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quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fluxo II unidade 1º ano


 1º Ano / II Unidade
Fluxo de Aula / Língua Portuguesa
 


Gêneros textuais sugeridos: Manual de instrução de jogos, certidão de nascimento, lista temática, narrativas breves (fábula, mito, lenda e conto), poemas, histórias, relato de experiências, etc.


EIXO: Produção e compreensão de textos orais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Gênero: manual de jogos e brincadeiras, paródias, relato de experiências;














  • Escuta de leituras;








  • Estratégias argumentativas da fala;











  • Variedade linguística;


  • Descrição de ambientes e pessoas.
- Elaborar textos instrucionais orais de jogos e brincadeiras (OTM);

- Cooperar com ideias nos trabalhos em grupo ou coletivo (OTM);

- Fazer paródia oral de narrativa breve já conhecida (M);

- Empregar expressão à leitura, de acordo com os efeitos sugeridos pelo texto (humor, surpresa, tristeza) (M);

- Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com clareza e coerência (DC);

- Escutar opinião dos outros com atenção (OTM);

- Escutar leitura realizada pelo professor (OTM);

- Comentar histórias lidas e ouvidas (OTM);

- Dialogar sobre temas decorrentes da narrativa, sabendo alternar momentos de escuta e de fala (M);

- Argumentar sobre um fato de forma adequada e coerente (DC);

- Adequar a fala à situação de comunicação (DC);

- Saber ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes (DC);

- Perceber e respeitar as variações linguísticas (DC);

- Descrever com clareza ambientes e pessoas (DC).
Etapas do trabalho com gênero manual de instrução.
- Pedir antecipadamente que os estudantes tragam para sala de aula jogos que eles mais gostam. Depois, formem pequenos grupos. Oriente que eles apresentem o jogo para os integrantes do grupo. Em seguida, peça que a equipe escolha um jogo para apresentação. Entregue para os grupos um roteiro que conduzirá a apresentação das equipes. É importante que na apresentação o grupo informe algumas características sobre o jogo escolhido, por exemplo: as regras, as instruções do jogo, o número de participantes e o material que compõe o jogo. Caso perceba que algum item não foi contemplado na apresentação dos grupos faça perguntas que conduzam os estudantes. Chame a atenção para os itens que compõem o manual de instrução;
Etapas do trabalho com o gênero paródia.
- Selecionar dois textos (canção, poema) sendo uma em forma de paródia e outra na versão original. Caso escolha uma canção ou um poema cantado, permita que os estudantes façam a audição dos mesmos. Depois, contextualize a canção/poema, realize perguntas sobre o tema, os autores, o efeito de humor, a crítica, etc. A partir da discussão do grupo chame a atenção dos estudantes para as semelhanças e diferenças existentes nos dois textos.


EIXO: Leitura e compreensão de textos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Gênero: resumo, narrativas breves (mito, lenda, conto, fábula) e paródias;

  • Estudo dos suportes e das características dos gêneros textuais;







·         Fonologia: letra;





·         Estratégias de leitura;







·         Modalidades de leitura;











·         Aspectos da textualidade.


























- Resumir texto (DC);

- Reconhecer semelhanças e diferenças entre uma narrativa breve e sua paródia (M);

- Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes suportes textuais (DC);

- Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes gêneros discursivos (DC);

- Identificar os nomes dos colegas e professores em diferentes suportes (M);

- Identificar nomes dos colegas e professores em uma relação dada (OTM e M);

- Antecipar informação partindo de desenhos/ilustração (OTM e M);

- Antecipar sentidos do texto (DC);

- Localizar informações explícitas do texto (OTM e DC);

- Depreender informações implícitas em textos curtos (OTM);

- Ler com fluência palavras e pequenos textos (DC);

- Ler e compreender textos não-verbais (DC);

- Compreender textos lidos por outras pessoas (DC);

- Cumprir as instruções de jogos ou brincadeiras (OTM);

- Corresponder palavras conhecidas às figuras (OTM);

- Identificar ideia central do texto (DC);

- Realizar inferência (DC);

- Demonstrar compreensão do enredo, ordenando as partes (início, meio, fim) de
narrativa lida e/ou ouvida (M);

- Escolher, dentre alternativas, título que mais se adeque à narrativa ouvida e/ou lida (M);

- Estabelecer relação título/texto (DC);

- Demonstrar compreensão global de narrativa ouvida e/ou lida, “recontando-a” por meio de sequência de desenhos (M);

- Identificar personagens de texto narrativo (M);

- Associar eventos de “causa” a eventos de “consequência” na narrativa (M);

- Identificar sentido literal e/ou figurado de palavras (OTM);

- Identificar sentidos em parlendas dos recursos visuais (OTM);

- Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes do texto (DC);

- Estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições, substituições que contribuam para a sua coesão/coerência (DC);

- Identificar sentidos ou informações com base em imagens (fotos, ilustrações, gráficos, mapas e outros recursos visuais) (DC).
- Selecionar um manual de instrução (jogo, brinquedo, objetos do lar, etc.) do interesse dos estudantes. Explore o suporte e as características presentes nesse gênero. Caso escolha o manual de um jogo, brinquedo ou brincadeira você poderá dividir a turma em grupos e realizar a brincadeira. Realize perguntas aos grupos para verificar a compreensão sobre o texto lido e a opinião acerca do jogo. Em outro momento você poderá comparar o manual de instrução com outros gêneros instrucionais (bula de remédios e receita) para que os mesmos percebam as semelhanças e diferenças existentes entre eles;

- Escolher uma paródia de fácil entendimento, por exemplo, a cantiga de roda “atirei o pau no gato” e a paródia “não atire o pau no gato”, exponha o texto em um cartaz (se possível produza-o em sala). Leia para a turma marcando bem a pauta sonora (acompanhe as palavras com a régua). Aproveite a leitura para contextualizar as palavras conhecidas, as desconhecidas e/ou de sentido figurado. Em seguida, realize algumas perguntas a fim de verificar se realmente compreenderam o texto lido. Convide os estudantes para selecionar algumas palavras do texto, já conhecidas por eles, escreva no quadro e peça aos mesmos que façam a leitura. Você poderá utilizar as palavras escolhidas pelos estudantes para realizar atividades de apropriação da escrita. Não se esqueça de deixar o cartaz exposto em sala de aula. Explore também as características do gênero paródia realizando a comparação entre a canção e/ou poema com o gênero paródia. Nesse momento você poderá chamar a atenção das semelhanças e diferenças existentes entre eles;

- Selecionar algumas fábulas para que as crianças possam conhecer o gênero. Escolha uma delas para fazer a leitura. A seguir, explore o suporte e deixe-as manusear o livro para interagir com a fábula. Faça perguntas sobre o texto levando-os a perceber a estrutura do gênero, quais as suas características e o que diferencia a fábula de outros gêneros (conto, canção, poema, paródia, etc.). Explore o título da fábula, pergunte aos estudantes que outro título eles dariam ao texto. Caracterize junto com eles os personagens e o ambiente que aparecem no texto. Verifique se os estudantes compreenderam a moral da história. Lembre que a moral deve ser trabalhada como consequência da situação que a fábula apresenta e nunca isoladamente. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que a moral da fábula está associada aquilo que o autor do texto quer nos “dizer”.
Distribua entre a turma os personagens do texto. Peça para que eles realizem a encenação da fábula para a turma. Se julgar necessário realize ensaios antes da apresentação.
- Elaborar atividades para que os estudantes distingam ações que são causas e ações relacionadas à consequência;

- Selecionar palavras dos textos escolhidos que estão no sentido real e as que estão no sentido figurado e peça que os estudantes interpretem o sentido das palavras selecionadas;

- Destacar nos textos palavras que indiquem elementos de retomadas como pronomes, adjetivos, advérbios e solicitar que os estudantes identifiquem a quais palavras estão substituindo, qualificando, dentro do texto;

- Solicitar que os estudantes atribuam sentidos a imagens, ilustração, gráficos, mapas que estejam atreladas ás ideias discutidas nos textos abordados.
EIXO: Produção de textos escritos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Gênero: narrativas breves (conto, lenda, mito, fábula), paródia, trava-língua, rótulos, parlendas, listas;
  • Condições de produção;


                                            




















  • Aspectos gramaticais;

















  • Aspectos da textualidade;












  • Revisão textual.
- Refletir sobre as condições de produção (finalidade, destinatário, gênero) (DC);

- Produzir textos de diferentes gêneros (DC);

- Compreender as características das tipologias/gêneros textuais (DC);

- Escrever textos narrativos a partir de sugestão de enredo composto por sequência de imagens (M);

- Escrever paródia de narrativa breve já conhecida (M);

- Produzir textos em dupla, considerando as características e finalidades do gênero (contos trava-língua, rótulos e parlendas) (OTM);

- Produção de listas (meses do ano, regras, brincadeiras, brinquedos, frutas, animais) (OTM);

- Produzir cartazes sobre temas estudados (OTM);

- Produzir frases com palavras conhecidas ou do contexto em estudo (OTM);

- Ditar textos de diferentes gêneros discursivos (DC);

- Empregar a pontuação em textos narrativos (M);

- Estabelecer a correlação entre o sentido e a intenção do texto e os sinais de pontuação (DC);

- Usar os mecanismos gramaticais (concordância nominal/verbal, ortografia, acentuação, pontuação) (DC);

- Ordenar partes de um texto considerando a relação de causa e consequência (M);

- Dar continuidade a texto narrativo, empregando coerentemente relação de causa e consequência (M);

- Produzir textos com coesão/coerência, usando os recursos da língua (conectores, progressão temática e encadeamento das ideias) (DC);

- Atribuir um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos dos mesmos (DC);

- Fazer revisão de texto narrativo, observando (M):
·    o emprego apropriado de letras maiúsculas (nomes próprios e início de oração);
·    a segmentação de palavras em fim de frase.

- Revisar os textos produzidos, a fim de adequá-los ao contexto de produção (DC).
- Retomar com a turma o trabalho realizado sobre o gênero paródia. Organize os estudantes em duplas, trios ou grupos produtivos. Em seguida, discuta com eles a respeito da temática do dia das mães. Depois peça que eles escolham uma canção, um poema ou uma quadrinha para adaptá-la e torná-la em uma paródia. Enfatize as condições de produção na exposição da atividade (o interlocutor, o meio de circulação, as características do gênero, a temática, a finalidade e a adequação da linguagem) para que eles atendam ao comando. Após a produção textual realize a revisão dos textos por grupo, observe o emprego das letras (maiúsculas e minúsculas), a segmentação de palavras no final das frases, a pontuação e se está adequado ao contexto de produção. Por fim, solicite aos grupos que realize a reescrita do texto para só então expor na sala de aula;

- Retomar com a turma o trabalho realizado sobre o gênero fábula. Aproveite o momento para propor uma produção coletiva, você será o escriba da turma. Sugerimos a fábula “A abelha chocolateira” de Katia Canton, o objetivo é incentivá-las a trabalhar com as diferenças e as riquezas que existem em cada pessoa. Antes de iniciar a produção discuta com o grupo sobre o tema. Faça a leitura de outros textos para subsidiar as discussões e ajudá-los no momento da produção. É importante que apareçam personagens com características bem distintas. Peça aos estudantes que sugira possíveis títulos para o texto.
Após escrever o texto releia-o junto com a turma observando a concordância nominal/verbal, a ortografia, a acentuação, a pontuação, o emprego apropriado de letras maiúsculas, a segmentação de palavras, entre outros.
Dentre os gêneros já produzidos como paródia e fábulas solicitar que as crianças ordenem as sentenças que indiquem causas e consequências dos textos produzidos.
Através de questionamentos levar as crianças a perceber se o que elas escreveram tem lógica, sentido, se os seus textos possuem início, meio e fim, se o título está adequado aos textos, quais, outros títulos elas dariam.

- Criar situações motivadoras para que as crianças revisem e reescrevam seus textos, de acordo com as necessidades apontadas pelo professor e/ou colegas da turma, de modo que no final da reescrita, suas produções atendam ás condições de produção definidas pelo professor, atendendo, assim, aos contextos de produção.




EIXO: Análise linguística e reflexão sobre a língua e seus usos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Fonologia: letra;


















·         Formação de palavras;
  



·         Apropriação do Sistema de Escrita Alfabético (SEA);









·         Agrupamento de palavras;









·         Segmentação de palavras;
  




  • Ortografia: P, B, T, D, F e V;
  • Ortografia:
* uso do H inicial;
* uso do G ou GU;
* uso do C ou QU;
* uso do J formando sílabas com A, O e U;
* uso do S no início das palavras formando sílabas com A, O ou U;
* uso de O ou U no final de palavras que terminem “com o som de U”;
* uso de E e I no final de palavra que terminem com o som de “I”;
* uso de M, N e NH, ou para grafar todas as formas de nasalização da nossa língua;

  • Dígrafos;


  • Pontuação.

- Diferenciar letras de números (DC);

- Reconhecer letras: o alfabeto (OTM);

- Distinguir vogal e consoante (OTM);

- Distinguir tipos de letras: maiúsculas e minúsculas, imprensa e cursiva (OTM);

- Usar adequadamente letras maiúsculas e minúsculas (DC);

- Utilizar corretamente diferentes tipos de letras (DC);

- Conhecer todas as letras do alfabeto e a ordem em que elas aparecem, distinguindo vogais e consoantes (DC);

- Compor e decompor palavras (OTM);

- Formar palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas e contextuais) (OTM);

- Distinguir sons iniciais, mediais e finais; complementações de palavras (OTM);

- Identificar semelhanças sonoras em sílabas iniciais, mediais e rimas (DC);

- Compreender a direção da escrita (DC);

- Sistematizar as correspondências grafofônicas (DC);

- Agrupar palavras com o mesmo som (aliteração/rima) (DC e OTM);

- Agrupar palavras com o mesmo número de letras/sílabas (DC e OTM);

- Identificar e comparar palavras que possuam o mesmo ou diferente número de letras (DC);

- Segmentar palavras (espaçamento entre as palavras) (OTM);

- Escrever controlando a segmentação de palavras em frases (DC);

- Utilizar as normas ortográficas regulares diretas a partir das grafias P, B, T, D, F, V (DC);

- Empregar o H inicial (DC);

- Utilizar as normas ortográficas regulares contextuais (uso: R ou RR; G ou GU; C ou QU; J formando sílabas com A, O, e U; S no início das palavras formando sílabas com A, O ou U; O ou U no final das palavras que terminam com o som de U; E e I no final de palavras que terminem com o som de I; M, N, NH ou ~ para grafar todas as formas de nasalização da nossa língua) (DC);

- Empregar corretamente os dígrafos NH, LH, CH, RR, SS (DC);

- Usar adequadamente os sinais de pontuação, considerando sua funcionalidade, de acordo com as necessidades da produção escrita e da leitura (DC).





- A partir dos gêneros estudados selecione algumas palavras para desenvolver atividades de apropriação da escrita. Organize uma tabela com duas colunas (letra maiúscula e minúscula). Entregue uma cópia impressa para cada estudante e peça que pesquisem em jornais, revistas, gibis, rótulos, etc. os diferentes tipos de letras e cole-as nas colunas indicadas. Você poderá seguir o modelo dessa atividade para trabalhar a diferença entre vogal e consoante, letras e números, letra cursiva e de forma;

- Selecionar dos textos estudados algumas palavras e escreva no quadro.. Chame atenção deles enquanto escreve para que percebam a direção da escrita. Escolha palavras com sílabas simples formadas por consoante e vogal. Decomponha as palavras para que os estudantes observem as unidades menores como sílabas, letras e fonemas. Confronte duas ou mais palavras que possuem sílabas iguais no início, no meio e no fim das palavras.
Explore o uso de rimas e aliteração. Se possível, relacione essas palavras ao desenho. Leia as palavras várias vezes para que os estudantes percebam as semelhanças entre elas. Escreva na lousa ou em cartaz um texto (poema, canção, trava-língua, parlendas), depois convide-os a circularem no próprio texto palavras com o mesmo som (aliteração/rima). A seguir, elabore uma lista no quadro com as palavras circuladas por eles. Você poderá seguir o modelo dessa atividade para agrupar palavras com o mesmo ou diferente número de letras e/ou sílabas;

- Selecionar textos produzidos, palavras ou expressões que apresentem problema de segmentação e reflita com as crianças a necessidade ou não de segmentá-las. Em seguida, peça para que as crianças, em grupo, construam um cartaz com as palavras ou expressões que devem e não devem ser segmentadas e coloque-o na sala de aula;
     
- Observar nas leituras e produções das crianças os erros ortográficos mais recorrentes durante o mês. Selecione as palavras e organize-as em fichas para facilitar a leitura. Convide a turma para categorizar as palavras em um cartaz. Após a conclusão do trabalho exponha o cartaz na sala, pois ele servirá de consulta aos estudantes durante a aula. Eles poderão recorrer ao cartaz quando tiverem dúvidas ou quiserem conferir se escreveram a palavra de maneira correta.











1º Ano / II Unidade


 
Fluxo de Aula / Matemática


 

EIXO: Números e operações
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Construção do significado do número a partir de: estimativas, correspondência um a um ou grupo a grupo;
  • Escrita numérica e o valor posicional;

  • Números naturais: números no contexto social; agrupamentos livres para contagem; leitura; escrita; comparação de quantidades até 30;

  • Operação: noção de subtração.





- Construir o significado do número (OTM);

- Produzir escrita numérica observando o valor posicional (OTM);

- Ler produzir e interpretar escritas numéricas até 30 (M);

- Conhecer a sequência numérica até 30 (M);

- Comparar quantidades (M);

- Criar estratégias próprias de agrupamento para realizar contagem (M);

- Reconhecer, relacionar e registrar número através de estratégias próprias (DC);

- Ler números usados na vida real: telefones, placas de carro, nº da casa que mora, etc. (M);

- Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo (M);

- Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).
Continuação da unidade anterior com aprofundamento dos níveis de dificuldades.
- Realizar atividades que possibilitem a construção do significado do número a partir de:
  • Comparação de quantidades através de procedimentos de correspondência um a um (pareamento); correspondência grupo a grupo; estimativas. Você poderá realizar atividades com folhetos de jogos numéricos (quina, sena, loto, etc.), tais como: ditado de números, bingo, brincadeira do detetive, etc.;
  • Identificação do número natural em seus quatro aspectos: indicador de quantidade; de posição; de medida de grandeza; de código escrito.

- Explorar atividades com o uso de material concreto diversificado para realizar contagem e agrupamentos com registro de quantidades e trocas efetivadas;

- Elaborar uma agenda é uma atividade prazerosa em qualquer ano, pois possibilita a vivência real da utilização dos números no cotidiano;
A resolução de problemas segue as sugestões da unidade anterior.

EIXO: Álgebra e funções
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Identificação de regularidades em sequência: numéricas, de figuras e outras.





- Identificar as regularidades em sequência (OTM).
O trabalho com sequência nesta II unidade poderá ser apresentado de forma que envolva mais de um atributo.
Exemplo:
Sequência envolvendo cor e forma: entregue aos estudantes a seguinte sequência: quadrado (verde), triângulo (vermelho), triângulo (amarelo), quadrado (verde). Deixe os espaços para completar com o objetivo dos estudantes perceberem qual será a forma e cor que vem na sequência. (Resposta: triângulo (vermelho), triângulo (amarelo) e quadrado (verde).
A variação desta atividade é sugerir que eles criem sua própria sequência e depois entregue ao colega para descobri-las.




















EIXO: Grandezas e medidas
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Medida de comprimento com unidades: não padronizadas (palmos e pés);

  • Unidades de medidas conhecidas socialmente;

      - Comprimento: medindo trajetórias e contornos.

  • Medida de tempo: calendário; ontem, hoje e amanhã; manhã, tarde e noite.








- Medir comprimentos usando unidades de medidas não padronizadas (M);

- Reconhecer e comparar grandezas de mesma natureza por meio de estratégias pessoais (DC);

- Explorar unidades de medidas de comprimento conhecidas socialmente (OTM);

- Utilizar instrumentos de medidas convencionais e não convencionais para resolver problemas (DC e OTM);

- Registrar a medida de objetos utilizando-se de estratégia própria para medir (M);

- Medir trajetórias e contornos (OTM);

- Compreender o conceito de medidas e grandezas, utilizando-os em situações problema (DC);

- Representar com desenhos suas atividades durante a manhã, tarde e noite (M);

- Localizar acontecimentos no tempo: ontem, hoje, amanhã; dias da semana e dias do mês (M);

- Reconhecer as figuras usadas em diferentes tamanhos e posições (M).
- Construir no quadro ou numa cartolina uma tabela com quadro colunas e a quantidades de linhas necessárias (que será de acordo com a quantidade de estudantes).
Objeto
Nome:
aluno
Comprimento
(palma)
Comprimento
(pé)
Tampo da mesa



Largura da porta




- Convidar os estudantes a realizarem medições pedidas na tabela e registrar os resultados. Depois, leve-os a refletir sobre a não padronização da medida utilizada. No segundo momento, entregue régua e fitas métricas e peça para novamente realizarem as medições. Novamente abra a roda de conversa sobre os resultados obtidos e a necessidade de usar medidas padronizadas. Proponha, neste momento, medir a trajetória da sala ao refeitório da escola ou o contorno da sala;
- Apresentar diferentes figuras com desenhos de relógio, fita métrica, copo graduado, termômetro, metro articulado etc. Questione os estudantes quais instrumentos medem comprimentos. Aproveite este momento para falar da medida de tempo.
É interessante ter na sala à altura dos olhos dos estudantes calendário anual, onde será feita a marcação de datas de eventos significativos para a classe para apreciação e outras situações, tais como marcar, localizar e estimar datas.
Atividades: uso do calendário na marcação diária; marcar no calendário datas importantes para a classe/colégio/cidade onde mora, etc.;
Exploração do calendário anual, dos meses, etc.
EIXO: Geometria
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Localização espacial;

  • Interpretação e representação de posição e de movimento no espaço a partir da análise de maquetes, croquis, itinerários;

  • Observação dos elementos naturais e os criados pelo homem e as formas geométricas;

  • Figuras planas: quadrados e retângulos (lados e vértices);

  • Figuras não planas: faces do cubo; identificação da esfera.









- Localizar objeto ou pessoa entre duas referências (M);

- Interpretar e representar posição e movimentação no espaço (OTM);

- Reconhecer e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e indicações de posição (DC);

- Reconhecer as figuras planas e os sólidos geométricos nos objetos criados pelo homem e nos elementos da natureza (DC e OTM);

- Identificar e contar vértices e lados em quadrados, retângulos (M);

- Identificar o quadrado como face do cubo (M);

- Identificar e nomear esfera (M);

- Reconhecer as figuras estudadas em diferentes tamanhos e posições (M).
- Dividir a turma em pequenos grupos e entregar um croqui da sala de aula. Inicialmente peça que localizem onde estar: as janelas, a porta, o lixeiro, as mesas. Depois peça para cada um localizar suas mesas e fazer o percurso da própria mesa a porta ou da mesa da professora, etc.
- Explorar o ambiente que cerca o estudante, buscando semelhanças das figuras planas e não planas com aspectos da natureza e objetos físicos ou artísticos.
Através de desenhos explore os lados e vértices das figuras planas, continue trabalhando como na unidade anterior a composição e decomposição de objetos de formas variadas.

EIXO: Estatística, probabilidade e combinatória
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Coleta e organização de dados podendo ser por meio de: lista, tabela, gráficos, diagramas;


  • Gráficos em barras simples (vertical) e pictóricos;

  • Tabelas simples: leitura e interpretação.
- Iniciar a compreensão de como coletar e organizar dados para construir gráficos e tabelas (M e OTM);

- Coletar e organizar informações visando à construção de tabelas, gráficos e outras representações presentes no dia a dia (DC);

- Ler e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos (DC);

- Resolver problemas a partir de tabelas simples (M).
- Apresentar aos estudantes uma lista de sabores de sorvete. Depois proponha uma pesquisa na sala para saber qual o sabor de sorvete é o preferido. Entregue aos estudantes uma tabela pronta contendo nomes dos sabores do sorvete, na outra coluna em branco para registrar o quantitativo de preferência. A etapa final é a construção coletiva de um gráfico com o resultado da pesquisa.


 
1º Ano / II Unidade
 
Fluxo de Aula / História


 

EIXO: História local e do cotidiano (DC).
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·          As famílias: suas diferenças e semelhanças:
       - Organização familiar;
       - História de sua família.

·          As diferenças e semelhanças: indivíduo, família, grupo:
      - Comportamento e identidade.

·          Brinquedos e brincadeiras: aqui e em todo lugar!







- Refletir sobre a forma de organização familiar (pai/filhos, mãe/filhos, avós/netos, etc.) (OTM);

- Analisar a história de sua família, descobrindo quem ou quais foram os antepassados (OTM);

- Identificar nas famílias as diferenças e os aspectos semelhantes;

- Identificar na família a existência de diferentes gerações (DC);

- Refletir os aspectos sociais, culturais e comportamentais da criança e o grupo de convívio no seu entorno (OTM);

- Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre esses grupos e suas experiências (OTM);

- Coletar informações a respeito de alguns brinquedos das crianças da classe e do local onde moram (M);
- Identificar algumas características materiais dos brinquedos enquanto objetos produzidos por uma sociedade: nomes, do que são feitos, quem produziu, quando foram produzidos, como foram adquiridos, etc. (M);
- Identificar semelhanças e diferenças entre os brinquedos das crianças da classe e do local onde moram (M);
- Perceber algumas semelhanças e diferenças entre os seus brinquedos e de outras crianças brasileiras de diferentes localidades – com valores de respeito à diversidade cultural (M);
- Organizar informações coletadas em textos coletivos, painéis, gravuras, linha do tempo, exposições, etc. (M);

- Introduzir o conteúdo levantando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o que entendem por família e, posteriormente, apresentando imagens (se possível fotos) que retratem tipos diferentes de famílias (constituídas apenas pelo casal, pelo casal e um único filho, de pais separados, de crianças que tem meio-irmãos, com filhos adotivos, com diferentes gerações vivendo juntas, etc.);
Com base na observação deste material, orientar as crianças a ficarem atentas para detalhes como os componentes de cada família e seus traços físicos;

- Incentivar a turma a refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as famílias;

- Questionar o porquê da construção destas famílias. As crianças devem perceber que é comum que as famílias sejam constituídas das mais diferentes formas e que o mais importante em todas elas é o laço afetivo que une seus membros;

- Orientar os estudantes a desenharem uma árvore (individualmente) e com ajuda da família, completarem suas árvores genealógicas escrevendo os nomes dos avós paternos e maternos, dos pais, dos irmãos e o próprio nome (não esquecer de fazer uma exposição para apreciação dos resultados);

- Levar em consideração a diversidade de situações familiares existentes, que refletem as condições sociais e históricas de nossa sociedade, logo, não esquecer de trabalhar (a título de valorização) o sentimento de pertencimento dos estudantes com relação às suas famílias;

- Introduzir o assunto relatando que todo ser humano gosta de conviver com pessoas da mesma idade. As crianças gostam de passar seu tempo com outras crianças;

- Estimular os estudantes a observar imagens (ou fotos se possível) de crianças deste, de outros tempos e de outros lugares do mundo. Ajudá-los a identificar semelhanças, diferenças, curiosidades, etc.;
Após a análise, levantar as seguintes questões: o que acharam das imagens? Quais as diferenças/semelhanças entre as crianças e entre o que elas fazem?

- Finalizar a atividade pedindo aos estudantes que façam um desenho deles mesmo brincando do que mais gostam ou construir um texto coletivo (que também poderá ser ilustrado).



 
1º Ano / II Unidade

 
Fluxo de Aula / Ciências


 
Gêneros textuais sugeridos: Cartaz, tirinha, entrevista e aviso.

EIXO: Ser humano e saúde
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Higiene pessoal;










  • Ectoparasitas;






  • Alimentos e dietas saudáveis.





- Compreender a importância de hábitos de higiene pessoal... (DC);

- Identificar a importância da higiene pessoal (M);

- Reconhecer a importância de escovar os dentes (M);

- Reconhecer a importância de lavar as mãos em momentos específicos (M);

- Relacionar os sintomas e as causas de doenças, seus tratamentos e suas prevenções (DC);

- Reconhecer hábitos de higiene e a presença de ectoparasitas (M);

- Relacionar saúde com hábitos alimentares..., considerando diferentes momentos da vida humana (DC);

- Identificar alguns alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde (M).

A autonomia da criança é constituída aos poucos. Sua dependência dos adultos (responsáveis por elas) reduz-se na medida em que cresce. A saúde dos estudantes deve ser um dos maiores cuidados do professor. As crianças necessitam de auxílio para escolher uma alimentação adequada, para fazer suas refeições, para realizar a higiene pessoal e para cuidar da saúde, como imunização contra doenças. Não se pode esquecer de que receber afeto é também um fator de promoção do desenvolvimento saudável. Procure trabalhar questões sobre a higiene pessoal e a alimentação de modo que as crianças sejam estimuladas a desenvolver bons hábitos; contudo, evite tratar os temas de modo dogmático para não criar conflitos com crenças e a cultura da comunidade. Por exemplo, não existe um único modo de se alimentar adequadamente. A opção por um alimento pode ser resultado da cultura, da experiência de vida e/ou das condições socioeconômicas da família.”
Você também pode apresentar figuras contendo imagens (de cuidados com a higiene, alimentos), em seguida solicite que os estudantes observem as figuras e depois respondam algumas questões relacionadas ao tema em estudo.

- Promover uma roda de conversa, objetivando levantar conhecimentos prévios das crianças sobre a importância da higiene pessoal. Após a primeira atividade, proponha a elaboração de um cartaz com recortes de revistas sobre higiene pessoal. Ouvir a música “Lavar as mãos”, de Arnaldo Antunes, com as crianças e fazer comentários, como: bactérias são seres muitos pequenos visto somente com o uso do microscópio (verificar se as crianças sabem o que é microscópio). Elas podem causar doenças às pessoas. É muito importante lavar as mãos, pois a água e o sabão removem a sujeira e as bactérias. Após esses esclarecimentos, explorar a letra por meio de perguntas: Você concorda com o compositor Arnaldo Antunes? Por quê? Você lava as mãos com água e sabão depois de brincar? E antes de comer ou beber algo? Você sabia que a sujeira pode causar doenças? Você já tinha ouvido falar em bactérias?

- Relatar sobre a importância da higiene pessoal para evitar a proliferação de ectoparasitas como: piolhos, pulgas, carrapatos;

- Solicitar que as crianças tragam embalagens de diferentes marcas de creme dental e propor que elaborem um cartaz;

- Solicitar que as crianças (em grupo) criem um cartaz dos produtos necessários para o momento do banho (todos os trabalhos escritos das crianças precisam ser revisados e reescritos pelas próprias crianças);

- Propor a gincana dos alimentos. A gincana consiste em pedir as crianças que tragam alimentos, como frutas e legumes, para serem divididos entre a classe toda, no recreio (orientá-los para trazer cenoura, que pode ser comida crua). Essa atividade é interessante, pois uma vez que as crianças estão entre amigos, os quais costumam influenciar uns aos outros, é possível ocorrer à aquisição de novos hábitos alimentares.

- Promover um bate-papo com um nutricionista, objetivando que as crianças percebam a importância de adquirir bons hábitos alimentares;

- Solicitar que os estudantes elaborem tirinhas sobre: higiene pessoal, alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde.
EIXO: Recursos tecnológicos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Atividade humana: características dos objetos;





  • Propriedades dos objetos;




  • Cuidados no uso dos objetos.

- Identificar as características de alguns objetos como: textura, forma (OTM);

- Observar objetos produzidos no presente e no passado (OTM);

- Reconhecer algumas propriedades existentes nos objetos (OTM);

- Verificar as propriedades físicas, e manipular objetos em sala de aula (OTM);

- Reconhecer os meios de segurança ao manipular os objetos (OTM);

- Identificar figuras abordando a preservação e conservação dos objetos (OTM).
- Apresentar as crianças diferentes objetos (textura, forma), para que elas possam manipular (de olhos vendados) e em seguida fazer a descrição do mesmo;

- Apresentar imagens de diferentes objetos, para que possam identificar o uso de cada um deles, bem como o contexto e o ambiente em que são utilizados e que foram produzidos (presente e passado).
Promover uma discussão com as seguintes questões: Que objeto é esse? Para que utilizamos? Quando foi produzido? Quais as propriedades?

- Solicitar aos estudantes uma entrevista com avós ou bisavós sobre objetos que não existiam antigamente e que, nos dias de hoje, são muito utilizados. Solicite que eles questionem que objetos existiam antes e que atualmente não são mais utilizados. Exemplificando: o computador é um objeto muito utilizado hoje em dia, entre outros;

- Propor a realização de experimentos, objetivando a ampliação do conhecimento sobre as propriedades físicas dos objetos;

- Elaborar um cartaz com imagens de objetos feitos de borracha, de madeira ou plástico, classificando-os (em uma tabela) de acordo com os seguintes grupos: objetos de uso pessoal, material escolar e objetos de casa;

- Propor uma roda de conversa discutindo sobre os cuidados que se deve ter ao manipular objetos. Exemplo: copo de vidro, faca, fósforo, etc.;

- Apresentar aos estudantes figuras abordando a preservação e conservação dos objetos. Em seguida, solicite que eles façam a leitura de imagens. Após a leitura produzir coletivamente um texto (gênero aviso).












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