FLUXO
DE CIÊNCIAS 1° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: pesquisa, lista temática,
história em quadrinhos, tabela, história, letra de música, música, lenda,
manual, cartaz, álbum seriado.
EIXO: VIDA E MEIO
AMBIENTE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Fenômenos
naturais e a vida humana.
- Interferência
do homem no meio ambiente.
- Descrição
dos elementos de um ambiente.
- Atividades
e as manifestações de energia.
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-Conceituar alguns
fenômenos naturais e seus efeitos no cotidiano (OTM).
-Identificar formas
de agressão do meio ambiente (M).
-Descrever os
elementos de um terrário, aquário ou um jardim próximo (M).
-Realizar atividades,
observando os efeitos da luz e som. (M)
|
-
Realizar um levantamento dos conhecimentos que as crianças têm sobre a
importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do
ser humano. Para isso, você pode lançar algumas perguntas: "O que já
ouviram falar sobre recursos naturais? Como acham que podemos utilizá-los?
Quais cuidados julgam ser necessários para conservar esses recursos?".
Espera-se que as crianças sejam capazes de identificar alguns deles, como
madeira, algodão, água e alimentos, entre outros. Estimule-os a pensar sobre
a utilização de recursos naturais em nosso dia- a- dia. Peça que eles olhem
ao redor e identifiquem objetos feitos com matéria-prima retirada da
natureza, como um lápis (feito de madeira) ou uma blusa (feita de algodão).
Para finalizar a etapa, discuta se há ou não necessidade de preservarmos os
recursos naturais. Você pode usar como exemplo a disponibilidade de água doce
e potável no planeta. Embora a água seja um recurso infinito, o volume potável
desse recurso é limitado;
-
Investigar se, para as crianças, os termos "conservação" e
"preservação" têm o mesmo significado. Peça que exemplifiquem
situações em que tais termos se aplicam. Preservação e conservação são
conceitos distintos, erroneamente e frequentemente utilizados como sinônimos
na maioria das vezes. O primeiro diz respeito à proteção integral da
natureza, sem que haja interferência do homem (entendido aqui como o causador
do desequilíbrio). Exemplo de preservação ambiental são os parques e reservas
onde nem a visitação turística é permitida - como o Atol das Rocas, no
litoral do Nordeste brasileiro. Já o segundo tem a ver com desenvolvimento
sustentável, ou seja, o homem interage com o ambiente (extraindo recursos
naturais, por exemplo), mas o faz de maneira racional e criteriosa para que
as próximas gerações também possam usufruir a natureza. Exemplo disso são as
comunidades estabelecidas na Amazônia que vivem da coleta de castanhas para a
indústria de cosméticos (elas extraem recursos naturais, mas não destroem o
meio ambiente) ou as populações litorâneas que sobrevivem da venda de
caranguejos (sem destruir os manguezais e respeitando o período reprodutivo
dos crustáceos). Em ambos os casos, observa-se o homem conservando o ambiente
que lhe garante o sustento. Leve os estudantes para a sala de informática e
solicite que pesquisem em fontes confiáveis na internet parques, instituições
ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa
atividade é coletar informações sobre a conservação de recursos que, mais
tarde, serão usadas na elaboração de tabelas;
-
Organizar o trabalho de modo que cada criança use os conhecimentos
apresentados na construção de uma tabela sobre conservação e utilização
sustentável de recursos naturais. Diga que a tabela deverá conter quatro
tipos de recursos e suas utilizações no dia- a- dia - seja de forma direta,
como a água que usamos para beber, seja de forma indireta, como a madeira
utilizada na fabricação de uma cadeira. Cada tabela deverá informar de que
maneira podemos utilizar esses recursos de modo que os mesmos não acabem, ou
seja, utilizá-los de forma sustentável.
Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conservacao-preservacao-623186.shtml.
Acesso em 02 de maio de 2012.
-
Formar grupos e pedir que montem terrário com areia, terra, restos de frutas
e verdura e 15 minhocas. Oriente a turma a acompanhar o desenvolvimento das
minhocas por dois meses. Todos os dias é preciso colocar um pouco de água e
comida (restos do lanche, por exemplo). Paralelamente, conduza momentos de
pesquisa para que todos entendam a que filo pertence (anelídeos) e qual a
função delas no meio onde vivem (fertilização do solo). Forme pequenos grupos
e solicitem que produzam textos informativos (gênero cartaz) que sistematizem
o conhecimento construído nas etapas anteriores. Trata-se de um registro informativo
para comunicar suas descobertas. Direcione a produção com perguntas do tipo:
"Para quem vocês vão escrever? O que pretendem comunicar?". Essa
modalidade de registro desenvolve a habilidade de selecionar e organizar
informações de forma sintética e precisa. Atividade adaptada da Coleção Descobrindo o ambiente, 3º ano,
paginas 88 e 89. Editora Saraiva, São Paulo 2008.
-
Questione as crianças se elas já assistiram algum filme? Em um filme, o som é
importante. Por quê? Uma filmagem pode ser feita na ausência total de luz?
Por quê? Essas questões pretendem motivar as crianças para o tema. Elas
deverão participar de uma conversa, uma troca de ideias. Não há necessidade
de fazer anotações no caderno
Obs:
O som permite ouvir a fala. A música cria o clima do enredo. Precisamos de
luz para ver os objetivos. Sem ela não há imagens em nossos olhos ou em
filmadoras.
-
Apresente para a turma “A lenda do flautista de Hamelin”. Antes de lê,
pergunte a turma se eles sabem o que é lenda e o que é tradição oral. Após as
respostas comente que lenda é uma história criada pelo povo e que passa de
geração a geração. Ela faz parte da tradição oral, ou seja, é sempre contada.
Realize o trabalho de compreensão do texto. Vale lembrar que o foco em
ciência no texto é motivar as crianças a discutir a importância do som na
vida das pessoas. Outra variação é a apresentação do filme Shrek 3, que
também tem o personagem flautista.
Disponível
em http://lendassupersticoes.blogspot.com.br/2008/01/o-flautista-de-hamelin.html.
Acesso em 16 de maio de 2012.
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EIXO:
SER HUMANO E SAÚDE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Corpo
humano.
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-Identificar
as partes do corpo humano e os principais órgãos e suas funções (M);
-Identificar
hábitos de higiene praticados no ambiente familiar (OTM);
-Identificar
os principais cuidados na prevenção de acidentes (OTM).
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- Realizar uma roda de conversa com
as crianças, questionando quais os órgãos de seu corpo conhecem. Mostrar figuras
do corpo humano em livros e revistas e utilizar uma boneca para trabalhar com
as partes do corpo. Mostre as partes do corpo da boneca e peça para as
crianças identificá-las. Nesta etapa trabalhe as funções de cada parte do
corpo e os hábitos de higiene que devemos ter.
- Formar pequenos grupos
e entregar um papel com um quebra-cabeça do corpo humano para cada grupo.
Eles deverão pintar, recortar, montar e colar inteiro
em outra folha de papel.
- Realizar uma roda de conversa
sobre a temática, para tal sugerimos alguns questionamentos, tais como:exemplo: O que é higiene
pessoal? É necessário termos hábitos de higiene? Quais dos hábitos de higiene
vocês utilizam em suas casas e na escola? O que devemos fazer para termos um
corpo saudável?. Após a conversa confeccionar com a turma
álbum seriado e/ou cartazes sobre os alimentos;
- Propor como atividade para casa a
realização de uma pesquisa sobre os hábitos alimentares da família. Faça a
correção do para casa em grupo, em seguida elabore uma lista temática com as
respostas dos estudantes. Dê continuidade com a realização de um bingo (das
frutas, dos rótulos);
- Propor uma excursão ao mercado, a feira livre,
sacolão. No retorno a sala de aula solicite que os estudantes façam um
relatório oral e através de desenho sobre as visitas.
- Iniciar durante 04
dias a aula a com a apresentação do teatro de fantoche, “Amigos da higiene”.
Sequências das aulas:
1ª aula : Sensibilização:
SABONETE: Olá
Amiguinhos! Tudo bom? Vim aqui com minha turminha para conversarmos um pouco
sobre hábitos de higiene. Vocês sabem o que é higiene? Vou chamar meu
amiguinho chuveiro para explicar.
CHUVEIRO: Oi! Que pessoal bonito! Bem, higiene é
cuidar bem do corpo, tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas...
2ª aula: Sensibilização:
ESCOVA DENTAL: “Péra”
aí! Opa! Olá pessoal... Eu sou muito importante, vocês sabem para que eu
sirvo? Sou importante para escovar os dentinhos todos os dias, com minha
amiga pasta.
PASTA DENTAL: É!!! Eu
sirvo para deixar os dentes bem limpinhos e sou muito importante para não
deixar o bichinho da cárie entrar nos dentinhos!
ESCOVA:
É isso ai!! Juntos, nós tiramos toda a sujeira dos dentes! E tem
mais, amiguinho: devemos ser usadas sempre por vocês, após comerem algum
lanche e antes de dormir!
3ª aula: Sensibilização:
PENTE: Oi!! E
eu, sou quem?? Sabem pra que sou usado? Sou usado para manter um visual
bonito, o cabelinho penteado e arrumadinho... Todo mundo me usa aqui?? SHAMPOO:
É. O pente é muito importante mesmo!! Nós dois trabalhamos juntos para
deixar o cabelo bonito e livre dos piolhos!!!
PENTE: E para
o cabelo ficar sempre limpinho, devemos lavá-lo muito bem e no mínimo 3 x por
semana amiguinhos!!
4ª aula: Sensibilização:
PAPEL HIGIÊNICO: Ei! Não
esqueçam de mim ! Sou o papel higiênico e devo ser usado quando se vai no
banheiro!
TODOS: Nós
formamos a equipe da limpeza ! Junto com vocês, vamos acabar com a sujeira !
SABONETE:
E não esqueçam!
TODOS: Cuidar
do nosso corpo é muito importante! Tchau! Posteriormente, foram questionados
quais são os hábitos de higiene que devemos ter com a participação do “Sr.
Piolhão”. Houve então a realização de brincadeiras com as crianças, como
imitações de cartazes com desenhos relacionados à higiene corporal, canto de
paródias relacionadas aos hábitos de higiene, com as músicas: “Lavar as mãos”
(Atirei o pau no gato); “Lixo na lixeira” (Marcha Soldado); “Meus dentinhos”
(Ciranda). Após as brincadeiras, as crianças pintaram os personagens do
teatrinho.
Integração: Artes: confecção do jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal. Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando o desenvolvimento geral na saúde da comunidade. Português: leitura e produção de textos sobre as descobertas. Elaboração do jornal.
Atividades retiradas da Proposta didática: Higiene
pessoal. Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente: Renata Jucá.
Disciplina: Fundamentos e Ensino de Ciências nas Séries Iniciais e Ensino
Fundamental. Discentes: Cesiane Evangelista, Cíntia Martins, Edivone Bispo e
Tereza Cristina.
-
Iniciar a aula conversando com a turma a respeito de suas experiências familiares.
Questionando os estudantes sobre a temática. Escute atentamente os relatos e,
em seguida apresente o vídeo "Como
evitar acidentes domésticos com crianças”. Converse sobre a
reportagem, pergunte acharam das informações apresentadas no vídeo? Vocês já presenciaram
ou sofreram algum acidente doméstico? Acham necessário adotar medidas
preventivas contra acidentes domésticos em suas casas? Citem os cuidados
devemos ter?
