Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Texto introdutório do fluxo do Alfabetizar com Sucesso


Professor (a)

     Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de sua prática pedagógica, o Programa Alfabetizar com Sucesso está apresentado uma nova forma de organização do Fluxo de Aula para o ano de 2012. De acordo com essa nova organização, além dos conteúdos e habilidades já propostos nos fluxos anteriores, nessa versão, são sugeridas atividades que podem subsidiar você, professor (a), a criar situações de ensino que ajudem a desenvolver e consolidar as habilidades necessárias para cada ciclo de aprendizagem.
     Gostaríamos de salientar que a atual proposta de Fluxo de Aula, visa, sobretudo, sugerir atividades didáticas que devem ser somadas àquelas que você, professor (a), já desenvolve no seu dia-a-dia. Essa iniciativa visa atender também à solicitação de professores que encontraram dificuldades, no cotidiano escolar, para definir atividades que dessem conta de situações de ensino para que os alunos desenvolvam as qualidades e competência necessárias.
       Vale salientar que essa é uma versão preliminar do Fluxo que deve passar pela sua apreciação, à medida que você deve verificar a aplicabilidade das atividades em sala de aula. Portanto, é um documento que ainda está em aberto e que vai ser concluindo a partir do seu parecer quando a sua funcionalidade.
        Lembramos, mais uma vez, que o Fluxo de Aula não é o planejamento, mas um documento que juntamente com a BCC, as Matrizes de habilidades do IAS, as OTMs e devem subsidiá-lo no seu plano de trabalho diário. Ou seja, como nos documentos citados o Fluxo representa uma sugestão, um norte para que o seu planejamento esteja sintonizado com a proposta da rede de ensino da qual você faz parte.
         Diante do exposto, a sua apreciação é fundamental na construção final do documento porque compreendemos que é você, professor (a), o profissional que pode indicar ou não a eficácia dessa versão do Fluxo em sala de aula.
       Sugerimos que ao trabalhar o fluxo em sala de aula, seja feita, na medida do possível, um trabalho interdisciplinar, para que o aluno perceba que o conhecimento de uma determinada área não se dar de forma isolada. Observe, por exemplo, que em todas as áreas foram sugeridos gêneros textuais para sistematizar aprendizagem. Ao se fazer essa opção, objetivamos evidenciar que o trabalho com os gêneros discursivos pode perpassar por todas as áreas do conhecimento. O aluno pode, por exemplo, produzir um manual de instrução para descrever com se faz um experimento de Ciências. Assim como pode produzir um pequeno poema abordando a sua relação no ambiente familiar, numa atividade de História, bem como ler e produzir o gênero mapas, gráficos e tabelas nas aulas de Matemática.
         Continuamos trabalhando a abordagem dos conteúdos através da exploração de temáticas. Entretanto, nessa versão, elas são tratadas mensalmente e foram alteradas conforme sugestão dos professores. Procuramos adequá-las ao dia-a-dia do professor e os alunos. Também gostaríamos de saber a sua opinião sobre as temáticas propostas. Você pode também sugerir temas que julgue interessante.
      Informamos que como o Fluxo está em caráter experimental, estamos enviando apenas o primeiro bimestre do ano letivo de todos os anos. Ficaremos aguardando a sua apreciação para que sejam feitos os ajustes necessários nos bimestres seguintes. Portanto, participe com a construção do fluxo de aula que orienta a sua prática pedagógica dentro do programa.
        Sua participação é fundamental para que represente a sua realidade de sala de aula. Lembre-se que a intenção da Coordenação do programa Alfabetizar com Sucesso será sempre ser o seu parceiro na busca de oferecer uma educação de qualidade para as nossas crianças da rede pública do estado de Pernambuco. Para isso é importante que você seja parte integrante na construção do documento que norteia a sua prática pedagógica.
      Suas sugestões serão de suma importância para a versão final do Fluxo de Aula. Participe!   

2 comentários: