FLUXO DE MATEMÁTICA 1°
ANO - IV UNIDADE
EIXO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Números naturais: agrupamentos de
10 em 10 para contagem: leitura, escrita, representação e comparação de
quantidades até 100; estimativa.
- Continuação e ampliação dos
diferentes significados das operações fundamentais (Adição/Subtração).
- Identificação do sinal de
subtração.
- Diferentes significados das
operações noções de Multiplicação e Divisão.
- A construção do algoritmo da
multiplicação:
- Ideias
da divisão;
-
Resolução de problemas envolvendo o conceito de multiplicação e divisão.
- Exploração de situações problema
envolvendo estimativa.
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- Ler,
produzir e interpretar escritas numéricas até 100 (M e OTM);
- Contar
e registrar objetos, usando: estratégias próprias e técnicas operatórias
convencionais (DC);
- Realizar agrupamentos de 10 unidades para
contar e comparar quantidades (M);
-
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas,
com base na observação
de
regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da
linguagem matemática (M);
- Utilizar
estimativas na resolução de problemas (DC e M);
- Identificar
o sinal de subtração (M);
-
Resolver situações problema que envolvam adição e subtração por meio de
escritas matemáticas ou por estratégias pessoais (M e OTM);
-
Resolver situações problema que envolvam multiplicação e divisão por meio de
estratégias pessoais (M).
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Nessa
unidade vamos refletir sobre as regularidades do SND. Use a tabela abaixo
para refletir sobre as regularidades do SND.
-
Solicitar aos estudantes para completaram a tabela e identificarem o número
intruso e ajustar a sequência numérica.
Depois
pode realizar um bingo com a própria cartela.
Atividades
que levem à compreensão no campo aditivo oral e escrito das ideias:
a)Juntar,
separar e tirar; b)Transformações de quantidades, com aumento ou diminuição;
c) Comparação de duas quantidades. Lembrar que a apresentação de problemas
poderá ser a princípio oralmente, por escrito, por meio de figuras, em forma
de jogos, etc.
Ver
outros exemplos dessas ideias no Aprender Mais - Matemática.
-
Propor aos estudantes o seguinte problema: "Carla tem 27 figurinhas e
Rafaela tem 18. Quantas figurinhas Carla tem a mais que Rafaela?"
Copie o enunciado no quadro, leia-o em voz alta e dedique algum tempo para comentar o contexto do problema. Verifique se há algo que as crianças não compreenderam. Esclareça que há diferentes maneiras de buscar a resposta, que cada um pode resolvê-lo como achar melhor e que podem anotar numa folha o que consideram necessário para a resolução. Não informe nem dê nenhuma pista sobre o tipo de cálculo que resolve o problema para que os estudantes desenvolvam procedimentos próprios. A segunda aula deve ser preparada após análise das resoluções dos problemas que as crianças realizaram e colocando algumas em discussão. Proponha novos problemas de comparação em dupla.
DICA:
Para as crianças que não elaboraram uma estratégia própria para resolver o
problema proposto na etapa anterior, use números baixos, que poderão ser
representados graficamente:
"Marcos tem 8 lápis de cor e seu colega tem 5. Quantos lápis de cor Marcos tem a mais que seu colega?" Para as demais crianças proponha o mesmo problema com números mais altos, incentivando a busca de complemento por meio de sobrecontagem ou o apoio no conhecimento sobre o sistema de numeração.
DICA:
Se for o caso, proponha para um terceiro grupo números mais altos, porém
redondos (60,70,80,90...), para incentivar a utilização de estratégias de
cálculo: durante a resolução, observe as estratégias das crianças. Em
seguida, peça aos estudantes que utilizaram diferentes caminhos para que
troquem de duplas e expliquem seus procedimentos para o novo colega.
Incentive-os a comparar.
Organize
as crianças em meio-círculo para que todas possam acompanhar a proposta da
atividade.
- Problema de inicial desconhecida: Leve para a sala de aula algumas tampinhas e uma caixa e apresente o seguinte problema: Nesta caixa há algumas tampinhas. Coloco outras 12. Agora há 25. Quantas tampinhas havia no começo?
-
Problema com transformação positiva: "Lavinia chegou à escola com 14
figurinhas e foi embora com 30. O que aconteceu durante a tarde na escola?
Ela ganhou ou perdeu figurinhas? Quantas?"
Apresente, em momentos diferentes, esses dois problemas. Circule pela sala enquanto as crianças resolvem, observando quais procedimentos são empregados por elas. Organize o momento de discussão e selecione dois tipos de procedimento envolvendo a adição. Ofereça material de apoio quando observar que estão perdidos (observe com atenção estudantes que na aula passada não conseguiram elaborar um procedimento para resolver o problema); Pergunte sempre como fizeram, ajudando-os assim a tomar consciência do que pensaram; Oriente as crianças a registrar seu pensamento e ajude-os nesse processo. Em alguns casos anote para elas conforme explicam. Em outros, retome, reformule e faça a síntese do que as crianças disseram e peça para que façam as anotações de cálculos parciais para não esquecer-se deles. Momento de discussão
Selecione
procedimentos para discussão. Analise se todos servem para resolver o
problema. Compare-os e reflita sobre as diferenças em termos de economia e
confiabilidade.
-
Campo multiplicativo/número natural: diferentes significados das operações
multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e raciocínio
combinatório) e divisão (partição e quotição):
O
encaminhamento metodológico poderá ser semelhante ao dos problemas do campo
aditivo. Vale ressaltar que nesta fase o mais importante é a construção da ideia
da multiplicação e divisão e não o algoritmo formal ou seja as “continhas
secas”.
Selecionar
alguns tipos de problemas, apresentá-los aos estudantes, solicitar as várias
possibilidades de resolução, socialização das respostas por escrito,
comparações das estratégias de resoluções, refletir sobre os possíveis equívocos
na resolução, trabalho em duplas, variar os pares numéricos, entre outros
aspectos a variar.
Fontes:
Educação matemática. Terezinha Nunes; Tânia
Maria Mendonça Campos; Sandra Magina; Peter Bryant. Editora Cortez; 2º edição
2009.
Reflexões sobre a Resolução de Problemas da
Estrutura Aditiva na Educação Infantil. Noemia Fabíola Costa do Nascimento e
Ana Coelho Vieira Selva. Trabalho apresentado no IX ENEM – Encontro Nacional
de Educação Matemática/2007
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EIXO:
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Identificação de regularidades em
sequências: numéricas, de figuras e outras sequências.
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- Identificar
as regularidades em sequências: numéricas, de figuras e outras sequências (OTM).
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-
Continuação da unidade anterior com aprofundamento nos níveis de
dificuldades.
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EIXO:
GRANDEZAS E MEDIDAS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Medida de massa: comparação e
ordenação de objetos pela percepção de suas massas.
- Medida de tempo: nomear os meses
do ano;
- Leitura
de horas em relógios digitais.
- Situações que exijam diversos
tipos de medição.
- Conhecer a utilização de metro,
quilograma e litro como unidades de medida padronizada.
- Resolução de problemas envolvendo
medidas de comprimento.
- Sistema monetário: cédulas.
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- Medir a
massa dos objetos usando balanças e unidades não padronizadas (M);
- Ordenar
objetos segundo suas massas (M);
- Reconhecer
e comparar grandezas de mesma natureza por meio de estratégias pessoais (DC);
- Utilizar
instrumentos de medidas convencionais e não convencionais para resolver
problemas (DC);
- Ler
horas em relógios digitais (M);
- Nomear
os meses do ano (M);
-
Formular problemas sobre dias da semana ou do mês, oralmente ou por escrita
coletiva (M);
- Fazer
estimativas de medições (M);
- Resolver
situações que exijam diversos tipos de medição (OTM);
-
Identificar o quilograma, o metro e o litro em embalagens ou situações
cotidianas (M);
- Reconhecer
as unidades usuais de medida como: metro, quilômetro e litro (DC);
- Compreender
o conceito de medidas e grandezas, utilizando-os em situações problema (DC e OTM);
-
Conhecer as cédulas do sistema monetário nacional e a relação entre elas (M).