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Q8QnOnJs-zs
-
Proponha a confecção de um manual com a temática: cuidados a serem tomados em
casas para que se evitem acidentes domésticos. O manual deverá ser,
posteriormente, reproduzido e enviado para casa para serem apresentados pelas
crianças aos seus familiares;
-
Solicitar que as crianças recortem gravuras de revista em que se apontam
riscos de acidentes domésticos. Sobre cada gravura recortada as crianças
deveram colocar um X representando PERIGO. Caso as crianças não encontrem
figuras poderão produzir desenhos que melhor representem as cenas de
prováveis acidentes domésticos com crianças. Após a produção das gravuras as
crianças deverão montar um painel, sendo que de um lado deverão colocar a
imagem assinalada com um X e de outro qual medida deve ser tomada para evitar
tal acidente. Explore os painéis em espaços coletivos da escola com o
objetivo de divulgar o trabalho e promover uma campanha contra acidentes com
crianças dentro do próprio ambiente escolar;
Sugestões de algumas imagens, disponíveis em:http://www.google.com.br/images?hl=pt-
Acesso em 15 de maio de 2012.
-
Propor que as crianças realizem uma dramatização com o tema: "Acidentes domésticos: é
melhor prevenir do que remediar!" Para isso elas deverão se
reunir em grupos de cinco para produzir uma história sobre um acidente
doméstico. Após a produção da história, as crianças deverão providenciar e/ou
confeccionar os objetos que utilizarão na dramatização. O objetivo da dramatização
é proporcionar as crianças que vivenciem a situação e as emoções despertadas
numa perspectiva de mobilizá-los para a responsabilidade de cada um de nós na
prevenção de acidentes. Após as apresentações dos grupos pode ser feita uma
votação de qual foi o melhor número apresentado e, posteriormente, agendar
uma apresentação para ser realizada no horário do recreio ou em outro evento
da escola.
Atividades
retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/8. Acesso em 15
de maio de 2012.
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EIXO: RECURSOS
TECNOLÓGICOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Reciclagem
e reutilização de materiais.
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I-dentificar
a importância dos hábitos de reciclar e reutilizar materiais (M).
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-
Através de uma conversa informal pergunte as crianças o que sabem sobre a
reciclagem: o que é? Como funciona? As próprias crianças podem ir respondendo
o que já sabem. Após essa conversa, entregue uma folha com uma história em
quadrinhos, para cada criança (esta deve ser xerocada anteriormente). Pedir a
duas crianças para fazer a leitura, cada um representando um personagem da
história. Após a leitura realize o trabalho de compreensão de texto (oral).
Sugestão de questionamentos: Que tipo de material pode ser reciclado de
acordo com a história? Por que o Manoel gostou da ideia de reciclar? A
prática da reciclagem é somente para a fabricação de novos produtos? Por que
outro motivo ela é útil? Reciclando 1 tonelada de papel, preservamos quantas
árvores? Qual produto ao ser reciclado reduz o consumo de água?
- Apresente
um documentário sobre reciclagem. Ao final da exibição do mesmo, faça com
turma uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o
que aprenderam. (Sobre o conceito de reciclagem, sua importância e a
diferença entre reciclagem e reutilização). Elabore com as crianças uma lista
de coisas que podem ser recicladas ou não. Nesse momento realize os seguintes
questionamentos: garrafas pet podem ser recicladas? E as de vidro? Será que
posso reciclar restos de comida? E o papel posso reciclar? Qual papel pode
ser reciclado? Após as respostas organize uma lista e coloque junto ao mural;
- Distribua a letra da música "É preciso reciclar" da
Turma da Mônica, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a
letra da música, questionando-as sobre a reciclagem e sua importância.
Solicite que elas ilustrem a letra da música. A ilustração deve ser realizada
na folha que foi entregue com a letra da música; OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.
MÚSICA: É preciso
reciclar
Reciclar o lixo É a solução Pra acabar de vez Com a poluição.
O que é reciclado Logo se transforma E a gente reutiliza,
Mas de outra forma. Plástico vira bola. Papel vira sacola.
É só ter consciência Com o que se joga fora.
Na hora de jogar Separe o lixo direitinho
Assim você terá um mundo muito mais limpinho.
Reciclar, reciclar É preciso reciclar. Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar. E o lixo transformado Não será mais
despejado
Nos campos, nos rios, Nas ruas e cidades.
Pra nossa felicidade Reciclar, reciclar É preciso reciclar.
Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar.
(CD Planeta Terra – Turma da Mônica)
Atividades
retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/.
Acesso em 16 de maio de 2012.
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FLUXO
DE CIÊNCIAS 2° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: Cartaz, poema, lista, letra
de canção.
EIXO: SER HUMANO E
SAÚDE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Ser
humano no reino animal.
- Corpo
humano: organização geral externa.
- Órgãos
dos sentidos.
- Higiene
pessoal.
- Diferentes
culturas humanas.
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-Reconhecer
o ser humano como uma espécie animal que compartilha características com
outros animais e apresenta certas peculiaridades (M);
-Reconhecer
a organização do corpo humano e a localização de alguns órgãos (M);
-Compreender
os órgãos dos sentidos (M);
-Identificar
os principais sentidos humanos (M);
-Compreender
que os sentidos filtram parte do mundo que nos cerca (M);
-Reconhecer
que nossos sentidos podem produzir ilusões de óptica (M);
-Ser
consciente da importância da higiene pessoal (M);
-Reconhecer
a importância da cultura em nossas vidas (M);
-Valorizar
e respeitar a diversidade cultural (M).
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*Semelhanças:
nascem, crescem, reproduzem-se ou não e morrem. Diferenças: seres humanos
leem, estudam, escrevem, usam ferramentas para transformar o ambiente onde
vive etc. Os outros animais não.
- Utilizar perguntas (Os seres
humanos são animais? Existem semelhanças entre o ser humano e os outros
animais? Quais as principais diferenças existentes entre os seres humanos e
os outros animais?) para verificar as informações que as crianças trazem
sobre as características dos seres humanos e dos outros animais. Permita que
apresentem critérios que utilizam para estabelecer semelhanças e diferenças
entre eles. Explique que, pelo fato de o ser humano ser classificado como
animal, nos referimos aos demais animais em geral como “outros animais”.
Promova uma discussão coletiva ou em pequenos grupos. Não se esqueça de
registrar as hipóteses levantas pelas crianças para posterior comparação. Atividade adaptada da Coleção Porta Aberta, 2º
ano, página
- Fazer o levantamento dos
conhecimentos prévios sobre o corpo humano (questionamentos: Você já observou
o seu corpo? O que você viu?). Estimule as crianças a formular hipótese sobre
o tema a ser tratado. Incentive a participação de todos. Faça uma lista em
uma folha grande de papel com as respostas dos estudantes sobre o que
observaram no corpo. Proponha a leitura compartilhada dessa lista, assim que
o último estudante der sua opinião, pendurar a lista no cantinho de ciências;
Atividade adaptada da Coleção Porta
Aberta, 2º ano, página
- Propor a turma que, além da
leitura, também ouçam e cantem a cantiga abaixo, que faz parte do folclore
infantil brasileiro.
- Apresentar fotos de crianças
(brincando de corrida de saco, pegando uma flor e ouvindo música). Apresente
um quadro e solicite que os estudantes observem as fotos e preencham o
quadro. Após a confecção do cartaz que deve ser afixado na
parede, sugira uma brincadeira chamada: “Descobrindo o objeto seguindo
orientações dos sentidos”. Para isso, divida a turma em grupos, que recebem o
nome de um objeto. Exemplo: limão. Com esse nome, as crianças de cada grupo
devem descrevê-lo. Para ajudar, a turma pode consultar o cartaz que fizeram.
Faça um aquecimento utilizando a palavra limão.
O que caracteriza o limão visualmente? É verde e
arredondado.
Como é o seu cheiro? Bom.
Qual é o seu gosto? Azedo.
O que sentimos ao tocá-lo? Um pouco áspero,
arredondado, duro.
Como é o seu som? Não tem, mas se cair no chão
produz um som abafado.
Atividades adaptadas da Coleção Projeto
Conviver, 2º ano, página 32,33. Editora Moderna, São Paulo, 2008.
- Fazer uma lista de palavras,
com a participação dos estudantes, que possam ser usadas com cada um dos
sentidos: visão – arredondado, pontudo, quadrado, fino, grosso, grande,
pequeno...; audição – som suave, som forte, agudo, grave, barulhento...; tato
– quente, frio, leve, pesado, liso, áspero...; paladar – azedo, doce, amargo,
ruim, gostoso, cremoso, crocante...; olfato – ruim, bom, forte, suave,
delicioso, etc. Depois da confecção do cartaz e da lista, entregue as
palavras aos grupos para que façam a descrição do objeto. Em seguida, cada
grupo deve apresentar à turma o que fez para que os outros alunos tentem
descobrir o objeto retratado. Exemplos de palavras: ovo, sabonete, algodão,
bola, maçã. Para complementar a atividade e integrá-la à Língua Portuguesa,
proponha aos grupos a produção de versos com rimas para as palavras e os objetos
utilizados na aula. Depois, peça aos estudantes que leiam seus versos para
toda a turma;
- Uma atividade que pode
integrar esta a Artes é a confecção de um jogo da memória com as palavras
utilizadas na aula e os desenhos ou figuras recortadas dos objetos que foram
descritos na atividade.
Atividades retiradas e adaptadas de http://www.editorapositivo.com.br/ecobox/home-restrita/plano-de-aula/leitura-ciencias.
Acesso em 05 de maio de 2012.
- Realizar o levantamento dos
conhecimentos prévios sobre a higiene do corpo (como você faz a higiene do
seu corpo?). Estimule os estudantes a apontarem os hábitos de higiene. Não se
esqueça de alertar que os hábitos de higiene como o nariz e orelhas também
necessitam da ajuda de um adulto. Explique que os microrganismos são seres
vivos invisíveis a olho nu e só podem ser vistos com a ajuda de equipamentos
como o microscópio;
- Realizar leitura do poema
“Hora do banho” para a turma. Em seguida, faça o trabalho de compreensão do
texto (ideia central, informações explícitas e implícitas, etc.).
Atividades adaptadas da Coleção Projeto
Conviver, 2º ano, página
Poema retirado da Coleção Projeto Conviver,
2º ano, página 40. Editora Moderna, São Paulo, 2008.
- Para o desenvolvimento dessa
atividade será necessário: revistas, livros e jornais velhos para recortes, cd
com música suave, se possível com sons de água (opcional); um livro
paradidático que trate do tema higiene (sugestão: “Por que devo me
lavar?” Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon, Editora: Scipione. Faça
uma roda e sente-se no chão com as crianças, pois a roda permite maior
proximidade e interação com o grupo. Leia o livro antes de utilizá-lo na aula. Veja se tem alguma palavra
ou questão colocada no texto que é importante adaptar para a linguagem das
crianças, ou mesmo adequar à realidade da turma. Mostre as gravuras (leitura
de imagens) para as crianças, elas gostam muito e também é uma forma de
trabalhar a interpretação e realizar levantamento de hipóteses. Vá parando a leitura à medida que os
enfoques forem mudando. Explore, mostre as gravuras e exemplifique para que
entendam bem. Depois de ler e
discutir sobre o livro proponha um registro no caderno (ilustração).
Peça pra eles destacarem os
problemas de saúde causados pela falta de higiene (doenças, verminoses, etc.);
-
Assistir o vídeo “O sapo não lava o pé” e cantar com os estudantes. Em seguida,
cante a música trocando as vogais existentes por todas as outras vogais, uma
de cada vez. Aproveitar a brincadeira para trabalhar com os estudantes sobre
os motivos do chulé. Questione-os sobre quem lava seu calçado: tênis, sapato
ou sandália. Lembre-os que o chulé é a sujeira formada pelo suor dos pés, tem
um cheiro forte, por isso é importante manter os pés limpos e não calçar os
sapatos ou tênis com os pés sujos.
Atividades retiradas e adaptadas de http://videos.sapo.pt/tT8stqhUVghjgGMFBivW. Acesso em 06 de maio de 2012.
- Questionar as crianças se as
pessoas de diferentes lugares são iguais? Em seguida, apresente imagens de
pessoas de várias culturas, peça para elas observarem as imagens, depois faça
indagações sobre o que elas observaram. Ressalte que de acordo com seus
costumes as pessoas têm atitudes diferentes (na alimentação, nos cuidados com
o ambiente, etc).
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EIXO: RECURSOS
TECNOLÓGICOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Materiais como fonte de energia.
- Energia:
Tipos de energia.
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Reciclagem.
- Produção
de produtos: recursos renováveis e não renováveis.
- Reconhecer os brinquedos como uma
manifestação cultural (M).
- Ser
humano e tecnologias: comunicação.
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-Conceituar matéria
descrevendo algumas propriedades (OTM);
-Citar tipos de
energia e suas fontes (OTM);
-Relacionar diferentes
tipos de recursos naturais necessários para a vida cotidiana (energia...) (DC);
-Pesquisar
atividades humanas relacionando-as aos tipos de energias utilizadas (OTM);
-Identificar
recursos renováveis e não renováveis, descrevendo formas de conservá-los no
meio ambiente (OTM);
- Conceituar
reciclagem e sua importância (OTM)-Construir brinquedos e outros objetos com
sucatas (OTM);
-Citar processos de
separação de lixo em coletores, identificando sua importância na coleta
seletiva (OTM);
-Reconhecer a
capacidade humana de criar tecnologias e objetos úteis à nossa sobrevivência (M);
-Identificar as
línguas e as ciências como construções humanas (M);
-Reconhecer o papel
das tecnologias de comunicação em nossas vidas (M).
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*Retiramos da natureza os materiais
que usamos para fazer objetos. Esses materiais são transformados pelo
trabalho dos seres humanos. Utilizamos fontes de energia da natureza. Algumas
fontes de energia são fáceis de usar, como a energia dos animais. Outras
exigem equipamentos para serem aproveitadas, como a energia do Sol.
*Retiramos materiais da natureza
para fazer ferramentas, utensílios de cozinha, móveis, automóveis,
instrumentos e outros objetos. Para fazer cestos usamos fibras de plantas.
Portanto, os cestos são de origem vegetal. Para fazer lã usamos pelo de
carneiro. A lã é de origem animal. O sapato de couro também é de origem
animal. Para fazer cerâmica, usamos argila retirada da terra. Portanto, a
cerâmica é de origem mineral.
*Cada material tem uma propriedade
boa para certo uso. Por exemplo, a argila é moldável, isto é, pode ter a forma
que demos a ela. Há materiais que são retirados da natureza e usados sem
muitas transformações. Por exemplo, a madeira; cortamos a árvore, do tronco
fazemos tábuas e com elas fazemos móveis. Outros materiais precisam de muitas
transformações, como a areia, que passa por processos industriais para
obtermos o vidro. É cada vez maior a variedade de materiais fabricados
-
Apresentar fotografias de uma peneira de fibras e de um vaso de barro
trabalhado com formas, peça para a turma observar as fotos, em seguida,
questione: Que materiais foram retirados da natureza para fazer os objetos
apresentados nas fotografias?
-
Apresentar o quadro a seguir, que contém a propriedade de alguns materiais.
Organize a turma em pequenos grupos, em seguida, distribua entre os grupos
encarte de propagandas, revistas, livros velhos e peça que os grupos, colem
no cartaz imagens de objetos que possuem as características das propriedades.
Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/.
Acesso em 17 de maio de 2012.
Da natureza extraímos a
matéria-prima para fazer objetos. Depois de usados muitos deles vão para o
lixo. A reciclagem permite recuperar uma parte dessa matéria-prima. Isso
ajuda a economizar os materiais da natureza. O papel usado em livros,
jornais, revistas e cadernos são feito da madeira de árvores de
reflorestamento. O papel que jogamos fora pode ser usado para fábrica papel
reciclado. Assim usamos menor quantidade de árvores. Também podemos reciclar
plástico, metais e vidro. Mas para isso é preciso separar os objetos para
reciclagem. Embalagens sujas, como as do leite LongaVida, precisam ser
lavadas. A reciclagem é importante porque muitos recursos não se renovam. Por
exemplo, o petróleo, que é usado para fazer plásticos, vai acabar um dia.
Então a reciclagem dos plásticos é essencial porque economiza petróleo. Retiradas de http://revistaescola.abril.com.br/.
Acesso em 17 de maio de 2012.
-
Promover uma discussão com a turma sobre o tema. Peça para as crianças citar
um exemplo de material de origem animal. Quais formas de energia você utiliza
em casa? A energia que utilizamos em nossa casa e para mover máquinas é
obtida de diversas fontes da natureza. Dê alguns exemplos;
-
Levar para sala de aula algumas imagens (tijolos, telhas, moringa, janelas de
alumínio ou de madeira). Peça para as crianças observarem as imagens, em
seguida, solicite para elas anotarem no caderno qual é a matéria-prima usada
para fazer esses objetos e de qual origem ela é;
-
Apresentar
a planta baixa de uma casa ou apartamento para a turma (você pode recorrer a
panfletos distribuídos por imobiliárias). Organize os estudantes em equipes
de quatro integrantes e solicite que analisem a imagem, listando os bens de
consumo que normalmente estão presentes em cada cômodo, conforme a tabela
abaixo;
A
intenção é levar as crianças a pensarem sobre a quantidade de produtos que
uma família consome. Peça que os estudantes imaginem que destino é dado a
esses produtos e a tudo mais que costumamos jogar no lixo todos os dias. E
informe que, durante uma semana, eles farão um trabalho em casa: contar a
quantidade de embalagens descartadas nesse período (os dados obtidos devem
ser anotados na tabela). Após o levantamento, diga para somarem os números
apurados individualmente, chamando a atenção da classe para o fato de que
esse total é influenciado por muitas variáveis, como o número de pessoas na
casa, os hábitos de consumo e o poder aquisitivo da família, entre outras. Em
seguida, solicite que os estudantes discutam dentro de suas equipes quais
podem ser os problemas provocados pelo acúmulo dos materiais descartados.
Quais seriam as consequências desse acúmulo para o meio ambiente? Ajude-os a organizar
as respostas em cartazes e fixá-los em um lugar bem visível na sala, como
forma de socializar as informações. Esses cartazes podem estar agrupados por
ambiente impactado (urbano, rural, manguezal, ambiente aquático, etc.). Exemplo:
entre as consequências para o ambiente urbano, espera-se que as crianças
citem sujeira espalhada pela rua, entupimento de bueiros e enchentes, entre
outras;
- Iniciar à aula explicando
aos estudantes que os problemas ambientais não são causados apenas pelo
descarte de materiais. Eles também são provocados pela fabricação desses
mesmos materiais. Em seguida, divida a turma em dois grupos e peça que um
deles faça uma pesquisa sobre a poluição provocada pela fabricação de papel,
aço, vidro e plástico (um tema para cada grupo). A outra equipe solicite que
pesquisem causas da poluição do ar, formas de reduzir o consumo de água,
explicações para a poluição da água e como evitar a destruição do habitat (de
novo, um tema por equipe). Por fim, diga para compartilharem as informações
apuradas.
Atividades
retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/.
Acesso em 17 de maio de 2012.
- Organizar
uma campanha
para montagem da sucatoteca. Inicie a atividade enviando um bilhete para os
pais ou responsáveis. Em seguida desenvolva o trabalho com os estudantes.
Começando pela lavagem dos materiais. Após a lavagem faça a seleção,
classificação e organização da sucatoteca. Agora inicie a oficina de sucata
com confecção de objetos e jogos pelos estudantes a critério do professor,
carros, porta-lápis. Organize uma coleta seletiva na escola (lixo da escola e
da comunidade) e encaminhe para uma cooperativa de reciclagem, etc.
A
seguir apresentamos um modelo de bilhete.
Atividade retirada de http://revistaescola.abril.com.br/.
Acesso em 18 de maio de 2012.
-
Para uma sensibilização inicial, converse com os estudantes sobre quais meios
de comunicação eles já utilizaram em seu dia a dia para enviar e receber
mensagens. Procure saber mais sobre as situações que provocaram o ato de comunicação
e se ocorreram em copresença, como ir a pé até a casa de um amigo para dar um
recado, ou utilizando meios de comunicação à distância, como cartas e
bilhetes enviados ou recebidos pelo correio ou pelo correio eletrônico, ou
ainda conversação em ambientes digitais. Ouça todos os depoimentos e destaque
que as próximas aulas serão dedicadas a se aprofundar um pouco mais sobre o
tema. Em seguida, proponha que a turma se organize em pequenos grupos,
encarregando cada um deles da elaboração de um painel com textos e imagens
que apresentem meios de comunicação diversos, incluindo os de períodos
históricos distintos. Eles poderão coletar imagens e textos em revistas, em
jornais e na internet, escrevendo o título e as legendas;
-
Conversar com a turma sobre os resultados da atividade da aula anterior,
ressaltando que os meios de comunicação vêm passando por inovações
tecnológicas de forma acelerada, mudando de forma significativa a velocidade
e o volume das mensagens emitidas e recebidas entre diferentes pessoas,
grupos e lugares. É importante destacar também, como lembra o filósofo Pierre
Lévy, que uma carta ou um telefonema permitiu ao longo do tempo a comunicação
à distância de um para um, enquanto o e-mail ou a sala de bate-papo na
internet permite a comunicação em tempo real de muitos com muitos. De outro
lado, vale à pena lembrar que, embora ocorra de fato a substituição de alguns
meios e técnicas por outros, há uma coexistência entre meios de comunicação
de diferentes tipos e idades: por exemplo, ter um telefone ou correio
eletrônico à disposição não elimina o contato pessoal e direto.
Evidentemente, tal como em outras esferas da vida social, há desigualdade de
acesso a esses recursos, já que depende bastante do poder aquisitivo de
indivíduos e famílias.
Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/.
Acesso em 17 de maio de 2012.
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FLUXO
DE CIÊNCIAS 3° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: Notícia, pesquisa, cartazes, folhetos informativos, debate.
EIXO: SER HUMANO E
SAÚDE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Esqueleto
humano.
- Músculos,
esqueleto, articulação, movimento.
- Funções
do sangue.
- Funções
dos sistemas respiratórios e circulatórios.
- Movimento
de peixes, aves e animais.
|
-Identificar
as funções do esqueleto (OTM);
-Identificar
semelhanças e diferenças no homem e na mulher (DC);
-Relacionar
músculos, esqueleto, articulação e movimentos (M);
-Relacionar
a produção de movimentos à ação conjunta de músculo e ossos (M);
-Identificar
movimentos voluntários e involuntários (M);
-Identificar
as funções dos músculos (M);
-Estabelecer
relação entre ossos e sangue (M);
-Reconhecer
a importância dos sistemas respiratórios e circulatórios para o funcionamento
do corpo (M);
-Relacionar
circulação, respiração e movimentos (M);
-Identificar
características biológicas de diferentes animais (M);
-Relacionar
a forma do corpo à resistência do ar e da água (M);
-Relacionar
movimento e deslocamento (M).
|
- Introduzir o tema, através do diálogo com a
turma, pedindo que toquem o braço, a cabeça, etc. e procurem sentir os ossos
de seu corpo. Em seguida, provoque a indagação
e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Você
saberia dizer o nome de algum osso de seu corpo? Dê continuidade a aula
apresentando uma notícia ou um folheto informativo sobre o esqueleto humano
(se a turma tiver realizado alguma pesquisa anterior, este é o momento de
montar um texto coletivo com as informações que agora serão colhidas, através
do que pesquisaram. Em seguida, o texto coletivo precisará ser registrado;
- Propor a observação do esqueleto humano esquematizado em
cartaz ou folha, com posterior montagem do mesmo utilizando argila ou massa
de modelar;
- Apresentar
a imagem do corpo de um homem e de uma mulher, peça para a turma observar
atentamente. Em seguida, solicite para as crianças listarem as semelhanças e
as diferenças
no homem e na mulher.
Atividades
retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/.
Acesso em 16 de maio de 2012.
O sistema esquelético é formado por ossos e
músculos que trabalham de forma harmônica, garantindo o nosso movimento. Para
que o movimento de um músculo estriado esquelético ocorra é necessário que o
cérebro emita um comando, os músculos o executem e os tendões e articulações
exerçam suas funções. Em média, temos 206 ossos e 500 músculos. Eles realizam
seu trabalho em equipe e de forma eficaz. Os músculos são classificados em
três grupos: 1) lisos (movimento involuntário); 2) estriados esqueléticos
(movimento voluntário) e 3) estriado cardíaco (movimento involuntário).
- Realizar exposição oral do conteúdo
utilizando cartazes para ajudar na compreensão do tema. Enfatize a
classificação dos músculos. Depois de conhecer a classificação, as crianças devem
construir bonecos que mostrem os movimentos de ossos, músculos e
articulações. Solicite
aos estudantes que tragam materiais diversos para a construção dos bonecos:
canudos, borracha EVA, massa de modelar, rolinhos de papel higiênico, espuma,
etc., além de barbantes, cola, tesoura e outros materiais que julguem
necessários. Em seguida, discuta com a classe sobre a confecção dos bonecos,
ressaltando os aspectos mais importantes da representação de articulações,
músculos e ossos. Não se esqueça de deixar à disposição da turma livros didáticos
e atlas de anatomia, para que possam visualizar, em detalhes, o que estão
reproduzindo. Depois de serem orientados, os estudantes, em dupla, iniciam a
construção. Quando os bonecos estiverem prontos, as duplas escolhem um
movimento específico e o apresentam à classe, explicando o funcionamento de
ossos, músculos e articulações.
*Mais conhecida como tutano, a medula óssea
é um tecido gelatinoso que se localiza dentro dos ossos chatos do organismo
cuja função é produzir plaquetas, glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos
brancos (leucócitos). Esses possuem importantíssimos papéis no organismo, por
isso é imprescindível sua existência em perfeitas condições. A medula óssea é
o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionada
com a produção de células sanguíneas, sendo assim, um órgão hematopoiético. É
formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas. Para
a produção de novas células sanguíneas a medula óssea necessita de algumas
substâncias como ferro, vitamina B12 e carboidratos, bem como os restos das
células velhas e/ou mortas. Existem fatores que prejudicam e impedem o bom
funcionamento da medula óssea, como doenças e substâncias químicas tóxicas.
Nesse caso, o organismo sofre inúmeras alterações provocadas pela baixa
produção das células sanguíneas. A medula óssea vermelha está presente nos
fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai
diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo. Ela vai sendo substituída
por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela
e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura. A produção de
sangue se concentra na extremidade dos ossos. Alguns dos principais
hemocitoblastos são: Proeritroblastos: formam os eritrócitos (hemácias), Linfoblastos:
formam os linfócitos, Megacarioblastos: formam as plaquetas. Transplante de
medula óssea: quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula,
esta precisa ser substituída por uma medula saudável, e isso é realizado
através de transfusão.Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e
com histocompatibilidade sanguínea e inserida no local da medula doente.
Testes de compatibilidade são realizados antes da doação, para que não haja
rejeição da medula transplantada. Retirado e adaptado de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/.
Acesso em 16 de maio de 2012.
- Iniciar a aula
perguntando à turma se eles sabem como nosso sangue é produzido. Deixe que os
estudantes se manifestem e deem suas opiniões sobre isso. Depois explique que
a quantidade de sangue de uma pessoa pode variar, mas que, em média, um
adulto tem
7 = 280 ÷ 100 =
-
Deixar que os estudantes, a partir dos cálculos feitos, mostrem para os
colegas a quantidade de sangue que possuem, discutindo entre eles. Explique
que a altura e o peso das pessoas variam, e assim também variam suas
quantidades de sangue;
-
Iniciar uma discussão na turma, propondo alguns questionamentos: E como nosso
corpo produz todo esse sangue? Será que o sangue muda com o passar do tempo,
ou desde que nascemos possuímos o mesmo sangue? Será que tem um local
específico do corpo que só produz o sangue e suas células?
-
Relembrar com eles os tipos de células presentes no sangue: glóbulos
vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Peça que os estudantes listem as
principais funções de cada tipo celular. Após relembrar com as crianças a
constituição sanguínea, explique para a turma que o corpo tem uma local para
produzir as células do sangue chamado medula óssea. Mas onde fica a medula
óssea no nosso corpo? Lance este questionamento e deixe os estudantes se
expressarem. Peça que anotem no caderno as suas ideias, para posterior
discussão;
-
Organizar grupos e entregar uma cartolina para cada equipe e pedir que um
integrante se deite sobre ela. Os demais terão de marcar o contorno do colega
com giz de cera. Cumprida essa tarefa, solicite que desenhem o coração no
local que julgarem ser o correto usando outra cor. Por fim, cada criança deve
escrever no caderno qual é a função desse órgão. Socialize e discuta as respostas,
aproveitando-se do debate para descobrir o que os estudantes já sabem sobre o
tema. Norteie a conversa com perguntas do tipo: "Como o coração
trabalha? Para onde vai o sangue que ele bombeia?". Estimule-os a
relacionar batimentos cardíacos e circulação sanguínea;
-
Distribuir barbantes e quatro folhas de papel celofane para cada grupo. A
missão dos estudantes será representar o sangue no contorno do colega que
eles desenharam usando apenas os barbantes desfiados e as folhas cortadas
-
Organizar grupos de quatro estudantes e pedir que dois deles sintam a
pulsação dos outros dois, desta vez contando o número de pulsações em 30
segundos (os dados devem ser anotados no caderno). Em seguida, os mesmos estudantes
que tiveram a pulsação medida farão exercícios por um minuto: um deles
sentado, apenas exercitando os braços; o outro, de pé, dando pequenos pulos
sem sair do lugar. Passado o minuto, a pulsação tornará a ser medida e
registrada. As crianças perceberão que, depois da atividade física, as
pulsações aumentaram - coração bombeando mais sangue para que o organismo
aguente o esforço. Mas o número de batimentos da criança que se exercitou de
pé foi maior - justamente porque foi ele quem se esforçou mais. Peça que os estudantes discutam os
resultados da etapa anterior, justificando suas ideias. Em seguida, eles
devem pesquisar a importância do sangue na circulação no material
pré-selecionado por você. Solicite que listem as razões pelas quais o sangue
é importante. Mais uma vez, coloque em discussão as respostas.
Atividades
retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/.
Acesso em 16 de maio de 2012.
- Solicitar que os estudantes
retornem aos cartazes produzidos e representem novamente o coração, o sangue
e os vasos sanguíneos, desta vez baseados no conhecimento construído. Eles
podem desenhar o coração em uma folha e colá-lo no lugar que agora sabem ser
o correto.
- Organizar a turma em duplas e pedir
que os estudantes observem os movimentos corporais do colega durante a
respiração. Explique o que é inspirar (encher os pulmões) e
expirar (esvaziá-los). Em seguida, peça que relatem quantas inspirações o
colega faz em um período de 30 segundos. O próximo passo é distribuir uma
bexiga vazia para cada criança e solicitar que inspirem normalmente para
enchê-la com todo o ar que conseguirem em uma única soprada (depois de
executada essa tarefa, a bexiga deve ser amarrada para não perder o ar). Os
estudantes repetirão o procedimento com uma segunda bexiga, agora, inspirando
mais fundo (espera-se que, dessa vez, eles consigam enchê-las um pouco mais).
E ainda soprarão uma terceira bexiga com a inspiração mais curta possível
(essas certamente serão as mais vazias de todas). Explique aos estudantes
que, ao soprar o ar para dentro da bexiga, eles estão realizando uma
expiração. E que, quando retomamos o fôlego, fazemos uma inspiração. Conclua
a etapa pedindo que os estudantes observem as bexigas dos colegas para
perceber que a capacidade dos pulmões varia de pessoa para pessoa;
- Acender uma vela, fixa-la no centro
de um pires com sua própria parafina derretida e colocá-la em uma tigela com
dois dedos de água. Em seguida, coloque sobre a vela acesa a garrafa PET
cortada ao meio e destampada. Os estudantes verão que o fogo não se apaga.
Pergunte por quê. Em seguida, rosqueie a tampa. Dessa vez, a chama se
apagará. Questione novamente: "Por que isso ocorreu?". Cada criança
deve registrar no caderno sua hipótese e socializá-la com o restante da
turma. Depois, explique que, ao queimar, a vela libera gás carbônico, e que
isso acontece durante a queima de qualquer combustível. Será que existe
alguma relação entre a vela queimando e a respiração humana? Pode ser que os
estudantes apontem a necessidade de oxigênio como um fator comum às duas
situações. Prossiga nos questionamentos: "Será que o gás carbônico que liberamos
também vem de uma combustão? Qual é o combustível que usamos?". Explique
que a queima de uma substância exige a presença de oxigênio e transforma o
combustível, liberando gás carbônico e energia. Assim como a combustão da
vela, usamos o oxigênio do ar e liberamos gás carbônico. Para concluir, lance
mais um desafio: "Se o corpo também faz combustão, de onde tiramos
energia?". As crianças devem buscar a resposta em materiais
pré-selecionados por você e apresentar suas hipóteses. Socialize-as com uma discussão
coletiva.
Atividades retirada e adaptada de portatdoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 16 de maio de 2012.
- Sentar com os estudantes em uma
roda e conversar sobre as possibilidades de movimentação do nosso corpo.
Pergunte quais movimentos eles costumam realizar no dia- a - dia quando
acordam (como o espreguiçar), ao escovar os dentes, ao caminhar até a escola
ou quando brincam com os colegas. Sugira que as crianças se levantem,
experimentem esses movimentos e falem quais as partes do corpo são acionadas
para a realização de cada um deles. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo
local em que ocorre a aula, dê comandos para que realizem os movimentos
discutidos, como se espreguiçar, caminhar, saltar, entre outros. Também
estimule os estudantes a criar movimentos novos a partir dos que foram
experimentados;
- Perguntar como os animais se
deslocam. Ouça os exemplos das crianças e questione como esses movimentos
podem ser imitados. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que
ocorre a aula, solicite que realizem os movimentos de diferentes animais.
Diga para se posicionarem como se estivessem dentro de um ovo, tal e qual um
pintinho antes de nascer. Em seguida, estimule-os a imitar desde o nascimento
do pintinho até sua transformação em galo ou galinha. Agora, pergunte aos estudantes
sobre como dormem, comem, correm ou se espreguiçam os animais que conhecem.
Comece pelos animais domésticos (cachorros, gatos etc.) e, depois, fale dos
animais de fazendas (porco, vaca, ovelha, pato etc.), sempre pedindo para a
criançada imitá-los. Vale também imitar animais que seriam vistos em um
safári na África, por exemplo, caso de leões ferozes e girafas enormes, ou,
então, aqueles que habitam a floresta Amazônica, como macacos saltitantes e
jacarés de bocas enormes ao espreguiçar ao nascer do sol;
- Perguntar á turma: As aves e os peixes se
movimentam da mesma forma? Após as respostas dos estudantes, converse sobre
as características biológicas de cada animal e que essas determinam o
movimento.
Atividades retirada e adaptada de portaldoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 16 de maio de 2012.
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EIXO: RECURSOS
TECNOLÓGICOS
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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-
Energia.
- Diferentes
formas de energia.
- Transformação
da energia.
-
Magnetismo.
|
-Reconhecer
diferentes recursos naturais necessários para vida cotidiana (... energia...)
(DC);
-Conceituar
energia, citando tipos de fonte (OTM);
-Pesquisar sobre as
formas alternativas de energia (OTM);
-Descrever
aplicações no cotidiano e cuidados com a transformação de energia (OTM);
-Descrever os
cuidados com a energia elétrica (OTM);
-Utilizar a
leitura, para compreender o uso de energia nas novas tecnologias (telecomunicação
e informática) (OTM);
-Conhecer meios de
economizar energia elétrica (OTM);
-
Fazer uso de técnicas de reciclagem, redução e reutilização (DC);
-Conceituar
magnetismo, indicando os tipos de imã (provisório e permanente) (OTM);
-Identificar
o uso do imã no dia a dia (OTM).
|
A geração, a transmissão e a
distribuição de energia é um processo de fundamental importância para a
sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em nossas casas,
ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. No entanto, as fontes
energéticas mais utilizadas são as não renováveis e suas reservas estão se
esgotando.
- Uma boa forma de dar início a uma
discussão sobre fontes de energia e produção de energia elétrica é questionar
as crianças quanto à simplicidade do ato de acender uma lâmpada: basta mexer
em um botão e a lâmpada acende, alimentada pela energia elétrica. Onde essa
energia é produzida? Qual fonte/recurso energético foi utilizado para a
produção dessa energia? Nesse início, o mais importante é garantir uma ideia
básica: existem diversas fontes de energia que podem ser utilizadas e há
várias formas de se obter energia elétrica;
- Perguntar aos estudantes sobre as
diversas fontes de energia existentes no planeta, e que podem ser utilizadas
para a geração de energia elétrica. Sistematize as respostas no quadro
didático. Em seguida, faça um quadro com duas colunas. Na primeira coluna escreva
"energias renováveis" - e na outra, "energias não renováveis".
Nesse momento, explique as diferenças entre elas e peça aos estudantes que
indiquem - mediante as respostas dadas anteriormente - quais fontes de
energia eles consideram como renováveis e não renováveis. Preencha a tabela e
faça, se necessário, alguma correção e/ou comentário;
Obs.
Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um
ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e
negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais
ocasionados pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera
gases poluentes responsáveis pelo efeito de estufa. Durante o debate é de suma
importância o processo de conscientização para a redução do desperdício de
energia, destacando possíveis atitudes para realização desse processo.
- Após a apresentação dos
estudantes, amplie os conhecimentos apresentado a tabelas a seguir:
Atividades retiradas e adaptadas de http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol1/Num1/artigo7.
Acesso em 18 de maio de 2012.
- Propor aos estudantes que listem situações
da vida diária que implicam em consumo de energia - seja elétrica ou de
outras fontes, como os combustíveis fósseis, etanol, etc. Os estudantes devem
criar um quadro e tentar associar cada situação ao tipo de atividade
(doméstica, industrial, agrícola, transportes, etc.) e à fonte de energia
usada. Por exemplo, aparelhos e instalações da casa estão na coluna do uso
doméstico da energia, onde se gasta eletricidade. Deslocamentos diários estão
na coluna de transporte e utilizam combustíveis fósseis. Os estudantes podem
identificar também quais bens consumidos são produzidos localmente e aprender
a optar por eles, em vez de comprar produtos que vêm de fora do país.
Explique que isso já representa economia energética. Aproveite para conversar
com a turma sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em
outros países com o objetivo de poupar energia. Peça que complementem as
informações conversando com familiares;
- Organizar uma rodada de discussão
com a turma sobre os resultados encontrados em relação ao consumo de energia
na vida diária. Esclareça que algumas atividades que gastam energia são
imprescindíveis, como o uso doméstico da luz elétrica. Do mesmo modo, os
deslocamentos entre a casa e o trabalho dos adultos e a energia gasta para produzir
alimentos e bens de primeira necessidade. Posto isso, ressalte que em todas
as atividades pode haver economia. Um exemplo é evitar tomar banhos demorados
ou deixar luzes acesas desnecessariamente; outra opção é preferir, sempre que
possível deslocamento a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta.
Também podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a
compra de alimentos e outros bens produzidos localmente, dentre outros. De
posse dessas informações, as crianças podem confeccionar cartazes ou folhetos
informativos com dicas sobre economia de energia. Os resultados dos trabalhos
podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade.
Atividades retiradas e adaptadas de http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol1/Num1/artigo7.
Acesso em 18 de maio de 2012.
*Magnetismo é a propriedade que certos
materiais têm de atrair pedaços de ferro e outras substâncias como o níquel,
o cobalto e as ligas com estes metais. Outros metais como prata, cobre,
alumínio e outros materiais como vidro, madeira e plástico não sofrem
influência observável sob a ação do campo magnético fraco de um ímã comum. Os
materiais atraídos pelo ímã são chamados de ferromagnéticos. Estes materiais
também podem comportar-se como um ímã, atraindo outros materiais
ferromagnéticos. Portanto, existem dois tipos de ímãs: Permanente: quando o
magnetismo do material se conserva por tempo indefinido. Ex: o próprio ímã
- Propor a realização da experiência a seguir: A proposta é
que as crianças devem aproximar o ímã de alguns materiais metálicos e nãoj metálicos,
observando o fenômeno de atração magnética. Material utilizado: Ímã
(barra, forma de U, cilíndrico), botões de plásticos, clips de plásticos,
tampas de canetas, alfinetes, parafusos, clips de metal, moedas. Desafio:
Como você pode ‘pegar’ uma moeda sem colocar sua mão sobre ela?
Para descobrir como
pegar objetos sem colocar a mão diretamente neles, o professor deve orientar
os estudantes a fazerem alguns testes. Por exemplo, coloque todos os
materiais juntos em cima de uma mesa. Inicialmente deixe as crianças à
vontade. Caso nenhuma manifestação seja observada, o que é muito difícil em
função de uma curiosidade inerente, oriente-as do seguinte modo: solicite para
elas aproximarem a moeda dos materiais e verificarem o que ocorre. Aproxime o
ímã da moeda e, em seguida, aproxime os outros materiais. Atitudes observadas
no trabalho desenvolvido antes de aproximar a moeda, ou o ímã, as crianças
têm por curiosidade manipular os outros materiais, verificando que ali
existem materiais não metálicos e materiais metálicos, que elas podem
identificar apenas como ‘ferro’.
1. Ao aproximar a
moeda, elas verificam que nada ocorre. O interessante é que algumas não só
insistem, mas ficam irritadas, chegando a bater com a moeda nos materiais
para produzir alguma alteração.
2. Ao usar o ímã,
vem o espanto: “Nossa! Tem algo mágico que atrai o ‘ferro’!“ Em seguida,
todas as crianças largam a moeda e vão diretamente conferir o que o ímã pode
fazer. Elas repetem a operação várias vezes e, por si só, começam a afastar e
aproximar o ímã para ver se isto influencia em alguma coisa.
3. Aproximando o
ímã da moeda, estes entrarão
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FLUXO
DE CIÊNCIAS 4° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos:
Histórias em quadrinhos, notícia, exposição escrita, reportagem, pesquisa,
debate, cartaz, lista temática, roteiro de pesquisa.
EIXO: RECURSOS
TECNOLÓGICOS
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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||||||||||||
- Fatores
que interferem a fauna e flora.
- Impactos
ambientais causados pela ação do homem.
-
As rochas.
- Doenças
e contaminação no solo.
-
Tecnologia na medicina.
- Tecnologia
e energia elétrica.
-
Luz e sombra.
- Circuito
elétrico.
|
- Relacionar os
fatores e mecanismos que interferem na fauna e flora (OTM);
- Relacionar os
efeitos dos fenômenos naturais (físicos, químicos, biológicos) na fauna e da
flora (OTM);
-Relacionar o
perigo da população no meio ambiente (causa consequência) (OTM);
-Identificar os
tipos de rocha (OTM);
-Citar a utilidade
das rochas (OTM);
-Caracterizar
técnicas de utilização do solo nos ambientes urbanos e rurais, identificando
os produtos utilizados e as consequências de seus usos inadequados (DC);
-Relacionar a
interferência humana no meio ambiente, causando a contaminação do solo (OTM);
-Descrever a
importância da coleta seletiva e a reciclagem do lixo (OTM);
-Conhecer os tipos
de doenças causadas ao homem (OTM);
-Verificar em
cartões de vacina a administração das doses e sua importância na prevenção
das doenças (OTM)
-Pesquisar sobre o
uso de novas tecnologias para o tratamento de doenças (OTM);
-Caracterizar a
construção de objetos como uma forma de tecnologia (M);
-Identificar os
processos de transformação de energia até a luz de nossas residências (M);
-Analisar propostas
para o uso de materiais e recursos energéticos, tendo em vista o
desenvolvimento sustentável (DC);
-Compreender a luz
como fenômeno natural (M);
-Identificar as
possíveis origens da luz (M);
-Relacionar luz a
sombra (M);
-Identificar os
fenômenos de reflexão e retração da luz (M);
-Reconhecer um
circuito elétrico simples montado a partir de pilhas eletroquímicas (M).
|
*É importante que os estudantes
percebam que os seres humanos fazem parte de um ecossistema, que interage e
necessita, mas que não pode dominá-lo. Se fizermos uma retrospectiva
histórica da relação do homem com a natureza, percebemos a forte cultura de
dominação humana frente à natureza (prever as condições climáticas, o cultivo
das plantas, a domesticação de animais, entre outros). Ao longo do tempo o
homem vem tirando vantagem desse domínio. Devido as vantagens que traz a sua
espécie o planeta é modificado drasticamente, abusos são cometidos na
utilização dos recursos naturais, que trazem como consequências graves
problemas ambientais. Consciência ambiental significa perceber que somos
parte de um complexo sistema de interação, e que todas as nossas ações,
positivas ou negativas, afetam esse sistema e, portanto, afetam a nós mesmos.
Dessa forma, é essencial que sejam desenvolvidas nos estudantes atitudes
favoráveis à preservação e conservação dos recursos naturais. Atitudes
simples podem alcançar resultados grandiosos. Adaptado da Coleção Projeto Pitanguá, 5º ano, pagina 59. Editora Moderna,
São Paulo, 2008.
- Recordar os conceitos de fauna e
flora, promovendo o debate na sala de aula. Organize com uma lista temática
dos fatores que interferem na fauna e flora.
Estimule a turma a produzir histórias em quadrinhos, usando como tema
em estudo;
-
Estimular os estudantes a identificarem diferentes causas e consequências dos
desequilíbrios, dizer o que pensam, desenvolvendo a argumentação, a crítica e
a possibilidade de reformular ideias. É indispensável que seja realizada uma
pesquisa sobre casos de desequilíbrios ocorridos no Brasil e no mundo, de
maneira que os estudantes tenham exemplos para trabalhar a compreensão do
conceito. Atividades
retiradas da Coleção Projeto Pitanguá, 5º ano, pagina 61. Editora Moderna,
São Paulo, 2008.
-
Solicitar que os estudantes produzam, com recortes de revistas, jornais ou
desenhos, cartazes de modificação drásticos no planeta.
*A superfície do planeta Terra é
constituída por materiais sólidos que recebem o nome de rochas. Na natureza,
podemos observar vários tipos de rochas, com características próprias. As
rochas que constituem a superfície da Terra podem ficar recobertas por solo
ou por água de mares, rios, lagos ou ainda, descobertas. Elas são compostas
de uma mistura de materiais chamados minerais. Sua coloração, brilho, dureza,
presença de grãos ou pequenos cristais, varia dependendo dos tipos e da
quantidade de materiais que elas cotem.
*Com o passar do tempo, as formações
rochosas vão sofrendo desgastes e se degradando. Esse processo é causado por
mudanças de temperatura, congelamento e degelo, contato com água de chuva,
com vento, com seres vivos, como plantas e animais. O processo de desgaste
das rochas, que podem durar milhares de anos, começa com a quebra de suas
camadas mais expostas, formando, assim, fragmentos de rochas, que formam o
solo.
- Organize a turma em grupos, em
seguida, apresente diferentes fragmentos de rochas (as amostras devem ser
indicadas por uma numeração, exemplo: amostra 01, etc.). Solicite que os
grupos manipulem e observem e em seguida listem as características de cada
amostra. Dando continuidade ao trabalho, peça que os grupos comparem as
amostras destacando: semelhanças (consistência
endurecida); diferenças (cor das rochas ou presença de grãos com cores
diferentes nas amostras); tipo de superfície (lisa ou com lascas
aparentemente cortantes). Após a conclusão do trabalho em grupo, promova a
socialização das produções dos grupos.
-
Proponha a leitura de textos de diferentes gêneros (notícia, exposição
escrita, reportagem, história, entre outros), peça para os estudantes
produzirem, em grupo, um texto (gênero exposição escrita) sobre a utilidade
das rochas.
-
Utilizar
o espaço da “rodinha” para motivar os estudantes, organize-os em um círculo,
afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que
todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com eles
sobre a temática da aula: os tipos de doenças causadas ao homem e a
importância na preservação;
-
Apresentar o vídeo "Como se faz uma vacina" para os estudantes. Em
seguida promova uma discussão sobre o que os estudantes observaram durante a
apresentação do vídeo. Solicite para a próxima aula o seu cartão de vacinação,
objetivando analisar quais são as
vacinas que já fazem parte de seu organismo de cada um. Solicite aos
estudantes que escolham 4 vacinas que eles já receberam e que constam em seu
cartão de vacina e realizem uma pesquisa sobre elas e em seguida preencham o quadro
abaixo.
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=t-pIyJmN7eI&feature=related
-
Solicitar que em duplas, os estudantes realizem uma pesquisa sobre o uso de
novas tecnologias para o tratamento de doenças. Agende o dia para a entrega
das pesquisas. No dia da entrega peça que formem grupos, e oriente-os que
leiam as pesquisas e anotem quais as informações que foram comuns e as que
não. Para finalizar solicite que elaborem um novo texto a partir das anotações;
-
Apresentar vários objetos e ressaltar que para eles terem o formato que
possuem passam por uma transformação decorrente da tecnologia aplicada.
*Os
ambientes podem receber iluminação de fontes naturais ou produzidas pelo
homem. O Sol é a principal fonte de luz natural da Terra; as lâmpadas são
fontes de luz produzidas pelo ser humano. As indústrias produzem lâmpadas
elétricas, nos dias atuais com o objetivo de desenvolver produtos econômicos,
duradouros, potentes e que reproduzam com maior fidelidade a cor da luz do
Sol. Além da Lâmpada de filamento comum, também existem lâmpadas denominadas
frias, comumente usadas na cozinha das residências, em escritórios e
empresas. Essas lâmpadas são mais eficientes e aquecem menos, diferentemente
das lâmpadas comuns que, acesas, chegam a queimar nossos dedos quando as
tocamos.
*A luz
emitida pelo Sol é decomposta na atmosfera num fenômeno denominado dispersão
da luz. A luz do Sol é classificada como policromática branca, por resultar
da composição de luzes de infinitas cores, entre as sete cores que podem ser
vistas na formação do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul,
anil e violeta. Esse conjunto de sete cores recebe o nome de espectro da luz
solar. O prisma é um pedaço de vidro polido cujas faces de seção transversal
costumam ter a forma de triângulo. A dispersão ocorre quando a luz branca
penetra por uma das faces do prisma e, pelo lado oposto, saem, separadas, as
sete cores citadas. Quando um feixe policromática incide sobre um prisma fica
mais fácil perceber o fenômeno da Luz porque, ao atravessá-lo a luz sofre
dois desvios.
*Aos
nossos olhos, a luz emitida pelo Sol parece ter uma única cor, a branca. No
entanto, a sua luz é composta de um conjunto de cores diferentes. Nos
ambientes iluminados, é possível perceber que a luz atravessa total ou
parcialmente alguns materiais. Existem também materiais que não são
atravessados pela luz. Os materiais que impedem a passagem da luz são
chamados opacos; os que deixam passar pouca luz são os translúcidos. Os
materiais transparentes são aqueles que permitem a passagem total da luz.
*A sombra de um objeto é uma região
escura que se forma quando a luz encontra um obstáculo. Adaptado da Coleção Projeto Conviver, 2º ano,
paginas
-
Organizar a turma em equipes de quatro crianças e pedir que cada uma liste
nomes de aparelhos que funcionam com energia elétrica. Em seguida, peça que
as crianças circulem os aparelhos que proporcionam conforto às pessoas e que
sublinhem aqueles que elas consideram imprescindíveis - ou seja, sem os quais
a gente não conseguiria viver. Estabeleça um tempo para que os grupos
compartilhem suas discussões. É esperado que os estudantes citem uma grande
variedade de aparelhos que proporcionam conforto e segurança. E que concluam
que seria muito difícil viver sem energia elétrica. Registre as principais
ideias levantadas em um cartaz;
- Agora,
os estudantes devem ser organizados em duplas ou trios para fazer uma
pesquisa sobre artefatos do cotidiano, como lâmpada elétrica, chuveiro,
geladeira e ferro de passar roupa. Se a escola tiver biblioteca, faça uma
seleção de material disponível para consulta. Caso contrário, peça que as
crianças tragam material de casa e façam a pesquisa em sala de aula. Escreva
no quadro didático um roteiro para auxiliar os estudantes quanto aos
objetivos da atividade: "Que objeto é esse? Quem o inventou? Quando?
Como as pessoas viviam sem ele antes de sua invenção? Quais são as vantagens
e desvantagens desse objeto para a sociedade?". Combine com os
estudantes como o registro da pesquisa será feito. Você pode pedir um texto
do gênero expositivo, uma tabela ou uma lista de informações, entre outras
possibilidades. Uma dica: escolha um objeto e faça um registro coletivo que
sirva de modelo. Ao final da pesquisa, crie condições para que eles
compartilhem as informações que aprenderam no estudo. A essa altura, os estudantes já
perceberam a importância dos objetos que funcionam com energia elétrica.
Atividades adaptadas da Coleção Projeto
Conviver, 2º ano, paginas
- Iniciar a aula apresentando a
pergunta desafio, foco da investigação da aula: Como a posição do foco de luz
interfere na produção das sombras? Levante as opiniões das crianças, sobre o
problema apresentado para serem investigadas pela turma. Pergunte então as
crianças que recurso poderia ser usado para verificar as opiniões. Seria
interessante que as crianças sugerissem o próprio Sol ou uma outra fonte de
luz. Caso isto não ocorra, você poderá dizer que inicialmente elas irão
observar as sombras, em sala, com o auxílio de uma fonte de luz artificial (a
luz de uma lanterna). Em casa observarão as sombras produzidas pelo Sol, em
diferentes horários do dia.
Atividades retirada e adaptada de portaldoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 20 de maio de 2012.
*Vale lembrar que pela manhã e à tarde, as sombras se
formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do
nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido
oposto ao da luz. Na atividade experimental você viu que quando a luz é
projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando ela é projetada na
horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. O
mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do
dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à
tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu. Retirado de portatdoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 20 de maio de 2012.
- Organizar a turma em equipes de
quatro crianças e entregue uma lâmpada incandescente (2,5 volts) para cada
grupo. Em seguida, pergunte: "O que é necessário para fazê-la
acender?". Peça que registrem suas hipóteses com desenho ou por escrito.
Depois, distribua o restante do material (uma pilha grande, de 1,5 volt, e
dois pedaços de fio. Solicite que os estudantes registrem a montagem no
caderno por meio de desenho, identificando o gerador de energia (pilha), o
fio condutor, a resistência elétrica (filamento da lâmpada) e o caminho
percorrido pela corrente elétrica. Quando está fechado, o circuito permite a
passagem da corrente, fazendo a lâmpada acender. Quando aberto, não há
passagem de corrente e a lâmpada não funciona.
Para
entender o funcionamento da lâmpada, é preciso observar seu filamento. Separe
os seguintes materiais para cada equipe: duas pilhas grandes (D), um pedaço
de esponja de aço, um alfinete, fita-crepe e fio de telefone. Explique as
crianças que elas farão um experimento para entender como é produzido o
brilho de uma lâmpada incandescente. Oriente-as a juntar as duas pilhas (polo
positivo de uma em contato com o negativo da outra) e passar fita-crepe para
uni-las. Em seguida, peça que prendam o alfinete em uma das extremidades do
fio. O próximo passo é fechar o circuito, ou seja, encostar uma extremidade
do fio no polo negativo e o alfinete no positivo (como na ilustração a
seguir). Incentive os estudantes a prever o resultado: "O que vai
acontecer com o alfinete?". A previsão pode ser feita oralmente ou por
escrito. Em seguida, realize o procedimento. Peça que as crianças contem mais
ou menos 10 segundos e desfaçam o circuito. Elas devem relatar o que aconteceu
e registrar no caderno. Oriente-as, então, a prender um pedacinho da esponja
de aço em uma das extremidades do fio. Depois, solicite que encostem a
extremidade livre do fio em um dos polos das pilhas e o pedacinho de esponja
de aço no outro. De novo, os estudantes deverão relatar o resultado e
registrá-lo. No primeiro procedimento, é esperado que o alfinete fique quente
quando os estudantes fecharem o circuito (sinal de que a corrente elétrica
está passando por ele). No segundo, o pedaço de esponja de aço ficará
avermelhado, podendo até pegar fogo (outro indicativo de passagem de corrente
elétrica). Conclusão: a passagem de corrente é responsável pelo aquecimento
tanto do alfinete quanto da esponja de aço. É isso o que ocorre também com o
filamento da lâmpada. Se os estudantes perguntarem por que o filamento não
pega fogo, permita que eles levantem suas hipóteses antes de esclarecer a
dúvida. O bulbo da lâmpada (vidro) é lacrado de modo a não existir ar em seu
interior. Assim, o filamento não pega fogo, mesmo ficando bem quente. Muito
importante: deixe claro para os estudantes que eles não devem tocar no
alfinete ou na esponja de aço durante as experiências, pois ambos ficarão
aquecidos por alguns segundos. Se preferir, faça a atividade coletivamente, de
modo que os estudantes não precisem manipular o material.
Atividade retirada de http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em 16 de maio de 2012.
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FLUXO
DE CIÊNCIAS 5° ANO - IV UNIDADE
Gêneros
textuais sugeridos: Lista, roteiro de entrevista, entrevista, síntese, esquema,
debate, biografia, cartaz.
EIXO: RECURSOS
TECNOLÓGICOS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Instrumentos
tecnológicos utilizados pelo homem.
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-Conhecer os mecanismos de
manejo adequados aos recursos naturais. (OTM).
-Identificar instrumentos
tecnológicos utilizados pelo homem no cotidiano a partir de uma abordagem
histórica (OTM);
-
|
-
Iniciar a aula fazendo alguns questionamentos sobre a temática:
-
Apresentar imagens de invenções do dia- a- dia de invenções em duas épocas diferentes.
- Realizar a
leitura de textos que abordem a temática em estudo. Em seguida, entrevistar
pessoas mais velhas como as invenções afetaram seu dia -a –dia.
-
Solicitar que a turma realize uma pesquisa, partindo da seguinte questão: como ocorreram algumas invenções dos
seguintes utensílios: garfo, vidro, clipe, óculos, papel, zíper, caneta,
papel-moeda, fechadura?
-
Solicitar que os estudantes produzam um
texto síntese sobre como as invenções contribuíram para a melhoria ou piora
da qualidade de vida.
- Apresentar
imagens de materiais que queimam e materiais que não queimam. Peça que os
estudantes preencham um quadro com os materiais que queimam e materiais que
não queimam.
- Propor a
realização da leitura de textos (não esqueça de fazer o trabalho de
compreensão), em seguida, solicite que os estudantes pesquisem sobre a
poluição do ar. Finalize com produções de esquemas (primeiro em grupo, depois
individual) sobre os textos lidos ou a partir das pesquisas.
|
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EIXO: SER HUMANO E
SAÚDE
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Diferenças físicas e
fisiológicas entre homens e mulheres.
- Reprodução humana e de outros
animais.
- Desenvolvimento embrionário.
- Gravidez na adolescência.
- DSTs.
- Sistema
nervoso.
- Sistema
hormonal ou sistema endócrino.
- Prevenção e saúde.
|
- Mostrar a organização do corpo humano das
células aos sistemas (M);
-Tratar do corpo humano como uma estrutura
integrada e de funcionamento sistêmico (M);
-Explorar a organização do sistema
reprodutor/sistema genital (M);
-Evidenciar as diferenças entre homens e mulheres
(M);
-DSTs e métodos anticoncepcionais (M);
-Mostrar as diferentes formas pelas quais o
sistema nervoso e o sistema hormonal regulam o corpo (M);
-Citar situações do cotidiano envolvendo
preservação da saúde com a utilização de soros e vacinas (M);
- Explorar a necessidade de integração no
desenvolvimento físico e mental, cultural, artístico (M).
|
* Exceto os vírus, todos os seres vivos são
formados por pequenas partes vivas chamadas células. As células são as
estruturas básicas do ser vivo: são elas que determinam como serão sua forma
e função. Há células que só podem ser vistas com o microscópio, a exemplo das
células que compõem o sangue. Existem algumas células que podem ser vistas a
olho nu, com as pequenas bolsinhas que formam os gomos da laranja. São as
células que fazem o corpo crescer. Elas têm a capacidade de se dividir, ou
seja, uma célula dá origem a duas células, que se dividindo darão origem a
quatro células e, assim por diante. Dessa forma, grande número de células do
corpo continua a se dividir mesmo depois que a pessoa já cresceu. Elas darão
origem a novas células para substituir as que já morreram ou precisam ser
renovadas. As partes fundamentais da maioria das células são a membrana
celular, o citoplasma e núcleo.
* Um grupo de células semelhantes e que realiza a
mesma função no organismo é chamado tecido. Nosso organismo é formado por quatro
tipos de tecido: tecido epitelial, tecido muscular, tecido conjuntivo e
tecido nervoso.
*O
conjunto de tecidos forma os órgãos. Cada órgão realiza uma ou mais funções
específicas no organismo, a exemplo do estômago, que é o órgão que tem como
função produzir suco digestivo e, por meio de movimentos, misturá-lo ao
alimento ingerido. Dessa maneira, ocorrem transformações e se forma uma
mistura mais líquida, facilitando o trajeto até o intestino.
*Ao
conjunto de órgãos com funções relacionadas formam os sistemas. Existem
vários sistemas em nosso corpo: digestório, cardiovascular, respiratório,
urinário, nervoso, esquelético, muscular, articular, genital, órgãos dos
sentidos e glândulas endócrinas. Para que o organismo seja saudável e
funcione de forma equilibrada e harmoniosa, todos os sistemas devem exercer
suas funções de maneira integrada. Retirado e adaptado de http://www.suapesquisa.com. Acesso em 20
de maio de 2012.
- Questionar
os estudantes com algumas perguntas, tais como: Vocês sabem de que é composto
o corpo humano? O que vocês sabem sobre as células? Promova um debate sobre a
temática;
-
Apresentar as estruturas da célula para que os estudantes as conheçam (lembrete:
não é necessário que os estudantes decorem os nomes, pois nas séries seguintes
a temática será retomada);
-
Realizar exposição oral, utilizando imagens para auxiliar a compreensão.
Comente que a partir de unidades menores, isto é, a partir das células, dá-se
o agrupamento que forma os tecidos, e estes formam órgãos, que por sua vez
formam os sistemas. Não se esqueça de enfatizar que o corpo humano é um todo
integrado. Sua divisão é feita apenas para facilitar o estudo;
- Propor
uma pesquisa sobre os tipos de tecidos. Depois, solicite que desenhem e
construam um mural.
- Propor
a realização de uma pesquisa sobre a expressão “calcanhar de Aquiles” e o que
ela significa;
Texto:
Aquiles é um dos
mais famosos heróis gregos. Filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei
dos mirmidões), teve seu principal momento no cerco à cidade de Troia.
Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia
de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.
Conta a mitologia
grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do
Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho
invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava
por esta parte do corpo.
Para vingar a morte de Pátroclo, seu
amigo, que sucumbira às mãos de Heitor, matou este último, mas foi
mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por
Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra de Tróia, que foi retrata na
Ilíada de Homero.
Curiosidade:
A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hojepara
representar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa ou de uma instituição. Retirado de http://www.suapesquisa.com/pesquisa/aquiles.htm.
Acesso em 20b de maio de 2012.
- Solicitar
que os estudantes identifiquem, com base em esboço anatômico, quais são os sistemas
que compõem o corpo humano.
- Apresentar
para a turma a biografia de Galeno (129-199), médico grego da escola de
gladiadores de Roma, e como sua obra escrita influenciou a medicina por
muitos séculos. Após a leitura mostre fichas com as palavras e outras com seus
significados das mesmas. É interessante misturar as fichas e pedir que a
turma tente associar a palavra ao seu significado.
Texto:
Cláudio Galeno
Médico
grego (129-199). Um dos mais importantes da Antiguidade, considerado o
criador da fisiologia experimental. Nasce em Pérgamo, Ásia Menor, onde, desde
os 16 anos estuda filosofia e medicina. Aos 28 anos, torna-se cirurgião
oficial dos gladiadores de Mísia. Entre 162 e 164, vai para Roma, onde obtém
sucesso ao cuidar do jovem Cômodo, herdeiro do trono imperial.
É na corte imperial
que escreve a maior parte de sua obra: cerca de 400 livros, dos quais 98 são
conhecidos.
Galeno faz várias
descobertas, baseadas em experimentos com macacos. No interior do sistema
nervoso cerebral, diferencia os nervos sensoriais dos motores; descreve o
coração e o mecanismo da pequena circulação; demonstra que os rins processam
a urina; e mostra que as artérias contêm sangue e não água, como se
acreditava até então. Desenvolve a teoria de que as doenças do corpo humano
ocorrem quando há um desequilíbrio entre quatro de seus componentes
essenciais: o sangue, a bílis, a pituíta e a atrabílis. Modernamente, a
pesquisa científica demonstra a incorreção de algumas de suas teoria.
Retirado de http://www.algosobre.com.br/biografias/claudiogaleno.html.
Acesso em 20 de maio de 2012.
Disponível em http://www.winkpedia.com.br. Acesso em
21 de maio de 2012.
- Pedir
aos estudantes que se lembrem de situações relacionadas com o nascimento de
animais e plantas e comparem com o nascimento de um bebê humano;
- Realizar
o levantamento dos conhecimentos prévios, através de uma pergunta (o que você
sabe sobre reprodução humana?). Como na maioria dos casos eles têm vergonha
de se expor. Uma boa estratégia é utilizar uma caixa na qual os estudantes,
sem ser identificados, devem colocar seus questionamentos para que possam ser
respondidos (se possível contar com um profissional da área para dar
esclarecimentos, será muito interessante). Organize em blocos temáticos para
ser esclarecidas em conjunto.
Atividades adaptadas
da Coleção Marecha Criança, 5º ano, pagina 109, 110, 111. Editora Scipione,
São Paulo, 2008.
As palavras pênis,
vagina, testículo, provavelmente não fazem parte do vocabulário dos
estudantes. Eles costumam conhecer os órgãos genitais por nomes familiares ou
vulgares. Esteja pronto para o fato de que alguns estudantes podem sentir
inibição de falar do assunto, fazer piadas e rir. Para evitar que as palavras
utilizadas para nomear os órgãos sexuais acarretem brincadeiras
desrespeitosas, sugerimos uma conversa com a turma sobre o poder das
palavras. Ás vezes é necessário permitir que as crianças falem as palavras
proibidas, para que liberem as tensões relacionadas ao tema. Retiradas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
/. Acesso em 16 de maio de 2012.
-
Inicie a aula realizando a leitura do texto
(indicado a seguir). Após a leitura proponha alguns questionamentos. Escute
as idéias dos estudantes, informe que o tema de estudo dessa aula é o sistema
genital feminino e o masculino. Pergunte a turma o que já sabem sobre, e o
que gostariam de saber;
- Forme grupos e em
seguida solicite que escrevam, em folha avulsa, tudo que gostariam de saber
sobre o assunto. No decorrer da aula as dúvidas e curiosidades escritas vão
ser respondidas no coletivo da turma. Analise as dúvidas e curiosidades dos estudantes.
