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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FLUXO DA IV UNIDADE / GEOGRAFIA


FLUXO DE GEOGRAFIA 1° ANO - IV UNIDADE

EIXO: LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- A Criança e o espaço;
- Pontos de referências;
- O espaço escolar e o trajeto casa-escola;
- Espaço vivido.



- Localizar pontos de referência; (M)

- Observar, identificar e classificar objetos presentes no cotidiano em relação a tamanho, forma, cor e posicionamento; (M)
- Observar e desenhar os caminhos cotidianos na escola e entre casa e escola. (M)

- Reconhecer o grupo que trabalha no espaço escolar e suas turmas de convivências. (DC)
Peça as crianças para desenharem o espaço percorrido de casa até a escola, utilizando os pontos de referências. Elabore um roteiro antes: o que irão observar no caminho. Em seguida construa uma maquete simples com a turma.

Na primeira unidade a turma conheceu a dependência do espaço escolar. Nesta unidade a turma irá conhecer quem trabalha neste espaço. Sugerimos entrevistar os funcionários da escola, identificando o que cada um faz. Colocar as informações num painel para ser exposto fora da sala, onde todos possam  se informar.
EIXO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Noção de grupo social;
·         O modo de vida da família do campo e da cidade e sua cultura.


- Identificar as diferenças culturais dos grupos sociais que residem no campo e na cidade. (DC)
Debata sobre o assunto/tema, incorporando experiências e vivências dos estudantes. Desenho a partir do debate.


FLUXO DE GEOGRAFIA 2° ANO - IV UNIDADE

GÊNEROS TEXTUAIS SUGERIDOS: Música
EIXO: Localização e Espaço
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Estudo da paisagem do entorno da escola do bairro;
- Os principais elementos do clima.
- A ação do clima na dinâmica da paisagem local.






- Reconhecer formas simples e se relacionar e transformar a natureza; (M)
- Identificar os elementos que compõem as paisagens do lugar; (DC)
- Reconhecer na paisagem as diferentes manifestações da natureza; (DC)
- Relacionar as mudanças na paisagem ao longo do ano segundo os diferentes naturais e sociais; (M)
- Reconhecer os fenômenos meteorológicos na paisagem local. (M)
Trabalhe a leitura de imagem. Pede-se ao estudante que observe a fotografia de uma ou várias cidades: A atividade inicia-se pela observação e descrição. Forme grupo para classificar os elementos que aparecem na paisagem num cartaz. (sugestão retirada do livro Ensino de Geografia/Sônia Castellar, Jerusa Vilhena. SP: Cengage Learnig,2011.  distribuído para os professores pg 113).

Dê uma volta com os estudantes no entorno da escola. Peça que levem seus cadernos e anotem os principais pontos de referência. Em classe, escreva a lista de referências e classifique coletivamente os elementos fixos e os móveis da paisagem em volta da escola. (atividade do livro Porta aberta da editora FTD pg108).

Através do estudo do clima será interessante trabalhar o que ocorre na paisagem durante as estações do ano. Discuta qual o fenômeno mais freqüente na região.  Em seguida peça para fazerem um desenho com o clima existente no local.


EIXO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Os elementos sociais e naturais que compõem a paisagem do entorno da escola ou do bairro;

- As formas dos elementos da paisagem local;


- As permanências e mudanças nas paisagens ao longo do tempo;
















- O lugar e sua cultura.


 - Descrever a paisagem do lugar de onde vive; (M)

- Identificar na paisagem elementos da natureza local considerando clima, relevo, hidrografia, vegetação e fauna; (M)

- Identificar as mudanças na paisagem local ao longo do ano; (M)

- Descrever as condições ambientais por meio da observação da paisagem local; (M)

- Observar e ordenar uma dada paisagem sobre modos de vida e hábitos culturais; (M)

- Identificar os elementos da paisagem urbana e rural e relacioná-los aos produtos e serviços que são encontrados no campo e na cidade; (DC)

- Identificar as diferenças culturais dos grupos sociais que residem no campo e na cidade. (DC)

Distribua a letra da música: Aquarela. Composição de Toquinho/Vinicius de Moraes/G.Morra/M.Fabrizio. Leia com a turma a letra e explore bastante o contexto dela, depois solicite que as crianças ilustrem a letra, buscando representar os elementos das paisagens que observaram.

Em outro momento peça aos estudantes que observe com bastante atenção a paisagem local. Em seguida eles deverão identificar os elementos sociais (transformações feita pelo homem) e naturais desenhar o que viu. O desenho deve ser livre e cada estudante utilizará os recursos que deseja: lápis preto, lápis colorido, régua, etc. A idéia desta atividade será o exercitar o desenho do estudante com um objetivo claro. Após a atividade fazer uma discussão sobre o trabalho. É interessante fazer um painel de discussão.

Faça algumas perguntas estimulando a criticidade dos estudantes como: Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?

Elabore um mapa simplificado do local para ser entregue a cada estudante estudantes. De posse desse mapa, as crianças voltarão a campo para observar a paisagem. A idéia é levar o mapa-planta numa prancheta e utilizar as quatro cores para identificar a diversidade dos tipos de construção já previstos na legenda. Por exemplo: O amarelo para as residências; o vermelho para o comércio e assim por diante.
Professor solicite que os alunos façam em casa:
  1. Pesquisem em livros, jornais ou revistas usadas, recortem e colem no caderno duas gravuras de paisagens: uma natural e uma construída (transformada).
  2. Observem as gravuras que foram coladas e listem o nome de tudo que vê nas mesmas.
  3. Observem novamente as paisagens e escrevam o que têm de natural, de construído e que é comum a elas.
NATURAL
CONSTRUÍDA
COMUM



Professor, se considerar que os alunos podem ter dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas gravuras para a sala de aula e façam a atividade sob sua orientação. As gravuras serão utilizadas para confeccionarem dois murais: um para paisagem natural (zona rural) e outro para paisagem construída (zona urbana).
(atividade retirada no site do portal do professor no dia 27 /02/2012)
Confeccione um mural coletivo com recortes de revistas, jornais, fotos trazidas pelos estudantes e por você do ambiente rural.


FLUXO DE GEOGRAFIA 3° ANO - IV UNIDADE

EIXO: LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Os pontos cardeais e colaterais;

- A rosa dos ventos;


- Noções de orientações por meio de mapas


- Identificar os pontos cardeais e colaterais e utilizá-los como referenciais de orientação; (M)
- Identificar a localização de um objeto ou lugar por meio da rosa dos ventos; (M)
-Ler plantas e mapas e localizar principais pontos de referência; (M)
- Conhecer diferentes formas de representação cartográfica do lugar onde vive (bairro, município e estado); (M)
- Reconhecer o significado da legenda para a representação de fenômenos geográficos simples. (M)

Proponha uma atividade de observação do lugar onde o Sol “nasce” e “se põe”. Cada estudante deverá tomar como referência um lugar da casa onde mora. É interessante que a classe combine um ou dois lugares para fazer a observação (por exemplo, da janela do quarto, ou da porta de entrada da casa ou do edifício). Ao compararem as suas observações, os estudantes poderão perceber que o Sol pode “nascer” na frente da janela do quarto de um colega e “se pôr” na frente da janela do quarto de outro colega.
Proponha a seguinte situação problema: Por que o Sol, no início da manhã, está em uma direção e, no final da tarde, em outra. Peça para fazerem uma pesquisa, seja bibliográfica ou entrevista.
Forme grupo e distribua mapa referente à região e chame atenção para a figura da rosa dos ventos. Pergunte se sabem o que ela representa e o porquê dessa imagem estar presente em todos os mapas. Anote o que os estudantes falam no quadro. Em seguida faça a seguinte atividade: Nos grupos peça para os estudantes localizar determinada cidade através da rosa dos ventos.


EIXO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Fenômenos da natureza


- Identificar fenômenos como dia, noite, tempo, estações do ano, relacionado-os às diversas formas da natureza, e como os seres humanos se comportam em função dos mesmos (DC)
- Reconhecer os impactos causados pelos fenômenos da natureza. (DC)

Professora faça questionamentos adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos das crianças.
Saia para um passeio na região próxima a escola para observar os efeitos causados pelo fenômeno da natureza.
Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida das pessoas.
 
Traga para os conhecimentos dos estudantes fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como por exemplo: a neve, os furações, as enchentes etc.

Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures.








FLUXO DE GEOGRAFIA 4° ANO - IV UNIDADE

GÊNEROS TEXTUAIS SUGERIDOS: POEMA
EIXO: LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Mapa de Pernambuco:
·         Diversos itinerários
·         Regiões pólo do Estado de Pernambuco.
- Mapa Mundi.










- Comparar itinerários diferentes, utilizando-se de mapas que representem o menor e o maior percurso (DC)

- Identificar elementos da natureza que caracterizam as principais paisagens naturais das sub-regiões de Pernambuco; (DC)

- Identificar as atividades extrativas, agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços como atividades humanas que produzem diferentes paisagens; (DC)

Diferencia o papel do poder publico municipal, estadual e federal na organização do espaço da cidade e do campo; (DC)

- Conhecer os pontos cardeais e colaterais do Estado, do Brasil, da América do Sul (DC)
Distribua para cada estudante uma cópia de um mapa-múndi que contenha pelo menos todos os continentes e oceanos. Em seguida exponha o mapa-múndi colorido e peça para os estudantes colorirem a cópia recebida de acordo com as cores do mapa exposto. Solicite que marquem com um circulo a região onde eles acham que se localizam aproximadamente o estado onde eles moram. Esta atividade serve para ver o conhecimento prévio do estudante.
 Distribua uma cópia do mapa do Brasil Político onde apareça escrito o nome de cada Estado. Peça que pinte de verde ou outra cor o Estado em que moram.
Forme grupo para trabalhar com o mapa de Pernambuco. Faça pergunta a respeito do mapa do tipo: Que elemento observa no mapa?O que o mapa representa? O que tem na legenda? Por que as partes estão coloridas? Etc. Peça para escrever no caderno os seguintes pontos: Localizar as cidades conhecidas pelo grupo, Identificar qual a mais distante e a mais perto. Identificar qual a cidade que é mais próxima do local em que o estudante vive.
Distribua para cada estudante o poema: Ponto de vista ou faça um cartaz para que todos possam ver. Leia o poema.
Pra se falar de tamanho,
De grande, médio ou pequeno,
Não precisa ser um gênio
Nem precisa ser artista,
É bom apenas lembrar
Que pequeno, médio ou grande
Depende de pontos de vista!
Direção, do mesmo modo,
Muda quando nós mudamos.
A direita vira esquerda
No instante em que viramos!
(...)
A direita vejo um bosque,
À esquerda uma lagoa,
Logo acima vejo o céu,
Sob os pés a terra boa!
Mas, se viro de repente,
Tudo muda desde o início!
O que está à minha esquerda
À direita está agora,
Tudo ficou diferente,
Tudo girou sem demora!
(...)
E é muito bom que existam
O norte, sul, leste, oeste,
Pois estes, mesmos que eu vire
E troque de posição,
Mesmo que eu dê piruetas,
Dão a exata direção!
São os pontos cardeais
E não se alteram jamais!...

Adaptado de Sonia Salerno. Ponto de Vista. São Paulo: Moderna, 1993.

Faça uma interpretação do poema e solicite que as crianças escolham uma posição para ficar e diga o que ela vê em sua esquerda e a sua direita. Depois cada uma fará um desenho mostrando o que vê do seu lado direito, esquerdo, em frente e atrás. Explique o que representa a rosa dos ventos. Em seguida mande as crianças fazerem sua própria rosa dos ventos, indicando os pontos cardeais para recortar. Peça que desenhe um lago no centro de uma folha, coloque a rosa dos ventos e solicite que eles sigam o seguinte comando: Desenhar uma floresta ao norte; uma estrada ao sul;casas a leste e plantações a oeste. Traga o mapa Mundi para eles localizarem o Estado em que estão ao norte, sul, leste e oeste de Pernambuco, através de uma competição entre grupos. Pode aumenta a atividade verificando os países que estão nos lados norte, sul, leste e oeste do Brasil.
Peça aos estudantes que listem no quadro quais as atividades (extrativas, agrícola, industrial e comercial) que existem no município. E a que mais prevalece. Aproveite para fazer uma pesquisa sobre este assunto.
Construa um quadro com os estudante  sobre as estâncias públicas e o que elas representa na sociedade.



EIXO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Bens e Serviços;

- Processo de urbanização;

- O homem e o trabalho:
  • Produção artesanal e industrial
  • Matéria prima.

- Centro urbano
  • Principais problemas das cidades;
  • Problemas causados ao meio ambiente;
  • Importância dos recursos naturais.



- Reconhecer a circulação de bens e serviços; (M)
- Identificar os locais de comercialização de bens e serviços; (M)
- Reconhecer os processos simples de urbanização do espaço; (M)
- Descrever as diversas formas sócio-econômicas e culturais presentes na transformação da paisagem; (M)
- Diferenciar produção artesanal de industrial; (M)
- Reconhecer exemplos de matéria- prima; (M)
- Reconhecer os problemas causados ao meio ambiente; (DC)
- Reconhecer a importância dos recursos para a vida na Terra e desenvolver atitudes responsáveis contra desperdício em sua utilização; (DC)
- Relacionar os tipos de erosão provocados no ambiente pela ação do vento, do mar, dos rios, associando-os aos diversos tipos de paisagens e às ações dos grupos humanos. (DC)
 A geografia trabalha com saída de campo. Que pode ser pelos arredores do bairro, da rua, passeando em torno da escola. Entender o lugar é entender o espaço vivido. Nessa perspectiva, faça uma saída de campo com a criança para verificar os locais comerciais, os bens de serviço mais utilizados pela população. Se no local em que ela vive há indústria, qual o tipo. O que ela pode observar em relação ao crescimento de sua cidade.
Proponha com a criança a realização de uma pesquisa em jornais e revistas sobre o que ocorre nas grandes cidades (violência, desmatamento da vegetação, crescimento da favela, poluição do rio, tecnologia, maior oportunidade de estudo etc).
Após a pesquisa questione se toda a cidade grande tem problemas? E como pode ser solucionado o problema? Peça para produzir um cartaz com as soluções dos problemas.
Podemos conceituar trabalho como o método pelo qual se produz bens e serviços. O trabalho está bastante presente em nossa sociedade, sendo um elemento de troca.
Nesse sentido, o bens são itens que pode ver e tocar, tais como um livro, uma caneta, sal, uns sapatos, um chapéu etc. Os serviços são prestados por outras pessoas a quem os utiliza, como por exemplo, um ato médico, cortar o cabelo ou servir comida num restaurante. Sugerimos que forme grupo e entregue revistas ou jornais para recortarem os bens e serviços. Em seguida colocar numa cartolina formando duas colunas de bens e serviços. Para casa peça para trazerem os bens e serviços mais utilizados dentro da família.
Leia para os estudantes o seguinte conto:    Chapeuzinho Vermelho
Autor: Adaptação Patrícia Amorim Editora: Sabida, 2006.
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe em uma bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho.
Certo dia sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha cheia de doces para sua vovó:
__ Chapeuzinho! Chapeuzinho! Vá levar essa cestinha de doce para a vovó, mas evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos
.
__ Está bem mamãe. Tchau.
Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada cantando de alegria:. “Pela estrada afora eu vou bem sozinha.....”. Queria fazer uma surpresa para a vovó e começou a colher as flores que encontrava pelo caminho.
A menina estava tão distraída com as flores quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o Lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.
__ Bom Dia, Chapeuzinho Vermelho.
__ Bom Dia!
__ Aonde você está indo?
__ Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
__ Por que você não vai pela floresta, que é bem mais perto?
__ Será que é mesmo? Minha mãe disse para eu ir pelo bosque.
__ Claro que é mais perto pela floresta, sua mãe está enganada.
__ Muito obrigada Senhor Lobo, tchau.
Enquanto Chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o Lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo: “ Eu sou o Lobo Mau, Lobo mau....”
O Lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?
__ Quem está aí?
__ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho - disse o Lobo disfarçando a voz.
__ Entre minha netinha, a porta está aberta.
O Lobo que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho.
Chegando na casa da vovó:
__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?
__ Entre querida.
__ Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
__ É pra te ouvir melhor.
__ Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
__ É para te ver melhor.
__ Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
__ É para te comer!!!
Dizendo isso, o Lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho.
Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão.
Enquanto isso a menina se escondeu dentro de um velho armário.
O Lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Uns caçadores que passavam escutaram:
__ Que ronco esquisito é esse?
__ Pois é, também estou
ouvindo.
__ Vamos ver o que é?
__ Ah! É o Lobo!
__ Será que ele comeu a vovó?
Ouvindo isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história:
__ Senhores o Lobo me enganou, chegou aqui antes de mim e deve ter comido minha vovozinha. Ele queria me comer também.
__ Então, o que vamos fazer? – disse um caçador.
__ Vamos cortar a barriga dele.
Aproveitando que ele está dormindo cortaram sua barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
__ E agora o que faremos com esse malvado?
__ Vamos encher a barriga dele com pedras. – disse um dos caçadores.
Quando o Lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou.
Todos ficaram aliviados e felizes. Os caçadores foram embora, e as duas foram sentar na varanda e saborear os doces.
__ Vovó, eu prometo nunca mais desobedecer minha mamãe.
__ Isso mesmo, os filhos não devem desobedecer suas mães, elas sempre querem o melhor para seus filhinhos
.
Após a leitura distribua o conto para que os estudantes possam fazer a atividade abaixo:
  • Grifar as palavras desconhecidas e procurar no dicionário.
  • Quem são os personagens da história.
  • Qual o personagem principal.
  • Quais as características físicas de Chapeuzinho Vermelho? E as características psicológicas? Peça para fazer uma descrição do lobo.
  • Grifar no texto os parágrafos onde os personagens falam. Qual é a pontuação usada?
  • Em qual local acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? Na zona rural ou urbana. Como identificamos o local?
  • Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? Aproveite a pergunta para solicitar ao estudante quais os meios de transporte utilizados no campo e na cidade.

Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria- prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Peça para escrever o nome de alguns produtos que seja matéria-prima para a indústria.
Aproveite para fazer os estudantes pesquisarem os alimentos que vem do campo ou da indústria?


FLUXO DE GEOGRAFIA 5° ANO - IV UNIDADE

GÊNEROS TEXTUAIS SUGERIDOS:
EIXO: LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Contribuição cultural na formação da população:
·         Caracterização das diversas culturas.

- Tabelas e gráficos;

- Atividades econômicas:
·         Fluxos econômicos pela representação cartográfica.

- Os pontos cardeais e colaterais;

- Instrumentos de localização:
·         Bússula;
·         Rosa dos ventos;
·         Mapa.





- Identificar as diferentes contribuições culturais na formação da população brasileira, destacando traços culturais e sociais; (M)

- Identificar a partir da leitura de tabelas e gráficos faixas de crescimento e distribuição por idade e gênero da população brasileira; (M)

- Identificar as principais atividades econômicas brasileiras e sua distribuição espacial; (M)

- Identificar os principais fluxos econômicos do Brasil por meio de representações cartográficas; (M)

- Conhecer os pontos cardeais e colaterais: do Estado, do Brasil, da América do Sul; (DC)

- Identificar formas de instrumentos diversos construídos pelo homem para localizar e se orientar no espaço. (DC)
Inicie uma conversa com a criança dizendo que uma população é composta de diferentes etnias (conjunto de pessoas que têm a mesma cultura). Faça a criança pesquisar no dicionário o que etnia para depois explicar que a formação do povo brasileiro se oriunda de indígenas, negros, brancos europeus e asiático (japoneses, coreanos e chineses). A diversidade étnica, por sua vez, contribuiu para a formação de uma cultura rica e variada. Surgira a seguinte atividade: Cada criança fará uma pesquisa sobre um grupo de imigrantes que veio para o Brasil, nesta pesquisa vai procurar saber sobre a cultura: língua, religião, costumes, músicas, danças, objetos e outros aspectos. Na sala formaram grupo para discutir. Escrever um texto e apresentar para o grande grupo.
Traga para sala de aula um gráfico de disco mostrando a população urbana e população rural no Brasil entre 1940, 1970 e 2011. Faça com a criança a leitura do gráfico. Questione porque houve um crescimento populacional na zona urbana. Escreva as hipóteses no quadro ou no cartaz. Esta a atividade favorece a oralidade e a criticidade. Depois peça que cada criança entreviste uma pessoa que veio da zona rural para urbana para verificar quais os motivos que levaram sua saída para cidade objetivando  comprovar se as hipóteses relatadas estão de acordo com os entrevistados. Construa um quadro com a turma sobre as hipóteses e o fator real. Aproveitando a atividade peça para pesquisarem na internet quais os estados que tem maior população e quais os motivos disto.
Sequência didática:

