FLUXO DE GEOGRAFIA 1°
ANO - IV UNIDADE
EIXO: LOCALIZAÇÃO E
ESPAÇO
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- A
Criança e o espaço;
-
Pontos de referências;
- O
espaço escolar e o trajeto casa-escola;
-
Espaço vivido.
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-
Localizar pontos de referência; (M)
-
Observar, identificar e classificar objetos presentes no cotidiano em relação
a tamanho, forma, cor e posicionamento; (M)
-
Observar e desenhar os caminhos cotidianos na escola e entre casa e escola.
(M)
-
Reconhecer o grupo que trabalha no espaço escolar e suas turmas de
convivências. (DC)
|
Peça as crianças para desenharem o espaço percorrido de casa até a
escola, utilizando os pontos de referências. Elabore um roteiro antes: o que
irão observar no caminho. Em seguida construa uma maquete simples com a
turma.
Na
primeira unidade a turma conheceu a dependência do espaço escolar. Nesta
unidade a turma irá conhecer quem trabalha neste espaço. Sugerimos
entrevistar os funcionários da escola, identificando o que cada um faz. Colocar
as informações num painel para ser exposto fora da sala, onde todos
possam se informar.
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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-
Noção de grupo social;
·
O modo de vida da família do campo e da cidade e sua
cultura.
|
-
Identificar as diferenças culturais dos grupos sociais que residem no campo e
na cidade. (DC)
|
Debata sobre o
assunto/tema, incorporando experiências e vivências dos estudantes. Desenho a
partir do debate.
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FLUXO DE GEOGRAFIA 2°
ANO - IV UNIDADE
GÊNEROS
TEXTUAIS SUGERIDOS: Música
EIXO: Localização e
Espaço
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Estudo da paisagem do entorno da escola
do bairro;
- Os principais elementos do clima.
- A ação do clima na dinâmica da paisagem
local.
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- Reconhecer formas
simples e se relacionar e transformar a natureza; (M)
- Identificar os elementos
que compõem as paisagens do lugar; (DC)
- Reconhecer na paisagem
as diferentes manifestações da natureza; (DC)
- Relacionar as mudanças
na paisagem ao longo do ano segundo os diferentes naturais e sociais; (M)
- Reconhecer os fenômenos
meteorológicos na paisagem local. (M)
|
Trabalhe a leitura de imagem. Pede-se ao estudante que observe a
fotografia de uma ou várias cidades: A atividade inicia-se pela observação e
descrição. Forme grupo para classificar os elementos que aparecem na paisagem
num cartaz. (sugestão retirada do livro Ensino de Geografia/Sônia Castellar,
Jerusa Vilhena. SP: Cengage Learnig,2011.
distribuído para os professores pg 113).
Dê uma volta com os estudantes no entorno da escola. Peça que
levem seus cadernos e anotem os principais pontos de referência. Em classe,
escreva a lista de referências e classifique coletivamente os elementos fixos
e os móveis da paisagem em volta da escola. (atividade do livro Porta aberta
da editora FTD pg108).
Através do estudo do clima será interessante trabalhar o que
ocorre na paisagem durante as estações do ano. Discuta qual o fenômeno mais
freqüente na região. Em seguida peça
para fazerem um desenho com o clima existente no local.
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Os
elementos sociais e naturais que compõem a paisagem do entorno da escola ou
do bairro;
- As
formas dos elementos da paisagem local;
- As
permanências e mudanças nas paisagens ao longo do tempo;
- O
lugar e sua cultura.
|
- Descrever a paisagem do lugar de onde
vive; (M)
-
Identificar na paisagem elementos da natureza local considerando clima,
relevo, hidrografia, vegetação e fauna; (M)
-
Identificar as mudanças na paisagem local ao longo do ano; (M)
-
Descrever as condições ambientais por meio da observação da paisagem local;
(M)
-
Observar e ordenar uma dada paisagem sobre modos de vida e hábitos culturais;
(M)
-
Identificar os elementos da paisagem urbana e rural e relacioná-los aos
produtos e serviços que são encontrados no campo e na cidade; (DC)
-
Identificar as diferenças culturais dos grupos sociais que residem no campo e
na cidade. (DC)
|
Distribua a letra da música:
Aquarela. Composição de Toquinho/Vinicius de Moraes/G.Morra/M.Fabrizio. Leia
com a turma a letra e explore bastante o contexto dela, depois solicite que
as crianças ilustrem a letra, buscando representar os elementos das paisagens
que observaram.
Em outro momento peça aos estudantes
que observe com bastante atenção a paisagem local. Em seguida eles deverão
identificar os elementos sociais (transformações feita pelo homem) e naturais
desenhar o que viu. O desenho deve ser livre e cada estudante utilizará os
recursos que deseja: lápis preto, lápis colorido, régua, etc. A idéia desta
atividade será o exercitar o desenho do estudante com um objetivo claro. Após
a atividade fazer uma discussão sobre o trabalho. É interessante fazer um
painel de discussão.
Faça algumas perguntas estimulando a
criticidade dos estudantes como: Como será a vida das crianças que moram
perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma
cidade muito grande ou muito pequena?
Elabore um mapa simplificado do
local para ser entregue a cada estudante estudantes. De posse desse mapa, as
crianças voltarão a campo para observar a paisagem. A idéia é levar o
mapa-planta numa prancheta e utilizar as quatro cores para identificar a
diversidade dos tipos de construção já previstos na legenda. Por exemplo: O
amarelo para as residências; o vermelho para o comércio e assim por diante.
Professor solicite que os alunos façam em casa:
Professor, se considerar que os alunos podem ter
dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas
gravuras para a sala de aula e façam a atividade sob sua orientação. As
gravuras serão utilizadas para confeccionarem dois murais: um para paisagem
natural (zona rural) e outro para paisagem construída (zona urbana).
(atividade retirada no site do portal do
professor no dia 27 /02/2012)
Confeccione um mural coletivo com
recortes de revistas, jornais, fotos trazidas pelos estudantes e por você do
ambiente rural.
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FLUXO DE GEOGRAFIA 3°
ANO - IV UNIDADE
EIXO: LOCALIZAÇÃO
E ESPAÇO
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Os pontos cardeais e colaterais;
- A rosa dos ventos;
- Noções de orientações por meio de mapas
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- Identificar os pontos
cardeais e colaterais e utilizá-los como referenciais de orientação; (M)
- Identificar a
localização de um objeto ou lugar por meio da rosa dos ventos; (M)
-Ler plantas e mapas e
localizar principais pontos de referência; (M)
- Conhecer diferentes
formas de representação cartográfica do lugar onde vive (bairro, município e
estado); (M)
- Reconhecer o significado
da legenda para a representação de fenômenos geográficos simples. (M)
|
Proponha uma atividade de observação do lugar onde o Sol “nasce”
e “se põe”. Cada estudante deverá tomar como referência um lugar da casa onde
mora. É interessante que a classe combine um ou dois lugares para fazer a
observação (por exemplo, da janela do quarto, ou da porta de entrada da casa
ou do edifício). Ao compararem as suas observações, os estudantes poderão
perceber que o Sol pode “nascer” na frente da janela do quarto de um colega e
“se pôr” na frente da janela do quarto de outro colega.
Proponha a seguinte situação problema: Por que o Sol, no início
da manhã, está em uma direção e, no final da tarde,
Forme grupo e distribua mapa referente à região e chame atenção
para a figura da rosa dos ventos. Pergunte se sabem o que ela representa e o
porquê dessa imagem estar presente em todos os mapas. Anote o que os
estudantes falam no quadro. Em seguida faça a seguinte atividade: Nos grupos
peça para os estudantes localizar determinada cidade através da rosa dos
ventos.
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Fenômenos da natureza
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- Identificar fenômenos
como dia, noite, tempo, estações do ano, relacionado-os às diversas formas da
natureza, e como os seres humanos se comportam em função dos mesmos (DC)
- Reconhecer os impactos
causados pelos fenômenos da natureza. (DC)
|
Professora faça questionamentos
adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos
das crianças.
Saia para um passeio na região
próxima a escola para observar os efeitos causados pelo fenômeno da natureza.
Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida
das pessoas.
Traga para os conhecimentos dos estudantes fotos de diversos
fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como por exemplo:
a neve, os furações, as enchentes etc.
Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures. |
FLUXO DE GEOGRAFIA 4°
ANO - IV UNIDADE
GÊNEROS
TEXTUAIS SUGERIDOS: POEMA
EIXO: LOCALIZAÇÃO
E ESPAÇO
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
|
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Mapa de Pernambuco:
·
Diversos itinerários
·
Regiões pólo do Estado de
Pernambuco.
- Mapa Mundi.
|
-
Comparar itinerários diferentes, utilizando-se de mapas que representem o
menor e o maior percurso (DC)
-
Identificar elementos da natureza que caracterizam as principais paisagens
naturais das sub-regiões de Pernambuco; (DC)
-
Identificar as atividades extrativas, agropecuárias, industriais, comerciais
e de serviços como atividades humanas que produzem diferentes paisagens; (DC)
Diferencia
o papel do poder publico municipal, estadual e federal na organização do
espaço da cidade e do campo; (DC)
-
Conhecer os pontos cardeais e colaterais do Estado, do Brasil, da América do
Sul (DC)
|
Distribua para cada estudante uma cópia de um mapa-múndi que
contenha pelo menos todos os continentes e oceanos. Em seguida exponha o
mapa-múndi colorido e peça para os estudantes colorirem a cópia recebida de
acordo com as cores do mapa exposto. Solicite que marquem com um circulo a
região onde eles acham que se localizam aproximadamente o estado onde eles moram.
Esta atividade serve para ver o conhecimento prévio do estudante.
Distribua uma cópia do
mapa do Brasil Político onde apareça escrito o nome de cada Estado. Peça que
pinte de verde ou outra cor o Estado em que moram.
Forme grupo para trabalhar com o mapa de Pernambuco. Faça
pergunta a respeito do mapa do tipo: Que elemento observa no mapa?O que o
mapa representa? O que tem na legenda? Por que as partes estão coloridas?
Etc. Peça para escrever no caderno os seguintes pontos: Localizar as cidades
conhecidas pelo grupo, Identificar qual a mais distante e a mais perto.
Identificar qual a cidade que é mais próxima do local em que o estudante
vive.
Distribua para cada estudante o poema: Ponto de vista ou faça um
cartaz para que todos possam ver. Leia o poema.
Pra se falar de tamanho,
De grande, médio ou pequeno,
Não precisa ser um gênio
Nem precisa ser artista,
É bom apenas lembrar
Que pequeno, médio ou grande
Depende de pontos de vista!
Direção, do mesmo modo,
Muda quando nós mudamos.
A direita vira esquerda
No instante em que viramos!
(...)
A direita vejo um bosque,
À esquerda uma lagoa,
Logo acima vejo o céu,
Sob os pés a terra boa!
Mas, se viro de repente,
Tudo muda desde o início!
O que está à minha esquerda
À direita está agora,
Tudo ficou diferente,
Tudo girou sem demora!
(...)
E é muito bom que existam
O norte, sul, leste, oeste,
Pois estes, mesmos que eu vire
E troque de posição,
Mesmo que eu dê piruetas,
Dão a exata direção!
São os pontos cardeais
E não se alteram jamais!...
Adaptado de Sonia Salerno. Ponto de Vista. São Paulo: Moderna,
1993.
Faça uma interpretação do poema e solicite que as crianças
escolham uma posição para ficar e diga o que ela vê em sua esquerda e a sua
direita. Depois cada uma fará um desenho mostrando o que vê do seu lado
direito, esquerdo, em frente e atrás. Explique o que representa a rosa dos
ventos. Em seguida mande as crianças fazerem sua própria rosa dos ventos,
indicando os pontos cardeais para recortar. Peça que desenhe um lago no
centro de uma folha, coloque a rosa dos ventos e solicite que eles sigam o
seguinte comando: Desenhar uma floresta ao norte; uma estrada ao sul;casas a
leste e plantações a oeste. Traga o mapa Mundi para eles localizarem o Estado
em que estão ao norte, sul, leste e oeste de Pernambuco, através de uma
competição entre grupos. Pode aumenta a atividade verificando os países que
estão nos lados norte, sul, leste e oeste do Brasil.
Peça aos estudantes que listem no quadro quais as atividades
(extrativas, agrícola, industrial e comercial) que existem no município. E a
que mais prevalece. Aproveite para fazer uma pesquisa sobre este assunto.
Construa um quadro com os estudante sobre as estâncias públicas e o que elas
representa na sociedade.
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- Bens
e Serviços;
- Processo
de urbanização;
- O
homem e o trabalho:
- Centro
urbano
|
- Reconhecer a circulação
de bens e serviços; (M)
- Identificar os locais de
comercialização de bens e serviços; (M)
- Reconhecer os processos
simples de urbanização do espaço; (M)
- Descrever as diversas
formas sócio-econômicas e culturais presentes na transformação da paisagem;
(M)
- Diferenciar produção
artesanal de industrial; (M)
- Reconhecer exemplos de
matéria- prima; (M)
- Reconhecer os problemas
causados ao meio ambiente; (DC)
- Reconhecer a importância
dos recursos para a vida na Terra e desenvolver atitudes responsáveis contra
desperdício em sua utilização; (DC)
- Relacionar os tipos de
erosão provocados no ambiente pela ação do vento, do mar, dos rios,
associando-os aos diversos tipos de paisagens e às ações dos grupos humanos.
(DC)
|
A geografia
trabalha com saída de campo. Que pode ser pelos arredores do bairro, da rua,
passeando em torno da escola. Entender o lugar é entender o espaço vivido.
Nessa perspectiva, faça uma saída de campo com a criança para verificar os
locais comerciais, os bens de serviço mais utilizados pela população. Se no
local em que ela vive há indústria, qual o tipo. O que ela pode observar em
relação ao crescimento de sua cidade.
Proponha com a
criança a realização de uma pesquisa em jornais e revistas sobre o que ocorre
nas grandes cidades (violência, desmatamento da vegetação, crescimento da
favela, poluição do rio, tecnologia, maior oportunidade de estudo etc).
Após a
pesquisa questione se toda a cidade grande tem problemas? E como pode ser solucionado
o problema? Peça para produzir um cartaz com as soluções dos problemas.
Podemos conceituar
trabalho como o método pelo qual se produz bens e serviços. O trabalho está
bastante presente em nossa sociedade, sendo um elemento de troca.
Nesse sentido, o bens são itens que pode ver e tocar, tais como um livro, uma caneta, sal, uns sapatos, um chapéu etc. Os serviços são prestados por outras pessoas a quem os utiliza, como por exemplo, um ato médico, cortar o cabelo ou servir comida num restaurante. Sugerimos que forme grupo e entregue revistas ou jornais para recortarem os bens e serviços. Em seguida colocar numa cartolina formando duas colunas de bens e serviços. Para casa peça para trazerem os bens e serviços mais utilizados dentro da família.
Leia para os estudantes o seguinte conto: Chapeuzinho Vermelho
Autor: Adaptação Patrícia Amorim Editora: Sabida, 2006.
Era uma vez uma linda menina, que morava
com sua mãe em uma bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho
bem vermelho.
Certo dia sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha cheia de doces para sua vovó: __ Chapeuzinho! Chapeuzinho! Vá levar essa cestinha de doce para a vovó, mas evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos. __ Está bem mamãe. Tchau. Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada cantando de alegria:. “Pela estrada afora eu vou bem sozinha.....”. Queria fazer uma surpresa para a vovó e começou a colher as flores que encontrava pelo caminho. A menina estava tão distraída com as flores quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o Lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo. __ Bom Dia, Chapeuzinho Vermelho. __ Bom Dia! __ Aonde você está indo? __ Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente. __ Por que você não vai pela floresta, que é bem mais perto? __ Será que é mesmo? Minha mãe disse para eu ir pelo bosque. __ Claro que é mais perto pela floresta, sua mãe está enganada. __ Muito obrigada Senhor Lobo, tchau. Enquanto Chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o Lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo: “ Eu sou o Lobo Mau, Lobo mau....” O Lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta: __ Tum, tum! Vovó, vovozinha? __ Quem está aí? __ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho - disse o Lobo disfarçando a voz. __ Entre minha netinha, a porta está aberta. O Lobo que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó: __ Tum, tum! Vovó, vovozinha? __ Entre querida. __ Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes? __ É pra te ouvir melhor. __ Vovó! Para que esses olhos tão grandes? __ É para te ver melhor. __ Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande? __ É para te comer!!! Dizendo isso, o Lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão. Enquanto isso a menina se escondeu dentro de um velho armário. O Lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Uns caçadores que passavam escutaram: __ Que ronco esquisito é esse? __ Pois é, também estou ouvindo. __ Vamos ver o que é? __ Ah! É o Lobo! __ Será que ele comeu a vovó? Ouvindo isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história: __ Senhores o Lobo me enganou, chegou aqui antes de mim e deve ter comido minha vovozinha. Ele queria me comer também. __ Então, o que vamos fazer? – disse um caçador. __ Vamos cortar a barriga dele. Aproveitando que ele está dormindo cortaram sua barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes. __ E agora o que faremos com esse malvado? __ Vamos encher a barriga dele com pedras. – disse um dos caçadores. Quando o Lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou. Todos ficaram aliviados e felizes. Os caçadores foram embora, e as duas foram sentar na varanda e saborear os doces. __ Vovó, eu prometo nunca mais desobedecer minha mamãe. __ Isso mesmo, os filhos não devem desobedecer suas mães, elas sempre querem o melhor para seus filhinhos.
Após a
leitura distribua o conto para que os estudantes possam fazer a atividade
abaixo:
Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria- prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Peça para escrever o nome de alguns produtos que seja matéria-prima para a indústria.
Aproveite para fazer os estudantes pesquisarem os alimentos
que vem do campo ou da indústria?
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FLUXO DE GEOGRAFIA 5°
ANO - IV UNIDADE
GÊNEROS
TEXTUAIS SUGERIDOS:
EIXO: LOCALIZAÇÃO E
ESPAÇO
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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Inicie uma conversa com a
criança dizendo que uma população é composta de diferentes etnias (conjunto
de pessoas que têm a mesma cultura). Faça a criança pesquisar no dicionário o
que etnia para depois explicar que a formação do povo brasileiro se oriunda
de indígenas, negros, brancos europeus e asiático (japoneses, coreanos e
chineses). A diversidade étnica, por sua vez, contribuiu para a formação de
uma cultura rica e variada. Surgira a seguinte atividade: Cada criança fará
uma pesquisa sobre um grupo de imigrantes que veio para o Brasil, nesta
pesquisa vai procurar saber sobre a cultura: língua, religião, costumes,
músicas, danças, objetos e outros aspectos. Na sala formaram grupo para
discutir. Escrever um texto e apresentar para o grande grupo.
Traga para sala de aula um
gráfico de disco mostrando a população urbana e população rural no Brasil
entre 1940, 1970 e 2011. Faça com a criança a leitura do gráfico. Questione
porque houve um crescimento populacional na zona urbana. Escreva as hipóteses
no quadro ou no cartaz. Esta a atividade favorece a oralidade e a
criticidade. Depois peça que cada criança entreviste uma pessoa que veio da
zona rural para urbana para verificar quais os motivos que levaram sua saída
para cidade objetivando comprovar se
as hipóteses relatadas estão de acordo com os entrevistados. Construa um
quadro com a turma sobre as hipóteses e o fator real. Aproveitando a
atividade peça para pesquisarem na internet quais os estados que tem maior
população e quais os motivos disto.
Sequência didática:
1ª etapa
Comece fazendo perguntas e peça que seus alunos registrem as respostas no caderno: como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Ele "bate" de que lado de seu corpo quando você se desloca (a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamos na escola? Em que horários? Solicite que nos próximos dias eles façam no caderno um diário das posições do Sol, anotando onde ele está quando acordam, quando vão para a escola e quando voltam para casa. Peça também que após as observações desenhem o trajeto de casa à escola ou vice-versa. 2ª etapa
Explique que o Sol surge todos os dias, não
necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado do
planeta foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente. Informe
também que o Sol se põe ou desaparece, também não exatamente no mesmo lugar,
mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou poente.
Explique que tais nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava
que o Sol girava em torno da Terra. Com base nos conhecimentos que os alunos
obtiveram em suas observações ajude-os a identificar o leste. Solicite então
que se levantem e fiquem de frente para a parede identificada como o lado
leste e lembre que do lado contrário estará o lado oeste, do lado direito
estará o sul e do lado esquerdo, o norte. Agora peça que apontem o braço
direito para o lado leste e digam de que lado fica o oeste (do lado
esquerdo), o norte (à frente) e o sul (nas costas).
Peça que todos saiam da posição, troquem de lugar e depois repita a atividade, pedindo agora que os alunos se posicionem de costas para o leste. Ajude-os a identificar as demais direções. Fazendo esses diferentes exercícios eles começarão a compreender que há várias possibilidades de utilizar o próprio corpo para se orientar no espaço. 3ª etapa
Informe que eles vão aprender a se orientar
geograficamente em seus deslocamentos após entender os movimentos do Sol.
Desenhe a rosa dos ventos no chão da sala e apresente os pontos cardeais e
colaterais. Explique que os nomes dos pontos cardeais foram criados pelos
homens para demarcar suas posições e deslocamentos no espaço, especialmente
quando precisavam percorrer longas distâncias. Relembre que apesar do nome
eles indicam todo um lado da Terra e não um ponto específico.
Proponha um jogo em que a turma se desloque pela sala. Um aluno dá o comando, o outro segue e depois troca (por exemplo: Miguel vá para o leste, João siga para sudeste, Pedro vá para Noroeste). Para facilitar o trabalho desenhe uma rosa dos ventos no chão do centro da sala de aula (lembre-se de fazer o desenho tendo como referência a posição real da sala em relação ao Sol e não simplesmente reproduzindo o desenho tal como ele aparece nos livros didáticos). 4ª etapa
Oriente os alunos a fazer o desenho de sua
sala de aula e a produzir sua própria rosa dos ventos, colocá-la sobre seu
desenho e utilizá-la para indicar sua posição, a dos colegas e de outros
referenciais.
5ª etapa
Peça que as crianças contem para os demais
o que observaram com relação à posição do Sol em seus caminhos. Informe que
agora eles aplicarão esses conhecimentos aos mapas.
Leve a turma para o pátio e peça que observe a posição do Sol e a localização de espaços como a quadra, a cozinha e o banheiro. Peça que olhem ao redor destacando o que fica em cada lado (norte, sul, leste e oeste) e depois que se desloquem em direção ao sul, até o ponto mais distante do pátio. Chegando ao extremo sul do pátio, oriente-os a ficar de frente para o norte, a anotar em sua folha as direções cardeais e colaterais e a desenhar o que estão vendo. Explique que atualmente a maioria dos mapas utiliza o norte como referência (ou seja, apresentam na parte superior do papel os lugares e paisagens que ficam ao norte) porque se trata de uma convenção (ou regra) estabelecida pelos cartógrafos. Mostre a eles alguns mapas que ilustram essa afirmação (mapa-múndi, mapa do Brasil, mapa do Estado etc). Informe também que, embora seja uma convenção adotada atualmente, não há erro em utilizar outras referências para desenhar os mapas. Isso inclusive já foi feito no passado. Você pode encontrar exemplos de mapas antigos no site do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (Labtate) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-
1/pontos-cardeais-orientacao-lugar-paisagens-649826.shtml no dia 29/02/2012).
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EIXO: PAISAGENS
URBANAS E RURAIS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
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- O poder público na cidade e no campo;
- O homem e a natureza.
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-
Diferenciar o papel do poder público municipal, estadual e federal na
organização do espaço da cidade e do campo; (DC)
-
Identificar as atividades extrativas, agropecuárias, industriais, comerciais
e de serviços, como atividade humanas que produzem diferentes paisagens; (DC)
-
Relacionar os tipos de erosão provocados no ambiente pela ação do vento, do
mar, dos rios, associando-os aos diversos tipos de paisagens e às ações dos
grupos humanos. (DC)
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Leia
para as crianças o seguinte texto:
Para produzir alimentos o homem altera Meio
Ambiente
A necessidade de abastecer o mundo com alimentos
não está apenas mudando a paisagem, mas também está destruindo o Meio
Ambiente.
Há milhares de anos que as florestas são
derrubadas para dar lugar a campos de cultivo. Esta é uma das muitas maneiras
pelas quais a agricultura vem tendo um efeito marcante sobre o Meio Ambiente.
O desmatamento da área a ser cultivada destrói os
habitats naturais e reduz a biodiversidade. Outros problemas surgem ao longo
dos anos como a erosão do solo, contaminação por agrotóxicos, desertificação
e salinização do solo, eutrofização das águas, entre outros.
Revista: Amigos da Natureza, outubro/2004, n 38
ano 3 ( A Agricultura e o Meio Ambiente) p. 6 – 7. Retirado no site www.olhoscriticos.com.br no dia 29 d/02/2012.
Obs: eutrofização é o processo de poluição de
corpos d’água, como rios e lagos, que acaba adquirindo uma coloração turva
ficando com níveis baixíssimo de oxigênio dissolvido na água.
Forme
grupo e entregue a uma tabela constando os seguintes pontos:
Peça
para escreverem frases/logotipos e, ou alertas para as pessoas do que deve
ser proibido no Planeta. Ou chamando atenção das pessoas para cuidarem do
planeta. Exponha as frases em lugares públicos.
Confeccionar
um painel com diferentes atribuições conferidas aos três poderes nas
diferentes escalas (Municipal, Estadual e Federal).
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REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
LIVROS:
1- ANTONIO, Castrogiovanni,organizador. Ensino de
geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre,
Mediação,2000.
2- AMORIN, Patrícia, Chapeuzinho Vermelho,
Editora Sabida, 2006.
3- AZEVEDO, Ricardo. Dezenove poemas
desengonçados. SP, Ática, 2000.
7- CASTELHAR, Sônia, VILLENA, Jerusa. Ensino de
Geografia. SP. Cengage
Learnig, 2011.
5-
MIRNA, Lima. Porta Aberta: Geografia, 2º ano. SP. FTD, 2008 – coleção
porta aberta: Geografia.
6- RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos:
meio ambiente. 1ª Ed.vol1. MG.Editora Iemar ltda, 2004.
7- SALERNO, Sonia. Ponto de Vista. SP. Editora
Moderna, 1993.
8- VASENTIM, J. William, MARTINS, Dora.
Aprendendo Sempre: Geografia, 4º ano, editora Ática, 2009.
REVISTAS:
Revista Nosso Amiguinho, número especial, 2012.
Revista: Amigos da Natureza, outubro/2004,n38 ano
3. (A Agricultura e o Meio Ambiente) p. 6 – 7. Retirado no site www.olhoscriticos.com.br no dia 29/02/2012.
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SITES:
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