Agindo assim você amplia o conhecimento que tem de cada um;
Texto:
Exemplos de questões:
1. Quais as diferenças
entre o desenvolvimento de Tiago, Flávia, Juliana e Mateus?
2. E aqui na turma, você
e os seus colegas estão se desenvolvendo no mesmo ritmo?
3. O que você diria a uma
pessoa que possui um ritmo de desenvolvimento mais lento?
4. Quais as diferenças
entre o corpo de meninos e de meninas?
- Distribua para cada
estudante uma cópia do sistema genital feminino e o masculino sem os nomes
dos órgãos que o compõe e solicite que eles escrevam os nomes dos órgãos.
Atividades retiradas e adaptadas do http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
/. Acesso em 16 de maio de 2012.
*Homens e mulheres possuem sistemas genitais,
responsável pelas células reprodutoras que originam uma nova vida, dando
continuidade à existência da espécie humana. Os espermatozóides, que são as
células reprodutoras masculinas, são produzidas nos testículos. Os ovócitos, células
reprodutoras femininas, são produzidas nos ovários. Esse processo acontece
quando testículos e ovários sofrem transformações e atingem sua maturação.
Essa fase é chamada puberdade e iniciam-se por volta dos 10, 12 anos de
idade, nas meninas, e dos 13, 14 anos, nos meninos. O corpo de ambos passa a
sofrer grandes transformações (físicas, emocionais e comportamentais).
*Mensalmente
o útero se prepara para receber e nutrir um embrião. Nos ovários estão os
ovócitos. A cada ciclo menstrual, um ovócito é eliminado do ovário. A esse
fenômeno chamado ovulação. O ovócito entra então na tuba uterina. Se na tuba
uterina houver um espermatozóide, ele pode fecundar o ovócito; este, se
fecundado, se desenvolverá e passará a ser um óvulo. A essa união dá-se o nome
de fecundação. A união do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozóide
formará uma única célula, chamada ovo. A célula-ovo começa a se dividir e
dará origem ao embrião. O embrião vai em direção ao útero, que já está
preparado para recebê-lo e nutri-lo. Lá ele permanecerá por aproximadamente
40 semanas, período necessário à espécie humana para se desenvolver e formar
um bebê. Tal período é chamado de gravidez ou gestação. O ser que está sendo
gerado se desenvolve alimentando-se dos nutrientes presentes na corrente
sanguínea da mãe, que chegam até ele pelo cordão umbilical.
Retiradas e adaptadas do http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
/. Acesso em 17 de maio de 2012.
- Realizar
uma exposição oral sobre o conteúdo, utilizando o álbum seriado como recurso
visual para atrair a atenção dos estudantes.
- Realizar
o levantamento dos conhecimentos prévios através de uma pergunta: em sua
opinião o que deve ser considerado antes de resolver ter um filho? Recolha as
respostas, organize blocos e promova um debate com a turma;
- Iniciar
a aula apresentando imagens de ultrassom em 3-D de fetos (diferentes meses).
Em seguida, faça questionamentos sobre: se eles já ouviram falar em
fecundação? O que é gravidez? Entre outras. Anote as respostas no quadro
didático. Faça a exposição da temática utilizando os recursos didáticos que
achar melhor. Para finalizar essa atividade complemente as informações
citadas pelos estudantes com as que foram apresentadas na exposição;
- Organizar
a turma em grupos e proponha as seguintes entrevistas: uma mulher grávida (de
preferência nos últimos meses de gestação, para saber como ela se sente
durante esse período); uma mãe que tenha tido filhos gêmeos (para saber como
foi a sua gravidez, se o parto foi normal, e como é cuidar de dois bebês ao
mesmo tempo), uma pessoa que tiveram filhos muito jovens, sem planejar (para
saber o que mudou em suas vidas). Organize um debate com as respostas das
entrevistas;
- Solicitar
que em pequenos grupos, façam o levantamento de custos que indique os gastos
para criar um filho. Em seguida, proponha a elaboração de situações problemas
a partir da situação inicial (levantamento de custos).
Atividades retiradas e
adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 16 de maio de 2012.
*DST são doenças causadas por vários tipos de
agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de
camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam
por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DSTs são de
fácil tratamento e de rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou
podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes.
As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos
casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns
de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico.
Algumas DSTs, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir
para complicações graves e até a morte. Retiradas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 17 de maio de 2012.
- Promover palestras com uma pessoa
da área de saúde sobre DSTs e convide os pais e a comunidade do bairro onde
está localizada a escola para discutir e tirar suas dúvidas a esse respeito;
- Formar duplas e entregar a eles
bexigas. Dentro delas há papéis contendo algumas palavras, tais como: Gonorreia,
Sífilis, AIDS, camisinha masculina, Herpes, Cancro Mole, HPV,
anticoncepcional, Tricomoníase e camisinha feminina, DSTs e métodos
contraceptivos. Os estudantes não poderão ler estes papéis antes de encher
estas bexigas e as amarrar com um barbante no tornozelo direito. Informe à
turma que colocará uma música (com ritmo rápido). No ritmo e no som desta,
cada dupla, a mesma formada no início da aula, terá de dançar com outro
colega. Combinará com eles um sinal, pois assim que a música pausar cada
dupla poderá estourar os balões do colega. Contudo, cada um deverá pegar o
papel do balão que estourou. Feito isso, cada dupla lerá o papel estourado.
Exemplo de duplas: Gonorreia e camisinha, ou seja, um dos participantes da
brincadeira estava protegido. Outro exemplo, AIDS e métodos contraceptivos,
um dos participantes contraiu o vírus do HIV, assim por diante. Ao final
solicite que os estudantes, em círculos, comentem acerca da dinâmica e que
aspectos, tratados na aula, consideraram mais relevantes.
Atividades
retiradas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 17 de maio de 2012.
- Promover campanhas com a
elaboração de cartazes sobre AIDS e o HIV.
- Apresentar ilustrações das partes
que formam o sistema nervoso, realize a exposição oral, destacando as funções
de cada uma. Ressalte há ações sobre as quais temos controle e sobre as quais
não temos, Solicite aos estudantes exemplos de ações voluntárias e
involuntárias para verificar se realmente entenderam o processo.
- Comentar que, quando se falamos em
sistema nervoso, muitas pessoas pensam somente no cérebro, por ele está
ligado aos processos de aprendizagem e do pensamento. É fundamental que os
estudantes associem a medula espinal como parte integrante do sistema
nervoso. Para isso, dê exemplos de pessoas que perderam determinados
movimentos do corpo quando, em um acidente, têm a medula atingida.
- Apresentar um texto (gênero
exposição escrita) sobre o sistema endócrino (faça todo o trabalho de leitura
e compreensão de texto) enfatize que as glândulas endócrinas produzem
hormônios que são lançados na corrente sanguínea e agem sobre determinadas
cédulas. Entretanto, há hormônios que agem em mais de um tipo de célula.
Comente sobre os hormônios sexuais, procurando levar os estudantes a perceber
que se trata de um assunto importante, principalmente para eles, que estão na
fase de desenvolvimento e maturação sexual. Trate o tema com naturalidade,
deixando-os à vontade para fazer perguntas, expor dúvidas.
- Medir a altura dos estudantes no
momento em que estiver estudando o sistema endócrino, montar uma tabela e
afixá-la no mural da sala de aula. Proponha a elaboração de situações
problemas com as informações da tabela.
*A definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da
Organização Mundial da Saúde:
saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não
apenas a ausência de doenças.
*Respirar, alimentar-se,
movimentar-se estão entre outras necessidades para viver e se desenvolver.
Sem respirar, o ser humano não poderia sobreviver mais do que poucos minutos.
A respiração se divide em: a inspiração (movimento de entrada de ar do
ambiente nos pulmões) e a expiração (movimento de saída de ar dos pulmões
para o ambiente). Quando uma pessoa se alimentar, ela ingere substâncias que:
possibilitam a formação do organismo e ajuda na reconstrução de pequenas
partes do corpo; ajudam no fornecimento de energia para que o organismo possa
crescer, desenvolver-se e ter um bom funcionamento; ajuda a previnir doenças.
Uma boa alimentação viabiliza a disposição para trabalhar, estudar e brincar.
Para manter uma vida saudável é necessário o bem-estar do físico e da mente,
como também é necessário outros cuidados: dormir, aproximadamente, 08 horas
por dia; manter limpos a casa e outros ambientes limpos; cuidar da higiene;
participar de brincadeiras saúdaveis; relacionar-se bem com as pessoas. Retirado de http://www.winkpedia.com.br.
Acesso em 21 de maio de 2012.
- Utilizar a roda de conversa para iniciar uma
discussão a partir de alguns questionamentos: O que é saúde? O que podemos
fazer no dia- a- dia para manter a saúde do corpo?
- Apresentar ilustrações de pessoas
(dormindo, tomando banho e praticando atividades físicas). Organize a turma
em pequenos grupos e peça que os mesmos produzam um pequeno texto (exposição
escrita) sobre a importância dessas situações para manutenção da saúde.
- Iniciar a aula comentando com a
turma que para termos uma vida com saúde, também é necessário tomarmos
vacinas, principalmente quando somos crianças. Pergunte se lembram-se
das vacinas que já tomaram e sobre sua importância na prevenção de doenças.
- Distribuir o texto (O salvador da
pele). Iniciar o trabalho com a leitura individual (silenciosa) do texto
(gênero história em quadrinhos). Em seguida, proponha que um estudante realize
a leitura em voz alta. Não se esqueça de considera as três etapas de
atividades com o texto: o antes, o durante e o depois da leitura.
- Peça que a turma retire da
história palavras e expressões que eles desconhecem, em seguida solicite que
eles pesquisem os significados em um dicionário. Se possível, apresente o
vídeo da propaganda referente à campanha de vacinação do “Zé Gotinha”. Depois de assistirem ao vídeo, converse com
a turma sobre o objetivo do mesmo e faça uma sondagem sobre o que os estudantes
conhecem sobre a doença destacada no vídeo “Paralisia Infantil”;
- Organizar a sala organizada em duplas, proponha uma
pesquisa sobre a Paralisia Infantil (colocar a disposição dos estudantes
materiais sobre a temática). Após a pesquisa, converse com a turma sobre o
que cada dupla descobriu e promova uma discussão acerca da importância da
vacinação e da campanha de conscientização;
- Construir com a turma um cartaz
com a representação do personagem do vídeo “Zé Gotinha” e escreva
uma frase coletiva sobre a necessidade da vacinação. Depois, fixe o cartaz em
um mural da escola para que toda comunidade escolar possa ler;
- Solicitar que cada estudante leve
para a escola uma cópia do Cartão de Vacinação. Converse com o grupo sobre a
importância da vacinação e de toda criança ter um Cartão de Vacinação para
registrar as vacinas tomadas. Disponibilize para cada criança uma cópia da
atividade a seguir:
Modelo:
- Solicitar que os estudantes
descubram os nomes das vacinas já tomadas até a idade atual e as doenças
prevenidas. Após todo o trabalho com o Cartão de Vacinação, divida a sala em grupos
de quatro ou cinco estudantes e proponha que inventem um personagem e uma
campanha de conscientização da necessidade da vacinação. A turma poderá fazer
uma campanha pela escola expondo os trabalhos no mural e também realizar
apresentações para as outras turmas da escola.
Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
Acesso em 17 de maio de 2012.
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