Fluxo de Aula / Língua
Portuguesa
5º Ano / III Unidade
Gêneros
textuais sugeridos: Artigo de opinião, pequenos documentários, resumos.
EIXO: PRODUÇÃO E
COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-Ler em voz alta artigo de opinião (M);
-Analisar e utilizar os efeitos de sentidos produzidos pelo uso de
elementos não verbais (OTM);
-Explicar oralmente os argumentos que sustentam um artigo de opinião
(M);
-Posicionar-se criticamente frente à questão polêmica (M);
-Argumentar em defesa de seu ponto de vista (M);
-Monitorar o desempenho oral, considerando a intenção comunicativa e
posição dos interlocutores (OTM);
-Resumir oralmente a questão polêmica e o ponto de vista sustentado no
artigo de opinião (M);
-Reconhecer a utilização de distintas estratégias argumentativas
(OTM);
-Adequar a fala à situação de comunicação (DC);
-Argumentar sobre um fato de forma adequada e
coerente (DC);
-Saber ouvir e respeitar os pontos de vista
diferentes (DC);
-Participar de escuta em apresentação de pequenos documentários (OTM);
-Descrever com clareza ambientes e pessoas (DC);
-Narrar experiências vividas ou histórias
conhecidas com clareza e coerência (DC e OTM);
-Perceber e respeitar as variações linguísticas
(DC).
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Etapas
para o trabalho com o gênero artigo de opinião.
-Escolher uma notícia ou reportagem extraída de jornal ou
revista (explore aquelas que dispõem de ilustração). Opte por reportagens que
aborde temática do mês. Inicie com o grupo uma discussão sobre o assunto;
-Selecionar dois artigos de opinião que abordem a mesma
temática, mas apresente pontos de vista diferentes. Escolha um estudante para
ler o texto em voz alta para a turma;
-Levantar alguns questionamentos sobre o artigo lido, por
exemplo: Qual é a questão polêmica que o artigo discute?
Como o autor a retoma em seu texto? Para que tipo de leitor ele se dirige?
Que aspectos do texto remetem a esse leitor? Que posição, ou tese, o autor defende?
Que argumentos são utilizados para defender e/ou fundamentar essa tese? Você
concorda com o texto? Por quê? Oportunize os estudantes um momento de diálogo
para que possam explorar a temática;
-Diferenciar o gênero artigo de opinião de outros gêneros,
por exemplo, artigo científico, reportagens, por exemplo. É importante
evidenciar que o artigo de opinião tem por finalidade expressar a opinião ou
tese do autor sobre o assunto;
Em seguida, leia o outro artigo de opinião sobre o mesmo assunto. Realize perguntas para que relatem os argumentos utilizados pelo autor;
-Organizar
uma tabela na lousa para que os estudantes percebam quais os argumentos
utilizados pelo autor em cada texto. Assim você estará resumindo, juntamente
com o grupo, o ponto de vista apresentado por cada um;
Após a análise promova um debate com o grupo sobre o
assunto tratado. Enfatize que é necessário escutar com respeito o ponto de
vista dos colegas e apresentar o seu também de modo respeitoso para não
ofender ninguém.
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EIXO: LEITURA E
COMPREENSÃO DE TEXTOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-Ler artigos de opinião e identificá-los como gênero jornalístico
argumentativo, que debate questões controversas na mídia (M);
-Ler com fluência palavras e pequenos textos
(DC);
-Ler em voz alta com fluência (DC);
-Identificar a questão controversa de artigo de opinião (M);
-Identificar as diferentes vozes presentes no texto: o ponto de vista
do autor e outros pontos de vista que ele apresenta, para concordância ou
refutação (M);
-Relacionar a tese e os argumentos (M);
-Reconhecer o tipo de argumentação empregada: alusão a dados de
pesquisa, exemplos, opiniões de autoridades no tema (M);
-Reconhecer a utilização de distintas estratégias argumentativas
(OTM);
-Conhecer e reconhecer características referentes
aos diferentes suportes textuais (DC);
-Conhecer e reconhecer características referentes
aos diferentes gêneros discursivos (DC);
-Ler e compreender textos não verbais (DC);
-Compreender textos lidos por outras pessoas
(DC);
-Resumir texto (DC);
-Identificar os sentidos de uma expressão em texto informativo; (OTM)
-Interpretar o efeito de sentido decorrente da repetição de termos em
um texto; (OTM)
-Identificar o tema central dos textos (OTM);
-Identificar ideia central do texto (DC);
-Realizar inferência (DC);
-Ordenar a sequência lógica dos fatos no texto (OTM);
-Perceber os elementos coesivos do texto (OTM);
-Perceber a relação causa/efeito (OTM);
-Distinguir fato e opinião em um texto (OTM);
-Estabelecer relação título/texto (DC);
-Estabelecer relações lógico discursivas entre
partes do texto (DC);
-Identificar sentidos ou informações com base em
imagens (fotos, ilustrações, gráficos, mapas e outros recursos visuais) (DC);
-Estabelecer relações entre partes de um texto
identificando repetições, substituições que contribuam para a sua
coesão/coerência (DC);
-Antecipar sentidos do texto (DC);
-Depreender informações implícitas no texto (OTM);
-Localizar as informações explícitas no texto
(DC);
-Interpretar os efeitos de sentido dos sinais de
pontuação de um texto (OTM).
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Etapas
para dar continuidade ao
trabalho com o gênero artigo de opinião iniciado no eixo de oralidade.
-Escolher cinco artigos de opinião sobre temas variados, que seja do
interesse dos estudantes (sugestão: internet, bullying, trabalho infantil,
alimentação saudável, eleições, artes – literatura, teatro, cinema – etc.).
Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada um deles uma cópia do
artigo para ser lido. Após a leitura peça ao grupo que responda as seguintes
perguntas:
*Em que veículo o texto foi publicado? É bastante conhecido do
público? Que tipo de autor o escreveu? Além do nome, há mais informações
sobre ele? Qual é o assunto principal abordado pelo texto? É atual ou
ultrapassado em relação à data de publicação? Parece relacionado a alguma
notícia do mesmo período? Para que tipo de leitor o artigo se dirige? Que
importância essas informações podem ter para esse leitor? Com que finalidade
esse assunto é abordado? Considerando que se trata de textos argumentativos,
que ideia ou tese o autor parece defender? Com que argumentos?
A seguir, apresente algumas características do gênero artigo de
opinião. Escolha um dos artigos lido e localize no texto, juntamente com a
turma, o fragmento do texto que corresponde às características do gênero
estudado. Abaixo elencamos algumas características do gênero que poderão ser
abordadas.
*Os artigos de opinião costumam circular em veículos tipicamente
jornalísticos e de grande penetração popular: jornais impressos, revistas, sites
de notícias etc.;
*Geralmente são escritos por especialistas num determinado assunto,
pessoas publicamente reconhecidas por suas posições, figuras de autoridade,
etc.;
*Abordam assuntos e/ou acontecimentos polêmicos atuais, recentemente
noticiados e de interesse público;
*Dirigem-se a um leitor que o jornal considera como potencialmente
envolvido no debate, na qualidade de cidadão;
*Tem como finalidade defender uma opinião ou tese, a qual é
apresentada com base em argumentos coerentes.