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-
Atividades que envolvam pesquisa, localização, marcação e leitura no calendário de data/meses
significativas para a classe/estudante/escola: leitura, escrita e marcação de
horas em relógios de ponteiro e
digital.
-
Atividade de pesquisa da massa corpórea dos estudantes; usar um cabide como
instrumento para pesar dois objetos, relativamente leves; e posteriormente a
ordenação segundo critérios pré-estabelecidos pela turma.
-
Conhecer a utilização de metro, quilograma e litro como unidades de medida;
-
Atividades de coleta, identificação e identificação das unidades de grandezas
(kilo e litro) usadas em diferentes embalagens trazidas pelos estudantes,
medida padronizadas.
-
Atividade de apreciação das formas com que o dinheiro brasileiro está
configurado e compreender as relações entre as diferentes formas e quantias.
Utilizar o dinheiro de brinquedo, que geralmente vem em encartes dos livros
didáticos.
-
Atividade de medir diferentes grandezas com diversos tipos de instrumentos
adequado em cada situação.
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EIXO:
GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Localização espacial: itinerários.
- Figuras planas: eixo de simetria (quadrado,
retângulo, triângulo, figuras em geral) representação por desenho livre.
- Comparação de cubo, paralelepípedo
e esfera.
- Poliedros: prismas e pirâmides (identificar
e classificar).
- Construção e representação de
formas geométricas (construção de modelos).
- Figuras geométricas espaciais:
- Classificação quanto à forma e ao
deslocamento (figuras que rolam e as que não rolam, as que rolam em todos os
sentidos);
- Composição e decomposição de
figuras;
- Os moldes: um modo de representar
os sólidos.
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-
Representar o itinerário de locomoção de um lugar a outro (M);
- Reconhecer
e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de
referência e indicações de posição (DC);
- Iniciar
a representação de figuras geométricas por desenho a mão livre (M);
-
Identificar figuras que possuem eixos de simetria (M);
-
Identificar eixo de simetria no quadrado (M);
-
Construir e representar formas geométricas (construção de modelos) (OTM);
- Identificar
e classificar figuras planas (OTM);
- Compor
e decompor figuras (OTM);
-
Identificar as diferenças entre prismas e pirâmides (OTM);
-
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos (DC).
|
-
Para trabalhar a localização espacial proponha atividade de desenhar/registro/croqui
o itinerário de um lugar para outro, casa-escola; casa-igreja; casa-parquinho.
Outra sugestão de atividade: Dois conjuntos de brinquedos idênticos que sirvam para armar a cena de um sítio (exemplo de material que deve ser entregue a cada grupo: duas vacas, um cavalo, três porcos, cercas, uma casinha e duas árvores; caso você não consiga esses objetos, pode optar por outros itens, desde que sejam iguais), cartão ou cartolina para cada equipe (sobre o qual os estudantes vão montar a cena do sítio), mesa e esteira, biombo ou outro elemento divisório. Primeiro divida a turma em dois grupos. Explique que ambos farão um jogo em que um grupo monta o cenário de um sítio (o chamado grupo emissor) e, depois, dá dicas para que o outro (o grupo receptor) monte um cenário idêntico. É importante que um não veja o que o outro fez - para isso, coloque um biombo entre eles. Quando o grupo emissor terminar a criação, deve pedir a um dos integrantes que dite o cenário aos demais, dizendo, por exemplo, que "o cavalo está atrás da árvore", "a vaca está ao lado da ponte", etc. Se as crianças já escreverem com autonomia, diga que anotem as instruções. Assim que o grupo receptor terminar de montar o cenário, retire os biombos, aproxime as duas construções e peça para as crianças compará-las. Organize uma discussão coletiva sobre as dificuldades encontradas nas etapas anteriores. Elabore um cartaz com as conclusões formuladas pelas crianças (elas podem dizer, por exemplo, que "ao lado da casa" não é uma informação suficientemente precisa para localizar um objeto, seria necessário complementar a informação dizendo se estava a direita ou a esquerda por exemplo.). Coloque essas dicas para aprimorar o jogo. Texto adaptado de:
Inicia-se
neste momento o trabalho com simetria, este conteúdo será retomado no 2º ano.
