Professor (a)
Com o objetivo de auxiliar o
desenvolvimento de sua prática pedagógica, o Programa Alfabetizar com Sucesso
está apresentado uma nova forma de organização do Fluxo de Aula para o ano de
2012. De acordo com essa nova organização, além dos conteúdos e habilidades já
propostos nos fluxos anteriores, nessa versão, são sugeridas atividades que
podem subsidiar você, professor (a), a criar situações de ensino que ajudem a
desenvolver e consolidar as habilidades necessárias para cada ciclo de aprendizagem.
Gostaríamos de salientar que a atual
proposta de Fluxo de Aula, visa, sobretudo, sugerir atividades didáticas que
devem ser somadas àquelas que você, professor (a), já desenvolve no seu dia-a-dia.
Essa iniciativa visa atender também à solicitação de professores que
encontraram dificuldades, no cotidiano escolar, para definir atividades que
dessem conta de situações de ensino para que os alunos desenvolvam as
qualidades e competência necessárias.
Vale
salientar que essa é uma versão preliminar do Fluxo que deve passar pela sua
apreciação, à medida que você deve verificar a aplicabilidade das atividades em
sala de aula. Portanto, é um documento que ainda está em aberto e que vai ser
concluindo a partir do seu parecer quando a sua funcionalidade.
Lembramos, mais uma vez, que o Fluxo de
Aula não é o planejamento, mas um documento que juntamente com a BCC, as
Matrizes de habilidades do IAS, as OTMs e devem subsidiá-lo no seu plano de
trabalho diário. Ou seja, como nos documentos citados o Fluxo representa uma
sugestão, um norte para que o seu planejamento esteja sintonizado com a
proposta da rede de ensino da qual você faz parte.
Diante
do exposto, a sua apreciação é fundamental na construção final do documento
porque compreendemos que é você, professor (a), o profissional que pode indicar
ou não a eficácia dessa versão do Fluxo em sala de aula.
Sugerimos
que ao trabalhar o fluxo em sala de aula, seja feita, na medida do possível, um
trabalho interdisciplinar, para que o aluno perceba que o conhecimento de uma
determinada área não se dar de forma isolada. Observe, por exemplo, que em
todas as áreas foram sugeridos gêneros textuais para sistematizar aprendizagem.
Ao se fazer essa opção, objetivamos evidenciar que o trabalho com os gêneros
discursivos pode perpassar por todas as áreas do conhecimento. O aluno pode,
por exemplo, produzir um manual de instrução para descrever com se faz um
experimento de Ciências. Assim como pode produzir um pequeno poema abordando a
sua relação no ambiente familiar, numa atividade de História, bem como ler e
produzir o gênero mapas, gráficos e tabelas nas aulas de Matemática.
Continuamos
trabalhando a abordagem dos conteúdos através da exploração de temáticas.
Entretanto, nessa versão, elas são tratadas mensalmente e foram alteradas conforme
sugestão dos professores. Procuramos adequá-las ao dia-a-dia do professor e os
alunos. Também gostaríamos de saber a sua opinião sobre as temáticas propostas.
Você pode também sugerir temas que julgue interessante.
Informamos que como o Fluxo está em
caráter experimental, estamos enviando apenas o primeiro bimestre do ano letivo
de todos os anos. Ficaremos aguardando a sua apreciação para que sejam feitos
os ajustes necessários nos bimestres seguintes. Portanto, participe com a construção
do fluxo de aula que orienta a sua prática pedagógica dentro do programa.
Sua
participação é fundamental para que represente a sua realidade de sala de aula.
Lembre-se que a intenção da Coordenação do programa Alfabetizar com Sucesso
será sempre ser o seu parceiro na busca de oferecer uma educação de qualidade
para as nossas crianças da rede pública do estado de Pernambuco. Para isso é
importante que você seja parte integrante na construção do documento que
norteia a sua prática pedagógica.
Suas sugestões serão de suma importância
para a versão final do Fluxo de Aula. Participe!
parabéns a equipe......
ResponderExcluirADOREI ESSA PROPOSTA DE TRABALHO MUITO INTERESSANTE!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS!