TEMÁTICAS
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MARÇO – “Vamos brincar de poesia”?
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Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)
A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo, proporciona a descoberta da realidade, das idéias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana.
Proporcionar momentos de leitura aos
educandos é um compromisso de todos envolvidos e comprometidos com uma educação
de qualidade. Nessa perspectiva, a escola e o educador exercem papel
fundamental na mediação para a construção desse conhecimento.
A leitura do texto poético é
extremamente significativa para a reflexão e para a descoberta do interior de
cada um, possibilitando, assim, a aprendizagem e o prazer pela leitura e pela
literatura porque esses textos emocionam,
divertem, fazem pensar por meio das mais belas palavras. Ao apresentarmos este
texto para as crianças estamos tanto despertando o sentimento pelo belo, como
contribuindo com novas referências de comunicação oral.
Lembramos ao professor que ao abordar
a temática em sala de aula atente para a distinção entre poema e a poesia.
Nesse sentido, lembramos que a poesia está relacionada ao sentimento, à
inspiração pelos quais passa o artista no momento da produção de sua obra de
arte. Partindo dessa compreensão, a poesia pode ser observada em qualquer
manifestação artística, ou seja, em qualquer obra de arte (pintura,
arquitetura, dança, teatro, música, literatura). Dentro da literatura, a poesia
está presente em todos os textos poéticos, como conto, fábula, crônica,
quadrinhas, poemas, histórias, poemas. Os poemas passam a ser considerados como
a materialização da inspiração do poeta.
Também é importante que o professor
compreenda a diferença entre textos poéticos e textos não poéticos. Os textos
poéticos apresentam palavras artisticamente trabalhadas, o que caracteriza uma
linguagem subjetiva, que mais sugere do que afirma, e que, ás vezes, não está
no sentido real, mas no sentido figurado. É o que João Paulo Paes chama de
“brincar com as palavras” Por exemplo;
“Nosso caso é uma porta entreaberta”. Observe que a expressão
“porta entreaberta”, embora mantenha uma relação semântica com o sentido real,
ou seja, uma porta que não está aberta nem fechada, nesse contexto, ela está
empregada no sentido figurado. Já os textos não poéticos, se estruturam através
de uma linguagem direta, objetiva e as palavras
são usadas no seu sentido real, não figurado.
Dentro dessa abordagem, o professor
precisa chamar a atenção dos alunos para as palavras que estão “artisticamente
trabalhadas’, explorando os seus sentidos, para que eles também usem esses
recursos em seus textos poéticos escritos, o ritmo dado à “sonoridade das
palavras e às pausas para dar musicalidade nos textos poéticos, e às vezes as
rimas presentes em alguns poemas. A observação e exploração desses recursos
deixam as crianças literalmente encantadas e dispostas a reproduzir oralmente
estes textos, e muitas vezes, se o professor lhes der oportunidades, a criar
outros a partir das referências apresentadas.
Esta temática é um convite para que
as crianças brinquem e aprendam com os textos poéticos, pois a poesia/ poemas é
um suporte extraordinário para despertar na criança a brincadeira porque
permite o envolvimento com o imaginário, com o faz-de-conta que, que contribuem
para o desenvolvimento da linguagem escrita.
Considerando essa visão apresentada,
os objetivos da exploração dessa temática em sala de aula são:
-
Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão por meio dos textos
poéticos;
-
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros que contenham
textos poéticos (contos, crônicas, poemas, quadrinhas, dentre outros);
-
Apreciar a leitura de textos poéticos realizada pela professora.
-
Escolher livros com textos poéticos para ler e apreciar;
-
Organizar o espaço da sala ou outro utilizado de forma que as crianças
sintam-se confortáveis e convidadas a ocupar o papel de leitoras.
-
Realizar todos os dias a leitura de um texto poético e escolher alguns para
ficarem expostos no painel de textos da sala.
- Abordar
temas como o circo, o dia da mulher e poesias para a criança.
- Favorecer o desenvolvimento da
criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura de textos poéticos.
Vale salientar que o objetivo da
abordagem dessa temática em sala de aula não é transformar os discentes em
grandes escritores de textos poéticos, mas sim transformá-los em leitores aptos
a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos,
além de propor que os educandos não percam a poesia que nasce neles desde
quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e depois quando
brincam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas etc.
Sugestões de atividades:
1-
Deixar os livros com textos poéticos nos cantos de leitura da sala para que os
alunos possa manuseá-los.
2- Levantar os conhecimentos das crianças sobre o texto poético. Para tanto, apresentar um texto do livro e perguntar se conhecem algum parecido.
3-
Ateliês de poemas. Organizar cantos com livros de poemas e compartilhar
leituras com as crianças.
4- Escolher um poema com rima, ler para as crianças e retirar algumas palavras para que elas tentem substituir por outras.
4- Escolher um poema com rima, ler para as crianças e retirar algumas palavras para que elas tentem substituir por outras.
5-
Escrita junto com as crianças de um poema para o dia da mulher.
6-
Apresentar em cópias coloridas alguns poemas do livro infantil. Fazer o
registro das falas e em seguida ler o texto original em voz alta para o grupo.
7-
Selecionar com as crianças alguns poemas preferidos para digitar, ilustrar e
organizar uma pasta de empréstimo.
8- Escolher uns poemas para confeccionar o mural dos poemas (sempre colocando poemas novos).
9- Malinha de leitura para o aluno levar para casa para socializar com a família a leitura de poesias.
10-Prepara apresentação de
recitais e skets ( poemas encenados) 8- Escolher uns poemas para confeccionar o mural dos poemas (sempre colocando poemas novos).
9- Malinha de leitura para o aluno levar para casa para socializar com a família a leitura de poesias.
Sugestão de malinha:
Confeccionar
com TNT ou EVA e algumas figuras bem criativas e coloridas.
ABRIL – Despertando a curiosidade através da leitura
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Precisamos
despertar a curiosidade de nossos alunos através da leitura. Eles necessitam
ter interesse e compreensão do que leem. E nós, enquanto educadores, devemos
ter objetivos claros dentro de contextos significativos para incutir tal
interesse.
Para
despertar o gosto de nossos educandos pela leitura, o educador deverá criar momentos, através dos quais
eles possam ouvir e ler histórias, pelo simples prazer de ler ou ouvir, sem
cobranças... Criar momentos para partilhar histórias lidas, dar vazão aos seus
sentimentos para dizer o que gostaram ou o que não gostaram, com quais
personagens se identificaram melhor, o que mudariam no texto, que outras
lembranças tiveram, etc. O imprescindível é que nessa hora não haja pressa,
para que a história possa despertar tanto em quem ler, quanto em quem ouve, um
envolvimento, um prazer.
O educador poderá oferecer leituras variadas, porém
significativas, com uma mensagem que desperte a atenção da criança, sentindo o
prazer em possuir os livros, em folheá-los com uma curiosidade vital para saber
o que dizem e que histórias contêm.
É importante trabalhar com temáticas de interesse
de cada faixa etária para uma melhor compreensão, realizar questionamentos que
despertem a curiosidade para o texto que será lido (utilização das estratégias:
antes da leitura). Essa curiosidade faz com que o educando se aproxime cada vez
mais do livro, estimulando a descoberta e o aprimoramento da linguagem,
desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo.
Um
leitor assíduo adquire experiências e conhecimentos de mundo, com melhores
chances de escrever bem, dispondo de um rico vocabulário, favorecendo a
compreensão dos aspectos da textualidade e gramaticais.
Assim,
faz-se necessário que cada educador tenha o compromisso de buscar atender as
necessidades reais dos educandos, intervindo e instigando-os a tornarem-se
leitores competentes, ou seja, leitores que conseguem atribuir significados
àquilo que leem.
Eis
algumas sugestões de livros que o educador pode trabalhar em sala de aula,
ajudando-o a desenvolver a temática:
-
A cidade que perdeu o seu mar - Elias José;
-
O Livro – Kristine O’Connell George;
-
O menino que devorava livros – James Misse.
MAIO – Eu, você e o trabalho.
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“O
trabalho dignifica o homem, e o homem o seu trabalho”.
Francis
Cirino.
O dia do trabalhador é historicamente
comemorado anualmente em 1° de Maio, desde 1886. A importância desta data
surgiu a partir de uma grande greve geral de mais de 500 mil trabalhadores da
cidade americana de Chicago, tendo como principal reivindicação a redução da
jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
A palavra trabalho vem do latim
“tripallium”, que era um instrumento
com o qual se castigava os escravos no tempo do Império Romano. No Aurélio, a
palavra trabalho significa aplicação das forças e faculdades humanas para
alcançar determinado fim. Atividade coordenada de caráter físico e/ou
intelectual. Porém, o que mais importa é saber que a função do trabalho é
melhorar as condições de vida de todos os cidadãos brasileiros.
Muitos dos trabalhadores
aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das
suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e
melhores condições no local de trabalho. No
Brasil, lamentavelmente, muito se tem ainda por fazer, apesar dos avanços
ocorridos durante os últimos dez anos.
Faz-se necessário destacar a questão
do trabalho infantil, muito presente ainda em nossa sociedade, mesmo de forma
velada. Há diversas formas desse tipo de trabalho, tais como: trabalho infantil
doméstico, exploração sexual comercial, economia agrícola familiar e o trabalho
informal urbano.
O trabalho infantil passa
a existir a partir do momento em que muitas vezes a criança, se vê “obrigada” a
ajudar seus pais na renda familiar, ou mesmo dificuldade na relação com seus
familiares, dentre outras situações. Assim, devido ao cansaço e o trabalho a
criança deixa de seguir seus estudos ou tendo um número excessivo de faltas.
Isto sem mencionar a ausência de qualquer socialização da mesma com outras
crianças de sua idade, no alegre jogo da vida infantil.
Professor, devemos
abordar a importância do trabalho para o sustento da família, como
profissionalismo e dignidade do ser humano. A importância da erradicação do
trabalho infantil deve ter destaque nessa abordagem.
Fonte:
JUNHO – Projeto Pernambuco na Copa
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O nosso Estado será uma das doze
subsedes da Copa do Mundo de futebol em 2014. Para receber a tão esperada Copa
do Mundo foi criado o projeto Cidade da Copa, que prevê a construção de um
estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros
investimentos privados que, somados, chegam a um R$ 1,6 bilhão.
O
local escolhido em Pernambuco para sediar a Cidade da Copa foi o município de
São Lourenço da Mata, devido ao seu espaço de área livre para a construção do
novo estádio.
O turista que aqui vier terá ótimas
opções de lugares para visitar tanto no Recife quanto Olinda. A capital
pernambucana, Recife, conhecida como a Veneza Brasileira é repleta de praias, rios
e dezenas de pontes ligando seus bairros. Olinda, município vizinho, abriga um
patrimônio histórico valioso, com igrejas, museus e feiras de artesanatos.
Nesse momento de grande festa
popular, é importante que você professor, retome com sua turma, o projeto
Pernambuco na Copa, enfatizando a importância da Copa 2014 para o crescimento
do Estado, difundir a diversidade cultural em Pernambuco, destacar os
principais eventos e o que o município possui de mais marcante para atrair os
turistas.
JULHO – Amigo: irmão que o coração escolhe.
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“Há
amigos mais chegados
que
um irmão”
No dia 20 de Julho, comemoramos o dia
internacional do amigo. A data que comemora o dia do amigo foi criada pelo
argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho
de 1969, ele enviou
cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de
instituir nesse dia, o Dia do Amigo.
Febbraro
considerava que a chegada do homem a lua, tinha sido um feito que demonstrava
que se o homem quiser se unir com os seus semelhantes, não há objetivos
impossíveis que impeça isso. A
amizade é o mais nobre dos sentimentos. Mas definir o que é ser amigo, não é
uma tarefa fácil, é um sentir inexplicável que une duas ou mais pessoas,
independente de gênero ou raça.
Sua
intensidade não vem do tempo que se conhece uma pessoa, mas do que, ela
proporciona ao outro. A intimidade com alguém que se conhece, cresce de acordo
com a confiança, com o relacionamento que está surgindo. Alguns amigos são tão íntimos, que fazem parte de nosso
cotidiano de forma tão natural que parecem membros de nossa família. Mesmo que
não seja "sangue do nosso sangue", certas pessoas nos parecem
conhecidas de longa data, uma simpatia gratuita brota e se instala.
Sem
dúvida... "Amigo a gente sente"... Sabemos quem nos fala com amizade,
ou não. Melhor analisando... Sabemos quem nos critica com amizade, ou quem nos
elogia com maldade... Muitas vezes uma crítica é um sinal muito maior de
amizade, do que um elogio não sincero. Assim é que se pode reconhecer uma
amizade. Temos que saber "sentir" quando alguém nos oferece amizade,
ou se faz uma aproximação buscando alguma vantagem.
É imprescindível
termos amizades, pois podemos dividir nossos problemas e nossas alegrias com
pessoas que apenas estão procurando nos querer bem. Mas amizade é uma estrada
de mão dupla... Se quisermos TER amigos, é preciso que saibamos SER amigos... e
o mesmo carinho e compreensão que pedimos, devemos fornecer.
Podemos até dizer que o
amigo é um irmão que a vida nos dá a chance de escolher. Uma verdadeira amizade
é um grande tesouro que traz mais humanidade às nossas vidas. Quem tem um
amigo-irmão tem mais que companhia, tem um companheiro. Tem um laço que
suplanta a existência.
Fonte:
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