as diversas formas da natureza e como os seres humanos se
comportam nas mudanças das estações.
|
FLUXO
DE AULA – 2012
GEOGRAFIA
I
UNIDADE – 3º ANO – I CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Situação problema, mapas,
plantas
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
|
||
EIXO: Localização e
Espaço
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Noção de cartografia:
-
Representação do trajeto casa-escola;
- Mapa e
planta;
- Paisagens do
lugar.
·
Elementos que compõem as paisagens do lugar:
- Construção
humana (casas, pontes, estradas, etc.) e elementos naturais (rios, árvores,
animais, etc.);
- Manifestações
da natureza (chuva, vento, noite, dia, etc.).
|
-
Identificar roteiros do percurso de casa para a escola, dentre outros
percursos conhecidos pela criança (DC);
-
Reconhecer os lugares por meio da leitura de diferentes representações cartográficas
(M);
- Identificar
elementos que compõem as paisagens do lugar (DC);
- Reconhecer nas paisagens as diferentes manifestações da
natureza (DC).
|
- Programar uma caminhada, com as crianças, pela escola. Após este
momento, construa símbolos que representem cada uma das dependências ou
mobiliários da escola;
- Elaborar um problema do tipo: qual é o trajeto que fazemos
para irmos da sala de aula até em casa? Elabore com os estudantes figuras que
representem este trajeto. Em seguida, ordene essas figuras na sequência
lógica do caminho percorrido (ordenação espacial/sequência). Trabalhe com ideias
de vizinhança e intervalos (ruas).
Num segundo momento, solicite que construam o caminho inverso:
de casa à sala de aula. Discuta as diferenças, empregando as relações
topológicas. As crianças também podem ser criadoras dos símbolos que
representam os elementos observados no trajeto;
- Explorar a planta do bairro propondo as seguintes questões:
“localize na planta a escola? Em que rua fica? E a igreja do bairro?”, etc.
Professor, é indispensável o resgate dos conhecimentos prévios
dos estudantes sobre o termo paisagem. Registre as impressões e desenvolva as
atividades.
|
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
As
diferentes funções dos lugares do cotidiano: a rua e o bairro.
·
As
marcas do tempo histórico e natural na paisagem.
|
- Identificar na paisagem,
lugares com os quais se constroem identidade a partir de relações afetivas (M).
- Identificar as
transformações da paisagem local em diferentes períodos de tempo (M).
|
-
Realizar aula passeio pelos arredores da escola ou
da casa, sugerindo que os estudantes observem diretamente a paisagem e
explorem ativamente o meio natural e social.
Essas atividades desenvolvem habilidades como observar, agrupar,
sintetizar e classificar. Sendo assim, faça um passeio com a turma de
reconhecimento do bairro. Onde observarão as construções que foram surgindo a
partir do crescimento do bairro e suas transformações, se foi acrescentado ou
retirado algo da paisagem. Em seguida, construa com a turma um quadro das
transformações da paisagem local, identificando as mudanças ocorridas ao longo
do tempo.
|
FLUXO DE AULA – 2012
GEOGRAFIA
I
UNIDADE – 4º ANO – II CICLO
Gêneros textuais sugeridos: Mapas e cartas.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
|
||
EIXO: Localização e
Espaço
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Representação
do espaço:
- Mapas;
- Plantas;
- Fotos.
·
Instrumentos construídos pelo homem:
-
Bússola, mapa.
·
Pontos cardeais e
colaterais.
|
-
Identificar lugares, objetos espaciais e/ou fenômenos naturais em mapas,
plantas e fotos, utilizando-se da leitura de legenda (DC);
- Identificar formas de instrumentos
diversos construídos pelo homem para localizar e se orientar no espaço (DC);
- Comparar itinerários diferentes
utilizando-se de mapas que representem o menor e maior percurso (DC);
- Conhecer os pontos
cardeais e colaterais do Estado, do Brasil e da América do Sul (DC).
|
- Trazer para a sala de aula diferentes mapas, cartas e plantas,
trabalhe com os símbolos convencionais. Proponha aos estudantes para “decodificarem”
a legenda de cada representação, avaliando se tais símbolos aproximam-se do
real;
- Propor uma aula passeio, em área próxima à escola, pode ser em
uma quadra, um quarteirão, uma propriedade rural ou um parque de diversões.
Solicite que, durante o trajeto, registrem todos os elementos fixos que
observarem. Retornando à sala de aula, os estudantes devem imaginar que
contarão o que viram a um correspondente, que não entende nosso idioma.
Discuta com eles as possibilidades de enviar tais informações. Em seguida,
registre no quadro todos os elementos vistos pelos estudantes. Proponha que
construam uma simbologia para cada elemento. Deverão estabelecer critérios
para avaliar os símbolos que serão enviados e escolher quais serão empregados
na mensagem que irá ao correspondente.
- Realizar, novamente, o trajeto, agora com uma planta baixa
muda (planta com o traçado dos caminhos percorridos) fornecida aos
estudantes. Eles deverão preenchê-la com os símbolos escolhidos e construir
uma legenda. Discuta a necessidade em manter as relações de proporção em
todos os elementos representados.
-
Trabalhar com o mapa do Brasil, realizando as seguintes atividades:
a)
localização do estado onde vive o estudante;
b)
Localização dos estados vizinhos;
c)
O estado que é mais próximo de onde o aluno reside;
d)
O ponto cardeal onde seu estado está localizado;
-
Localizar no mapa do município em que reside quais cidades estão ao norte, ao
sul, a leste e a oeste. Registre no caderno.
|
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
As estações do ano e as dinâmicas no espaço rural e
urbano.