1ª etapa

Comece fazendo perguntas e peça que seus alunos registrem as respostas no caderno: como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Ele "bate" de que lado de seu corpo quando você se desloca (a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamos na escola? Em que horários? Solicite que nos próximos dias eles façam no caderno um diário das posições do Sol, anotando onde ele está quando acordam, quando vão para a escola e quando voltam para casa. Peça também que após as observações desenhem o trajeto de casa à escola ou vice-versa.

2ª etapa
Explique que o Sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado do planeta foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente. Informe também que o Sol se põe ou desaparece, também não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou poente. Explique que tais nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava que o Sol girava em torno da Terra. Com base nos conhecimentos que os alunos obtiveram em suas observações ajude-os a identificar o leste. Solicite então que se levantem e fiquem de frente para a parede identificada como o lado leste e lembre que do lado contrário estará o lado oeste, do lado direito estará o sul e do lado esquerdo, o norte. Agora peça que apontem o braço direito para o lado leste e digam de que lado fica o oeste (do lado esquerdo), o norte (à frente) e o sul (nas costas).

Peça que todos saiam da posição, troquem de lugar e depois repita a atividade, pedindo agora que os alunos se posicionem de costas para o leste. Ajude-os a identificar as demais direções. Fazendo esses diferentes exercícios eles começarão a compreender que há várias possibilidades de utilizar o próprio corpo para se orientar no espaço.

3ª etapa
Informe que eles vão aprender a se orientar geograficamente em seus deslocamentos após entender os movimentos do Sol. Desenhe a rosa dos ventos no chão da sala e apresente os pontos cardeais e colaterais. Explique que os nomes dos pontos cardeais foram criados pelos homens para demarcar suas posições e deslocamentos no espaço, especialmente quando precisavam percorrer longas distâncias. Relembre que apesar do nome eles indicam todo um lado da Terra e não um ponto específico.

Proponha um jogo em que a turma se desloque pela sala. Um aluno dá o comando, o outro segue e depois troca (por exemplo: Miguel vá para o leste, João siga para sudeste, Pedro vá para Noroeste). Para facilitar o trabalho desenhe uma rosa dos ventos no chão do centro da sala de aula (lembre-se de fazer o desenho tendo como referência a posição real da sala em relação ao Sol e não simplesmente reproduzindo o desenho tal como ele aparece nos livros didáticos).

4ª etapa
Oriente os alunos a fazer o desenho de sua sala de aula e a produzir sua própria rosa dos ventos, colocá-la sobre seu desenho e utilizá-la para indicar sua posição, a dos colegas e de outros referenciais.

5ª etapa
Peça que as crianças contem para os demais o que observaram com relação à posição do Sol em seus caminhos. Informe que agora eles aplicarão esses conhecimentos aos mapas.

Leve a turma para o pátio e peça que observe a posição do Sol e a localização de espaços como a quadra, a cozinha e o banheiro. Peça que olhem ao redor destacando o que fica em cada lado (norte, sul, leste e oeste) e depois que se desloquem em direção ao sul, até o ponto mais distante do pátio. Chegando ao extremo sul do pátio, oriente-os a ficar de frente para o norte, a anotar em sua folha as direções cardeais e colaterais e a desenhar o que estão vendo.

Explique que atualmente a maioria dos mapas utiliza o norte como referência (ou seja, apresentam na parte superior do papel os lugares e paisagens que ficam ao norte) porque se trata de uma convenção (ou regra) estabelecida pelos cartógrafos. Mostre a eles alguns mapas que ilustram essa afirmação (mapa-múndi, mapa do Brasil, mapa do Estado etc). Informe também que, embora seja uma convenção adotada atualmente, não há erro em utilizar outras referências para desenhar os mapas. Isso inclusive já foi feito no passado.


Você pode encontrar
exemplos de mapas antigos no site do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (Labtate) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(http://revistaescola.abril.com.br/fundamental- 1/pontos-cardeais-orientacao-lugar-paisagens-649826.shtml no dia 29/02/2012).

EIXO: PAISAGENS URBANAS E RURAIS
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- O poder público na cidade e no campo;
- O homem e a natureza.




- Diferenciar o papel do poder público municipal, estadual e federal na organização do espaço da cidade e do campo; (DC)
- Identificar as atividades extrativas, agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços, como atividade humanas que produzem diferentes paisagens; (DC)

- Relacionar os tipos de erosão provocados no ambiente pela ação do vento, do mar, dos rios, associando-os aos diversos tipos de paisagens e às ações dos grupos humanos. (DC)
Leia para as crianças o seguinte texto:
Para produzir alimentos o homem altera Meio Ambiente
A necessidade de abastecer o mundo com alimentos não está apenas mudando a paisagem, mas também está destruindo o Meio Ambiente.
Há milhares de anos que as florestas são derrubadas para dar lugar a campos de cultivo. Esta é uma das muitas maneiras pelas quais a agricultura vem tendo um efeito marcante sobre o Meio Ambiente.
O desmatamento da área a ser cultivada destrói os habitats naturais e reduz a biodiversidade. Outros problemas surgem ao longo dos anos como a erosão do solo, contaminação por agrotóxicos, desertificação e salinização do solo, eutrofização das águas, entre outros.

Revista: Amigos da Natureza, outubro/2004, n 38 ano 3 ( A Agricultura e o Meio Ambiente) p. 6 – 7. Retirado no site www.olhoscriticos.com.br no dia 29 d/02/2012.
Obs: eutrofização é o processo de poluição de corpos d’água, como rios e lagos, que acaba adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimo de oxigênio dissolvido na água.

Forme grupo e entregue a uma tabela constando os seguintes pontos:
  • O que o grupo mais admira na natureza/ambiente.
  • O que o grupo entristece ao visualizar o ambiente onde vive.
  • O que o grupo pode fazer para melhorar o ambiente.
Peça para escreverem frases/logotipos e, ou alertas para as pessoas do que deve ser proibido no Planeta. Ou chamando atenção das pessoas para cuidarem do planeta. Exponha as frases em lugares públicos.
Confeccionar um painel com diferentes atribuições conferidas aos três poderes nas diferentes escalas (Municipal, Estadual e Federal).



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVROS:

1- ANTONIO, Castrogiovanni,organizador. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre, Mediação,2000.

2- AMORIN, Patrícia, Chapeuzinho Vermelho, Editora Sabida, 2006.

3- AZEVEDO, Ricardo. Dezenove poemas desengonçados. SP, Ática, 2000.

7- CASTELHAR, Sônia, VILLENA, Jerusa. Ensino de Geografia. SP. Cengage Learnig, 2011.

5- MIRNA, Lima. Porta Aberta: Geografia, 2º ano. SP. FTD, 2008 – coleção porta aberta: Geografia.

6- RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: meio ambiente. 1ª Ed.vol1. MG.Editora Iemar ltda, 2004.

7- SALERNO, Sonia. Ponto de Vista. SP. Editora Moderna, 1993.

8- VASENTIM, J. William, MARTINS, Dora. Aprendendo Sempre: Geografia, 4º ano, editora Ática, 2009.

REVISTAS:

Revista Nosso Amiguinho, número especial, 2012.
Revista: Amigos da Natureza, outubro/2004,n38 ano 3. (A Agricultura e o Meio Ambiente) p. 6 – 7. Retirado no site www.olhoscriticos.com.br no dia 29/02/2012.
SITES:

www.atividadeeducativas.com.br


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