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quinta-feira, 26 de abril de 2012

Temáticas de Março a Julho.


TEMÁTICAS












MARÇO – “Vamos brincar de poesia”?
                                                                                         



Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)


         
A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo, proporciona a descoberta da realidade, das idéias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana.
          Proporcionar momentos de leitura aos educandos é um compromisso de todos envolvidos e comprometidos com uma educação de qualidade. Nessa perspectiva, a escola e o educador exercem papel fundamental na mediação para a construção desse conhecimento.
            A leitura do texto poético é extremamente significativa para a reflexão e para a descoberta do interior de cada um, possibilitando, assim, a aprendizagem e o prazer pela leitura e pela literatura porque esses textos emocionam, divertem, fazem pensar por meio das mais belas palavras. Ao apresentarmos este texto para as crianças estamos tanto despertando o sentimento pelo belo, como contribuindo com novas referências de comunicação oral.
            Lembramos ao professor que ao abordar a temática em sala de aula atente para a distinção entre poema e a poesia. Nesse sentido, lembramos que a poesia está relacionada ao sentimento, à inspiração pelos quais passa o artista no momento da produção de sua obra de arte. Partindo dessa compreensão, a poesia pode ser observada em qualquer manifestação artística, ou seja, em qualquer obra de arte (pintura, arquitetura, dança, teatro, música, literatura). Dentro da literatura, a poesia está presente em todos os textos poéticos, como conto, fábula, crônica, quadrinhas, poemas, histórias, poemas. Os poemas passam a ser considerados como a materialização da inspiração do poeta.
          Também é importante que o professor compreenda a diferença entre textos poéticos e textos não poéticos. Os textos poéticos apresentam palavras artisticamente trabalhadas, o que caracteriza uma linguagem subjetiva, que mais sugere do que afirma, e que, ás vezes, não está no sentido real, mas no sentido figurado. É o que João Paulo Paes chama de “brincar com as palavras”  Por exemplo; “Nosso  caso é uma  porta entreaberta”. Observe que a expressão “porta entreaberta”, embora mantenha uma relação semântica com o sentido real, ou seja, uma porta que não está aberta nem fechada, nesse contexto, ela está empregada no sentido figurado. Já os textos não poéticos, se estruturam através de uma linguagem direta, objetiva e as palavras são usadas no seu sentido real, não figurado.
            Dentro dessa abordagem, o professor precisa chamar a atenção dos alunos para as palavras que estão “artisticamente trabalhadas’, explorando os seus sentidos, para que eles também usem esses recursos em seus textos poéticos escritos, o ritmo dado à “sonoridade das palavras e às pausas para dar musicalidade nos textos poéticos, e às vezes as rimas presentes em alguns poemas. A observação e exploração desses recursos deixam as crianças literalmente encantadas e dispostas a reproduzir oralmente estes textos, e muitas vezes, se o professor lhes der oportunidades, a criar outros a partir das referências apresentadas.
            Esta temática é um convite para que as crianças brinquem e aprendam com os textos poéticos, pois a poesia/ poemas é um suporte extraordinário para despertar na criança a brincadeira porque permite o envolvimento com o imaginário, com o faz-de-conta que, que contribuem para o desenvolvimento da linguagem escrita.
           
            Considerando essa visão apresentada, os objetivos da exploração dessa temática em sala de aula são:
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por meio dos textos poéticos;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros que contenham textos poéticos (contos, crônicas, poemas, quadrinhas, dentre outros);
- Apreciar a leitura de textos poéticos realizada pela professora.
- Escolher livros com textos poéticos para ler e apreciar;
- Organizar o espaço da sala ou outro utilizado de forma que as crianças sintam-se confortáveis e convidadas a ocupar o papel de leitoras.
- Realizar todos os dias a leitura de um texto poético e escolher alguns para ficarem expostos no painel de textos da sala.
- Abordar temas como o circo, o dia da mulher e poesias para a criança.
- Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura de textos poéticos.
            Vale salientar que o objetivo da abordagem dessa temática em sala de aula não é transformar os discentes em grandes escritores de textos poéticos, mas sim transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos, além de propor que os educandos não percam a poesia que nasce neles desde quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e depois quando brincam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas etc.
Sugestões de atividades:
1- Deixar os livros com textos poéticos nos cantos de leitura da sala para que os alunos possa manuseá-los.

2- Levantar os conhecimentos das crianças sobre o texto poético. Para tanto, apresentar um texto do livro e perguntar se conhecem algum parecido.
3- Ateliês de poemas. Organizar cantos com livros de poemas e compartilhar leituras com as crianças.
4- Escolher um poema com rima, ler para as crianças e retirar algumas palavras para que elas tentem substituir por outras.
5- Escrita junto com as crianças de um poema para o dia da mulher.
6- Apresentar em cópias coloridas alguns poemas do livro infantil. Fazer o registro das falas e em seguida ler o texto original em voz alta para o grupo.
7- Selecionar com as crianças alguns poemas preferidos para digitar, ilustrar e organizar uma pasta de empréstimo.
8- Escolher uns poemas para confeccionar o mural dos poemas (sempre colocando poemas novos).
9- Malinha de leitura para o aluno levar para casa para socializar com a família a leitura de poesias.
10-Prepara apresentação de recitais e skets ( poemas encenados)

Sugestão de malinha:

Confeccionar com TNT ou EVA e algumas figuras bem criativas e coloridas.





ABRIL – Despertando a curiosidade através da leitura



Precisamos despertar a curiosidade de nossos alunos através da leitura. Eles necessitam ter interesse e compreensão do que leem. E nós, enquanto educadores, devemos ter objetivos claros dentro de contextos significativos para incutir tal interesse.
Para despertar o gosto de nossos educandos pela leitura, o educador deverá criar momentos, através dos quais eles possam ouvir e ler histórias, pelo simples prazer de ler ou ouvir, sem cobranças... Criar momentos para partilhar histórias lidas, dar vazão aos seus sentimentos para dizer o que gostaram ou o que não gostaram, com quais personagens se identificaram melhor, o que mudariam no texto, que outras lembranças tiveram, etc. O imprescindível é que nessa hora não haja pressa, para que a história possa despertar tanto em quem ler, quanto em quem ouve, um envolvimento, um prazer.
O educador poderá oferecer leituras variadas, porém significativas, com uma mensagem que desperte a atenção da criança, sentindo o prazer em possuir os livros, em folheá-los com uma curiosidade vital para saber o que dizem e que histórias contêm.
É importante trabalhar com temáticas de interesse de cada faixa etária para uma melhor compreensão, realizar questionamentos que despertem a curiosidade para o texto que será lido (utilização das estratégias: antes da leitura). Essa curiosidade faz com que o educando se aproxime cada vez mais do livro, estimulando a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo.
Um leitor assíduo adquire experiências e conhecimentos de mundo, com melhores chances de escrever bem, dispondo de um rico vocabulário, favorecendo a compreensão dos aspectos da textualidade e gramaticais.
Assim, faz-se necessário que cada educador tenha o compromisso de buscar atender as necessidades reais dos educandos, intervindo e instigando-os a tornarem-se leitores competentes, ou seja, leitores que conseguem atribuir significados àquilo que leem.
Eis algumas sugestões de livros que o educador pode trabalhar em sala de aula, ajudando-o a desenvolver a temática:
- A cidade que perdeu o seu mar - Elias José;
- O Livro – Kristine O’Connell George;
- O menino que devorava livros – James Misse.



MAIO – Eu, você e o trabalho.




“O trabalho dignifica o homem, e o homem o seu trabalho”.
Francis Cirino.

O dia do trabalhador é historicamente comemorado anualmente em 1° de Maio, desde 1886. A importância desta data surgiu a partir de uma grande greve geral de mais de 500 mil trabalhadores da cidade americana de Chicago, tendo como principal reivindicação a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
A palavra trabalho vem do latim “tripallium”, que era um instrumento com o qual se castigava os escravos no tempo do Império Romano. No Aurélio, a palavra trabalho significa aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar determinado fim. Atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual. Porém, o que mais importa é saber que a função do trabalho é melhorar as condições de vida de todos os cidadãos brasileiros.
Muitos dos trabalhadores aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições no local de trabalho. No Brasil, lamentavelmente, muito se tem ainda por fazer, apesar dos avanços ocorridos durante os últimos dez anos.
Faz-se necessário destacar a questão do trabalho infantil, muito presente ainda em nossa sociedade, mesmo de forma velada. Há diversas formas desse tipo de trabalho, tais como: trabalho infantil doméstico, exploração sexual comercial, economia agrícola familiar e o trabalho informal urbano.
O trabalho infantil passa a existir a partir do momento em que muitas vezes a criança, se vê “obrigada” a ajudar seus pais na renda familiar, ou mesmo dificuldade na relação com seus familiares, dentre outras situações. Assim, devido ao cansaço e o trabalho a criança deixa de seguir seus estudos ou tendo um número excessivo de faltas. Isto sem mencionar a ausência de qualquer socialização da mesma com outras crianças de sua idade, no alegre jogo da vida infantil.
Professor, devemos abordar a importância do trabalho para o sustento da família, como profissionalismo e dignidade do ser humano. A importância da erradicação do trabalho infantil deve ter destaque nessa abordagem.

Fonte:




JUNHO – Projeto Pernambuco na Copa



O nosso Estado será uma das doze subsedes da Copa do Mundo de futebol em 2014. Para receber a tão esperada Copa do Mundo foi criado o projeto Cidade da Copa, que prevê a construção de um estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros investimentos privados que, somados, chegam a um R$ 1,6 bilhão.
            O local escolhido em Pernambuco para sediar a Cidade da Copa foi o município de São Lourenço da Mata, devido ao seu espaço de área livre para a construção do novo estádio.
O turista que aqui vier terá ótimas opções de lugares para visitar tanto no Recife quanto Olinda. A capital pernambucana, Recife, conhecida como a Veneza Brasileira é repleta de praias, rios e dezenas de pontes ligando seus bairros. Olinda, município vizinho, abriga um patrimônio histórico valioso, com igrejas, museus e feiras de artesanatos.
            Nesse momento de grande festa popular, é importante que você professor, retome com sua turma, o projeto Pernambuco na Copa, enfatizando a importância da Copa 2014 para o crescimento do Estado, difundir a diversidade cultural em Pernambuco, destacar os principais eventos e o que o município possui de mais marcante para atrair os turistas.


JULHO – Amigo: irmão que o coração escolhe.



“Há amigos mais chegados
que um irmão”

No dia 20 de Julho, comemoramos o dia internacional do amigo. A data que comemora o dia do amigo foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir nesse dia, o Dia do Amigo.
Febbraro considerava que a chegada do homem a lua, tinha sido um feito que demonstrava que se o homem quiser se unir com os seus semelhantes, não há objetivos impossíveis que impeça isso. A amizade é o mais nobre dos sentimentos. Mas definir o que é ser amigo, não é uma tarefa fácil, é um sentir inexplicável que une duas ou mais pessoas, independente de gênero ou raça.
Sua intensidade não vem do tempo que se conhece uma pessoa, mas do que, ela proporciona ao outro. A intimidade com alguém que se conhece, cresce de acordo com a confiança, com o relacionamento que está surgindo. Alguns amigos são tão íntimos, que fazem parte de nosso cotidiano de forma tão natural que parecem membros de nossa família. Mesmo que não seja "sangue do nosso sangue", certas pessoas nos parecem conhecidas de longa data, uma simpatia gratuita brota e se instala.
Sem dúvida... "Amigo a gente sente"... Sabemos quem nos fala com amizade, ou não. Melhor analisando... Sabemos quem nos critica com amizade, ou quem nos elogia com maldade... Muitas vezes uma crítica é um sinal muito maior de amizade, do que um elogio  não sincero. Assim é que se pode reconhecer uma amizade. Temos que saber "sentir" quando alguém nos oferece amizade, ou se faz uma aproximação buscando alguma vantagem.
É imprescindível termos amizades, pois podemos dividir nossos problemas e nossas alegrias com pessoas que apenas estão procurando nos querer bem. Mas amizade é uma estrada de mão dupla... Se quisermos TER amigos, é preciso que saibamos SER amigos... e o mesmo carinho e compreensão que pedimos, devemos fornecer.
            Podemos até dizer que o amigo é um irmão que a vida nos dá a chance de escolher. Uma verdadeira amizade é um grande tesouro que traz mais humanidade às nossas vidas. Quem tem um amigo-irmão tem mais que companhia, tem um companheiro. Tem um laço que suplanta a existência.
Fonte:







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