-Levar para a classe um jornal que tenha pelo menos uma coluna de
opinião;
-Solicitar à turma que procure em que parte do
jornal encontra-se o artigo de opinião. Isso possibilitará aos estudantes o
aprendizado de como o gênero é graficamente apresentado em um de seus
veículos mais típicos – o jornal impresso. Além disso, permitirá que você
explore com eles as diferenças entre as várias seções e seus gêneros
próprios: matérias assinadas e não assinadas; texto opinativo e não opinativo;
o que é informação pura e o que está condicionado a uma visão particular ou
específica do mundo, etc.;
-Ler com a classe o artigo selecionado e retomar a conversa sobre as
características próprias do artigo de opinião, como fizeram na etapa
anterior, enfatizando que o articulista levanta uma questão polêmica de
acordo com o seu ponto de vista, mostrando aos leitores por que devem
concordar com o autor. Por isso, o tom é de convencimento, ou seja, o texto é
argumentativo.
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EIXO: PRODUÇÃO DE
TEXTOS ESCRITOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-Refletir sobre as condições de produção
(finalidade, destinatário, gênero) (DC);
-Produzir os gêneros cordel e repente (OTM);
-Compreender as características das
tipologias/gêneros textuais (DC);
-Ditar textos de diferentes gêneros discursivos
(DC);
-Adequar a linguagem do interlocutor (OTM);
-Produzir textos de diferentes gêneros (DC);
-Pesquisar diferentes fontes para levantar e registrar por escrito
informações e opiniões acerca de questão controversa pré-estabelecida para
produção escrita de artigo de opinião (M);
-Escrever glossário com palavras de uso pouco frequente, mas
relevantes para a discussão de determinada questão controversa em artigo de
opinião (M);
-Escrever artigos de opinião a partir de questão polêmica (M):
• coletando
diferentes opiniões sobre ele;
• elaborando um
ponto de vista, com clara apresentação de tese e de argumentos que a
fundamentem;
• articulando no
texto as diferentes vozes e opiniões coletadas.
-Revisar o texto do artigo de opinião, observando (M):
• a divisão em parágrafos;
• o uso adequado de pontuação;
• a correção ortográfica das palavras;
• a concordância verbal e a nominal;
• o uso de conectivos causais;
• o emprego das aspas nos discursos
• o emprego das aspas nos discursos
citados.
-Revisar texto com foco na análise de coerência/coesão textual;
progressão textual (início, meio e fim); persistência temática; paragrafação
(OTM);
-Revisar os textos produzidos, a fim de
adequá-los ao contexto de produção (DC);
-Produzir textos com coesão/coerência, usando os
recursos da língua (conectores, progressão temática e encadeamento das
ideias) (DC);
-Atribuir um título adequado ao texto ou às
seções e subtópicos dos mesmos (DC);
-Estabelecer a correlação entre o sentido e a
intenção do texto e os sinais de pontuação (DC);
-Usar os mecanismos gramaticais (concordância
nominal/verbal, ortografia, acentuação, pontuação) partindo dos gêneros
produzidos (DC);
-Utilizar os recursos estilísticos (OTM).
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Após
o trabalho com o gênero artigo de
opinião no eixo de leitura e compreensão de textos retome com os estudantes as questões polêmicas já discutidas na sala.
Peça-lhes que façam uma pesquisa cujo foco seja o assunto sobre o qual irão
escrever, visando à construção de argumentos consistentes. Você poderá definir com o grupo apenas uma questão polêmica
ou deixá-los à vontade para escolher.
Depois, divida a classe em grupos de pesquisa. Cada grupo terá de
buscar informações (dados histórico culturais, pontos de vista de diferentes
autoridades, leis ou projetos de lei, causas e consequências, exemplos de
acontecimentos) sobre um dos aspectos da questão polêmica. Eles devem
organizar os dados obtidos por temas – podem até criar uma “minipasta” para
cada tema – com o objetivo de organizar todo o material levantado, bem como
anotações feitas durante a pesquisa.
Após o debate sugerido no primeiro momento,
proponha aos estudantes a escrita de um artigo de opinião com base em uma das
questões polêmicas já discutidas. Peça-lhes que se coloquem no lugar do
articulista ajudando-os a focar a questão polêmica abordada; os objetivos que
levam à escrita desse artigo; o tipo de publicação (jornal mural, blog,
jornal do bairro, etc.); e o público-alvo ou leitor visado;
-Depois disso, oriente a turma para planejar a
escrita de acordo com os questionamentos: Que aspecto da polêmica será
discutido? Qual opinião ou tese será defendida a esse respeito? Que
argumentos principais serão utilizados para isso? De quais fatos ou dados
deve-se partir? O que será escrito na “introdução”, de forma que possa
indicar ao leitor qual é o contexto da discussão? Como serão desenvolvidos os
argumentos de forma que fiquem bem claros? Como se pretende concluir? Que título será mais adequado para já situar o leitor acerca da tese
defendida e despertar o interesse dele?
-Por fim, peça a cada estudante que escreva um artigo, procurando
seguir o planejamento feito. Anuncie que o processo de escrita pode levá-los
a repensar o planejamento. Nesse caso, devem estar atentos para a repercussão
que as alterações terão sobre os outros elementos do texto, ou seja, se
resolverem mudar a tese no meio do caminho, será preciso verificar se a nova
opinião também é compatível com a polêmica. E muito provavelmente será
preciso estabelecer outros argumentos e partir de novos dados;
-Terminada essa fase, peça aos estudantes que releiam o que escreveram
– agora como possíveis leitores do artigo. Caso haja tempo, sugira que
troquem os textos entre si, fazendo comentários e sugestões. Só depois da
releitura ou da leitura realizada pelo colega é que o estudante deverá rever
o texto para escrever a versão final.
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EIXO: ANÁLISE
LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E SEUS USOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Fonologia: letra.
- Ortografia:
Uso do H inicial;
Uso do R ou RR;
Uso do G ou GU;
Uso do C ou QU;
Uso do J formando
sílabas com A, O e U;
Uso do S no início
das palavras formando sílabas com A, O ou U;
Uso de O ou U no
final de palavras que terminem “com o som de U”;
Uso de E e I no
final de palavra que terminem com o som de “I”;
Uso de M, N e NH,
ou para grafar todas as formas de nasalização da nossa língua;
- Emprego de “g” e
“j” em palavras;
- Regularidades ortográficas;
- Emprego de palavras com e, i, ei; ss, ç, c, s;
nh, lh, ch; s com som de z;
- Irregularidades
ortográficas.
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-Formar palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas
e contextuais) (OTM);
-Usar adequadamente letras maiúsculas e
minúsculas (DC);
-Classificar palavras quanto à tonicidade
(oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas); (DC e OTM);
-Distinguir sílabas átonas e tônicas (DC);
-Escrever controlando a segmentação de palavras
em frases (DC);
-Compreender a funcionalidade das classes
gramaticais de acordo com a necessidade da produção escrita (DC);
-Compreender a funcionalidade dos verbos
empregando gradativamente a noção de tempo e modos verbais, de acordo com a
necessidade de produção escrita (DC);
-Estabelecer relação de concordância verbal e
nominal (DC);
-Relacionar o verbo com seu referente, observando a concordância entre
eles (OTM);
-Utilizar as normas ortográficas regulares
morfológico gramaticais presentes nas flexões verbais: uso do U na terceira
pessoa do singular do passado (perfeito do indicativo) como, cantou; uso do
ÃO na terceira pessoa do plural do futuro do presente, por exemplo, cantarão;
uso do M no final de todos os tempos verbais, exceto no plural do futuro do
presente; uso do SS em todas as flexões do imperfeito do subjuntivo, como
cantasse; uso do R nos verbos do infinitivo (DC);
-Compreender a função do substantivo próprio e
comum, concreto e abstrato, primitivo e derivado partindo do processo de
produção escrita (DC);
-Compreender a relação substantivo x adjetivo
partindo do processo da produção escrita (DC);
-Perceber a funcionalidade dos adjetivos nos
textos e utilizar os pronomes pessoais enquanto elementos de coesão textual
(DC);
-Utilizar as normas ortográficas regulares
morfológico gramaticais presentes em substantivos e adjetivos (uso do ESA nos
adjetivos que indicam lugar de origem, por exemplo, "portuguesa";
substantivos derivados de adjetivos terminados com o segmento sonoro /eza/ se
escreve com EZA; uso do ÊS nos adjetivos que indicam lugar de origem, por
exemplo, chinês; uso do L no final de coletivos como, canavial; uso do S em
adjetivos terminados em OSO; uso do C em substantivos terminados com sufixos
ICE; uso do C ou Ç no final dos substantivos derivados que terminam com
sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA) (DC);
-Usar adequadamente os sinais de pontuação
considerando sua funcionalidade, de acordo com as necessidades da produção
escrita e da leitura; (DC) (OTM)
-Utilizar as normas ortográficas regulares
diretas a partir das grafias P, B, T, D, F, V (DC);
-Empregar corretamente os dígrafos NH, LH, CH,
RR, SS (DC);
-Empregar o H inicial (DC);
-Utilizar as normas ortográficas regulares
contextuais (uso: R ou RR; G ou GU; C ou QU; J formando sílabas com A, O, e
U; S no início das palavras formando sílabas com A, O ou U; O ou U no final
das palavras que terminam com o som de U; E e I no final de palavras que
terminem com o som de I; M, N, NH ou ~ para grafar todas as formas de
nasalização da nossa língua) (DC);
-Compreender algumas irregularidades ortográficas
(escrita: som do, "G" como em "girafa e "jiló"; som
do "Z" como em "zebu", "casa" e
"exame"; som do "X" como em "enxada" e
"enchente"; "L" ou "LH" como em
"Júlio" e "julho" (DC);
-Empregar palavras com lh e li; ss, ç, c, s; o, u, ou e l, s com de z
(OTM);
-Inferir regras de regularidades ortográficas (OTM).
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-Utilizar
a consulta ao dicionário em vários momentos da aula a fim de que os
estudantes resolvam suas dúvidas quanto a escrita ou significado de palavras
pouco conhecidas. Deixe-o disponível no cantinho de leitura, bem ao alcance
das crianças para que essa ação ocorra naturalmente;
-Retirar
dos textos lidos diversas palavras. A lousa
conduza o processo de separação das sílabas junto com os estudantes. Explore
os sons das sílabas, oriente-os na distinção entre as sílabas átonas e
tônicas. Organize uma tabela e entregue cópia
a cada estudante, peça que eles classifiquem as palavras em oxítona,
paroxítona ou proparoxítona;
-Copiar
na lousa trechos dos textos trabalhados e organizar em frases. Abaixo de
cada palavra desenhe um quadrado, observe o número de palavras. Peça aos
estudantes que escrevam em cada espaço uma palavra;
-Organizar os estudantes em pequenos
grupos e distribuir jornais antigos. Peça que leiam os títulos e subtítulos
das notícias, marcando os verbos encontrados com as canetas coloridas;
-Explorar a utilidade dos verbos: eles são responsáveis pela organização das informações em um texto. Explique que nem todos são iguais: alguns indicam ação, algo que acontece, aconteceu ou acontecerá, ou ainda alguma ação mental. Há também verbos que indicam estado (como as pessoas e os objetos são) e mudanças de estado. Os verbos têm a função de descrever situações e ideias ou mudanças nas situações e nas ideias; -Retomar os jornais e questionar a moçada: qual é o nome do jornal que cada grupo tem em mãos? Qual é o tema da notícia que estão analisando? Quem dá a notícia? Em que seção do jornal está à notícia? Peça que observem se o texto narra um acontecimento, descreve uma situação ou expõe acontecimentos. Explique que os títulos carregam uma intencionalidade, têm a função de chamar a atenção do leitor para a leitura da notícia e, nesse propósito, os verbos desempenham uma função muito importante; -Organizar no quadro uma tabela com os títulos das notícias selecionadas e anotar o que os estudantes observaram (veja o modelo abaixo):
-Apresentar o texto original
para que os estudantes o confrontem com as propostas registradas no quadro.
Oriente as discussões;
-Apresentar para a garotada diferentes jornais do mesmo dia
destinados a públicos distintos e selecione um assunto que tenha sido
abordado por todos os veículos. Desafie os estudantes a analisar os títulos e
os subtítulos levando em conta as seguintes questões: "Quais verbos
aparecem no título e em que tempo verbal aparecem?" e "É possível
pelo uso desses verbos inferir sobre a intencionalidade do jornal
que está veiculando a notícia?"; -Problematizar com os estudantes o sentido das escolhas dos verbos e do tempo verbal presentes nos títulos e subtítulos analisados e o que eles provocam nos leitores;
Em outro momento, peça aos
estudantes que escolham livremente uma notícia para ler e realizar uma
atividade com ela. Solicite então que marquem com cores diferentes os verbos
que encontrarem nos tempos presente, passado e futuro do indicativo. Circule
pela sala, tire dúvidas e anote os avanços e as dificuldades do grupo.
Intervenha quando necessário, questionando se os termos marcados são
realmente verbos, por exemplo. Se o trabalho for realizado com facilidade
pela turma, amplie a análise, questionando em que tempo estão os verbos
marcados: presente, passado ou futuro? Questione as respostas, observando o
embasamento das justificativas.
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Fluxo de Aula / Matemática
5º Ano / III Unidade
EIXO: GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-
Reconhecer semelhanças e diferenças entre triângulos pelo critério de medidas
dos lados (M);
-
Descrever, representar e localizar pessoas ou objetos no espaço, como base em
diferentes pontos de referências
e indicação de posição (DC);
-
Reconhecer as figuras planas e sólidos
geométricos, nos objetos criados pelo homem e nos elementos da natureza (DC).
|
- Organizar inicialmente os alunos em grupos de quatro, depois
coletivamente
Observe a imagem
abaixo. Em que lugares você já viu essa figura? Sabe para que ela serve?
Rosa dos
Ventos
Essa figura representa
a rosa dos ventos e é muito utilizada para orientar navegação de aviões,
navios, caminhadas em matas, trilhas etc. Ela representa os pontos
cardeais(Norte, Sul, Leste e Oeste)
e os pontos colaterais
(Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudeste).
Sudeste, Noroeste e
Sudoeste).Fale mais um pouco da Rosa dos ventos, sem perder o objetivo da
atividade.
- Entregue para os
alunos o mapa de São Paulo observe a rosa-dos-ventos que está no mapa e responda:
a) Encontre duas
cidades que fazem fronteiras com:
O lado Leste da cidade
de São Paulo?
_________________________________________________
O lado Nordeste da
cidade de São Paulo?
_________________________________________________
O lado Norte da cidade
de São Paulo?
________________________________________________
b) Uma pessoa mora em
Itapecerica da Serra. É correto afirmar que ela mora á sudeste do município
de São Paulo?
mora à sudeste do município
de São Paulo?_______________________________
- Socialização do grupo.
- Levar para sala de aula
cópias das obras de Theo Van Doesburg. Converse sobre as obras desse
pintor.
- Pergunte aos alunos quais figuras geométricas planas eles
identificariam naquelas obras.
- Solicite peça aos alunos que
desenhem quadros inspirados nas obras desse pintor, usando figuras
geométricas planas.
- Pergunte aos alunos que usou mais quadrados em seu quadro? E quem
usou mais triângulos?
- Fazer uma exposição dos trabalhos dos alunos para socialização.
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EIXO: ESTATÍSTICA,
PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-
Organizar, ler e interpretar informações de um gráfico de colunas (M);
- Ler
e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos (DC);
-
Coletar e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e
outras representações presentes no dia a dia (DC);
-
Explorar a idéia de probabilidade em situação-problema (DC);
-
Resolver situação problema que envolva a ideia de combinação (DC);
-
Resolver problemas com dados apresentados abaixo em tabelas ou gráficos de
colunas e barras (M).
|
OBS:
Muitos textos didáticos têm dado alguma abordagem a tabelas e gráficos e ao
cálculo de freqüências e médias. Nossos estudantes precisam conhecer as
regras que permitem a escolha adequada do tipo de gráfico para cada
levantamento de informações, as regras que estruturam os textos gráficos e as
tabelas.
-
Histograma é uma ferramenta de
análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de
freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da
distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição
dos dados.
Exemplo:
— Tendo duas saias — uma preta (P) e
uma branca (B) — e três blusas — uma rosa (R), uma azul (A) e uma cinza (C)
—, de quantas maneiras diferentes posso me vestir?
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EIXO: NÚMEROS E
OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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· Resolução de problemas com números naturais.
·
Simplificação de
fração com o mesmo denominador comum.
·
Fração, número
decimal e racional.
·
Formulação e
resolução de problemas envolvendo a ideia fracionária de parte-todo.
·
Formulação e
resolução de problemas envolvendo a ideia fracionária de quociente.
·
Comparação e
ordenação de números racionais.
|
-
Ampliar as classes já estudadas nas escritas de números naturais (M);
-
Usar números naturais escritos com vírgulas (M);
-
Resolver problemas que envolvam mais de uma operação com números naturais (M,
OTM e DC);
-
Simplificação de fração (M e OTM);
-
Reduzir fração ao mesmo
denominador comum (M);
-
Relacionar escritas fracionárias e decimal de um número racional (M e OTM);
-
Formular e resolver problema que envolva a ideia fracionária de quociente
(M);
-
Resolver operações com números por meio de estratégias pessoais e do uso de
técnica operatórias
convencionais (DC);
-
Comparar e ordenar números racionais (M).
|
-
Ampliar os conhecimentos dos estudantes adquiridos nos anos anteriores;
-
Propor diversas atividades as quais solicitam ao estudante que escreva os
números na forma de algarismos e por extenso, apresente-os em ordem crescente
e decrescente, estime quantidades, interprete informações e símbolos, forme
números com base em algarismos, componha e decomponha números, analise
sequências, realize a leitura de tabelas, dentre outras;
- Pesquisar números
em jornais e revistas e solicite aos estudantes que identifiquem a quantidade
de algarismos existente em cada um deles. Para esse trabalho inicial,
selecione números sem vírgula.
EX: Marli mora no
apartamento 209 e Olga mora no apartamento cujo número representa o sucessor
do número do apartamento de Marli. Qual é o número do apartamento onde mora
Olga?
-
Propor aos estudantes a realização do Jogo Dominó com frações;
-
Solicitar aos estudantes que tragam receitas de casa nas quais apareçam
frações;
É importante que o professor converse e discuta
com a turma para garantir que os estudantes compreenderam a situação. O
professor deve fazer questionamentos que os auxiliem a pensar nas estratégias
para encontrar as respostas.
Num sítio, o administrador resolveu transformar
as terras sem vegetação em um grande jardim produtivo. Para tanto, dividiu
esse local em vários lotes e cada jardineiro do sítio ficou responsável por um
ou mais lotes. Cada um desses lotes pode representar uma unidade de medida da
área do grande jardim.
João, um dos jardineiros, ficou encarregado de
cuidar de um lote que dá para
a Alameda da Saudade. Resolveu dividi-lo em 4
partes iguais, plantando violetas numa delas e margaridas nas demais.
Entusiasmado com suas flores prediletas – as
margaridas – foi contar ao administrador sobre decisão: “Sr.
Administrador vou plantar 3 quartas partes de um lote só com margaridas. Vai
ser uma beleza!”. Como 1 lote não cabe uma vez inteira no local destinado ao
plantio das margaridas, João escolheu uma subunidade, “quarta parte de um
lote”, que cabe 3 vezes na parte a ser plantada com margaridas.
Por
outro lado, como o administrador conhece o tamanho de um lote, ele pode ter
uma boa ideia do terreno destinado às margaridas (3 quartas partes do lote ou
3 quartos
do lote).
Atividade:
a)
Represente nele o canteiro de margaridas e o de violetas.
b)
Compare sua resposta com as de outros colegas e, caso elas não tenham sido
iguais, explique a razão.
EX: O livro que Rita está lendo tem 120 páginas e ela leu 40 páginas.
O que Alexandre está lendo tem 228 páginas, e ele já leu 57.
a) Qual é a fração do livro lida por
Rita? (40/120 =
1/3)
b) Qual é a fração do livro lida por
Alexandre? (57/228 =
1/4)
c) Qual delas é a maior fração? (1/3)
-
Conversar com os estudantes a respeito das estratégias utilizadas por eles
para solucionar situação problema com frações.
-
A partir do 4º ano, o estudo constante dos números racionais se torna
necessário, pois eles começam a aparecer em diversas situações científicas e
do dia a dia que precisam ser compreendidas. Utiliza-se esse sistema numérico
quando se fazem medições e sobra uma parte que não corresponde a uma unidade
de medida inteira.
EX:
Ao comprar ½ quilo de algum mantimento, ao dividir a pizza em pedaços iguais,
etc.
São
momentos em que os naturais não dão conta de representar a realidade, onde
aparecem situações em que o uso dos números racionais se faz necessário para aprender
a compará-las e ordená-las.
Os
estudantes também devem saber reconhecer as que representam quantidades,
principalmente as mais usadas, como 1/2, 1/3, 1/4, 1/10, 1/100 etc., e a
realizar cálculos com elas. A questão é como ensinar esse conteúdo aos
estudantes, fazendo com que eles compreendam as características e
particularidades desse sistema numérico diferente.
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EIXO: ÁLGEBRA E
FUNÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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· Determinação do elemento desconhecido com uma igualdade
matemática:
-Resolução
problemas.
· Introdução da ideia de proporcionalidade por meio de
situações do cotidiano do estudante.
· Resolução de problemas simples envolvendo a
proporcionalidade inversa com grandezas.
|
-
Determinar o elemento desconhecido com uma igualdade matemática (OTM e DC);
-
Introduzir a ideia de proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do
estudante (OTM);
-
Resolver situações problema simples envolvendo a proporcionalidade inversa
com grandezas (M e OTM);
- Comparar as grandezas de mesma natureza utilizando a unidade de medida necessária (DC).
|
-
Calcular o valor de x na igualdade:
x +7 =12 (relação fundamental da subtração) x +7
−7 =2 −7
É importante ampliar os objetivos,
propondo aquisições básicas para cada momento da atividade. Faça adequações
quanto aos valores e recursos de apoio para as operações. Estimule a
colaboração de colegas mais avançados para que exercitem suas habilidades e
contribuam com seus procedimentos.
-
Situação-problema: Sabe-se que 20 caixas
de alimentos pesam 60 kg. Quanto pesam 30, 60 e 120 caixas?
Os
estudantes podem utilizar diferentes estratégias: se 20 caixas pesam 60 kg,
10 caixas pesam 30 kg!
Então 20 caixas + 10 caixas = 30
caixas e 60 kg + 30 kg
= 90 kg! Se 60 é o triplo de 20,
então o peso de 60 caixas será o triplo de
60, ou seja, 180...
e o de 120 vai ser o dobro
Cada
uma dessas estratégias listadas acima explora o conceito da
proporcionalidade.
-
Promover com os estudantes a discussão de todas as opções que aparecerem
durante a atividade e, aos poucos, levante com eles as afirmações a que se
pode chegar em relação a elas. Exemplos que podem ser usados: "Ao
duplicar o número de caixas, o peso total também dobra" ou "Achando
o peso de uma caixa, basta multiplicá-lo pelo valor de caixas que se quer
saber". A criança pode utilizar diversas estratégias para resolver o
problema.
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EIXO: GRANDEZAS E
MEDIDAS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Resolução de
problemas empregando as diversas grandezas estudadas.
·
Ampliação de
atividades sobre perímetro.
|
-
Resolver problemas que envolvam o cálculo de área de figuras geométricas (M);
-
Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC).
|
- A medida da base de um triângulo é de 7cm, visto que a medida da sua altura é de 3,5 cm, qual é a área deste triângulo?
Do enunciado temos:
Utilizando a fórmula:
A área deste triângulo é 12,25 cm2.
- Há situações em que não se consegue fazer cálculos
exatos e é necessário estimar. Isto se passa, por exemplo, quando precisamos
estar a uma hora exata num local mais ou menos distante e se torna necessário
calcular o tempo necessário para lá chegar, deixando uma margem de segurança,
o imprevisto. Em outras situações simplifica o trabalho mental.
O professor no ensino da
matemática não pode ignorar a estimativa, ensinando aos estudantes apenas
procedimentos que conduzam a respostas exatas e únicas.
-
Estimar o preço a pagar, diante de uma lista de compras;
-
Estimar quantas fatias irá obter antes de partir m bolo;
-
Estimar a distância a percorrer quando saímos de carro entre a casa e a
escola, comparando o total estimado com o marcado no conta-quilômetros, etc.
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EIXO: GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
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CONTEÚDOS
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
Ampliação de situações sobre ampliação e
redução de figuras por homotetias.
·
Atividades com
malhas de diferentes tipos.
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-
Reconhecer elementos de poliedros (arestas, faces e vértices) (M e DC);
-
Associar sólidos (prisma, pirâmide, cone, cilindro) ao seu molde
(planificação de sua superfície) e vice-versa (M).
|
- Professor, para realizar essa
aula, encaminhe primeiramente os estudantes ao laboratório de informática e
peça que eles se acomodem em, no máximo, três estudantes por computador.
- Ampliar as imagens abaixo representando
aplicações de homotetia no cotidiano para que os estudantes compreendam
melhor;
O objetivo da atividade, interativa
e exploratória, é fazer com que o estudante trabalhe os conceitos de
semelhança, ampliação e redução de figuras.
(Obra de Arte) (Galáxia)
- Solicitar
a turma analisar as
imagens e questionar se existe alguma característica que esteja presente em
todas elas. Esperamos que a turma observe que em todas as imagens existe um
objeto que está sendo ampliado ou diminuído dependendo do referencial do estudante.
Solicite que a turma reflita sobre o
mundo à sua volta e resgate outras situações do cotidiano onde as homotetias
são utilizadas, promovendo uma troca de ideias sobre o tema.
Peça que os estudantes acessem a
Internet e pesquisem sobre homotetias aplicadas no cotidiano. Deixe que eles
explorem por um tempo de aproximadamente 30 minutos.
Em seguida, estabeleça um momento
para que cada estudante ou grupo exponha a pesquisa realizada.
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EIXO: ESTATÍSTICA,
PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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·
Coleta e registro
de informações.
·
Interpretação de
informações.
·
Representações de
informações gráficas de setores de barras e de segmentos.
·
Ampliação de situações
problema que explorem a ideia de probabilidade (acontecimentos do cotidiano
de natureza aleatória).
·
Resolução de
problemas de modo intuitivo e integrado.
|
- Ler
e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos (DC);
-
Produzir texto escrito com base em interpretação de gráfico e tabela (M);
-
Construir gráfico e tabela com base em informações contidas em texto
jornalístico e científico (M).
|
- Ressaltar
o fato de que as representações gráficas preenchem as quatro funções
cognitivas do pensamento. Há, portanto, uma inserção, no cotidiano do estudante,
de representações gráficas, tais como: quadros, tabelas, gráficos
cartesianos, gráficos de barras, gráficos com três dimensões, diagramas
circulares. Nesse caso, a representação deverá preencher não só o papel de
comunicação, como é o caso principalmente dos jornais, mas de objetivação e
tratamento. Para o estudante, não é suficiente que ele saiba “ler” um
gráfico, é necessário também que ele saiba organizar e operar de forma
objetiva sobre os dados contidos neste modo de representação;
- Realizar leitura e interpretação
de dados através de um texto escrito e elaborar situação problema.
No dia 10 de fevereiro de
2001, o Jornal Folha de São Paulo publicou na FOLHINHA, caderno semanal, o
seguinte texto:
Com uma rápida olhada nos subtítulos, você pode perceber diferentes
registros numéricos: na forma decimal, como 5,8; na forma percentual, como
50% e 60% e também na forma fracionária, como 1/5.
Esses registros numéricos,
tão diferentes entre sí, representam números, quantidades, com os quais
convivemos em nosso dia a dia.
Estamos tão acostumados a
encontrá-los nos supermercados, nos jornais, nos cartazes das lojas, nos
livros em que estudamos que nem nos perguntamos como esses registros
surgiram, o que eles significam e que tipo de número eles representam.
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Fluxo de Aula / História
5º Ano / III Unidade
EIXO: História
das organizações populares (DC).
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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|
-
Situar Pernambuco nos movimentos pró-independência do Brasil (OTM);
-
Identificar a participação popular na Revolução de 1817 (OTM);
-
Identificar as principais características da sociedade pernambucana no Império
nos aspectos sociais, culturais, econômicos e urbanísticos (OTM);
-
Identificar algumas cidades brasileiras, e suas formas de organização na
época, que estabeleceram relações importantes com a história do Brasil (M);
-
Representar os conhecimentos construídos através de textos em formatos
diversos (mapas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.) – DC.
|
-
Iniciar cada tema fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios dos
estudantes sobre os conteúdos propostos, anotando as respostas dadas, a fim
de confrontá-las posteriormente com os conhecimentos adquiridos no decorrer
das demais atividades;
-
Sugerir que eles pesquisem informações relacionadas aos temas em textos,
imagens, locais específicos (museus, por exemplo), objetos antigos,
construções históricas, etc.;
-
A partir do que foi coletado, promover uma roda de conversa com a finalidade
de extrair e discutir as informações mais relevantes contidas neles;
-
Relacionar a história das cidades e períodos históricos da história
brasileira, fazendo uso de medidas de tempo e indicações de duração;
-
Organizar as informações estudadas, sintetizando-as em textos, tabelas,
mapas, linhas do tempo, etc.
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Fluxo de Aula / Ciências
5º Ano / III Unidade
Gêneros textuais sugeridos: Cartaz, lista, notícia,
pesquisa, agenda escolar, conta de luz, mural, artigo de opinião.
EIXO: SER HUMANO E
SAÚDE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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-
Caracterizar a importância do sistema endócrino e o local de produção dos hormônios (OTM);
- Relação
entre os órgãos dos sentidos, suas funções e os cuidados necessários para o bom funcionamento
do sistema sensorial (OTM);
- Resolução
de situações do cotidiano, envolvendo os sentidos e pessoas com necessidades especiais (OTM);
- Pesquisa
sobre os indicadores para qualidade de vida (OTM);
- Os
tipos de microorganismos, suas características e utilidades (importância econômica,
industrial e ambiental) (OTM);
- Tipos
de vacina e sua importância no dia-a-dia (OTM).
|
*O sistema nervoso atua na
coordenação do nosso corpo. Mas não só ele. Existem glândulas que também
exercem essa função. São as glândulas endócrinas, que agem de forma integrada
com o sistema nervoso. Enfatizar que as glândulas endócrinas produzem
hormônios que são lançados na corrente sanguínea e agem sobre determinadas
células. Entretanto, há hormônios que agem em mais de um tipo de célula. São
exemplos de glândulas endócrinas: a hipófise; a tireóide; as suprarrenais; o
pâncreas; os ovários, na mulher; os testículos, no homem. Os hormônios são
substâncias que circulam no sangue, produzidas por algumas glândulas. Embora
estejam em contato com quase todas as células do corpo, os hormônios
normalmente agem apenas sobre determinadas células de determinados órgãos:
alguns hormônios da hipófise, por exemplo, têm efeito apenas nos órgãos
sexuais. É no final da adolescência que os meninos e as meninas, param de
crescer. Com as meninas isso acontece por volta dos 16 anos, e com os
meninos, por volta dos 18 anos. O hormônio do crescimento, produzido na
hipófise, diminui nessa fase, e a cartilagem das extremidades dos ossos
longos dá lugar a células ósseas.
Em
uma roda de conversa pergunte, caso não cause constrangimento, se os
estudantes perceberam as mudanças que ocorreram no próprio corpo. Tal
questionamento tem como função verificar se eles percebem a ação dos
hormônios no organismo. Em seguida, comente que os hormônios sexuais, são
muito importantes, principalmente para eles, que estão na fase de desenvolvimento
e maturação sexual. Tratar o tema com naturalidade, deixando-os à vontade
para fazer perguntas, expor dúvidas, entre outros.
-
Medir a altura dos estudantes no momento em que estiverem estudando esse
tema, montar uma tabela e afixá-la no mural da sala de aula. Elabore o
gráfico da altura dos estudantes. Em seguida, apresente os dados por meio de
gráficos. No final do ano, medir a altura dos estudantes novamente e comparar
essas medidas com as da tabela. Fazer um gráfico com as medidas atuais e confrontá-los
com as do gráfico construídos por ocasião dos estudos dessa unidade;
-
Propor a construção de uma linha do tempo a partir de seu nascimento até os
dias atuais, na qual devem indicar as fases em que mais cresceram. Eles podem
consultar as pessoas que cuidaram deles ao longo dos anos para obter
informações mais exatas;
-
Verificar a possibilidade de levar à escola um endocrinologista para realizar
uma palestra sobre hormônios.
*O sistema
sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e
a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e
inicia ações
de um ser
humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios
e os nervos são
integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na
coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um animal são
feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do
meio.
-
Trazer para a sala figuras de pessoas (jogando xadrez, em uma feira livre,
tomando sorvete, cheirando, ouvindo música). Solicite que os estudantes
observem as figuras e cite quais informações do ambiente podem ser capitadas
pelo corpo das pessoas em cada situação;
-
Apresentar um cartaz com a representação simplificada do encéfalo. Fale que o
encéfalo é composto por três partes: cérebro, tronco encefálico e cerebelo.
Cada parte exerce uma função específica no controle de nossas ações.
Informe
que o cumprimento da medula espinal de um adulto varia de 42 a 45 cm. A medula está bem
protegida pelos ossos da coluna vertebral, já que passa pelo interior das
vértebras.
Comente
que o neurônio é a célula responsável por transmitir as informações por todo
corpo. Mostre para a turma a figura de um neurônio, associando as terminações
do dendrito e do axônio como local onde ocorre a transmissão do impulso
nervoso. O impulso nervoso é transmitido em forma de impulso elétrico. Quando
esse impulso atinge a extremidade do neurônio, há uma liberação de
substâncias químicas que geram novo impulso elétrico no neurônio seguinte, e
dessa maneira os estímulos e as respostas são transmitidos pelo corpo.
-
Realizar um jogo de memorização, atenção e reflexão dividindo a classe em
três grupos. Tomar o devido cuidado para que não haja nenhuma comunicação
entre os participantes. Mostre uma ficha com o nome de cada uma das partes
que compõem o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) para cada
estudante e orientá-los para que não contem a nenhum colega e, dessa forma,
desconheçam os componentes de seu grupo. Os estudantes deverão posicionar-se
em círculo, em pé, de costas para uma cadeira. Após o professor(a) terminar
de falar a função[...]. É o principal responsável por percebemos o mundo ao
nosso redor, coordena o pensamento, a memória, a linguagem, os sentimentos,
as emoções e os sentidos. Controla as ações que não dependem da nossa
vontade, como a respiração e os batimentos cardíacos. Coordena a postura
corporal e a manutenção do equilíbrio, faz com que os músculos trabalhem em
harmonia, apenas os estudantes que fazem parte do grupo do órgão
correspondente devem se sentar. Os estudantes que permanecerem em pé ou se
sentarem erroneamente saem do jogo. Ganha o jogo o grupo que obtiver mais
acertos. Aproveite o jogo para discutir o respeito pelo outro e explorar o
erro como uma das formas de estímulo à aprendizagem.
*Indicadores de saúde são parâmetros
utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista
sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos
planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e
tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades
consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de
tempo. A utilização de indicadores de saúde permite o estabelecimento de
padrões, bem como o acompanhamento de sua evolução ao longo dos anos. Embora
o uso de um único indicador isoladamente não possibilite o conhecimento da
complexidade da realidade social, a associação de vários deles e, ainda, a
comparação entre diferentes indicadores de distintas localidades facilita sua
compreensão. Para a Organização Mundial da Saúde, esses indicadores gerais
podem subdividir-se em três grupos: 1. Aqueles que tentam traduzir a saúde ou
sua falta em um grupo populacional. Exemplos: razão de mortalidade
proporcional, coeficiente geral de mortalidade, esperança de vida ao nascer,
coeficiente de mortalidade infantil, coeficiente de mortalidade por doenças
transmissíveis; 2. Aqueles que se referem às condições do meio e que têm
influência sobre a saúde. Exemplo: saneamento básico; 3. Aqueles que procuram
medir os recursos materiais e humanos relacionados às atividades de saúde.
Exemplos: número de unidades básicas de saúde, número de profissionais de
saúde, número de leitos hospitalares e número de consultas em relação a
determinada população.
-
Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os
hábitos e as atitudes praticadas diariamente para a manutenção de uma vida
saudável. Em seguida, solicite que eles façam uma lista de todos os cuidados
para tomar com a: conservação da saúde física; manutenção do bem-estar
mental; sentir-se bem nos ambientes em que vive;
-
Discutir com os estudantes sobre as desigualdades sociais em nosso país e
sobre o quanto isso resulta em prejuízos à população mais carente. Todas as
pessoas deveriam receber educação básica e ter acesso ao atendimento médico e
dentário, além da alimentação, moradia e saneamento básico, tratamento e
distribuição de água para consumo e coleta de lixo;
-
Construir junto com os estudantes um mural com notícias de jornais e revistas
referentes à assistência médica pública do país e promover uma discussão com
o objetivo de conscientizá-los da precariedade da saúde pública;
-
Propor uma pesquisa sobre o tipo de lazer gratuito possível em sua cidade;
-
Propor que anotem na agenda escolar, durante uma semana, as atividades que
praticaram e que consideram promotoras da saúde e do bem-estar;
-
Elaborar uma lista de recomendações para prevenção de doenças como
parasitoses, verminoses, viroses, etc.
-
Propor que pesquisem em algum órgão de saúde de sua cidade as estatísticas da
incidência de doenças como amarelão, ascaridíase, esquistossomose e teníase;
-
Propor aos estudantes que entrevistem um médico veterinário para obter
informações sobre os animais que causam raiva. Geralmente, sabe-se que o
cachorro e o gato são transmissores, mas existem outros;
-
Explicitar aos estudantes o que são os lactobacilos vivos. Fale sobre os
microrganismos que desempenham uma importante função no organismo do ser
humano;
-
Solicitar aos estudantes que procurem nos supermercados alimentos que são
fabricados usando algum tipo de microrganismo e, se possível, trazê-los para
a sala de aula.
*As vacinas são produzidas para
deixar nosso corpo mais preparado para enfrentar algumas doenças. Todas as
pessoas precisam de vacinas para ficar protegido contra certas doenças. É
muito importante fazer visitas regulares ao médico.
-
Solicitar aos estudantes que tragam para sala de aula uma cópia da carteira
de vacinação. Em seguida, peça que eles em pequenos grupos, observem as
carteiras de vacinação. Você pode conduzir essa atividade por meio de algumas
questões: você está com suas vacinas em dia? Quais ainda faltam ser
administradas? (Provavelmente apontarão a dupla (difteria, tétano) que deve
ser tomada entre 14 e 16 anos). Há algumas outras vacinas que lhe foi
aplicada e que não consta da carteira de vacinação? (se a resposta for afirmativa,
pedir aos estudantes que descubram, com os pais, quais doenças são evitadas
com essa vacina);
-
Promover a socialização das pesquisas. Anote no quadro junto com os
estudantes as doenças causadas por vírus que apareceram com mais frequência.
Monte uma tabela e depois um gráfico de barras. Solicite que os estudantes
realizem na escola uma pesquisa para saber quais as doenças em que as
crianças da escola foram mais atingidas até a data da pesquisa. Peça que eles
registrem os dados em uma tabela e apresentem em grupo um gráfico de barras
das três doenças que apareceram com mais frequência;
- Apresentar um cartaz com as doenças que
são mais comuns as crianças. Solicite que eles observem e, em seguida, peça
que eles associem o nome da doença ao que ela é?
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EIXO: TECNOLOGIA E
SOCIEDADE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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- Evidenciar
os processos de transformação de energia (M);
- Relacionar
o uso de energia às atividades cotidianas (M);
- Relacionar
o uso de energia e a sociedade moderna (M);
- Descrever
o funcionamento de um motor à combustão interna (M);
- Identificar
diferentes fontes de energia renovável:
- energia eólica
- energia do sol (M);
- Apresentar
o conceito de energia limpa (M);
- Explorar
a ação de cada pessoa em relação aos impactos que causa ao meio ambiente (M);
- Destacar
o uso do petróleo (M).
|
*A energia faz as coisas acontecerem.
Nada pode viver, mover-se ou trabalhar sem energia. A energia elétrica, a
energia do movimento do vento e a energia dos combustíveis são algumas formas
de energia. As máquinas são invenções muito especiais que, para funcionar,
precisam de energia. E enquanto “consomem” energia, as máquinas estão
transformando-a. Ex: Quando o ferro elétrico está funcionando, consome
energia elétrica e produz calor.
* Energia é um conceito bem amplo.
Costuma-se dizer que é a capacidade de realizar trabalho. De forma genérica,
podemos dizer que existem duas formas de energia: a potencial e a cinética. A
energia elétrica e a energia química dos combustíveis são exemplos de energia
potencial. A energia cinética relaciona-se ao movimento. Assim, a energia do
movimento do vento ou a energia do movimento da água são exemplos de energia
cinética.
*Quando falamos em usina
hidrelétrica, pensamos apenas em energia elétrica. Na verdade, esse é apenas
o resultado final do processo. Desde que ele inicia, há outros tipos de
energia envolvidos. A principal característica da energia é sua conservação.
Ela não pode ser criada nem destruída, só pode ser transformada. Sempre que
uma quantidade de energia é necessária para alguma atividade, deve ser obtida
por meio de transformação, a partir de outras formas de energia já existente.
A energia se manifesta de diferentes formas: energia mecânica (cinética e
potencial); energia solar; energia térmica; energia luminosa; energia elétrica;
energia sonora; energia nuclear; energia química; energia eólica.
-
Utilizar perguntas de levantamento do conhecimento prévio para verificar o
que os estudantes já sabem sobre o tema energia. Registre as hipóteses levantadas
para posterior comparação;
-
Apresentar situações representadas em imagens (água ferve e vapor sai pelo
bico da chaleira; abajur com luz acesa; crianças pulam corda – energia
mecânica; uma pessoa se movimentando e tocando violão ou guitarra – energia
mecânica e energia sonora). Fale à turma que em todas as cenas, o ser humano
foi capaz de aproveitar a energia em seu benefício;
-
Realizar um levantamento com a turma, de todas as atividades realizadas com a
energia que retiramos dos alimentos. Refletir sobre os momentos em que os
estudantes estão na escola, tanto na sala de aula como no horário de recreio;
-
Propor uma pesquisa de fatos de seres vivos e a montagem de diferentes
cadeias alimentares;
-
Propor a observação da queda de objetos para que os estudantes compreendam o
papel da altura da queda na transformação de energia potencial em energia
cinética. Providenciar uma forma de alumínio ou de plástico e despejar sobre
ela areia ou farinha de trigo até obter uma camada com cerca de 2cm de
espessura. Deixar cair um mesmo objeto (como apontadores, bolinhas de gude,
dados de jogos) de diferentes alturas. Comece, por exemplo, a soltar os
corpos de uma altura de 20cm a partir da forma e aumente de 10 em 10cm até a
altura de 60cm. Você pode segurar um pedaço comprido de madeira ou cartolina
sobre a bandeja para marcar as posições de onde os corpos foram soltos. Os
estudantes devem relacionar que quanto maior a altura da queda, maior a
energia potencial gravitacional armazenada no sistema e maior será a energia
cinética transformada no final da queda. A diferença na quantidade de energia
cinética é observada pelo tamanho da cratera formada na areia. Pode-se também
utilizar diferentes corpos (de massas diferentes) soltos da mesma altura.
Todos os corpos chegarão à forma com areia com a mesma velocidade, porém, o
corpo com maior massa terá uma energia cinética maior, que poderá ser
observada, novamente, pelo maior impacto causado na colisão. O maior impacto
de cada objeto também pode ser observado pelo tamanho e pela profundidade da
cratera formada.
-
Apresentar imagens de aparelhos domésticos, brinquedos antigos e novos.
Pergunte aos estudantes qual a forma de energia é utilizada para o
funcionamento de algumas invenções humanas. Explore as imagens: O que
funciona com energia elétrica? Que outras formas de energia são usadas pelo
ser humano para o funcionamento de diferentes máquinas?
-
Solicitar que os estudantes montem um mural com várias invenções e as
classifiquem, segundo a forma de energia que usam para funcionar. Sugira a
turma que classifiquem as invenções que estão no mural e não são movidas a
eletricidade. Peça-lhes que adotem o seguinte critério: Que tipo de energia é
consumida no funcionamento dessa invenção?
*A combustão ocorre quando um
material queima, fornecendo luz e calor. Nesse fenômeno ocorre a
transformação de energia química em energia térmica, que é o calor, e em
energia luminosa, que é a luz. Para que uma combustão aconteça, são
necessários três elementos: combustível: é a substância que queima; comburente:
é a substância que queima a combustão; energia inicial: é a energia
necessária para dar início á combustão.
*Há certos combustíveis que pegam
fogo com maior facilidade. É o caso do álcool, do gás de cozinha e da
gasolina, considerados combustíveis inflamáveis. Outros, como a madeira e o
carvão, já não queimam tão rapidamente. Por essa razão, são necessários
alguns cuidados para evitar queimaduras e incêndios.
-
Apresentar um texto científico sobre motores a combustão. Realize a leitura e
o trabalho de compreensão, produção de texto e a análise linguística;
-
Solicitar que em pequenos grupos, produzam um cartaz representando o trabalho
que um motor a combustão interna realiza. Ex: motor de automóvel.
*As fontes
de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis)
e temporários (não-renováveis).
As fontes permanentes são aquelas que têm origem solar, no entanto, o conceito de
renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de
utilização dos recursos. As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo
energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura)
garantida (diferente dos combustíveis
fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como
pelo seu menor impacto
ambiental. Energia
renovável é a energia
que vem de recursos
naturais como Sol, vento, chuva, marés
e energia
geotérmica, que são recursos
renováveis (naturalmente reabastecidos).
*A energia
solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares. A radiação
solar trazida para a Terra leva energia equivalente a vários milhares de
vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade. A energia do Sol é
convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia
hidráulica (evaporação),
a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que
contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios
naturais.
*A energia
eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da
energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas. Essa energia tem sido
utilizada desde a Antiguidade
para mover os barcos movidos por velas ou operação de outras máquinas. É uma
espécie de energia verde. Ela também vem do Sol, que aquece a superfície da
Terra de forma não homogênea, gerando locais de baixa pressão e locais de
alta pressão, fazendo com que o ar se mova gerando ventos.
*Os combustíveis
fósseis (petróleo,
gás natural e carvão), são fontes
não-renováveis de energia:
não é possível repor o que se gasta, uma vez que podem ser necessários
milhões de anos para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas.
*Os derivados do petróleo, principalmente a gasolina e o
óleo diesel, representam 35% de toda a fonte de energia utilizada no mundo.
Os derivados do petróleo apresentam dois grandes problemas em sua utilização
em larga escala: são fontes de energia não renováveis, e a dependência destes
elementos pode gerar uma crise energética; a sua combustão libera uma
quantidade muito grande de CO2 à atmosfera, intensificando o
efeito estufa.
Na
roda de conversa, realize o levantamento de conhecimentos prévios sobre o que
a turma sabe sobre energia renovável e não-renovável. Em seguida do
levantamento de hipóteses, apresente imagens (sol, dunas de areia, barco a
vela moderno, antigo barco no rio Nilo, velejadores, windsurfe, moinho de
vento, usina eólica, usina hidrelétrica, plataforma de petróleo, carros
abastecendo, uma bomba de gasolina, etc.) e peça para os estudantes montarem
um painel, destacando as imagens que estão no grupo da energia renovável e
não-renovável;
-
Levar para sala de aula, textos, filmes que tratem do tema energia limpa, a ação de cada pessoa em
relação aos impactos que causa ao meio ambiente e o uso do petróleo. Em seguida,
realize a produção de texto (artigo de opinião), faça o trabalho de revisão e
reescrita de texto.
Sugestões: Vídeo Educativo sobre
Energia Limpa e Segura – Nuclear, http://www.youtube.com/watch?v=gDVohZ_HTE0&feature=related;
Energias Limpas e Sustentáveis - Eólica Solar e Hidrelétrica,
http://www.youtube.com/watch?v=gQE9HYx-x_Q&feature=related.
-
Levar para sala de aula reportagens de jornais e revistas ou sites da
internet sobre a utilização de painéis solares em regiões do país onde não há
energia elétrica;
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Levar para sala de aula uma conta de luz, verifique se o consumo é alto ou
baixo. Verifique se eles conhecem atitudes que ajudam a evitar o desperdício
de energia elétrica;
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Promover um debate na classe. Para usufruir dos confortos que a energia
elétrica proporciona uma obra de grande impacto ambiental, como uma usina
hidrelétrica, por exemplo, teve de ser construída. Vale ou não vale à pena
pagar esse preço pelo nosso conforto?
-
Solicitar que os estudantes realizem uma pesquisa sobre os derivados do
petróleo. Faça a socialização das produções em sala de aula.
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Fluxo de Aula / Geografia
5º Ano / III Unidade
EIXO: LOCALIZAÇÃO E
ESPAÇO
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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· O bioma brasileiro:
- fauna;
- flora.
· Bacias hidrográficas brasileiras:
- Usos e aproveitamento.
· Os tipos de relevos.
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Nessa unidade propomos que os
estudantes conheçam algumas formas de relevo do Brasil com apoio de mapa e
fotos. É importante que estabeleçam relações entre o relevo, o clima e a
vegetação predominante nas regiões brasileiras e compare-os com os da sua
própria região e as modificações que sofrem ao longo do tempo.
Sugerimos que divida a turma em dois
grupos e apresente várias imagens sobre a fauna e outra sobre a flora, mas
sem falar o que cada uma delas representa. Oriente aos estudantes a descrever
a figura, explicando ao outro grupo quais imagens há nela? O que ela significa. Qual será a
importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente e aos
seres humanos? Divida a turma em grupos para fazerem uma pesquisa na internet
ou na biblioteca sobre a fauna e a flora brasileira por região. Após a
pesquisa peça aos estudantes para fazerem um anúncio relacionado ao tema
trabalhado.
- Realizar com a turma um passeio
geográfico pelo município, verificando os locais modificados pela ação do
vento, do rio ou do mar, verificando o que ocasiona o processo dessa
modificação se natural ou humana. Aproveite para trabalhar o relevo. Peça
para cada estudante trazer um artigo de opinião, respondendo, por exemplo, do
seguinte questionamento: O homem tem procurado preservar o espaço onde vive?
Partindo das observações feitas no passeio.
Sugerimos o
seguinte site: www.atividadeeducativas.com.br/index.php?lista=geografia.
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS,,,
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
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·
O
recurso natural.
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Reconhecer a importância dos recursos para a vida na terra e desenvolver
atitudes responsáveis contra o desperdício sem uma utilização (DC);
-
Reconhecer os problemas causados ao meio ambiente (DC).
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- Solicitar aos estudantes
para fazer um levantamento dos problemas ambientais existentes na
comunidade. Construir com eles um
quadro a partir desses levantamentos. Após esta atividade elabore uma
cartilha de preservação para ser entregue a comunidade.
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