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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FLUXO DA IV UNIDADE/ CIÊNCIAS


FLUXO DE CIÊNCIAS 1° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: pesquisa, lista temática, história em quadrinhos, tabela, história, letra de música, música, lenda, manual, cartaz, álbum seriado.
EIXO: VIDA E MEIO AMBIENTE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Fenômenos naturais e a vida humana.

- Interferência do homem no meio ambiente.











































- Descrição dos elementos de um ambiente.










- Atividades e as manifestações de energia.





-Conceituar alguns fenômenos naturais e seus efeitos no cotidiano (OTM).

-Identificar formas de agressão do meio ambiente (M).











































-Descrever os elementos de um terrário, aquário ou um jardim próximo (M).










-Realizar atividades, observando os efeitos da luz e som. (M)




- Realizar um levantamento dos conhecimentos que as crianças têm sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do ser humano. Para isso, você pode lançar algumas perguntas: "O que já ouviram falar sobre recursos naturais? Como acham que podemos utilizá-los? Quais cuidados julgam ser necessários para conservar esses recursos?". Espera-se que as crianças sejam capazes de identificar alguns deles, como madeira, algodão, água e alimentos, entre outros. Estimule-os a pensar sobre a utilização de recursos naturais em nosso dia- a- dia. Peça que eles olhem ao redor e identifiquem objetos feitos com matéria-prima retirada da natureza, como um lápis (feito de madeira) ou uma blusa (feita de algodão). Para finalizar a etapa, discuta se há ou não necessidade de preservarmos os recursos naturais. Você pode usar como exemplo a disponibilidade de água doce e potável no planeta. Embora a água seja um recurso infinito, o volume potável desse recurso é limitado;

- Investigar se, para as crianças, os termos "conservação" e "preservação" têm o mesmo significado. Peça que exemplifiquem situações em que tais termos se aplicam. Preservação e conservação são conceitos distintos, erroneamente e frequentemente utilizados como sinônimos na maioria das vezes. O primeiro diz respeito à proteção integral da natureza, sem que haja interferência do homem (entendido aqui como o causador do desequilíbrio). Exemplo de preservação ambiental são os parques e reservas onde nem a visitação turística é permitida - como o Atol das Rocas, no litoral do Nordeste brasileiro. Já o segundo tem a ver com desenvolvimento sustentável, ou seja, o homem interage com o ambiente (extraindo recursos naturais, por exemplo), mas o faz de maneira racional e criteriosa para que as próximas gerações também possam usufruir a natureza. Exemplo disso são as comunidades estabelecidas na Amazônia que vivem da coleta de castanhas para a indústria de cosméticos (elas extraem recursos naturais, mas não destroem o meio ambiente) ou as populações litorâneas que sobrevivem da venda de caranguejos (sem destruir os manguezais e respeitando o período reprodutivo dos crustáceos). Em ambos os casos, observa-se o homem conservando o ambiente que lhe garante o sustento. Leve os estudantes para a sala de informática e solicite que pesquisem em fontes confiáveis na internet parques, instituições ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa atividade é coletar informações sobre a conservação de recursos que, mais tarde, serão usadas na elaboração de tabelas;

- Organizar o trabalho de modo que cada criança use os conhecimentos apresentados na construção de uma tabela sobre conservação e utilização sustentável de recursos naturais. Diga que a tabela deverá conter quatro tipos de recursos e suas utilizações no dia- a- dia - seja de forma direta, como a água que usamos para beber, seja de forma indireta, como a madeira utilizada na fabricação de uma cadeira. Cada tabela deverá informar de que maneira podemos utilizar esses recursos de modo que os mesmos não acabem, ou seja, utilizá-los de forma sustentável.

Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conservacao-preservacao-623186.shtml. Acesso em 02 de maio de 2012.

- Formar grupos e pedir que montem terrário com areia, terra, restos de frutas e verdura e 15 minhocas. Oriente a turma a acompanhar o desenvolvimento das minhocas por dois meses. Todos os dias é preciso colocar um pouco de água e comida (restos do lanche, por exemplo). Paralelamente, conduza momentos de pesquisa para que todos entendam a que filo pertence (anelídeos) e qual a função delas no meio onde vivem (fertilização do solo). Forme pequenos grupos e solicitem que produzam textos informativos (gênero cartaz) que sistematizem o conhecimento construído nas etapas anteriores. Trata-se de um registro informativo para comunicar suas descobertas. Direcione a produção com perguntas do tipo: "Para quem vocês vão escrever? O que pretendem comunicar?". Essa modalidade de registro desenvolve a habilidade de selecionar e organizar informações de forma sintética e precisa. Atividade adaptada da Coleção Descobrindo o ambiente, 3º ano, paginas 88 e 89. Editora Saraiva, São Paulo 2008.

- Questione as crianças se elas já assistiram algum filme? Em um filme, o som é importante. Por quê? Uma filmagem pode ser feita na ausência total de luz? Por quê? Essas questões pretendem motivar as crianças para o tema. Elas deverão participar de uma conversa, uma troca de ideias. Não há necessidade de fazer anotações no caderno

Obs: O som permite ouvir a fala. A música cria o clima do enredo. Precisamos de luz para ver os objetivos. Sem ela não há imagens em nossos olhos ou em filmadoras.

- Apresente para a turma “A lenda do flautista de Hamelin”. Antes de lê, pergunte a turma se eles sabem o que é lenda e o que é tradição oral. Após as respostas comente que lenda é uma história criada pelo povo e que passa de geração a geração. Ela faz parte da tradição oral, ou seja, é sempre contada. Realize o trabalho de compreensão do texto. Vale lembrar que o foco em ciência no texto é motivar as crianças a discutir a importância do som na vida das pessoas. Outra variação é a apresentação do filme Shrek 3, que também tem o personagem flautista.

        




EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Corpo humano.
-Identificar as partes do corpo humano e os principais órgãos e suas funções (M);







-Identificar hábitos de higiene praticados no ambiente familiar (OTM);










































































































-Identificar os principais cuidados na prevenção de acidentes (OTM).
- Realizar uma roda de conversa com as crianças, questionando quais os órgãos de seu corpo conhecem. Mostrar figuras do corpo humano em livros e revistas e utilizar uma boneca para trabalhar com as partes do corpo. Mostre as partes do corpo da boneca e peça para as crianças identificá-las. Nesta etapa trabalhe as funções de cada parte do corpo e os hábitos de higiene que devemos ter.

- Formar pequenos grupos e entregar um papel com um quebra-cabeça do corpo humano para cada grupo. Eles deverão pintar, recortar, montar e colar inteiro em outra folha de papel.

- Realizar uma roda de conversa sobre a temática, para tal sugerimos alguns questionamentos, tais como:exemplo: O que é higiene pessoal? É necessário termos hábitos de higiene? Quais dos hábitos de higiene vocês utilizam em suas casas e na escola? O que devemos fazer para termos um corpo saudável?. Após a conversa confeccionar com a turma álbum seriado e/ou cartazes sobre os alimentos;

- Propor como atividade para casa a realização de uma pesquisa sobre os hábitos alimentares da família. Faça a correção do para casa em grupo, em seguida elabore uma lista temática com as respostas dos estudantes. Dê continuidade com a realização de um bingo (das frutas, dos rótulos);

- Propor uma excursão ao mercado, a feira livre, sacolão. No retorno a sala de aula solicite que os estudantes façam um relatório oral e através de desenho sobre as visitas.

- Iniciar durante 04 dias a aula a com a apresentação do teatro de fantoche, “Amigos da higiene”. Sequências das aulas:
1ª aula : Sensibilização:
SABONETE: Olá Amiguinhos! Tudo bom? Vim aqui com minha turminha para conversarmos um pouco sobre hábitos de higiene. Vocês sabem o que é higiene? Vou chamar meu amiguinho chuveiro para explicar.
CHUVEIRO: Oi! Que pessoal bonito! Bem, higiene é cuidar bem do corpo, tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas...
  • Formar grupos com a classe e pedir para que elaborem e confeccionem um Jogo da Memória. Onde em algumas cartelas conterá imagens como: cabelo, unha, dente, o corpo completo, roupas, etc. Já nas outras cartelas deverá ter os nomes dos objetos de higiene necessários para a limpeza desses elementos representados nos cartões;
  • Utilizar o jogo para fixar as informações sobre os instrumentos utilizados para a higiene pessoal. Peça para que registrem as descobertas no caderno. Afixar as descobertas num quadro na sala.
2ª aula: Sensibilização:
ESCOVA DENTAL: “Péra” aí! Opa! Olá pessoal... Eu sou muito importante, vocês sabem para que eu sirvo? Sou importante para escovar os dentinhos todos os dias, com minha amiga pasta.
PASTA DENTAL: É!!! Eu sirvo para deixar os dentes bem limpinhos e sou muito importante para não deixar o bichinho da cárie entrar nos dentinhos!
ESCOVA: É isso ai!! Juntos, nós tiramos toda a sujeira dos dentes! E tem mais, amiguinho: devemos ser usadas sempre por vocês, após comerem algum lanche e antes de dormir!
  • Dividir a turma em grupo para fazer a leitura dos gibis do Cascão da turma da Mônica de Mauricio de Souza;
  • Cada grupo irá Dramatizar para a turma os hábitos de Cascão percebidos na literatura;
  • Fazer um mural com as comparações dos hábitos de Cascão e os hábitos de higiene, tendo como título o seguinte questionamento: Que hábitos de higiene Cascão precisa ter para ter uma vida saudável?
3ª aula: Sensibilização:
PENTE: Oi!! E eu, sou quem?? Sabem pra que sou usado? Sou usado para manter um visual bonito, o cabelinho penteado e arrumadinho... Todo mundo me usa aqui?? SHAMPOO: É. O pente é muito importante mesmo!! Nós dois trabalhamos juntos para deixar o cabelo bonito e livre dos piolhos!!!
PENTE: E para o cabelo ficar sempre limpinho, devemos lavá-lo muito bem e no mínimo 3 x por semana amiguinhos!!
  • Levar revistas e livros com o tema de higiene para que as crianças possam fazer um levantamento das doenças contraídas pela falta de higiene pessoal;
  • Registrar as descobertas na forma de histórias em quadrinhos, integrando a atividade à área de Língua Portuguesa e Artes;
  • Dividir a turma em dupla e construir um questionário para ser levado para casa com o objetivo de coletar informações sobre as condições de higiene da comunidade e os riscos de contaminação.
4ª aula: Sensibilização:
PAPEL HIGIÊNICO: Ei! Não esqueçam de mim ! Sou o papel higiênico e devo ser usado quando se vai no banheiro!
TODOS: Nós formamos a equipe da limpeza ! Junto com vocês, vamos acabar com a sujeira !
 SABONETE: E não esqueçam!
TODOS: Cuidar do nosso corpo é muito importante! Tchau! Posteriormente, foram questionados quais são os hábitos de higiene que devemos ter com a participação do “Sr. Piolhão”. Houve então a realização de brincadeiras com as crianças, como imitações de cartazes com desenhos relacionados à higiene corporal, canto de paródias relacionadas aos hábitos de higiene, com as músicas: “Lavar as mãos” (Atirei o pau no gato); “Lixo na lixeira” (Marcha Soldado); “Meus dentinhos” (Ciranda). Após as brincadeiras, as crianças pintaram os personagens do teatrinho.
  • Socializar os dados coletados pelos alunos com a entrevista construindo um gráfico com uma tabela contendo o nível de doenças causadas pela falta de uma boa higiene;
  • Fazer uma entrevista com uma pessoa da área de higiene (dentista), respondendo às perguntas dos alunos. Pesquisar sobre o que perguntar e depois elaborar um jornal com a entrevista.

Integração: Artes: confecção do jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal. Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando o desenvolvimento geral na saúde da comunidade. Português: leitura e produção de textos sobre as descobertas. Elaboração do jornal.
Atividades retiradas da Proposta didática: Higiene pessoal. Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente: Renata Jucá. Disciplina: Fundamentos e Ensino de Ciências nas Séries Iniciais e Ensino Fundamental. Discentes: Cesiane Evangelista, Cíntia Martins, Edivone Bispo e Tereza Cristina.

- Iniciar a aula conversando com a turma a respeito de suas experiências familiares. Questionando os estudantes sobre a temática. Escute atentamente os relatos e, em seguida apresente o vídeo "Como evitar acidentes domésticos com crianças”. Converse sobre a reportagem, pergunte acharam das informações apresentadas no vídeo? Vocês já presenciaram ou sofreram algum acidente doméstico? Acham necessário adotar medidas preventivas contra acidentes domésticos em suas casas? Citem os cuidados devemos ter?


- Proponha a confecção de um manual com a temática: cuidados a serem tomados em casas para que se evitem acidentes domésticos. O manual deverá ser, posteriormente, reproduzido e enviado para casa para serem apresentados pelas crianças aos seus familiares;

- Solicitar que as crianças recortem gravuras de revista em que se apontam riscos de acidentes domésticos. Sobre cada gravura recortada as crianças deveram colocar um X representando PERIGO. Caso as crianças não encontrem figuras poderão produzir desenhos que melhor representem as cenas de prováveis acidentes domésticos com crianças. Após a produção das gravuras as crianças deverão montar um painel, sendo que de um lado deverão colocar a imagem assinalada com um X e de outro qual medida deve ser tomada para evitar tal acidente. Explore os painéis em espaços coletivos da escola com o objetivo de divulgar o trabalho e promover uma campanha contra acidentes com crianças dentro do próprio ambiente escolar;



Sugestões de algumas imagens, disponíveis em:http://www.google.com.br/images?hl=pt- Acesso em 15 de maio de 2012.

- Propor que as crianças realizem uma dramatização com o tema: "Acidentes domésticos: é melhor prevenir do que remediar!" Para isso elas deverão se reunir em grupos de cinco para produzir uma história sobre um acidente doméstico. Após a produção da história, as crianças deverão providenciar e/ou confeccionar os objetos que utilizarão na dramatização. O objetivo da dramatização é proporcionar as crianças que vivenciem a situação e as emoções despertadas numa perspectiva de mobilizá-los para a responsabilidade de cada um de nós na prevenção de acidentes. Após as apresentações dos grupos pode ser feita uma votação de qual foi o melhor número apresentado e, posteriormente, agendar uma apresentação para ser realizada no horário do recreio ou em outro evento da escola.

Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/8. Acesso em 15 de maio de 2012.



EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Reciclagem e reutilização de materiais.

I-dentificar a importância dos hábitos de reciclar e reutilizar materiais (M).








- Através de uma conversa informal pergunte as crianças o que sabem sobre a reciclagem: o que é? Como funciona? As próprias crianças podem ir respondendo o que já sabem. Após essa conversa, entregue uma folha com uma história em quadrinhos, para cada criança (esta deve ser xerocada anteriormente). Pedir a duas crianças para fazer a leitura, cada um representando um personagem da história. Após a leitura realize o trabalho de compreensão de texto (oral). Sugestão de questionamentos: Que tipo de material pode ser reciclado de acordo com a história? Por que o Manoel gostou da ideia de reciclar? A prática da reciclagem é somente para a fabricação de novos produtos? Por que outro motivo ela é útil? Reciclando 1 tonelada de papel, preservamos quantas árvores? Qual produto ao ser reciclado reduz o consumo de água?

Disponível em http://1.bp.blogspot.com/. Acesso em 15 de maio de 2012.
- Apresente um documentário sobre reciclagem. Ao final da exibição do mesmo, faça com turma uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. (Sobre o conceito de reciclagem, sua importância e a diferença entre reciclagem e reutilização). Elabore com as crianças uma lista de coisas que podem ser recicladas ou não. Nesse momento realize os seguintes questionamentos: garrafas pet podem ser recicladas? E as de vidro? Será que posso reciclar restos de comida? E o papel posso reciclar? Qual papel pode ser reciclado? Após as respostas organize uma lista e coloque junto ao mural;

- Distribua a letra da música "É preciso reciclar" da Turma da Mônica, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a reciclagem e sua importância. Solicite que elas ilustrem a letra da música. A ilustração deve ser realizada na folha que foi entregue com a letra da música; OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.

MÚSICA: É preciso reciclar

Reciclar o lixo É a solução Pra acabar de vez Com a poluição.
O que é reciclado Logo se transforma E a gente reutiliza,
Mas de outra forma. Plástico vira bola. Papel vira sacola.
É só ter consciência Com o que se joga fora.
Na hora de jogar Separe o lixo direitinho
Assim você terá um mundo muito mais limpinho.
Reciclar, reciclar É preciso reciclar. Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar. E o lixo transformado Não será mais despejado
Nos campos, nos rios, Nas ruas e cidades.
Pra nossa felicidade Reciclar, reciclar É preciso reciclar. Reciclar, reciclar
 A gente tem que reciclar.
(CD Planeta Terra – Turma da Mônica)  
Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. Acesso em 16 de maio de 2012.






FLUXO DE CIÊNCIAS 2° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: Cartaz, poema, lista, letra de canção.
EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES




- Ser humano no reino animal.










- Corpo humano: organização geral externa.




















- Órgãos dos sentidos.






























- Higiene pessoal.























































- Diferentes culturas humanas.






-Reconhecer o ser humano como uma espécie animal que compartilha características com outros animais e apresenta certas peculiaridades (M);






-Reconhecer a organização do corpo humano e a localização de alguns órgãos (M);



















-Compreender os órgãos dos sentidos (M);

-Identificar os principais sentidos humanos (M);

-Compreender que os sentidos filtram parte do mundo que nos cerca (M);

-Reconhecer que nossos sentidos podem produzir ilusões de óptica (M);



















-Ser consciente da importância da higiene pessoal (M);






















































-Reconhecer a importância da cultura em nossas vidas (M);

-Valorizar e respeitar a diversidade cultural (M).
*Semelhanças: nascem, crescem, reproduzem-se ou não e morrem. Diferenças: seres humanos leem, estudam, escrevem, usam ferramentas para transformar o ambiente onde vive etc. Os outros animais não.

- Utilizar perguntas (Os seres humanos são animais? Existem semelhanças entre o ser humano e os outros animais? Quais as principais diferenças existentes entre os seres humanos e os outros animais?) para verificar as informações que as crianças trazem sobre as características dos seres humanos e dos outros animais. Permita que apresentem critérios que utilizam para estabelecer semelhanças e diferenças entre eles. Explique que, pelo fato de o ser humano ser classificado como animal, nos referimos aos demais animais em geral como “outros animais”. Promova uma discussão coletiva ou em pequenos grupos. Não se esqueça de registrar as hipóteses levantas pelas crianças para posterior comparação. Atividade adaptada da Coleção Porta Aberta, 2º ano, página 08 a 11. Editora FTD, São Paulo, 2011.

- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o corpo humano (questionamentos: Você já observou o seu corpo? O que você viu?). Estimule as crianças a formular hipótese sobre o tema a ser tratado. Incentive a participação de todos. Faça uma lista em uma folha grande de papel com as respostas dos estudantes sobre o que observaram no corpo. Proponha a leitura compartilhada dessa lista, assim que o último estudante der sua opinião, pendurar a lista no cantinho de ciências; Atividade adaptada da Coleção Porta Aberta, 2º ano, página 19 a 11. Editora FTD, São Paulo, 2011.

- Propor a turma que, além da leitura, também ouçam e cantem a cantiga abaixo, que faz parte do folclore infantil brasileiro.


- Apresentar fotos de crianças (brincando de corrida de saco, pegando uma flor e ouvindo música). Apresente um quadro e solicite que os estudantes observem as fotos e preencham o quadro. Após a confecção do cartaz que deve ser afixado na parede, sugira uma brincadeira chamada: “Descobrindo o objeto seguindo orientações dos sentidos”. Para isso, divida a turma em grupos, que recebem o nome de um objeto. Exemplo: limão. Com esse nome, as crianças de cada grupo devem descrevê-lo. Para ajudar, a turma pode consultar o cartaz que fizeram. Faça um aquecimento utilizando a palavra limão.

O que caracteriza o limão visualmente? É verde e arredondado.
Como é o seu cheiro? Bom.
Qual é o seu gosto? Azedo.
O que sentimos ao tocá-lo? Um pouco áspero, arredondado, duro.
Como é o seu som? Não tem, mas se cair no chão produz um som abafado.
Atividades adaptadas da Coleção Projeto Conviver, 2º ano, página 32,33. Editora Moderna, São Paulo, 2008.

- Fazer uma lista de palavras, com a participação dos estudantes, que possam ser usadas com cada um dos sentidos: visão – arredondado, pontudo, quadrado, fino, grosso, grande, pequeno...; audição – som suave, som forte, agudo, grave, barulhento...; tato – quente, frio, leve, pesado, liso, áspero...; paladar – azedo, doce, amargo, ruim, gostoso, cremoso, crocante...; olfato – ruim, bom, forte, suave, delicioso, etc. Depois da confecção do cartaz e da lista, entregue as palavras aos grupos para que façam a descrição do objeto. Em seguida, cada grupo deve apresentar à turma o que fez para que os outros alunos tentem descobrir o objeto retratado. Exemplos de palavras: ovo, sabonete, algodão, bola, maçã. Para complementar a atividade e integrá-la à Língua Portuguesa, proponha aos grupos a produção de versos com rimas para as palavras e os objetos utilizados na aula. Depois, peça aos estudantes que leiam seus versos para toda a turma;

- Uma atividade que pode integrar esta a Artes é a confecção de um jogo da memória com as palavras utilizadas na aula e os desenhos ou figuras recortadas dos objetos que foram descritos na atividade.

Atividades retiradas e adaptadas de http://www.editorapositivo.com.br/ecobox/home-restrita/plano-de-aula/leitura-ciencias. Acesso em 05 de maio de 2012.

- Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios sobre a higiene do corpo (como você faz a higiene do seu corpo?). Estimule os estudantes a apontarem os hábitos de higiene. Não se esqueça de alertar que os hábitos de higiene como o nariz e orelhas também necessitam da ajuda de um adulto. Explique que os microrganismos são seres vivos invisíveis a olho nu e só podem ser vistos com a ajuda de equipamentos como o microscópio;

- Realizar leitura do poema “Hora do banho” para a turma. Em seguida, faça o trabalho de compreensão do texto (ideia central, informações explícitas e implícitas, etc.).

Atividades adaptadas da Coleção Projeto Conviver, 2º ano, página 40 a 42. Editora Moderna, São Paulo, 2008.
Poema retirado da Coleção Projeto Conviver, 2º ano, página 40. Editora Moderna, São Paulo, 2008.

- Para o desenvolvimento dessa atividade será necessário: revistas, livros e jornais velhos para recortes, cd com música suave, se possível com sons de água (opcional); um livro paradidático que trate do tema higiene (sugestão: “Por que devo me lavar?”  Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon, Editora: Scipione. Faça uma roda e sente-se no chão com as crianças, pois a roda permite maior proximidade e interação com o grupo. Leia o livro antes de utilizá-lo na aula. Veja se tem alguma palavra ou questão colocada no texto que é importante adaptar para a linguagem das crianças, ou mesmo adequar à realidade da turma. Mostre as gravuras (leitura de imagens) para as crianças, elas gostam muito e também é uma forma de trabalhar a interpretação e realizar levantamento de hipóteses. Vá parando a leitura à medida que os enfoques forem mudando. Explore, mostre as gravuras e exemplifique para que entendam bem. Depois de ler e discutir sobre o livro proponha um registro no caderno (ilustração). Peça pra eles destacarem os problemas de saúde causados pela falta de higiene (doenças, verminoses, etc.);

- Assistir o vídeo “O sapo não lava o pé” e cantar com os estudantes. Em seguida, cante a música trocando as vogais existentes por todas as outras vogais, uma de cada vez. Aproveitar a brincadeira para trabalhar com os estudantes sobre os motivos do chulé. Questione-os sobre quem lava seu calçado: tênis, sapato ou sandália. Lembre-os que o chulé é a sujeira formada pelo suor dos pés, tem um cheiro forte, por isso é importante manter os pés limpos e não calçar os sapatos ou tênis com os pés sujos.

Atividades retiradas e adaptadas de http://videos.sapo.pt/tT8stqhUVghjgGMFBivW. Acesso em 06 de maio de 2012.

- Questionar as crianças se as pessoas de diferentes lugares são iguais? Em seguida, apresente imagens de pessoas de várias culturas, peça para elas observarem as imagens, depois faça indagações sobre o que elas observaram. Ressalte que de acordo com seus costumes as pessoas têm atitudes diferentes (na alimentação, nos cuidados com o ambiente, etc).


EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES




















- Materiais como fonte de energia.















































- Energia: Tipos de energia.





















































- Reciclagem.

- Produção de produtos: recursos renováveis e não renováveis.

- Reconhecer os brinquedos como uma manifestação cultural (M).















- Ser humano e tecnologias: comunicação.




















-Conceituar matéria descrevendo algumas propriedades (OTM);















































-Citar tipos de energia e suas fontes (OTM);

-Relacionar diferentes tipos de recursos naturais necessários para a vida cotidiana (energia...) (DC);

-Pesquisar atividades humanas relacionando-as aos tipos de energias utilizadas (OTM);

-Identificar recursos renováveis e não renováveis, descrevendo formas de conservá-los no meio ambiente (OTM);




































- Conceituar reciclagem e sua importância (OTM)-Construir brinquedos e outros objetos com sucatas (OTM);
-Citar processos de separação de lixo em coletores, identificando sua importância na coleta seletiva (OTM);


















-Reconhecer a capacidade humana de criar tecnologias e objetos úteis à nossa sobrevivência (M);

-Identificar as línguas e as ciências como construções humanas (M);
-Reconhecer o papel das tecnologias de comunicação em nossas vidas (M).
*Retiramos da natureza os materiais que usamos para fazer objetos. Esses materiais são transformados pelo trabalho dos seres humanos. Utilizamos fontes de energia da natureza. Algumas fontes de energia são fáceis de usar, como a energia dos animais. Outras exigem equipamentos para serem aproveitadas, como a energia do Sol.
*Retiramos materiais da natureza para fazer ferramentas, utensílios de cozinha, móveis, automóveis, instrumentos e outros objetos. Para fazer cestos usamos fibras de plantas. Portanto, os cestos são de origem vegetal. Para fazer lã usamos pelo de carneiro. A lã é de origem animal. O sapato de couro também é de origem animal. Para fazer cerâmica, usamos argila retirada da terra. Portanto, a cerâmica é de origem mineral.
*Cada material tem uma propriedade boa para certo uso. Por exemplo, a argila é moldável, isto é, pode ter a forma que demos a ela. Há materiais que são retirados da natureza e usados sem muitas transformações. Por exemplo, a madeira; cortamos a árvore, do tronco fazemos tábuas e com elas fazemos móveis. Outros materiais precisam de muitas transformações, como a areia, que passa por processos industriais para obtermos o vidro. É cada vez maior a variedade de materiais fabricados em indústrias. Esses materiais permitem produzir objetos mais baratos. Por exemplo, uma caneca de plástico é mais barata do que uma caneca de cerâmica. Retirado da Coleção Plural, 3º ano, pagina 136, 137, 138. Editora Saraiva, São Paulo, 2011.

- Apresentar fotografias de uma peneira de fibras e de um vaso de barro trabalhado com formas, peça para a turma observar as fotos, em seguida, questione: Que materiais foram retirados da natureza para fazer os objetos apresentados nas fotografias?

- Apresentar o quadro a seguir, que contém a propriedade de alguns materiais. Organize a turma em pequenos grupos, em seguida, distribua entre os grupos encarte de propagandas, revistas, livros velhos e peça que os grupos, colem no cartaz imagens de objetos que possuem as características das propriedades.

Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em 17 de maio de 2012.

Da natureza extraímos a matéria-prima para fazer objetos. Depois de usados muitos deles vão para o lixo. A reciclagem permite recuperar uma parte dessa matéria-prima. Isso ajuda a economizar os materiais da natureza. O papel usado em livros, jornais, revistas e cadernos são feito da madeira de árvores de reflorestamento. O papel que jogamos fora pode ser usado para fábrica papel reciclado. Assim usamos menor quantidade de árvores. Também podemos reciclar plástico, metais e vidro. Mas para isso é preciso separar os objetos para reciclagem. Embalagens sujas, como as do leite LongaVida, precisam ser lavadas. A reciclagem é importante porque muitos recursos não se renovam. Por exemplo, o petróleo, que é usado para fazer plásticos, vai acabar um dia. Então a reciclagem dos plásticos é essencial porque economiza petróleo. Retiradas de http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em 17 de maio de 2012.

- Promover uma discussão com a turma sobre o tema. Peça para as crianças citar um exemplo de material de origem animal. Quais formas de energia você utiliza em casa? A energia que utilizamos em nossa casa e para mover máquinas é obtida de diversas fontes da natureza. Dê alguns exemplos;

- Levar para sala de aula algumas imagens (tijolos, telhas, moringa, janelas de alumínio ou de madeira). Peça para as crianças observarem as imagens, em seguida, solicite para elas anotarem no caderno qual é a matéria-prima usada para fazer esses objetos e de qual origem ela é;

- Apresentar a planta baixa de uma casa ou apartamento para a turma (você pode recorrer a panfletos distribuídos por imobiliárias). Organize os estudantes em equipes de quatro integrantes e solicite que analisem a imagem, listando os bens de consumo que normalmente estão presentes em cada cômodo, conforme a tabela abaixo;

Cômodo
Materiais
Destino após uso
Quantidade descartada todos os dias








Total de materiais descartados todos os dias

A intenção é levar as crianças a pensarem sobre a quantidade de produtos que uma família consome. Peça que os estudantes imaginem que destino é dado a esses produtos e a tudo mais que costumamos jogar no lixo todos os dias. E informe que, durante uma semana, eles farão um trabalho em casa: contar a quantidade de embalagens descartadas nesse período (os dados obtidos devem ser anotados na tabela). Após o levantamento, diga para somarem os números apurados individualmente, chamando a atenção da classe para o fato de que esse total é influenciado por muitas variáveis, como o número de pessoas na casa, os hábitos de consumo e o poder aquisitivo da família, entre outras. Em seguida, solicite que os estudantes discutam dentro de suas equipes quais podem ser os problemas provocados pelo acúmulo dos materiais descartados. Quais seriam as consequências desse acúmulo para o meio ambiente? Ajude-os a organizar as respostas em cartazes e fixá-los em um lugar bem visível na sala, como forma de socializar as informações. Esses cartazes podem estar agrupados por ambiente impactado (urbano, rural, manguezal, ambiente aquático, etc.). Exemplo: entre as consequências para o ambiente urbano, espera-se que as crianças citem sujeira espalhada pela rua, entupimento de bueiros e enchentes, entre outras;
- Iniciar à aula explicando aos estudantes que os problemas ambientais não são causados apenas pelo descarte de materiais. Eles também são provocados pela fabricação desses mesmos materiais. Em seguida, divida a turma em dois grupos e peça que um deles faça uma pesquisa sobre a poluição provocada pela fabricação de papel, aço, vidro e plástico (um tema para cada grupo). A outra equipe solicite que pesquisem causas da poluição do ar, formas de reduzir o consumo de água, explicações para a poluição da água e como evitar a destruição do habitat (de novo, um tema por equipe). Por fim, diga para compartilharem as informações apuradas.

Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em 17 de maio de 2012.

- Organizar uma campanha para montagem da sucatoteca. Inicie a atividade enviando um bilhete para os pais ou responsáveis. Em seguida desenvolva o trabalho com os estudantes. Começando pela lavagem dos materiais. Após a lavagem faça a seleção, classificação e organização da sucatoteca. Agora inicie a oficina de sucata com confecção de objetos e jogos pelos estudantes a critério do professor, carros, porta-lápis. Organize uma coleta seletiva na escola (lixo da escola e da comunidade) e encaminhe para uma cooperativa de reciclagem, etc.

A seguir apresentamos um modelo de bilhete.

Atividade retirada de http://revistaescola.abril.com.br/.  Acesso em 18 de maio de 2012.

- Para uma sensibilização inicial, converse com os estudantes sobre quais meios de comunicação eles já utilizaram em seu dia a dia para enviar e receber mensagens. Procure saber mais sobre as situações que provocaram o ato de comunicação e se ocorreram em copresença, como ir a pé até a casa de um amigo para dar um recado, ou utilizando meios de comunicação à distância, como cartas e bilhetes enviados ou recebidos pelo correio ou pelo correio eletrônico, ou ainda conversação em ambientes digitais. Ouça todos os depoimentos e destaque que as próximas aulas serão dedicadas a se aprofundar um pouco mais sobre o tema. Em seguida, proponha que a turma se organize em pequenos grupos, encarregando cada um deles da elaboração de um painel com textos e imagens que apresentem meios de comunicação diversos, incluindo os de períodos históricos distintos. Eles poderão coletar imagens e textos em revistas, em jornais e na internet, escrevendo o título e as legendas;

- Conversar com a turma sobre os resultados da atividade da aula anterior, ressaltando que os meios de comunicação vêm passando por inovações tecnológicas de forma acelerada, mudando de forma significativa a velocidade e o volume das mensagens emitidas e recebidas entre diferentes pessoas, grupos e lugares. É importante destacar também, como lembra o filósofo Pierre Lévy, que uma carta ou um telefonema permitiu ao longo do tempo a comunicação à distância de um para um, enquanto o e-mail ou a sala de bate-papo na internet permite a comunicação em tempo real de muitos com muitos. De outro lado, vale à pena lembrar que, embora ocorra de fato a substituição de alguns meios e técnicas por outros, há uma coexistência entre meios de comunicação de diferentes tipos e idades: por exemplo, ter um telefone ou correio eletrônico à disposição não elimina o contato pessoal e direto. Evidentemente, tal como em outras esferas da vida social, há desigualdade de acesso a esses recursos, já que depende bastante do poder aquisitivo de indivíduos e famílias. 

Atividades retiradas e adaptadas de http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em 17 de maio de 2012.


FLUXO DE CIÊNCIAS 3° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: Notícia, pesquisa, cartazes, folhetos informativos, debate.
EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Esqueleto humano.






















- Músculos, esqueleto, articulação, movimento.

































- Funções do sangue.





































































- Funções dos sistemas respiratórios e circulatórios.






























- Movimento de peixes, aves e animais.
-Identificar as funções do esqueleto (OTM);

-Identificar semelhanças e diferenças no homem e na mulher (DC);















-Relacionar músculos, esqueleto, articulação e movimentos (M);

-Relacionar a produção de movimentos à ação conjunta de músculo e ossos (M);

-Identificar movimentos voluntários e involuntários (M);

-Identificar as funções dos músculos (M);
















-Estabelecer relação entre ossos e sangue (M);



































































-Reconhecer a importância dos sistemas respiratórios e circulatórios para o funcionamento do corpo (M);



























-Relacionar circulação, respiração e movimentos (M);

-Identificar características biológicas de diferentes animais (M);

-Relacionar a forma do corpo à resistência do ar e da água (M);

-Relacionar movimento e deslocamento (M).







- Introduzir o tema, através do diálogo com a turma, pedindo que toquem o braço, a cabeça, etc. e procurem sentir os ossos de seu corpo. Em seguida, provoque a indagação e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Você saberia dizer o nome de algum osso de seu corpo? Dê continuidade a aula apresentando uma notícia ou um folheto informativo sobre o esqueleto humano (se a turma tiver realizado alguma pesquisa anterior, este é o momento de montar um texto coletivo com as informações que agora serão colhidas, através do que pesquisaram. Em seguida, o texto coletivo precisará ser registrado;

- Propor a observação do esqueleto humano esquematizado em cartaz ou folha, com posterior montagem do mesmo utilizando argila ou massa de modelar;

- Apresentar a imagem do corpo de um homem e de uma mulher, peça para a turma observar atentamente. Em seguida, solicite para as crianças listarem as semelhanças e as diferenças no homem e na mulher.
Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. Acesso em 16 de maio de 2012.
 O sistema esquelético é formado por ossos e músculos que trabalham de forma harmônica, garantindo o nosso movimento. Para que o movimento de um músculo estriado esquelético ocorra é necessário que o cérebro emita um comando, os músculos o executem e os tendões e articulações exerçam suas funções. Em média, temos 206 ossos e 500 músculos. Eles realizam seu trabalho em equipe e de forma eficaz. Os músculos são classificados em três grupos: 1) lisos (movimento involuntário); 2) estriados esqueléticos (movimento voluntário) e 3) estriado cardíaco (movimento involuntário).

- Realizar exposição oral do conteúdo utilizando cartazes para ajudar na compreensão do tema. Enfatize a classificação dos músculos. Depois de conhecer a classificação, as crianças devem construir bonecos que mostrem os movimentos de ossos, músculos e articulações. Solicite aos estudantes que tragam materiais diversos para a construção dos bonecos: canudos, borracha EVA, massa de modelar, rolinhos de papel higiênico, espuma, etc., além de barbantes, cola, tesoura e outros materiais que julguem necessários. Em seguida, discuta com a classe sobre a confecção dos bonecos, ressaltando os aspectos mais importantes da representação de articulações, músculos e ossos. Não se esqueça de deixar à disposição da turma livros didáticos e atlas de anatomia, para que possam visualizar, em detalhes, o que estão reproduzindo. Depois de serem orientados, os estudantes, em dupla, iniciam a construção. Quando os bonecos estiverem prontos, as duplas escolhem um movimento específico e o apresentam à classe, explicando o funcionamento de ossos, músculos e articulações.

 *Mais conhecida como tutano, a medula óssea é um tecido gelatinoso que se localiza dentro dos ossos chatos do organismo cuja função é produzir plaquetas, glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos brancos (leucócitos). Esses possuem importantíssimos papéis no organismo, por isso é imprescindível sua existência em perfeitas condições. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas, sendo assim, um órgão hematopoiético. É formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas. Para a produção de novas células sanguíneas a medula óssea necessita de algumas substâncias como ferro, vitamina B12 e carboidratos, bem como os restos das células velhas e/ou mortas. Existem fatores que prejudicam e impedem o bom funcionamento da medula óssea, como doenças e substâncias químicas tóxicas. Nesse caso, o organismo sofre inúmeras alterações provocadas pela baixa produção das células sanguíneas. A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo. Ela vai sendo substituída por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura. A produção de sangue se concentra na extremidade dos ossos. Alguns dos principais hemocitoblastos são: Proeritroblastos: formam os eritrócitos (hemácias), Linfoblastos: formam os linfócitos, Megacarioblastos: formam as plaquetas. Transplante de medula óssea: quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula, esta precisa ser substituída por uma medula saudável, e isso é realizado através de transfusão.Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e com histocompatibilidade sanguínea e inserida no local da medula doente. Testes de compatibilidade são realizados antes da doação, para que não haja rejeição da medula transplantada. Retirado e adaptado de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. Acesso em 16 de maio de 2012.
- Iniciar a aula perguntando à turma se eles sabem como nosso sangue é produzido. Deixe que os estudantes se manifestem e deem suas opiniões sobre isso. Depois explique que a quantidade de sangue de uma pessoa pode variar, mas que, em média, um adulto tem 5 litros, ou seja, 7% de seu peso. Proponha aos estudantes que eles façam um cálculo de quantos litros de sangue, aproximadamente, cada um possui. Abaixo segue exemplo de cálculo: Peso: 40 kg
 7 = 280 ÷ 100 = 2,8 litros de sangue
- Deixar que os estudantes, a partir dos cálculos feitos, mostrem para os colegas a quantidade de sangue que possuem, discutindo entre eles. Explique que a altura e o peso das pessoas variam, e assim também variam suas quantidades de sangue;

- Iniciar uma discussão na turma, propondo alguns questionamentos: E como nosso corpo produz todo esse sangue? Será que o sangue muda com o passar do tempo, ou desde que nascemos possuímos o mesmo sangue? Será que tem um local específico do corpo que só produz o sangue e suas células?

- Relembrar com eles os tipos de células presentes no sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Peça que os estudantes listem as principais funções de cada tipo celular. Após relembrar com as crianças a constituição sanguínea, explique para a turma que o corpo tem uma local para produzir as células do sangue chamado medula óssea. Mas onde fica a medula óssea no nosso corpo? Lance este questionamento e deixe os estudantes se expressarem. Peça que anotem no caderno as suas ideias, para posterior discussão;

- Organizar grupos e entregar uma cartolina para cada equipe e pedir que um integrante se deite sobre ela. Os demais terão de marcar o contorno do colega com giz de cera. Cumprida essa tarefa, solicite que desenhem o coração no local que julgarem ser o correto usando outra cor. Por fim, cada criança deve escrever no caderno qual é a função desse órgão. Socialize e discuta as respostas, aproveitando-se do debate para descobrir o que os estudantes já sabem sobre o tema. Norteie a conversa com perguntas do tipo: "Como o coração trabalha? Para onde vai o sangue que ele bombeia?". Estimule-os a relacionar batimentos cardíacos e circulação sanguínea;

- Distribuir barbantes e quatro folhas de papel celofane para cada grupo. A missão dos estudantes será representar o sangue no contorno do colega que eles desenharam usando apenas os barbantes desfiados e as folhas cortadas em tiras. Por último, darão um título e farão uma legenda para o cartaz. Enquanto eles trabalham, percorra a sala e escute as conversas.  Ensine a turma a sentir a pulsação no pulso e no pescoço. Em seguida, pergunte: "Por que temos a sensação de que a ponta dos dedos está sendo empurrada?". Ouça as hipóteses e apresente mais algumas questões: "Por que sentimos isso em certas partes do corpo e em outras não? Como o sangue chega a todas elas?". Peça que os estudantes escutem o batimento cardíaco uns dos outros usando um copo como estetoscópio (encosta-se a boca do copo no centro do peito e o ouvido no fundo do copo). "Trata-se de um único som? De onde ele vem?" Informe que normalmente é possível escutar dois sons distintos e deixe que as crianças tentem encontrar explicações. Por fim, solicite que escrevam um pequeno relato sobre o que foi aprendido até aqui;

- Organizar grupos de quatro estudantes e pedir que dois deles sintam a pulsação dos outros dois, desta vez contando o número de pulsações em 30 segundos (os dados devem ser anotados no caderno). Em seguida, os mesmos estudantes que tiveram a pulsação medida farão exercícios por um minuto: um deles sentado, apenas exercitando os braços; o outro, de pé, dando pequenos pulos sem sair do lugar. Passado o minuto, a pulsação tornará a ser medida e registrada. As crianças perceberão que, depois da atividade física, as pulsações aumentaram - coração bombeando mais sangue para que o organismo aguente o esforço. Mas o número de batimentos da criança que se exercitou de pé foi maior - justamente porque foi ele quem se esforçou mais. Peça que os estudantes discutam os resultados da etapa anterior, justificando suas ideias. Em seguida, eles devem pesquisar a importância do sangue na circulação no material pré-selecionado por você. Solicite que listem as razões pelas quais o sangue é importante. Mais uma vez, coloque em discussão as respostas.

Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. Acesso em 16 de maio de 2012.
- Solicitar que os estudantes retornem aos cartazes produzidos e representem novamente o coração, o sangue e os vasos sanguíneos, desta vez baseados no conhecimento construído. Eles podem desenhar o coração em uma folha e colá-lo no lugar que agora sabem ser o correto.

- Organizar a turma em duplas e pedir que os estudantes observem os movimentos corporais do colega durante a respiração. Explique o que é inspirar (encher os pulmões) e expirar (esvaziá-los). Em seguida, peça que relatem quantas inspirações o colega faz em um período de 30 segundos. O próximo passo é distribuir uma bexiga vazia para cada criança e solicitar que inspirem normalmente para enchê-la com todo o ar que conseguirem em uma única soprada (depois de executada essa tarefa, a bexiga deve ser amarrada para não perder o ar). Os estudantes repetirão o procedimento com uma segunda bexiga, agora, inspirando mais fundo (espera-se que, dessa vez, eles consigam enchê-las um pouco mais). E ainda soprarão uma terceira bexiga com a inspiração mais curta possível (essas certamente serão as mais vazias de todas). Explique aos estudantes que, ao soprar o ar para dentro da bexiga, eles estão realizando uma expiração. E que, quando retomamos o fôlego, fazemos uma inspiração. Conclua a etapa pedindo que os estudantes observem as bexigas dos colegas para perceber que a capacidade dos pulmões varia de pessoa para pessoa;

- Acender uma vela, fixa-la no centro de um pires com sua própria parafina derretida e colocá-la em uma tigela com dois dedos de água. Em seguida, coloque sobre a vela acesa a garrafa PET cortada ao meio e destampada. Os estudantes verão que o fogo não se apaga. Pergunte por quê. Em seguida, rosqueie a tampa. Dessa vez, a chama se apagará. Questione novamente: "Por que isso ocorreu?". Cada criança deve registrar no caderno sua hipótese e socializá-la com o restante da turma. Depois, explique que, ao queimar, a vela libera gás carbônico, e que isso acontece durante a queima de qualquer combustível. Será que existe alguma relação entre a vela queimando e a respiração humana? Pode ser que os estudantes apontem a necessidade de oxigênio como um fator comum às duas situações. Prossiga nos questionamentos: "Será que o gás carbônico que liberamos também vem de uma combustão? Qual é o combustível que usamos?". Explique que a queima de uma substância exige a presença de oxigênio e transforma o combustível, liberando gás carbônico e energia. Assim como a combustão da vela, usamos o oxigênio do ar e liberamos gás carbônico. Para concluir, lance mais um desafio: "Se o corpo também faz combustão, de onde tiramos energia?". As crianças devem buscar a resposta em materiais pré-selecionados por você e apresentar suas hipóteses. Socialize-as com uma discussão coletiva.
Atividades retirada e adaptada de portatdoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 16 de maio de 2012.
- Sentar com os estudantes em uma roda e conversar sobre as possibilidades de movimentação do nosso corpo. Pergunte quais movimentos eles costumam realizar no dia- a - dia quando acordam (como o espreguiçar), ao escovar os dentes, ao caminhar até a escola ou quando brincam com os colegas. Sugira que as crianças se levantem, experimentem esses movimentos e falem quais as partes do corpo são acionadas para a realização de cada um deles. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, dê comandos para que realizem os movimentos discutidos, como se espreguiçar, caminhar, saltar, entre outros. Também estimule os estudantes a criar movimentos novos a partir dos que foram experimentados;

- Perguntar como os animais se deslocam. Ouça os exemplos das crianças e questione como esses movimentos podem ser imitados. Com a turma espalhada pela quadra ou pelo local em que ocorre a aula, solicite que realizem os movimentos de diferentes animais. Diga para se posicionarem como se estivessem dentro de um ovo, tal e qual um pintinho antes de nascer. Em seguida, estimule-os a imitar desde o nascimento do pintinho até sua transformação em galo ou galinha. Agora, pergunte aos estudantes sobre como dormem, comem, correm ou se espreguiçam os animais que conhecem. Comece pelos animais domésticos (cachorros, gatos etc.) e, depois, fale dos animais de fazendas (porco, vaca, ovelha, pato etc.), sempre pedindo para a criançada imitá-los. Vale também imitar animais que seriam vistos em um safári na África, por exemplo, caso de leões ferozes e girafas enormes, ou, então, aqueles que habitam a floresta Amazônica, como macacos saltitantes e jacarés de bocas enormes ao espreguiçar ao nascer do sol;

- Perguntar á turma: As aves e os peixes se movimentam da mesma forma? Após as respostas dos estudantes, converse sobre as características biológicas de cada animal e que essas determinam o movimento.
Atividades retirada e adaptada de portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 16 de maio de 2012.

EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES





- Energia.







- Diferentes formas de energia.







































































- Transformação da energia.









































- Magnetismo.











-Reconhecer diferentes recursos naturais necessários para vida cotidiana (... energia...) (DC);


-Conceituar energia, citando tipos de fonte (OTM);

-Pesquisar sobre as formas alternativas de energia (OTM);
































































-Descrever aplicações no cotidiano e cuidados com a transformação de energia (OTM);

-Descrever os cuidados com a energia elétrica (OTM);

-Utilizar a leitura, para compreender o uso de energia nas novas tecnologias (telecomunicação e informática) (OTM);

-Conhecer meios de economizar energia elétrica (OTM);

- Fazer uso de técnicas de reciclagem, redução e reutilização (DC);












-Conceituar magnetismo, indicando os tipos de imã (provisório e permanente) (OTM);

-Identificar o uso do imã no dia a dia (OTM).

 A geração, a transmissão e a distribuição de energia é um processo de fundamental importância para a sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em nossas casas, ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. No entanto, as fontes energéticas mais utilizadas são as não renováveis e suas reservas estão se esgotando. 

- Uma boa forma de dar início a uma discussão sobre fontes de energia e produção de energia elétrica é questionar as crianças quanto à simplicidade do ato de acender uma lâmpada: basta mexer em um botão e a lâmpada acende, alimentada pela energia elétrica. Onde essa energia é produzida? Qual fonte/recurso energético foi utilizado para a produção dessa energia? Nesse início, o mais importante é garantir uma ideia básica: existem diversas fontes de energia que podem ser utilizadas e há várias formas de se obter energia elétrica;

- Perguntar aos estudantes sobre as diversas fontes de energia existentes no planeta, e que podem ser utilizadas para a geração de energia elétrica. Sistematize as respostas no quadro didático. Em seguida, faça um quadro com duas colunas. Na primeira coluna escreva "energias renováveis" - e na outra, "energias não renováveis". Nesse momento, explique as diferenças entre elas e peça aos estudantes que indiquem - mediante as respostas dadas anteriormente - quais fontes de energia eles consideram como renováveis e não renováveis. Preencha a tabela e faça, se necessário, alguma correção e/ou comentário;

Energia Renovável
Energia Não Renovável





Obs. Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais ocasionados pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera gases poluentes responsáveis pelo efeito de estufa. Durante o debate é de suma importância o processo de conscientização para a redução do desperdício de energia, destacando possíveis atitudes para realização desse processo.

- Após a apresentação dos estudantes, amplie os conhecimentos apresentado a tabelas a seguir:





Atividades retiradas e adaptadas de http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol1/Num1/artigo7. Acesso em 18 de maio de 2012.

- Propor aos estudantes que listem situações da vida diária que implicam em consumo de energia - seja elétrica ou de outras fontes, como os combustíveis fósseis, etanol, etc. Os estudantes devem criar um quadro e tentar associar cada situação ao tipo de atividade (doméstica, industrial, agrícola, transportes, etc.) e à fonte de energia usada. Por exemplo, aparelhos e instalações da casa estão na coluna do uso doméstico da energia, onde se gasta eletricidade. Deslocamentos diários estão na coluna de transporte e utilizam combustíveis fósseis. Os estudantes podem identificar também quais bens consumidos são produzidos localmente e aprender a optar por eles, em vez de comprar produtos que vêm de fora do país. Explique que isso já representa economia energética. Aproveite para conversar com a turma sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em outros países com o objetivo de poupar energia. Peça que complementem as informações conversando com familiares;

- Organizar uma rodada de discussão com a turma sobre os resultados encontrados em relação ao consumo de energia na vida diária. Esclareça que algumas atividades que gastam energia são imprescindíveis, como o uso doméstico da luz elétrica. Do mesmo modo, os deslocamentos entre a casa e o trabalho dos adultos e a energia gasta para produzir alimentos e bens de primeira necessidade. Posto isso, ressalte que em todas as atividades pode haver economia. Um exemplo é evitar tomar banhos demorados ou deixar luzes acesas desnecessariamente; outra opção é preferir, sempre que possível deslocamento a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta. Também podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a compra de alimentos e outros bens produzidos localmente, dentre outros. De posse dessas informações, as crianças podem confeccionar cartazes ou folhetos informativos com dicas sobre economia de energia. Os resultados dos trabalhos podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade.

Atividades retiradas e adaptadas de http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol1/Num1/artigo7. Acesso em 18 de maio de 2012.






 *Magnetismo é a propriedade que certos materiais têm de atrair pedaços de ferro e outras substâncias como o níquel, o cobalto e as ligas com estes metais. Outros metais como prata, cobre, alumínio e outros materiais como vidro, madeira e plástico não sofrem influência observável sob a ação do campo magnético fraco de um ímã comum. Os materiais atraídos pelo ímã são chamados de ferromagnéticos. Estes materiais também podem comportar-se como um ímã, atraindo outros materiais ferromagnéticos. Portanto, existem dois tipos de ímãs: Permanente: quando o magnetismo do material se conserva por tempo indefinido. Ex: o próprio ímã em barra. Temporário: quando o magnetismo do material permanece apenas durante algum tempo. Ex: a moeda em contato com um ímã se transformará em um ímã enquanto durar o contato. Retirada de http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol1/Num1/artigo7. Acesso em 18 de maio de 2012.
- Propor a realização da experiência a seguir: A proposta é que as crianças devem aproximar o ímã de alguns materiais metálicos e nãoj metálicos, observando o fenômeno de atração magnética. Material utilizado: Ímã (barra, forma de U, cilíndrico), botões de plásticos, clips de plásticos, tampas de canetas, alfinetes, parafusos, clips de metal, moedas. Desafio: Como você pode ‘pegar’ uma moeda sem colocar sua mão sobre ela?
Para descobrir como pegar objetos sem colocar a mão diretamente neles, o professor deve orientar os estudantes a fazerem alguns testes. Por exemplo, coloque todos os materiais juntos em cima de uma mesa. Inicialmente deixe as crianças à vontade. Caso nenhuma manifestação seja observada, o que é muito difícil em função de uma curiosidade inerente, oriente-as do seguinte modo: solicite para elas aproximarem a moeda dos materiais e verificarem o que ocorre. Aproxime o ímã da moeda e, em seguida, aproxime os outros materiais. Atitudes observadas no trabalho desenvolvido antes de aproximar a moeda, ou o ímã, as crianças têm por curiosidade manipular os outros materiais, verificando que ali existem materiais não metálicos e materiais metálicos, que elas podem identificar apenas como ‘ferro’.
1. Ao aproximar a moeda, elas verificam que nada ocorre. O interessante é que algumas não só insistem, mas ficam irritadas, chegando a bater com a moeda nos materiais para produzir alguma alteração.
2. Ao usar o ímã, vem o espanto: “Nossa! Tem algo mágico que atrai o ‘ferro’!“ Em seguida, todas as crianças largam a moeda e vão diretamente conferir o que o ímã pode fazer. Elas repetem a operação várias vezes e, por si só, começam a afastar e aproximar o ímã para ver se isto influencia em alguma coisa.
3. Aproximando o ímã da moeda, estes entrarão em contato. Ao aproximarmos a moeda dos materiais, esta, ainda em contato com o ímã, passará a atrair da mesma maneira que o ímã: as crianças vão ao delírio ao perceberem que a moeda comporta-se como um ímã. Atividade retirada de http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol1/Num1/artigo7. Acesso em 18 de maio de 2012.
FLUXO DE CIÊNCIAS 4° ANO - IV UNIDADE
Gêneros textuais sugeridos: Histórias em quadrinhos, notícia, exposição escrita, reportagem, pesquisa, debate, cartaz, lista temática, roteiro de pesquisa.
EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES














- Fatores que interferem a fauna e flora.


- Impactos ambientais causados pela ação do homem.




















- As rochas.













- Doenças e contaminação no solo.




- Tecnologia na medicina.













- Tecnologia e energia elétrica.

















































- Luz e sombra.




















































































- Circuito elétrico.















- Relacionar os fatores e mecanismos que interferem na fauna e flora (OTM);

- Relacionar os efeitos dos fenômenos naturais (físicos, químicos, biológicos) na fauna e da flora (OTM);


-Relacionar o perigo da população no meio ambiente (causa consequência) (OTM);













-Identificar os tipos de rocha (OTM);

-Citar a utilidade das rochas (OTM);









-Caracterizar técnicas de utilização do solo nos ambientes urbanos e rurais, identificando os produtos utilizados e as consequências de seus usos inadequados (DC);

-Relacionar a interferência humana no meio ambiente, causando a contaminação do solo (OTM);

-Descrever a importância da coleta seletiva e a reciclagem do lixo (OTM);

-Conhecer os tipos de doenças causadas ao homem (OTM);

-Verificar em cartões de vacina a administração das doses e sua importância na prevenção das doenças (OTM)


-Pesquisar sobre o uso de novas tecnologias para o tratamento de doenças (OTM);

-Caracterizar a construção de objetos como uma forma de tecnologia (M);

-Identificar os processos de transformação de energia até a luz de nossas residências (M);

-Analisar propostas para o uso de materiais e recursos energéticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável (DC);





























-Compreender a luz como fenômeno natural (M);

-Identificar as possíveis origens da luz (M);

-Relacionar luz a sombra (M);

-Identificar os fenômenos de reflexão e retração da luz (M);








































































-Reconhecer um circuito elétrico simples montado a partir de pilhas eletroquímicas (M).
*É importante que os estudantes percebam que os seres humanos fazem parte de um ecossistema, que interage e necessita, mas que não pode dominá-lo. Se fizermos uma retrospectiva histórica da relação do homem com a natureza, percebemos a forte cultura de dominação humana frente à natureza (prever as condições climáticas, o cultivo das plantas, a domesticação de animais, entre outros). Ao longo do tempo o homem vem tirando vantagem desse domínio. Devido as vantagens que traz a sua espécie o planeta é modificado drasticamente, abusos são cometidos na utilização dos recursos naturais, que trazem como consequências graves problemas ambientais. Consciência ambiental significa perceber que somos parte de um complexo sistema de interação, e que todas as nossas ações, positivas ou negativas, afetam esse sistema e, portanto, afetam a nós mesmos. Dessa forma, é essencial que sejam desenvolvidas nos estudantes atitudes favoráveis à preservação e conservação dos recursos naturais. Atitudes simples podem alcançar resultados grandiosos. Adaptado da Coleção Projeto Pitanguá, 5º ano, pagina 59. Editora Moderna, São Paulo, 2008.

- Recordar os conceitos de fauna e flora, promovendo o debate na sala de aula. Organize com uma lista temática dos fatores que interferem na fauna e flora.  Estimule a turma a produzir histórias em quadrinhos, usando como tema em estudo;

- Estimular os estudantes a identificarem diferentes causas e consequências dos desequilíbrios, dizer o que pensam, desenvolvendo a argumentação, a crítica e a possibilidade de reformular ideias. É indispensável que seja realizada uma pesquisa sobre casos de desequilíbrios ocorridos no Brasil e no mundo, de maneira que os estudantes tenham exemplos para trabalhar a compreensão do conceito. Atividades retiradas da Coleção Projeto Pitanguá, 5º ano, pagina 61. Editora Moderna, São Paulo, 2008.

- Solicitar que os estudantes produzam, com recortes de revistas, jornais ou desenhos, cartazes de modificação drásticos no planeta.


*A superfície do planeta Terra é constituída por materiais sólidos que recebem o nome de rochas. Na natureza, podemos observar vários tipos de rochas, com características próprias. As rochas que constituem a superfície da Terra podem ficar recobertas por solo ou por água de mares, rios, lagos ou ainda, descobertas. Elas são compostas de uma mistura de materiais chamados minerais. Sua coloração, brilho, dureza, presença de grãos ou pequenos cristais, varia dependendo dos tipos e da quantidade de materiais que elas cotem.
*Com o passar do tempo, as formações rochosas vão sofrendo desgastes e se degradando. Esse processo é causado por mudanças de temperatura, congelamento e degelo, contato com água de chuva, com vento, com seres vivos, como plantas e animais. O processo de desgaste das rochas, que podem durar milhares de anos, começa com a quebra de suas camadas mais expostas, formando, assim, fragmentos de rochas, que formam o solo.

- Organize a turma em grupos, em seguida, apresente diferentes fragmentos de rochas (as amostras devem ser indicadas por uma numeração, exemplo: amostra 01, etc.). Solicite que os grupos manipulem e observem e em seguida listem as características de cada amostra. Dando continuidade ao trabalho, peça que os grupos comparem as amostras destacando: semelhanças (consistência endurecida); diferenças (cor das rochas ou presença de grãos com cores diferentes nas amostras); tipo de superfície (lisa ou com lascas aparentemente cortantes). Após a conclusão do trabalho em grupo, promova a socialização das produções dos grupos.

- Proponha a leitura de textos de diferentes gêneros (notícia, exposição escrita, reportagem, história, entre outros), peça para os estudantes produzirem, em grupo, um texto (gênero exposição escrita) sobre a utilidade das rochas.


- Utilizar o espaço da “rodinha” para motivar os estudantes, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com eles sobre a temática da aula: os tipos de doenças causadas ao homem e a importância na preservação;



- Apresentar o vídeo "Como se faz uma vacina" para os estudantes. Em seguida promova uma discussão sobre o que os estudantes observaram durante a apresentação do vídeo. Solicite para a próxima aula o seu cartão de vacinação, objetivando  analisar quais são as vacinas que já fazem parte de seu organismo de cada um. Solicite aos estudantes que escolham 4 vacinas que eles já receberam e que constam em seu cartão de vacina e realizem uma pesquisa  sobre elas e em seguida preencham o quadro abaixo.

PESQUISANDO O CARTÃO DE VACINA
Vacina
Para quê serve?
Quando foi fabricada?
Quais as complicações ao indivíduo se caso não receber dose desta vacina?














- Solicitar que em duplas, os estudantes realizem uma pesquisa sobre o uso de novas tecnologias para o tratamento de doenças. Agende o dia para a entrega das pesquisas. No dia da entrega peça que formem grupos, e oriente-os que leiam as pesquisas e anotem quais as informações que foram comuns e as que não. Para finalizar solicite que elaborem um novo texto a partir das anotações;

- Apresentar vários objetos e ressaltar que para eles terem o formato que possuem passam por uma transformação decorrente da tecnologia aplicada.















*Os ambientes podem receber iluminação de fontes naturais ou produzidas pelo homem. O Sol é a principal fonte de luz natural da Terra; as lâmpadas são fontes de luz produzidas pelo ser humano. As indústrias produzem lâmpadas elétricas, nos dias atuais com o objetivo de desenvolver produtos econômicos, duradouros, potentes e que reproduzam com maior fidelidade a cor da luz do Sol. Além da Lâmpada de filamento comum, também existem lâmpadas denominadas frias, comumente usadas na cozinha das residências, em escritórios e empresas. Essas lâmpadas são mais eficientes e aquecem menos, diferentemente das lâmpadas comuns que, acesas, chegam a queimar nossos dedos quando as tocamos.
*A luz emitida pelo Sol é decomposta na atmosfera num fenômeno denominado dispersão da luz. A luz do Sol é classificada como policromática branca, por resultar da composição de luzes de infinitas cores, entre as sete cores que podem ser vistas na formação do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Esse conjunto de sete cores recebe o nome de espectro da luz solar. O prisma é um pedaço de vidro polido cujas faces de seção transversal costumam ter a forma de triângulo. A dispersão ocorre quando a luz branca penetra por uma das faces do prisma e, pelo lado oposto, saem, separadas, as sete cores citadas. Quando um feixe policromática incide sobre um prisma fica mais fácil perceber o fenômeno da Luz porque, ao atravessá-lo a luz sofre dois desvios.
*Aos nossos olhos, a luz emitida pelo Sol parece ter uma única cor, a branca. No entanto, a sua luz é composta de um conjunto de cores diferentes. Nos ambientes iluminados, é possível perceber que a luz atravessa total ou parcialmente alguns materiais. Existem também materiais que não são atravessados pela luz. Os materiais que impedem a passagem da luz são chamados opacos; os que deixam passar pouca luz são os translúcidos. Os materiais transparentes são aqueles que permitem a passagem total da luz.
*A sombra de um objeto é uma região escura que se forma quando a luz encontra um obstáculo. Adaptado da Coleção Projeto Conviver, 2º ano, paginas 78 a  93. Editora Moderna, São Paulo, 2008.

- Organizar a turma em equipes de quatro crianças e pedir que cada uma liste nomes de aparelhos que funcionam com energia elétrica. Em seguida, peça que as crianças circulem os aparelhos que proporcionam conforto às pessoas e que sublinhem aqueles que elas consideram imprescindíveis - ou seja, sem os quais a gente não conseguiria viver. Estabeleça um tempo para que os grupos compartilhem suas discussões. É esperado que os estudantes citem uma grande variedade de aparelhos que proporcionam conforto e segurança. E que concluam que seria muito difícil viver sem energia elétrica. Registre as principais ideias levantadas em um cartaz;

- Agora, os estudantes devem ser organizados em duplas ou trios para fazer uma pesquisa sobre artefatos do cotidiano, como lâmpada elétrica, chuveiro, geladeira e ferro de passar roupa. Se a escola tiver biblioteca, faça uma seleção de material disponível para consulta. Caso contrário, peça que as crianças tragam material de casa e façam a pesquisa em sala de aula. Escreva no quadro didático um roteiro para auxiliar os estudantes quanto aos objetivos da atividade: "Que objeto é esse? Quem o inventou? Quando? Como as pessoas viviam sem ele antes de sua invenção? Quais são as vantagens e desvantagens desse objeto para a sociedade?". Combine com os estudantes como o registro da pesquisa será feito. Você pode pedir um texto do gênero expositivo, uma tabela ou uma lista de informações, entre outras possibilidades. Uma dica: escolha um objeto e faça um registro coletivo que sirva de modelo. Ao final da pesquisa, crie condições para que eles compartilhem as informações que aprenderam no estudo. A essa altura, os estudantes já perceberam a importância dos objetos que funcionam com energia elétrica.

Atividades adaptadas da Coleção Projeto Conviver, 2º ano, paginas 78 a  93. Editora Moderna, São Paulo, 2008.

- Iniciar a aula apresentando a pergunta desafio, foco da investigação da aula: Como a posição do foco de luz interfere na produção das sombras? Levante as opiniões das crianças, sobre o problema apresentado para serem investigadas pela turma. Pergunte então as crianças que recurso poderia ser usado para verificar as opiniões. Seria interessante que as crianças sugerissem o próprio Sol ou uma outra fonte de luz. Caso isto não ocorra, você poderá dizer que inicialmente elas irão observar as sombras, em sala, com o auxílio de uma fonte de luz artificial (a luz de uma lanterna). Em casa observarão as sombras produzidas pelo Sol, em diferentes horários do dia.
Atividades retirada e adaptada de portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 20 de maio de 2012.
*Vale lembrar que pela manhã e à tarde, as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental você viu que quando a luz é projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. O mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu. Retirado de portatdoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 20 de maio de 2012.
- Organizar a turma em equipes de quatro crianças e entregue uma lâmpada incandescente (2,5 volts) para cada grupo. Em seguida, pergunte: "O que é necessário para fazê-la acender?". Peça que registrem suas hipóteses com desenho ou por escrito. Depois, distribua o restante do material (uma pilha grande, de 1,5 volt, e dois pedaços de fio. Solicite que os estudantes registrem a montagem no caderno por meio de desenho, identificando o gerador de energia (pilha), o fio condutor, a resistência elétrica (filamento da lâmpada) e o caminho percorrido pela corrente elétrica. Quando está fechado, o circuito permite a passagem da corrente, fazendo a lâmpada acender. Quando aberto, não há passagem de corrente e a lâmpada não funciona.
ilustração sobre energia elétrica
Para entender o funcionamento da lâmpada, é preciso observar seu filamento. Separe os seguintes materiais para cada equipe: duas pilhas grandes (D), um pedaço de esponja de aço, um alfinete, fita-crepe e fio de telefone. Explique as crianças que elas farão um experimento para entender como é produzido o brilho de uma lâmpada incandescente. Oriente-as a juntar as duas pilhas (polo positivo de uma em contato com o negativo da outra) e passar fita-crepe para uni-las. Em seguida, peça que prendam o alfinete em uma das extremidades do fio. O próximo passo é fechar o circuito, ou seja, encostar uma extremidade do fio no polo negativo e o alfinete no positivo (como na ilustração a seguir). Incentive os estudantes a prever o resultado: "O que vai acontecer com o alfinete?". A previsão pode ser feita oralmente ou por escrito. Em seguida, realize o procedimento. Peça que as crianças contem mais ou menos 10 segundos e desfaçam o circuito. Elas devem relatar o que aconteceu e registrar no caderno. Oriente-as, então, a prender um pedacinho da esponja de aço em uma das extremidades do fio. Depois, solicite que encostem a extremidade livre do fio em um dos polos das pilhas e o pedacinho de esponja de aço no outro. De novo, os estudantes deverão relatar o resultado e registrá-lo. No primeiro procedimento, é esperado que o alfinete fique quente quando os estudantes fecharem o circuito (sinal de que a corrente elétrica está passando por ele). No segundo, o pedaço de esponja de aço ficará avermelhado, podendo até pegar fogo (outro indicativo de passagem de corrente elétrica). Conclusão: a passagem de corrente é responsável pelo aquecimento tanto do alfinete quanto da esponja de aço. É isso o que ocorre também com o filamento da lâmpada. Se os estudantes perguntarem por que o filamento não pega fogo, permita que eles levantem suas hipóteses antes de esclarecer a dúvida. O bulbo da lâmpada (vidro) é lacrado de modo a não existir ar em seu interior. Assim, o filamento não pega fogo, mesmo ficando bem quente. Muito importante: deixe claro para os estudantes que eles não devem tocar no alfinete ou na esponja de aço durante as experiências, pois ambos ficarão aquecidos por alguns segundos. Se preferir, faça a atividade coletivamente, de modo que os estudantes não precisem manipular o material.
Atividade retirada de http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em 16 de maio de 2012.




FLUXO DE CIÊNCIAS 5° ANO - IV UNIDADE                    

Gêneros textuais sugeridos: Lista, roteiro de entrevista, entrevista, síntese, esquema, debate, biografia, cartaz.

EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Instrumentos tecnológicos utilizados pelo homem.
-Conhecer os mecanismos de manejo adequados aos recursos naturais. (OTM).

-Identificar instrumentos tecnológicos utilizados pelo homem no cotidiano a partir de uma abordagem histórica (OTM);




























-
- Iniciar a aula fazendo alguns questionamentos sobre a temática:
  1. Quais instrumentos que você tem contato no dia a dia?
  2. Essas invenções são criações atuais?
  3. Encontramos muitas invenções hoje? precisamos realmente de todos os “novos produtos” que são lançados?
  4. A publicidade influência o consumo?
  5. Necessitamos realmente de todas às invenções que são criadas?
  6. Vocês já observaram que um determinado conjunto de invenções são características da época?
  7. Todas as invenções são positivas?

- Apresentar imagens de invenções do dia- a- dia de invenções em duas épocas diferentes.

- Realizar a leitura de textos que abordem a temática em estudo. Em seguida, entrevistar pessoas mais velhas como as invenções afetaram seu dia -a –dia.

- Solicitar que a turma realize uma pesquisa, partindo da seguinte questão:   como ocorreram algumas invenções dos seguintes utensílios: garfo, vidro, clipe, óculos, papel, zíper, caneta, papel-moeda, fechadura?

- Solicitar que os estudantes produzam um texto síntese sobre como as invenções contribuíram para a melhoria ou piora da qualidade de vida.


- Apresentar imagens de materiais que queimam e materiais que não queimam. Peça que os estudantes preencham um quadro com os materiais que queimam e materiais que não queimam.

- Propor a realização da leitura de textos (não esqueça de fazer o trabalho de compreensão), em seguida, solicite que os estudantes pesquisem sobre a poluição do ar. Finalize com produções de esquemas (primeiro em grupo, depois individual) sobre os textos lidos ou a partir das pesquisas.

EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES


























- Diferenças físicas e fisiológicas entre homens e mulheres.



































































































- Reprodução humana e de outros animais.






























































































- Desenvolvimento embrionário.

- Gravidez na adolescência.








































- DSTs.

























- Sistema nervoso.











- Sistema hormonal ou sistema endócrino.































- Prevenção e saúde.































- Mostrar a organização do corpo humano das células aos sistemas (M);

-Tratar do corpo humano como uma estrutura integrada e de funcionamento sistêmico (M);




























































































-Explorar a organização do sistema reprodutor/sistema genital (M);























-Evidenciar as diferenças entre homens e mulheres (M);















































































































-DSTs e métodos anticoncepcionais (M);
























-Mostrar as diferentes formas pelas quais o sistema nervoso e o sistema hormonal regulam o corpo (M);








































-Citar situações do cotidiano envolvendo preservação da saúde com a utilização de soros e vacinas (M);

- Explorar a necessidade de integração no desenvolvimento físico e mental, cultural, artístico (M).

* Exceto os vírus, todos os seres vivos são formados por pequenas partes vivas chamadas células. As células são as estruturas básicas do ser vivo: são elas que determinam como serão sua forma e função. Há células que só podem ser vistas com o microscópio, a exemplo das células que compõem o sangue. Existem algumas células que podem ser vistas a olho nu, com as pequenas bolsinhas que formam os gomos da laranja. São as células que fazem o corpo crescer. Elas têm a capacidade de se dividir, ou seja, uma célula dá origem a duas células, que se dividindo darão origem a quatro células e, assim por diante. Dessa forma, grande número de células do corpo continua a se dividir mesmo depois que a pessoa já cresceu. Elas darão origem a novas células para substituir as que já morreram ou precisam ser renovadas. As partes fundamentais da maioria das células são a membrana celular, o citoplasma e núcleo.
* Um grupo de células semelhantes e que realiza a mesma função no organismo é chamado tecido. Nosso organismo é formado por quatro tipos de tecido: tecido epitelial, tecido muscular, tecido conjuntivo e tecido nervoso.
 *O conjunto de tecidos forma os órgãos. Cada órgão realiza uma ou mais funções específicas no organismo, a exemplo do estômago, que é o órgão que tem como função produzir suco digestivo e, por meio de movimentos, misturá-lo ao alimento ingerido. Dessa maneira, ocorrem transformações e se forma uma mistura mais líquida, facilitando o trajeto até o intestino.
 *Ao conjunto de órgãos com funções relacionadas formam os sistemas. Existem vários sistemas em nosso corpo: digestório, cardiovascular, respiratório, urinário, nervoso, esquelético, muscular, articular, genital, órgãos dos sentidos e glândulas endócrinas. Para que o organismo seja saudável e funcione de forma equilibrada e harmoniosa, todos os sistemas devem exercer suas funções de maneira integrada. Retirado e adaptado de http://www.suapesquisa.com. Acesso em 20 de maio de 2012.


- Questionar os estudantes com algumas perguntas, tais como: Vocês sabem de que é composto o corpo humano? O que vocês sabem sobre as células? Promova um debate sobre a temática;

- Apresentar as estruturas da célula para que os estudantes as conheçam (lembrete: não é necessário que os estudantes decorem os nomes, pois nas séries seguintes a temática será retomada);

- Realizar exposição oral, utilizando imagens para auxiliar a compreensão. Comente que a partir de unidades menores, isto é, a partir das células, dá-se o agrupamento que forma os tecidos, e estes formam órgãos, que por sua vez formam os sistemas. Não se esqueça de enfatizar que o corpo humano é um todo integrado. Sua divisão é feita apenas para facilitar o estudo;

- Propor uma pesquisa sobre os tipos de tecidos. Depois, solicite que desenhem e construam um mural.

- Propor a realização de uma pesquisa sobre a expressão “calcanhar de Aquiles” e o que ela significa;

Texto:
Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos. Filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões), teve seu principal momento no cerco à cidade de Troia. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.
Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.
Para vingar a morte de Pátroclo, seu amigo, que sucumbira às mãos de Heitor, matou este último, mas foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra de Tróia, que foi retrata na Ilíada de Homero.
Curiosidade:  A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hojepara representar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa ou de uma instituição. Retirado de http://www.suapesquisa.com/pesquisa/aquiles.htm. Acesso em 20b de maio de 2012.

- Solicitar que os estudantes identifiquem, com base em esboço anatômico, quais são os sistemas que compõem o corpo humano.

- Apresentar para a turma a biografia de Galeno (129-199), médico grego da escola de gladiadores de Roma, e como sua obra escrita influenciou a medicina por muitos séculos. Após a leitura mostre fichas com as palavras e outras com seus significados das mesmas. É interessante misturar as fichas e pedir que a turma tente associar a palavra ao seu significado.

Texto: Cláudio Galeno
Médico grego (129-199). Um dos mais importantes da Antiguidade, considerado o criador da fisiologia experimental. Nasce em Pérgamo, Ásia Menor, onde, desde os 16 anos estuda filosofia e medicina. Aos 28 anos, torna-se cirurgião oficial dos gladiadores de Mísia. Entre 162 e 164, vai para Roma, onde obtém sucesso ao cuidar do jovem Cômodo, herdeiro do trono imperial.
É na corte imperial que escreve a maior parte de sua obra: cerca de 400 livros, dos quais 98 são conhecidos.
Galeno faz várias descobertas, baseadas em experimentos com macacos. No interior do sistema nervoso cerebral, diferencia os nervos sensoriais dos motores; descreve o coração e o mecanismo da pequena circulação; demonstra que os rins processam a urina; e mostra que as artérias contêm sangue e não água, como se acreditava até então. Desenvolve a teoria de que as doenças do corpo humano ocorrem quando há um desequilíbrio entre quatro de seus componentes essenciais: o sangue, a bílis, a pituíta e a atrabílis. Modernamente, a pesquisa científica demonstra a incorreção de algumas de suas teoria.
     
 Retirado de http://www.algosobre.com.br/biografias/claudiogaleno.html. Acesso em 20 de maio de 2012.

Disponível em http://www.winkpedia.com.br. Acesso em 21 de maio de 2012.

- Pedir aos estudantes que se lembrem de situações relacionadas com o nascimento de animais e plantas e comparem com o nascimento de um bebê humano;

- Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios, através de uma pergunta (o que você sabe sobre reprodução humana?). Como na maioria dos casos eles têm vergonha de se expor. Uma boa estratégia é utilizar uma caixa na qual os estudantes, sem ser identificados, devem colocar seus questionamentos para que possam ser respondidos (se possível contar com um profissional da área para dar esclarecimentos, será muito interessante). Organize em blocos temáticos para ser esclarecidas em conjunto.

Atividades adaptadas da Coleção Marecha Criança, 5º ano, pagina 109, 110, 111. Editora Scipione, São Paulo, 2008.

As palavras pênis, vagina, testículo, provavelmente não fazem parte do vocabulário dos estudantes. Eles costumam conhecer os órgãos genitais por nomes familiares ou vulgares. Esteja pronto para o fato de que alguns estudantes podem sentir inibição de falar do assunto, fazer piadas e rir. Para evitar que as palavras utilizadas para nomear os órgãos sexuais acarretem brincadeiras desrespeitosas, sugerimos uma conversa com a turma sobre o poder das palavras. Ás vezes é necessário permitir que as crianças falem as palavras proibidas, para que liberem as tensões relacionadas ao tema. Retiradas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br. /. Acesso em 16 de maio de 2012.

- Inicie a aula realizando a leitura do texto (indicado a seguir). Após a leitura proponha alguns questionamentos. Escute as idéias dos estudantes, informe que o tema de estudo dessa aula é o sistema genital feminino e o masculino. Pergunte a turma o que já sabem sobre, e o que gostariam de saber;
-  Forme grupos e em seguida solicite que escrevam, em folha avulsa, tudo que gostariam de saber sobre o assunto. No decorrer da aula as dúvidas e curiosidades escritas vão ser respondidas no coletivo da turma. Analise as dúvidas e curiosidades dos estudantes. Agindo assim você amplia o conhecimento que tem de cada um;
Texto:
Exemplos de questões:
1.    Quais as diferenças entre o desenvolvimento de Tiago, Flávia, Juliana e Mateus?
2.    E aqui na turma, você e os seus colegas estão se desenvolvendo no mesmo ritmo?
3.    O que você diria a uma pessoa que possui um ritmo de desenvolvimento mais lento?
4.    Quais as diferenças entre o corpo de meninos e de meninas?
-  Distribua para cada estudante uma cópia do sistema genital feminino e o masculino sem os nomes dos órgãos que o compõe e solicite que eles escrevam os nomes dos órgãos.
Atividades retiradas e adaptadas do http://portaldoprofessor.mec.gov.br. /. Acesso em 16 de maio de 2012.
*Homens e mulheres possuem sistemas genitais, responsável pelas células reprodutoras que originam uma nova vida, dando continuidade à existência da espécie humana. Os espermatozóides, que são as células reprodutoras masculinas, são produzidas nos testículos. Os ovócitos, células reprodutoras femininas, são produzidas nos ovários. Esse processo acontece quando testículos e ovários sofrem transformações e atingem sua maturação. Essa fase é chamada puberdade e iniciam-se por volta dos 10, 12 anos de idade, nas meninas, e dos 13, 14 anos, nos meninos. O corpo de ambos passa a sofrer grandes transformações (físicas, emocionais e comportamentais).
*Mensalmente o útero se prepara para receber e nutrir um embrião. Nos ovários estão os ovócitos. A cada ciclo menstrual, um ovócito é eliminado do ovário. A esse fenômeno chamado ovulação. O ovócito entra então na tuba uterina. Se na tuba uterina houver um espermatozóide, ele pode fecundar o ovócito; este, se fecundado, se desenvolverá e passará a ser um óvulo. A essa união dá-se o nome de fecundação. A união do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozóide formará uma única célula, chamada ovo. A célula-ovo começa a se dividir e dará origem ao embrião. O embrião vai em direção ao útero, que já está preparado para recebê-lo e nutri-lo. Lá ele permanecerá por aproximadamente 40 semanas, período necessário à espécie humana para se desenvolver e formar um bebê. Tal período é chamado de gravidez ou gestação. O ser que está sendo gerado se desenvolve alimentando-se dos nutrientes presentes na corrente sanguínea da mãe, que chegam até ele pelo cordão umbilical. Retiradas e adaptadas do http://portaldoprofessor.mec.gov.br. /. Acesso em 17 de maio de 2012.
- Realizar uma exposição oral sobre o conteúdo, utilizando o álbum seriado como recurso visual para atrair a atenção dos estudantes.

- Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios através de uma pergunta: em sua opinião o que deve ser considerado antes de resolver ter um filho? Recolha as respostas, organize blocos e promova um debate com a turma;

- Iniciar a aula apresentando imagens de ultrassom em 3-D de fetos (diferentes meses). Em seguida, faça questionamentos sobre: se eles já ouviram falar em fecundação? O que é gravidez? Entre outras. Anote as respostas no quadro didático. Faça a exposição da temática utilizando os recursos didáticos que achar melhor. Para finalizar essa atividade complemente as informações citadas pelos estudantes com as que foram apresentadas na exposição;

- Organizar a turma em grupos e proponha as seguintes entrevistas: uma mulher grávida (de preferência nos últimos meses de gestação, para saber como ela se sente durante esse período); uma mãe que tenha tido filhos gêmeos (para saber como foi a sua gravidez, se o parto foi normal, e como é cuidar de dois bebês ao mesmo tempo), uma pessoa que tiveram filhos muito jovens, sem planejar (para saber o que mudou em suas vidas). Organize um debate com as respostas das entrevistas;

- Solicitar que em pequenos grupos, façam o levantamento de custos que indique os gastos para criar um filho. Em seguida, proponha a elaboração de situações problemas a partir da situação inicial (levantamento de custos).

Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 16 de maio de 2012.

*DST são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DSTs são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DSTs, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte. Retiradas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 17 de maio de 2012.

- Promover palestras com uma pessoa da área de saúde sobre DSTs e convide os pais e a comunidade do bairro onde está localizada a escola para discutir e tirar suas dúvidas a esse respeito;

- Formar duplas e entregar a eles bexigas. Dentro delas há papéis contendo algumas palavras, tais como: Gonorreia, Sífilis, AIDS, camisinha masculina, Herpes, Cancro Mole, HPV, anticoncepcional, Tricomoníase e camisinha feminina, DSTs e métodos contraceptivos. Os estudantes não poderão ler estes papéis antes de encher estas bexigas e as amarrar com um barbante no tornozelo direito. Informe à turma que colocará uma música (com ritmo rápido). No ritmo e no som desta, cada dupla, a mesma formada no início da aula, terá de dançar com outro colega. Combinará com eles um sinal, pois assim que a música pausar cada dupla poderá estourar os balões do colega. Contudo, cada um deverá pegar o papel do balão que estourou. Feito isso, cada dupla lerá o papel estourado. Exemplo de duplas: Gonorreia e camisinha, ou seja, um dos participantes da brincadeira estava protegido. Outro exemplo, AIDS e métodos contraceptivos, um dos participantes contraiu o vírus do HIV, assim por diante. Ao final solicite que os estudantes, em círculos, comentem acerca da dinâmica e que aspectos, tratados na aula, consideraram mais relevantes.

 Atividades retiradas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 17 de maio de 2012.

- Promover campanhas com a elaboração de cartazes sobre AIDS e o HIV.

- Apresentar ilustrações das partes que formam o sistema nervoso, realize a exposição oral, destacando as funções de cada uma. Ressalte há ações sobre as quais temos controle e sobre as quais não temos, Solicite aos estudantes exemplos de ações voluntárias e involuntárias para verificar se realmente entenderam o processo.

- Comentar que, quando se falamos em sistema nervoso, muitas pessoas pensam somente no cérebro, por ele está ligado aos processos de aprendizagem e do pensamento. É fundamental que os estudantes associem a medula espinal como parte integrante do sistema nervoso. Para isso, dê exemplos de pessoas que perderam determinados movimentos do corpo quando, em um acidente, têm a medula atingida.

- Apresentar um texto (gênero exposição escrita) sobre o sistema endócrino (faça todo o trabalho de leitura e compreensão de texto) enfatize que as glândulas endócrinas produzem hormônios que são lançados na corrente sanguínea e agem sobre determinadas cédulas. Entretanto, há hormônios que agem em mais de um tipo de célula. Comente sobre os hormônios sexuais, procurando levar os estudantes a perceber que se trata de um assunto importante, principalmente para eles, que estão na fase de desenvolvimento e maturação sexual. Trate o tema com naturalidade, deixando-os à vontade para fazer perguntas, expor dúvidas.

- Medir a altura dos estudantes no momento em que estiver estudando o sistema endócrino, montar uma tabela e afixá-la no mural da sala de aula. Proponha a elaboração de situações problemas com as informações da tabela.

*A definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.
*Respirar, alimentar-se, movimentar-se estão entre outras necessidades para viver e se desenvolver. Sem respirar, o ser humano não poderia sobreviver mais do que poucos minutos. A respiração se divide em: a inspiração (movimento de entrada de ar do ambiente nos pulmões) e a expiração (movimento de saída de ar dos pulmões para o ambiente). Quando uma pessoa se alimentar, ela ingere substâncias que: possibilitam a formação do organismo e ajuda na reconstrução de pequenas partes do corpo; ajudam no fornecimento de energia para que o organismo possa crescer, desenvolver-se e ter um bom funcionamento; ajuda a previnir doenças. Uma boa alimentação viabiliza a disposição para trabalhar, estudar e brincar. Para manter uma vida saudável é necessário o bem-estar do físico e da mente, como também é necessário outros cuidados: dormir, aproximadamente, 08 horas por dia; manter limpos a casa e outros ambientes limpos; cuidar da higiene; participar de brincadeiras saúdaveis; relacionar-se bem com as pessoas. Retirado de http://www.winkpedia.com.br. Acesso em 21 de maio de 2012.

- Utilizar a roda de conversa para iniciar uma discussão a partir de alguns questionamentos: O que é saúde? O que podemos fazer no dia- a- dia para manter a saúde do corpo?

- Apresentar ilustrações de pessoas (dormindo, tomando banho e praticando atividades físicas). Organize a turma em pequenos grupos e peça que os mesmos produzam um pequeno texto (exposição escrita) sobre a importância dessas situações para manutenção da saúde.

- Iniciar a aula comentando com a turma que para termos uma vida com saúde, também é necessário tomarmos vacinas, principalmente quando somos crianças. Pergunte se  lembram-se das vacinas que já tomaram e sobre sua importância na prevenção de doenças.

- Distribuir o texto (O salvador da pele). Iniciar o trabalho com a leitura individual (silenciosa) do texto (gênero história em quadrinhos). Em seguida, proponha que um estudante realize a leitura em voz alta. Não se esqueça de considera as três etapas de atividades com o texto: o antes, o durante e o depois da leitura.


- Peça que a turma retire da história palavras e expressões que eles desconhecem, em seguida solicite que eles pesquisem os significados em um dicionário. Se possível, apresente o vídeo da propaganda referente à campanha de vacinação do “Zé Gotinha”.  Depois de assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre o objetivo do mesmo e faça uma sondagem sobre o que os estudantes conhecem sobre a doença destacada no vídeo “Paralisia Infantil”;

- Organizar  a sala organizada em duplas, proponha uma pesquisa sobre a Paralisia Infantil (colocar a disposição dos estudantes materiais sobre a temática). Após a pesquisa, converse com a turma sobre o que cada dupla descobriu e promova uma discussão acerca da importância da vacinação e da campanha de conscientização;

- Construir com a turma um cartaz com a representação do personagem do vídeo  “Zé Gotinha” e escreva uma frase coletiva sobre a necessidade da vacinação. Depois, fixe o cartaz em um mural da escola para que toda comunidade escolar possa ler;

- Solicitar que cada estudante leve para a escola uma cópia do Cartão de Vacinação. Converse com o grupo sobre a importância da vacinação e de toda criança ter um Cartão de Vacinação para registrar as vacinas tomadas. Disponibilize para cada criança uma cópia da atividade a seguir:

Modelo:


- Solicitar que os estudantes descubram os nomes das vacinas já tomadas até a idade atual e as doenças prevenidas. Após todo o trabalho com o Cartão de Vacinação, divida a sala em grupos de quatro ou cinco estudantes e proponha que inventem um personagem e uma campanha de conscientização da necessidade da vacinação. A turma poderá fazer uma campanha pela escola expondo os trabalhos no mural e também realizar apresentações para as outras turmas da escola.

Atividades retiradas e adaptadas de http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 17 de maio de 2012.


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