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segunda-feira, 16 de julho de 2012

TEMÁTICAS SEGUNDO SEMESTRE.


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AGOSTO
ARTES: LIBERANDO SUA IMAGINAÇÃO...

A partir de 1971, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB), Arte foi incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística. Considerada “atividade educativa” e não disciplina, a Arte tinha o objetivo de garantir e melhorar o ensino da mesma na educação escolar, sendo atribuição do professor proporcionar a aprendizagem por meio da instrução.
Definir o que é Arte não é tarefa fácil, uma vez que a sua definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Mas, de uma maneira geral a definição do que é Arte segundo o dicionário Aurélio significa o modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover. / Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte. / Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época. Para isso ela se vale de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a dança a fotografia e assim por diante.
A Arte, através da literatura, tem sido em algumas sociedades um instrumento poderoso de educação, uma vez que se apresenta por meio da ficção, da poesia e da ação dramática, permitindo que as crianças tenham acesso ao mundo criativo, proporcionado pela arte literária.
Para compreender uma obra de arte é necessário considerar a natureza do contexto em que ela foi produzida e os princípios pelos quais foi estruturada, considerando os sentimentos e as significações da arte para o ser humano e para a sociedade em que ela foi concebida.
Ao produzir ou apreciar obras de arte o estudante desenvolve sua percepção e imaginação, recursos indispensáveis para compreensão que irão subsidiá-las para o entendimento nas diversas áreas do conhecimento humano.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, (...) (1997) conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de agir e de pensar, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, 2000, p.18).
Diante disto, para trabalhar uma obra de arte é necessário considerar a natureza do contexto em que ela foi produzida e os princípios pelos quais foi estruturada, considerando os sentimentos e as significações do artista na obra.
Quando um estudante ao trabalhar na sala de aula numa perspectiva de observar, analisar, respeitar e compreender uma obra de arte, provavelmente será um sujeito mais sensível às diversas artes existentes na nossa cultura.
 Quando o estudante produz ou aprecia obras de arte, desenvolve sua percepção e imaginação, que são recursos indispensáveis para compreender outras áreas do conhecimento e da sensibilidade humana.
Ressaltamos, alguns dos nossos artistas pernambucanos, nas artes temos: Francisco Brennand, Romero Britto, José Cláudio, Roberto Ploeg. Na música, Luiz Gonzaga, Lenine, Mestre Salustiano, André Rio. Na literatura, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Ascenso Ferreira, Ariano Suassuna, Gilberto Freyre, entre outros grandes artistas renomado da nossa rica cultura popular, cujas obras poderão ser amplamente trabalhadas tornando as salas de aula privilegiados ambientes de socialização, exposições, rodas de conversas, pesquisas, confecção de murais e produções textuais usando os diversos gêneros.

Fontes:

1- FUNDAMENTAL, Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
2- FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.
3- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte






 

logo da Educação 2011.pngSETEMBRO
CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS


Vivemos em uma sociedade plural, onde é preciso desde cedo aprender a conviver com as diferentes classes sociais, etnias, grupos e culturas. Esta aprendizagem é iniciada no 1° grupo do qual fazemos parte: a família.
O Objetivo desta abordagem é suscitar a importância do diálogo e vivenciadas com as diferenças do outro. É preciso entender que cada ser humano apresenta peculiaridades e particularidades que o torna diferente, único, na sua visão e compreensão do mundo.
É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarado como uma necessidade humana decorrente das mudanças sociais e da dinâmica do tempo em que vivemos.
Todos somos diferentes, o que propicia a troca, as várias visões e opiniões a respeito dos diversos aspectos da existência.
Nesta direção a educação tem importante papel na valorização de cada um. Devemos sim, respeitar e amar as pessoas indiscriminadamente, respeitando-as e reforçando a autoestima.
A educação é a forma mais eficaz para a obtenção desta igualdade entre os seres, pois deverá oportunizar a todos situações de crescimento e aprimoramento em prol da formação do cidadão atuante, consciente e justo.
Valorizar a diversidade e conscientizar crianças e adolescentes para a necessidade de compreender a diferença e respeitá-la em todas as suas manifestações são tarefas essenciais do mundo contemporâneo e a escola não pode ficar de fora dessa luta, por ela ser um lugar onde a construção dos valores morais se concretiza, complementando os ensinamentos recebidos no meio familiar.
Não conseguiremos conviver em grupo se olharmos somente para as diferenças em nossos semelhantes, porque muitas vezes o que é um defeito para uns, é qualidade para outros. Devemos respeitar e amar as pessoas indiscriminadamente.
Quando aprendermos a enxergar o outro como um ser diferente, mas especial, teremos então um mundo mais justo, igualitário e com menos violência, e conseqüentemente pessoas mais felizes.      



Fonte:



 
NOVEMBRO
PERNAMBUCO E SUA HISTÓRIA


A História de Pernambuco começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios tabajaras. Ainda hoje, em algumas cidades do interior ainda é possível encontrar grupos indígenas remanescentes das antigas tradições, como os índios Pankararus, encontramos no município de Tacaratu e os índios Atikum, no município de Floresta.
Pernambuco foi uma das primeiras regiões do Brasil a ser ocupada pelos portugueses, sendo no período colonial um dos principais núcleos políticos e econômicos por se tornar na época, principal produtora de açúcar da colônia portuguesa.
A capital de Pernambuco é a cidade do Recife e a sede administrativa do governo é o Palácio do Campo das Princesas, onde o atual governador é Eduardo Campos.
Em diversos episódios da história brasileira Pernambuco teve ativa participação, foi palco de grandes e importantes lutas e movimentos de caráter nativista e libertários tais como: as Batalhas dos Guararapes, Insurreição Pernambucana, Guerra dos Mascates, Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolta Praieira.
Pernambuco é atualmente o décimo estado mais rico do Brasil, detentor de um vasto patrimônio histórico, artisitico e arquitetônico. Berço de várias manisfestações tradicionais da cultura popular, como o frevo, o maracatu e os pastoris, o nosso estado também deu origem a grandes mestres brasileiros de literatura, como Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Nabuco, entre muitos outros que contribuiram para  as riquezas culturais do nosso estado.
É importante também discutir com as crianças os critérios estabelecidos para que Alguns jogos da Copa do Mundo sejam sediados em pernambuco. Pensando nisso sugerimos conhecer o nosso Estado e suas regiões. Você professor, pode trabalhar atividades que envolvam a participação dos estudantes de uma região com outra, ou fazer um passeio através de fotos ou imagem do Estado, bem como também, para conhecer uma região de Pernambuco propomos fazer um contato com uma escola de outra GRE na intenção de criar um correio via eletrônico ou postal entre os estudantes para os quais irão passar informações sobre sua cidade (cultura, pontos turístico, etc.), fazendo um convite para conhecê-la.
Algumas sugestões de atividades:
- Montagem de cartazes relacionados ao tema;
- Confecção de adornos indígenas;
- Pesquisas para construção de mural, envolvendo as informações colhidas pelos estudantes;
- Pesquisas para preparação de exposições com os aspectos estudados nesta temática.

 
logo da Educação 2011.pngDEZEMBRO
TEMPO DE REFLEXÃO E RENOVAÇÃO DA ESPERANÇA



O mês de Dezembro nos proporciona uma reflexão sobre nosso papel na construção de um mundo melhor, como estou em relação a mim mesmo e ao outro.
Esse clima todo especial de fé, paz e renascimento, nasce com os preparativos da festa do Natal e Ano Novo.
O Natal marca a grande festa de solidariedade universal comemorado em todo o mundo. Essa data que marca o nascimento do menino Jesus, desperta nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo, solidariedade e esperança.
Infelizmente na sociedade capitalista em que vivemos, esses sentimentos estão ficando em segundo plano, pois com a ajuda dos meios de comunicação em massa utilizam oportunamente as datas festivas para estimular o consumismo das pessoas em ter que comprar roupas novas e presentear apenas por presentear o outro pela data sem o sentimento verdadeiro de união, solidariedade e confraternização, colocando com isso também o papai Noel como principal ator da festa natalina.
 Sugerimos então, uma reflexão que considere os princípios da solidariedade, justiça e fraternidade entre as pessoas, possibilitando a essas crianças o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a realidade que se apresenta, reelaborando seus conceitos acerca do Natal e da estrutura familiar, na qual se encontram inseridas.





                                    


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