·
As
transformações dos elementos da natureza pelo ser humano nas paisagens rural
e urbana.
·
A
relação cidade-campo.
|
- Descrever e desenhar
objetos e fenômenos observados na paisagem (M);
- Localizar e classificar
semelhanças e diferenças nas formas como os grupos sociais transformam a
natureza (M);
- Identificar as
transformações da natureza feitas pelo ser humano nos meio rural e urbano (DC);
- Identificar a desigual
distribuição dos objetos técnicos nas paisagens urbana e rural (M);
- Apontar características
e dinâmicas dos fluxos de produção industrial e agro-pecuária, responsáveis
pela constituição do espaço geográfico (M).
|
-
Trazer para os conhecimentos dos estudantes, fotos de diversos fenômenos
ocorridos em outras regiões e suas consequências, como, por exemplo, a neve,
os furacões, os vulcões etc. Neste momento questione com as crianças os
seguintes pontos: “Existem fenômenos naturais onde vocês moram? Eles são
parecidos com esses ou são outros?
Dentre
os fenômenos naturais podemos destacar a chuva. Sugerimos a construção de um
quadro indicando quais os estragos que a chuva faz na cidade e no meio rural
e, quais os benefícios que ela traz para o plantio, meio rural, e para a
cidade.
-
Convidar os estudantes a olharem pela janela da sala de aula ou a entrada da
escola. Pergunte o que eles estão vendo e discuta o que compõe uma paisagem.
Questione: “É natural ou resultado da ação humana?”, “Esse lugar sempre foi
assim?”, “Vocês sabem como ele era antes?”, “Quem foi responsável por essas
mudanças?”.
|
FLUXO
DE AULA – 2012
GEOGRAFIA
I
UNIDADE – 5º ANO – II CICLO
ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia
|
||
EIXO:
Localização e Espaço
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Movimento da terra:
- Rotação e translação.
·
Representações cartográficas:
- Globo terrestre e planisfério.
·
Instrumento para localizar (bússola,
mapa).
|
- Descrever os movimentos da Terra e identificar as
suas consequências para a vida do planeta (M);
- Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas
temáticos (M);
|
- Projetar o
vídeo “De onde vem o dia e a noite?”,
da série "De onde vem?" de 4 minutos e 38 segundos de duração,
que apresenta explicações para a existência do dia e da noite. (www.dominiopublico.gov.br);
Oriente a discussão
para as questões apresentadas abaixo (solicite aos estudantes que registrem
os pontos principais). Interrompa a discussão quando achar necessário, de
modo a complementar e reforçar os conceitos trabalhados (movimento aparente
do sol, rotação, dia, noite e translação). Utilize o globo terrestre e a
lanterna para auxiliar nas discussões.
Questões para
subsidiar as discussões: o que você faz durante o dia? E durante a noite? O
dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra? O que gera o dia e
a noite? Quanto tempo a Terra demora para dar uma volta completa em seu eixo?
Como se chama esse movimento? Por que não percebemos o movimento da Terra? Além
de girar em volta do seu próprio eixo a Terra também gira em volta do sol.
Como é chamado esse movimento? Ele demora quanto tempo?
- Orientar os
estudantes a uma produção de texto - história em quadrinhos - explicitando a
origem do dia e da noite.
-
Trazer para sala de aula um globo terrestre e convide os estudantes para
manuseá-los. Aproveite também para mostrar os continentes e os oceanos. Forme
grupos e entregue-os um globo. Registre no quadro as seguintes questões:
a)
O que tem no centro da esfera?
b)
Localize no globo o Brasil e o Japão. Você consegue vê-los ao mesmo tempo?
Por quê?
Cada
grupo deve se posicionar.
|
EIXO: Paisagens urbanas e rurais
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
Formação
territorial e a transformação da natureza.
·
As
sub-regiões de Pernambuco.
|
- Identificar as
transformações da natureza feitas pelo homem nos meios rural e urbano (DC);
-
Identificar elementos da natureza que caracterizam as principais paisagens
naturais das sub-regiões de Pernambuco (DC).
|
-
Solicitar que os estudantes observem a paisagem do bairro da escola, procurando
identificar aspectos relevantes do local. Eles podem citar o que notam nas
características das ruas, praças, parques, pontos de comércio, serviços,
indústrias, moradias.
Solicite aos estudantes
que relatem as paisagens observadas. Indique as condições de manutenção e os
benefícios/problemas que eles acarretam para o cotidiano dos que vivem no bairro.
- Explicitar a dinâmica da cidade e seus setores de
atividades, destacando que o modo como os espaços são construídos e sua
dinâmica está relacionado com as demandas da vida no bairro e na cidade.
Indique que as práticas
das pessoas que vivem no bairro revelam um modo de ser próprio, mas também se
explicam por um modo de vida global predominante na atualidade. Exponha em
fotografias ou imagens do antes e depois de um determinado lugar, em que
houve a mudança da paisagem feita pelo homem e pela própria natureza.
Aproveitar para mostrar a dinâmica de alguém que vive no meio rural.
- Pesquisar com os
estudantes as sub-regiões de Pernambuco, em seguida observar a vegetação.
Registre a pesquisa em uma tabela.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário