1º Ano / II Unidade
Fluxo
de Aula / Língua Portuguesa
Gêneros textuais sugeridos: Manual de instrução de jogos, certidão
de nascimento, lista temática, narrativas breves (fábula, mito, lenda e conto),
poemas, histórias, relato de experiências, etc.
EIXO: Produção e compreensão de textos orais
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Elaborar
textos instrucionais orais de jogos e brincadeiras (OTM);
- Cooperar com ideias nos trabalhos em grupo ou coletivo (OTM);
- Fazer paródia oral de narrativa breve já conhecida (M);
- Empregar expressão à leitura, de acordo com os efeitos
sugeridos pelo texto (humor, surpresa, tristeza) (M);
- Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com
clareza e coerência (DC);
- Escutar opinião dos outros com atenção (OTM);
- Escutar leitura realizada pelo professor (OTM);
- Comentar histórias lidas e ouvidas (OTM);
- Dialogar sobre temas decorrentes da narrativa, sabendo
alternar momentos de escuta e de fala (M);
- Argumentar sobre um fato de forma adequada e coerente (DC);
- Adequar a fala à situação de comunicação (DC);
- Saber ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes (DC);
- Perceber e respeitar as variações linguísticas (DC);
- Descrever com clareza ambientes e pessoas (DC).
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Etapas
do trabalho com gênero manual de instrução.
- Pedir antecipadamente que os estudantes tragam para sala de
aula jogos que eles mais gostam. Depois, formem pequenos grupos. Oriente que
eles apresentem o jogo para os integrantes do grupo. Em seguida, peça que a equipe
escolha um jogo para apresentação. Entregue para os grupos um roteiro que
conduzirá a apresentação das equipes. É importante que na apresentação o
grupo informe algumas características sobre o jogo escolhido, por exemplo: as
regras, as instruções do jogo, o número de participantes e o material que
compõe o jogo. Caso perceba que algum item não foi contemplado na
apresentação dos grupos faça perguntas que conduzam os estudantes. Chame a
atenção para os itens que compõem o manual de instrução;
Etapas
do trabalho com o gênero paródia.
- Selecionar dois textos (canção, poema) sendo uma em forma de
paródia e outra na versão original. Caso escolha uma canção ou um poema
cantado, permita que os estudantes façam a audição dos mesmos. Depois,
contextualize a canção/poema, realize perguntas sobre o tema, os autores, o
efeito de humor, a crítica, etc. A partir da discussão do grupo chame a
atenção dos estudantes para as semelhanças e diferenças existentes nos dois
textos.
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EIXO: Leitura e compreensão de textos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Gênero: resumo,
narrativas breves (mito, lenda, conto, fábula) e paródias;
·
Fonologia: letra;
·
Estratégias de leitura;
·
Modalidades de leitura;
·
Aspectos da textualidade.
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- Resumir texto (DC);
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre uma narrativa breve
e sua paródia (M);
- Conhecer e reconhecer características referentes aos
diferentes suportes textuais (DC);
- Conhecer e reconhecer características referentes aos
diferentes gêneros discursivos (DC);
- Identificar
os nomes dos colegas e professores em diferentes suportes (M);
- Identificar nomes dos colegas e professores em uma relação
dada (OTM e M);
- Antecipar informação partindo de desenhos/ilustração (OTM e M);
- Antecipar sentidos do texto (DC);
- Localizar informações explícitas do texto (OTM e DC);
- Depreender informações implícitas em textos curtos (OTM);
- Ler com fluência palavras e pequenos textos (DC);
- Ler e compreender textos não-verbais (DC);
- Compreender textos lidos por outras pessoas (DC);
- Cumprir as instruções de jogos ou brincadeiras (OTM);
- Corresponder palavras conhecidas às figuras (OTM);
- Identificar ideia central do texto (DC);
- Realizar inferência (DC);
- Demonstrar compreensão do enredo, ordenando as partes (início,
meio, fim) de
narrativa lida e/ou ouvida (M);
- Escolher, dentre alternativas, título que mais se adeque à
narrativa ouvida e/ou lida (M);
- Estabelecer relação título/texto (DC);
- Demonstrar compreensão global de narrativa ouvida e/ou lida,
“recontando-a” por meio de sequência de desenhos (M);
- Identificar personagens de texto narrativo (M);
- Associar eventos de “causa” a eventos de “consequência” na
narrativa (M);
- Identificar sentido literal e/ou figurado de palavras (OTM);
- Identificar sentidos em parlendas dos recursos visuais (OTM);
- Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes do texto (DC);
- Estabelecer relações entre partes de um texto identificando
repetições, substituições que contribuam para a sua coesão/coerência (DC);
- Identificar sentidos ou informações com base em imagens
(fotos, ilustrações, gráficos, mapas e outros recursos visuais) (DC).
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- Selecionar um manual de instrução (jogo, brinquedo,
objetos do lar, etc.) do interesse dos estudantes. Explore o suporte e as
características presentes nesse gênero. Caso escolha o manual de um jogo,
brinquedo ou brincadeira você poderá dividir a turma em grupos e realizar a
brincadeira. Realize perguntas aos grupos para verificar a compreensão sobre
o texto lido e a opinião acerca do jogo. Em outro momento você poderá
comparar o manual de instrução com outros gêneros instrucionais (bula de
remédios e receita) para que os mesmos percebam as semelhanças e diferenças
existentes entre eles;
- Escolher uma paródia de fácil entendimento, por
exemplo, a cantiga de roda “atirei o pau no gato” e a paródia “não atire o
pau no gato”, exponha o texto em um cartaz (se possível produza-o em sala).
Leia para a turma marcando bem a pauta sonora (acompanhe as palavras com a
régua). Aproveite a leitura para contextualizar as palavras conhecidas, as
desconhecidas e/ou de sentido figurado. Em seguida, realize algumas perguntas
a fim de verificar se realmente compreenderam o texto lido. Convide os estudantes
para selecionar algumas palavras do texto, já conhecidas por eles, escreva no
quadro e peça aos mesmos que façam a leitura. Você poderá utilizar as
palavras escolhidas pelos estudantes para realizar atividades de apropriação
da escrita. Não se esqueça de deixar o cartaz exposto em sala de aula.
Explore também as características do gênero paródia realizando a comparação
entre a canção e/ou poema com o gênero paródia. Nesse momento você poderá
chamar a atenção das semelhanças e diferenças existentes entre eles;
- Selecionar algumas fábulas para que as crianças possam
conhecer o gênero. Escolha uma delas para fazer a leitura. A seguir, explore
o suporte e deixe-as manusear o livro para interagir com a fábula. Faça
perguntas sobre o texto levando-os a perceber a estrutura do gênero, quais as
suas características e o que diferencia a fábula de outros gêneros (conto,
canção, poema, paródia, etc.). Explore o título da fábula, pergunte aos estudantes
que outro título eles dariam ao texto. Caracterize junto com eles os
personagens e o ambiente que aparecem no texto. Verifique se os estudantes compreenderam
a moral da história. Lembre que a moral deve ser trabalhada como consequência
da situação que a fábula apresenta e nunca isoladamente. Chame a atenção dos estudantes para
o fato de que a moral da fábula está associada aquilo que o autor do texto
quer nos “dizer”.
Distribua entre a turma os personagens do texto. Peça para que
eles realizem a encenação da fábula para a turma. Se julgar necessário realize
ensaios antes da apresentação.
-
Elaborar atividades para que os estudantes distingam ações que são causas e
ações relacionadas à consequência;
-
Selecionar palavras dos textos escolhidos que estão no sentido real e as que
estão no sentido figurado e peça que os estudantes interpretem o sentido das
palavras selecionadas;
-
Destacar nos textos palavras que indiquem elementos de retomadas como
pronomes, adjetivos, advérbios e solicitar que os estudantes identifiquem a
quais palavras estão substituindo, qualificando, dentro do texto;
-
Solicitar que os estudantes atribuam sentidos a imagens, ilustração,
gráficos, mapas que estejam atreladas ás ideias discutidas nos textos
abordados.
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EIXO: Produção de textos escritos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Refletir sobre as condições de produção (finalidade,
destinatário, gênero) (DC);
- Produzir textos de diferentes gêneros (DC);
- Compreender as características das tipologias/gêneros textuais
(DC);
- Escrever textos narrativos a partir de sugestão de enredo
composto por sequência de imagens (M);
- Escrever paródia de narrativa breve já conhecida (M);
- Produzir
textos em dupla, considerando as características e finalidades do gênero
(contos trava-língua, rótulos e parlendas) (OTM);
- Produção de listas (meses do ano, regras, brincadeiras,
brinquedos, frutas, animais) (OTM);
- Produzir cartazes sobre temas estudados (OTM);
- Produzir frases com palavras conhecidas ou do contexto em
estudo (OTM);
- Ditar textos de diferentes gêneros discursivos (DC);
- Empregar a pontuação em textos narrativos (M);
- Estabelecer a correlação entre o sentido e a intenção do texto
e os sinais de pontuação (DC);
- Usar os mecanismos gramaticais (concordância nominal/verbal,
ortografia, acentuação, pontuação) (DC);
- Ordenar partes de um texto considerando a relação de causa e
consequência (M);
- Dar
continuidade a texto narrativo, empregando coerentemente relação de causa e
consequência (M);
-
Produzir textos com coesão/coerência, usando os recursos da língua
(conectores, progressão temática e encadeamento das ideias) (DC);
- Atribuir um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos
dos mesmos (DC);
- Fazer revisão de texto narrativo, observando (M):
· o emprego apropriado de
letras maiúsculas (nomes próprios e início de oração);
· a segmentação de palavras
em fim de frase.
- Revisar
os textos produzidos, a fim de adequá-los ao contexto de produção (DC).
|
- Retomar com a turma o trabalho realizado sobre o gênero paródia.
Organize os estudantes em duplas, trios ou grupos produtivos. Em seguida,
discuta com eles a respeito da temática do dia das mães. Depois peça que eles
escolham uma canção, um poema ou uma quadrinha para adaptá-la e torná-la em
uma paródia. Enfatize as condições de produção na exposição da atividade (o
interlocutor, o meio de circulação, as características do gênero, a temática,
a finalidade e a adequação da linguagem) para que eles atendam ao comando.
Após a produção textual realize a revisão dos textos por grupo, observe o
emprego das letras (maiúsculas e minúsculas), a segmentação de palavras no
final das frases, a pontuação e se está adequado ao contexto de produção. Por
fim, solicite aos grupos que realize a reescrita do texto para só então expor
na sala de aula;
- Retomar com a turma o trabalho realizado sobre o gênero fábula. Aproveite o momento para propor uma
produção coletiva, você será o escriba da turma. Sugerimos a fábula “A abelha chocolateira” de Katia Canton,
o objetivo é incentivá-las a trabalhar com as diferenças e as riquezas que
existem em cada pessoa. Antes de iniciar a produção discuta com o grupo sobre
o tema. Faça a leitura de outros textos para subsidiar as discussões e
ajudá-los no momento da produção. É importante que apareçam personagens com
características bem distintas. Peça aos estudantes que sugira possíveis
títulos para o texto.
Após escrever o texto releia-o junto com a turma observando a
concordância nominal/verbal, a ortografia, a acentuação, a pontuação, o
emprego apropriado de letras maiúsculas, a segmentação de palavras, entre
outros.
Dentre
os gêneros já produzidos como paródia e fábulas solicitar que as crianças
ordenem as sentenças que indiquem causas e consequências dos textos
produzidos.
Através
de questionamentos levar as crianças a perceber se o que elas escreveram tem
lógica, sentido, se os seus textos possuem início, meio e fim, se o título
está adequado aos textos, quais, outros títulos elas dariam.
-
Criar situações motivadoras para que as crianças revisem e reescrevam seus
textos, de acordo com as necessidades apontadas pelo professor e/ou colegas
da turma, de modo que no final da reescrita, suas produções atendam ás
condições de produção definidas pelo professor, atendendo, assim, aos
contextos de produção.
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EIXO: Análise linguística e reflexão sobre a língua e seus usos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Fonologia: letra;
·
Formação de palavras;
·
Apropriação do Sistema
de Escrita Alfabético (SEA);
·
Agrupamento de palavras;
·
Segmentação de palavras;
* uso do H inicial;
* uso do G ou GU;
* uso do C ou QU;
* uso do J formando sílabas com A, O
e U;
* uso do S no início das palavras
formando sílabas com A, O ou U;
* uso de O ou U no final de palavras
que terminem “com o som de U”;
* uso de E e I no final de palavra
que terminem com o som de “I”;
* uso de M, N e NH, ou para grafar
todas as formas de nasalização da nossa língua;
|
-
Diferenciar letras de números (DC);
- Reconhecer letras: o alfabeto (OTM);
- Distinguir vogal e consoante (OTM);
- Distinguir tipos de letras: maiúsculas e minúsculas, imprensa
e cursiva (OTM);
- Usar adequadamente letras maiúsculas e minúsculas (DC);
- Utilizar corretamente diferentes tipos de letras (DC);
- Conhecer todas as letras do alfabeto e a ordem em que elas
aparecem, distinguindo vogais e consoantes (DC);
- Compor e decompor palavras (OTM);
- Formar palavras a partir dos textos estudados (regularidades
diretas e contextuais) (OTM);
- Distinguir sons iniciais, mediais e finais; complementações de
palavras (OTM);
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas iniciais, mediais e
rimas (DC);
-
Compreender a direção da escrita (DC);
- Sistematizar as correspondências grafofônicas (DC);
- Agrupar palavras com o mesmo som (aliteração/rima) (DC e OTM);
- Agrupar palavras com o mesmo número de letras/sílabas (DC e OTM);
- Identificar e comparar palavras que possuam o mesmo ou
diferente número de letras (DC);
- Segmentar palavras (espaçamento entre as palavras) (OTM);
- Escrever controlando a segmentação de palavras em frases (DC);
- Utilizar as normas ortográficas regulares diretas a partir das
grafias P, B, T, D, F, V (DC);
-
Empregar o H inicial (DC);
- Utilizar as normas ortográficas regulares contextuais (uso: R
ou RR; G ou GU; C ou QU; J formando sílabas com A, O, e U; S no início das
palavras formando sílabas com A, O ou U; O ou U no final das palavras que
terminam com o som de U; E e I no final de palavras que terminem com o som de
I; M, N, NH ou ~ para grafar todas as formas de nasalização da nossa língua) (DC);
- Empregar corretamente os dígrafos NH, LH, CH, RR, SS (DC);
- Usar adequadamente os sinais de pontuação, considerando sua
funcionalidade, de acordo com as necessidades da produção escrita e da
leitura (DC).
|
- A partir dos gêneros estudados selecione algumas palavras para
desenvolver atividades de apropriação da escrita. Organize uma tabela com
duas colunas (letra maiúscula e minúscula). Entregue uma cópia impressa para
cada estudante e peça que pesquisem em jornais, revistas, gibis, rótulos, etc.
os diferentes tipos de letras e cole-as nas colunas indicadas. Você poderá
seguir o modelo dessa atividade para trabalhar a diferença entre vogal e
consoante, letras e números, letra cursiva e de forma;
- Selecionar dos textos estudados algumas palavras e escreva no
quadro.. Chame atenção deles enquanto escreve para que percebam a direção da
escrita. Escolha palavras com sílabas simples formadas por consoante e vogal.
Decomponha as palavras para que os estudantes observem as unidades menores
como sílabas, letras e fonemas. Confronte duas ou mais palavras que possuem
sílabas iguais no início, no meio e no fim das palavras.
Explore o uso de rimas e aliteração. Se possível, relacione
essas palavras ao desenho. Leia as palavras várias vezes para que os
estudantes percebam as semelhanças entre elas. Escreva na lousa ou em cartaz
um texto (poema, canção, trava-língua, parlendas), depois convide-os a
circularem no próprio texto palavras com o mesmo som (aliteração/rima). A seguir,
elabore uma lista no quadro com as palavras circuladas por eles. Você poderá
seguir o modelo dessa atividade para agrupar palavras com o mesmo ou
diferente número de letras e/ou sílabas;
-
Selecionar textos produzidos, palavras ou expressões que apresentem problema
de segmentação e reflita com as crianças a necessidade ou não de
segmentá-las. Em seguida, peça para que as crianças, em grupo, construam um
cartaz com as palavras ou expressões que devem e não devem ser segmentadas e
coloque-o na sala de aula;
-
Observar nas leituras e produções das crianças os erros ortográficos mais
recorrentes durante o mês. Selecione as palavras e organize-as em fichas para
facilitar a leitura. Convide a turma para categorizar as palavras em um
cartaz. Após a conclusão do trabalho exponha o cartaz na sala, pois ele
servirá de consulta aos estudantes durante a aula. Eles poderão recorrer ao
cartaz quando tiverem dúvidas ou quiserem conferir se escreveram a palavra de
maneira correta.
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1º Ano / II Unidade
Fluxo
de Aula / Matemática
EIXO:
Números e operações
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-
Construir o significado do número (OTM);
-
Produzir escrita numérica observando o valor posicional (OTM);
-
Ler produzir e interpretar escritas numéricas até 30 (M);
-
Conhecer a sequência numérica até 30 (M);
-
Comparar quantidades (M);
-
Criar estratégias próprias de agrupamento para realizar contagem (M);
-
Reconhecer, relacionar e registrar número através de estratégias próprias (DC);
-
Ler números usados na vida real: telefones, placas de carro, nº da casa que
mora, etc. (M);
-
Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de
cálculo (M);
-
Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).
|
Continuação da unidade anterior com aprofundamento dos níveis de
dificuldades.
- Realizar atividades que possibilitem a construção do significado
do número a partir de:
- Explorar atividades com o uso de material concreto
diversificado para realizar contagem e agrupamentos com registro de quantidades
e trocas efetivadas;
- Elaborar uma agenda é uma atividade prazerosa em qualquer ano,
pois possibilita a vivência real da utilização dos números no cotidiano;
A resolução de problemas segue as sugestões da unidade anterior.
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EIXO:
Álgebra e funções
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-
Identificar as regularidades em sequência (OTM).
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O trabalho com sequência nesta II unidade poderá ser apresentado
de forma que envolva mais de um atributo.
Exemplo:
Sequência envolvendo cor e forma: entregue aos estudantes a
seguinte sequência: quadrado (verde), triângulo (vermelho), triângulo (amarelo),
quadrado (verde). Deixe os espaços para completar com o objetivo dos estudantes
perceberem qual será a forma e cor que vem na sequência. (Resposta:
triângulo (vermelho), triângulo (amarelo) e quadrado (verde).
A variação desta atividade é sugerir que eles criem sua própria
sequência e depois entregue ao colega para descobri-las.
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EIXO:
Grandezas e medidas
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Comprimento: medindo trajetórias e
contornos.
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-
Medir comprimentos usando unidades de medidas não padronizadas (M);
-
Reconhecer e comparar grandezas de mesma natureza por meio de estratégias
pessoais (DC);
-
Explorar unidades de medidas de comprimento conhecidas socialmente (OTM);
-
Utilizar instrumentos de medidas convencionais e não convencionais para
resolver problemas (DC e OTM);
-
Registrar a medida de objetos utilizando-se de estratégia própria para medir
(M);
-
Medir trajetórias e contornos (OTM);
-
Compreender o conceito de medidas e grandezas, utilizando-os em situações
problema (DC);
-
Representar com desenhos suas atividades durante a manhã, tarde e noite (M);
-
Localizar acontecimentos no tempo: ontem, hoje, amanhã; dias da semana e dias
do mês (M);
-
Reconhecer as figuras usadas em diferentes tamanhos e posições (M).
|
- Construir no quadro ou numa cartolina uma tabela com quadro
colunas e a quantidades de linhas necessárias (que será de acordo com a
quantidade de estudantes).
- Convidar os estudantes a realizarem medições pedidas na tabela
e registrar os resultados. Depois, leve-os a refletir sobre a não
padronização da medida utilizada. No segundo momento, entregue régua e fitas
métricas e peça para novamente realizarem as medições. Novamente abra a roda
de conversa sobre os resultados obtidos e a necessidade de usar medidas
padronizadas. Proponha, neste momento, medir a trajetória da sala ao
refeitório da escola ou o contorno da sala;
- Apresentar diferentes figuras com desenhos de relógio, fita
métrica, copo graduado, termômetro, metro articulado etc. Questione os estudantes
quais instrumentos medem comprimentos. Aproveite este momento para falar da
medida de tempo.
É interessante ter na sala à altura dos olhos dos estudantes
calendário anual, onde será feita a marcação de datas de eventos significativos
para a classe para apreciação e outras situações, tais como marcar, localizar
e estimar datas.
Atividades: uso do calendário na marcação diária; marcar no
calendário datas importantes para a classe/colégio/cidade onde mora, etc.;
Exploração do calendário anual, dos meses, etc.
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EIXO:
Geometria
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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|
-
Localizar objeto ou pessoa entre duas referências (M);
-
Interpretar e representar posição e movimentação no espaço (OTM);
-
Reconhecer e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes
pontos de referência e indicações de posição (DC);
-
Reconhecer as figuras planas e os sólidos geométricos nos objetos criados
pelo homem e nos elementos da natureza (DC e OTM);
-
Identificar e contar vértices e lados em quadrados, retângulos (M);
-
Identificar o quadrado como face do cubo (M);
-
Identificar e nomear esfera (M);
-
Reconhecer as figuras estudadas em diferentes tamanhos e posições (M).
|
- Dividir a turma em pequenos grupos e entregar um croqui da
sala de aula. Inicialmente peça que localizem onde estar: as janelas, a
porta, o lixeiro, as mesas. Depois peça para cada um localizar suas mesas e
fazer o percurso da própria mesa a porta ou da mesa da professora, etc.
- Explorar o ambiente que cerca o estudante, buscando
semelhanças das figuras planas e não planas com aspectos da natureza e
objetos físicos ou artísticos.
Através de desenhos explore os lados e vértices das figuras
planas, continue trabalhando como na unidade anterior a composição e
decomposição de objetos de formas variadas.
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EIXO:
Estatística, probabilidade e combinatória
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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|
-
Iniciar a compreensão de como coletar e organizar dados para construir
gráficos e tabelas (M e OTM);
-
Coletar e organizar informações visando à construção de tabelas, gráficos e
outras representações presentes no dia a dia (DC);
-
Ler e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos (DC);
-
Resolver problemas a partir de tabelas simples (M).
|
-
Apresentar aos estudantes uma lista de sabores de sorvete. Depois proponha uma
pesquisa na sala para saber qual o sabor de sorvete é o preferido. Entregue
aos estudantes uma tabela pronta contendo nomes dos sabores do sorvete, na
outra coluna em branco para registrar o quantitativo de preferência. A etapa
final é a construção coletiva de um gráfico com o resultado da pesquisa.
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1º Ano / II Unidade
Fluxo
de Aula / História
EIXO:
História local e do cotidiano (DC).
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
·
As famílias: suas diferenças e
semelhanças:
-
Organização familiar;
- História de sua família.
·
As diferenças e semelhanças:
indivíduo, família, grupo:
- Comportamento e identidade.
·
Brinquedos e brincadeiras: aqui e em
todo lugar!
|
-
Refletir sobre a forma de organização familiar (pai/filhos, mãe/filhos, avós/netos,
etc.) (OTM);
-
Analisar a história de sua família, descobrindo quem ou quais foram os
antepassados (OTM);
-
Identificar nas famílias as diferenças e os aspectos semelhantes;
-
Identificar na família a existência de diferentes gerações (DC);
-
Refletir os aspectos sociais, culturais e comportamentais da criança e o
grupo de convívio no seu entorno (OTM);
-
Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre esses grupos e suas
experiências (OTM);
-
Coletar informações a respeito de alguns brinquedos das crianças da classe e
do local onde moram (M);
-
Identificar algumas características materiais dos brinquedos enquanto objetos
produzidos por uma sociedade: nomes, do que são feitos, quem produziu, quando
foram produzidos, como foram adquiridos, etc. (M);
-
Identificar semelhanças e diferenças entre os brinquedos das crianças da
classe e do local onde moram (M);
-
Perceber algumas semelhanças e diferenças entre os seus brinquedos e de
outras crianças brasileiras de diferentes localidades – com valores de
respeito à diversidade cultural (M);
-
Organizar informações coletadas em textos
coletivos, painéis, gravuras, linha do tempo, exposições, etc. (M);
|
-
Introduzir o conteúdo levantando os conhecimentos prévios dos estudantes
sobre o que entendem por família e, posteriormente, apresentando imagens (se
possível fotos) que retratem tipos diferentes de famílias (constituídas
apenas pelo casal, pelo casal e um único filho, de pais separados, de
crianças que tem meio-irmãos, com filhos adotivos, com diferentes gerações
vivendo juntas, etc.);
Com
base na observação deste material, orientar as crianças a ficarem atentas
para detalhes como os componentes de cada família e seus traços físicos;
-
Incentivar a turma a refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as
famílias;
-
Questionar o porquê da construção destas famílias. As crianças devem perceber
que é comum que as famílias sejam constituídas das mais diferentes formas e
que o mais importante em todas elas é o laço afetivo que une seus membros;
-
Orientar os estudantes a desenharem uma árvore (individualmente) e com ajuda
da família, completarem suas árvores genealógicas escrevendo os nomes dos
avós paternos e maternos, dos pais, dos irmãos e o próprio nome (não esquecer
de fazer uma exposição para apreciação dos resultados);
-
Levar em consideração a diversidade de situações familiares existentes, que
refletem as condições sociais e históricas de nossa sociedade, logo, não
esquecer de trabalhar (a título de valorização) o sentimento de pertencimento
dos estudantes com relação às suas famílias;
-
Introduzir o assunto relatando que todo ser humano gosta de conviver com
pessoas da mesma idade. As crianças gostam de passar seu tempo com outras
crianças;
-
Estimular os estudantes a observar imagens (ou fotos se possível) de crianças
deste, de outros tempos e de outros lugares do mundo. Ajudá-los a identificar
semelhanças, diferenças, curiosidades, etc.;
Após
a análise, levantar as seguintes questões: o que acharam das imagens? Quais as diferenças/semelhanças entre as
crianças e entre o que elas fazem?
-
Finalizar a atividade pedindo aos estudantes que façam um desenho deles mesmo
brincando do que mais gostam ou construir um texto coletivo (que também
poderá ser ilustrado).
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1º Ano / II Unidade
Fluxo
de Aula / Ciências
Gêneros
textuais sugeridos: Cartaz, tirinha, entrevista e aviso.
EIXO:
Ser humano e saúde
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Compreender a importância de
hábitos de higiene pessoal... (DC);
- Identificar a importância da
higiene pessoal (M);
- Reconhecer a importância de
escovar os dentes (M);
- Reconhecer a importância de lavar
as mãos em momentos específicos (M);
- Relacionar os sintomas e as causas
de doenças, seus tratamentos e suas prevenções (DC);
- Reconhecer hábitos de higiene e a
presença de ectoparasitas (M);
- Relacionar saúde com hábitos
alimentares..., considerando diferentes momentos da vida humana (DC);
- Identificar alguns alimentos e
hábitos alimentares importantes à saúde (M).
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“A autonomia da criança é constituída aos poucos. Sua
dependência dos adultos (responsáveis por elas) reduz-se na medida em que
cresce. A saúde dos estudantes deve ser um dos maiores cuidados do professor.
As crianças necessitam de auxílio para escolher uma alimentação adequada,
para fazer suas refeições, para realizar a higiene pessoal e para cuidar da
saúde, como imunização contra doenças. Não se pode esquecer de que receber
afeto é também um fator de promoção do desenvolvimento saudável. Procure
trabalhar questões sobre a higiene pessoal e a alimentação de modo que as
crianças sejam estimuladas a desenvolver bons hábitos; contudo, evite tratar
os temas de modo dogmático para não criar conflitos com crenças e a cultura
da comunidade. Por exemplo, não existe um único modo de se alimentar
adequadamente. A opção por um alimento pode ser resultado da cultura, da
experiência de vida e/ou das condições socioeconômicas da família.”
Você também pode
apresentar figuras contendo imagens (de cuidados com a higiene, alimentos),
em seguida solicite que os estudantes observem as figuras e depois respondam
algumas questões relacionadas ao tema em estudo.
-
Promover uma roda de conversa, objetivando levantar conhecimentos prévios das
crianças sobre a importância da higiene pessoal. Após a primeira atividade,
proponha a elaboração de um cartaz com recortes de revistas sobre higiene
pessoal. Ouvir a música “Lavar as mãos”, de Arnaldo Antunes, com as crianças
e fazer comentários, como: bactérias são seres muitos pequenos visto somente
com o uso do microscópio (verificar se as crianças sabem o que é
microscópio). Elas podem causar doenças às pessoas. É muito importante lavar
as mãos, pois a água e o sabão removem a sujeira e as bactérias. Após esses
esclarecimentos, explorar a letra por meio de perguntas: Você concorda com o
compositor Arnaldo Antunes? Por quê? Você lava as mãos com água e sabão
depois de brincar? E antes de comer ou beber algo? Você sabia que a sujeira
pode causar doenças? Você já tinha ouvido falar em bactérias?
-
Relatar sobre a importância da higiene pessoal para evitar a proliferação de
ectoparasitas como: piolhos, pulgas, carrapatos;
- Solicitar que as crianças tragam embalagens de diferentes
marcas de creme dental e propor que elaborem um cartaz;
-
Solicitar que as crianças (em grupo) criem um cartaz dos produtos necessários
para o momento do banho (todos os trabalhos escritos das crianças precisam
ser revisados e reescritos pelas próprias crianças);
-
Propor a gincana dos alimentos. A gincana consiste em pedir as crianças que
tragam alimentos, como frutas e legumes, para serem divididos entre a classe
toda, no recreio (orientá-los para trazer cenoura, que pode ser comida crua).
Essa atividade é interessante, pois uma
vez que as crianças estão entre amigos, os quais costumam influenciar uns aos
outros, é possível ocorrer à aquisição de novos hábitos alimentares.
-
Promover um bate-papo com um nutricionista, objetivando que as crianças
percebam a importância de adquirir bons hábitos alimentares;
-
Solicitar que os estudantes elaborem tirinhas sobre: higiene pessoal,
alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde.
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EIXO:
Recursos tecnológicos
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Identificar as características de
alguns objetos como: textura, forma (OTM);
- Observar objetos produzidos no
presente e no passado (OTM);
- Reconhecer algumas propriedades
existentes nos objetos (OTM);
- Verificar as propriedades físicas,
e manipular objetos em sala de aula (OTM);
- Reconhecer os meios de segurança
ao manipular os objetos (OTM);
- Identificar figuras abordando a
preservação e conservação dos objetos (OTM).
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- Apresentar as crianças diferentes
objetos (textura, forma), para que elas possam manipular (de olhos vendados)
e em seguida fazer a descrição do mesmo;
- Apresentar imagens de diferentes
objetos, para que possam identificar o uso de cada um deles, bem como o
contexto e o ambiente em que são utilizados e que foram produzidos (presente
e passado).
Promover uma discussão com as
seguintes questões: Que objeto é esse? Para que utilizamos? Quando foi
produzido? Quais as propriedades?
- Solicitar aos estudantes uma
entrevista com avós ou bisavós sobre objetos que não existiam antigamente e
que, nos dias de hoje, são muito utilizados. Solicite que eles questionem que
objetos existiam antes e que atualmente não são mais utilizados.
Exemplificando: o computador é um objeto muito utilizado hoje em dia, entre
outros;
- Propor a realização de
experimentos, objetivando a ampliação do conhecimento sobre as propriedades
físicas dos objetos;
- Elaborar um cartaz com imagens de
objetos feitos de borracha, de madeira ou plástico, classificando-os (em uma
tabela) de acordo com os seguintes grupos: objetos de uso pessoal, material
escolar e objetos de casa;
- Propor uma roda de conversa
discutindo sobre os cuidados que se deve ter ao manipular objetos. Exemplo:
copo de vidro, faca, fósforo, etc.;
- Apresentar aos estudantes figuras
abordando a preservação e conservação dos objetos. Em seguida, solicite que
eles façam a leitura de imagens. Após a leitura produzir coletivamente um
texto (gênero aviso).
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