Comece o estudo de simetria levando os estudantes a perceberem a simetria no
próprio corpo.
A
simetria é a reflexão que ocorre através de uma reta que denominamos eixo de simetria.
Na figura do trapézio abaixo tem um eixo de simetria, se traçamos a reta no
sentido vertical. Se a reta for traçada no sentido horizontal, não obteremos
nenhum eixo de simetria. Alguns exemplos:
Uma figura
pode ter um ou vários eixos de simetria, como também nenhum. Vejamos outros
exemplos que segue:
Localize o
eixo de simetria das figuras abaixo.
OBS:
figuras extraídas:
belasimetria.wordpress.com
Oweblog.blogspot.com
Para
o trabalho com figuras geométricas observe as orientações da unidade passada,
utilize sempre caixas, moldes já prontos para os estudantes montarem e
desmontarem desta forma fica mais fácil trabalhar a composição e
decomposição, compará-los e identificá-los.
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EIXO:
ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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-
Coleta e organização de informações.
Observação
e interpretação de informações.
-
Representação de informações por: tabelas e gráficos.
-
Produção de textos coletivos diversos para representar análise de dados.
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- Coletar
e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e outras
representações presentes no dia-a-dia (DC e OTM);
- Ler e
interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos (DC e OTM);
- Formular
problemas a partir de uma tabela simples ou de um gráfico em barras verticais,
oralmente ou por escrita coletiva (M).
|
-
Elaborar várias situações de pesquisa entre os estudantes, por exemplo, fazer
uma lista do que eles mais gostam como: fruta, comida, brincadeiras e
organizar as respostas numa tabela (esta atividade é uma continuação da
unidade anterior, porém com nível de dificuldade maior);
-
Produzir textos coletivos diversos
para representar análise de dados;
-
Atividade de reflexão e questionamento sobre os dados organizados ora em
tabelas, ora em gráficos diversos, sendo facultativo o verbal e o escrito.
Obs.:
no texto coletivo o professor é o escriba.
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FLUXO DE MATEMÁTICA 2°
ANO - IV UNIDADE
EIXO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Leitura, escrita, comparação de quantidades
e contagem até 1000.
- Representação de quantidades até
1000 na reta numerada.
- Algoritmo da subtração sem reserva.
- Tabelas da multiplicação por 2, 3,
4 e 5.
- Sinal da divisão ( ÷ ) .
- Ampliação do estudo dos diferentes
significados das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e
divisão) por meio de:
- Resolução de problemas propostos;
- Uso da estimativa e do cálculo
mental;
- Utilização de jogos matemáticos;
- Compor e decompor os números;
- Trabalho com números decompostos
em sua forma polinomial.
|
-
Ler, escrever, contar, comparar e ordenar quantidades até 1000 pela
compreensão das características do sistema de numeração decimal (M);
-
Representar números de 100 em 100, na reta numerada (M);
-
Representar multiplicações com fatores até 5, na reta numerada (M);
-
Realizar subtração sem reserva, com termos até 500 utilizando o algoritmo
convencional de cálculo (M);
-
Realizar cálculo mental com adições com somas que sejam múltiplos de 10 (M);
-
Realizar cálculo mental com subtrações com termos múltiplos de 10 e diferença
até 100 (M);
-
Compreender o sentido das tabuadas do 2, 3, 4 e 5 como lista organizada de
resultados (M);
-
Registrar a divisão utilizando o sinal ÷ (M);
-
Contar e registrar objetos, usando estratégias próprias e técnicas
operatórias convencionais (DC);
-
Reconhecer que diferentes situações problema podem ser resolvidas com uma
única operação e que diferentes operações podem resolver um mesmo problema (DC);
-
Analisar e resolver situações problema, com ênfase em adição e subtração,
usando estratégias próprias e técnicas operatórias convencionais (DC e M);
-
Resolver situação problema que envolva a divisão utilizando uma estratégia
pessoal ou uma escrita matemática (M);
-
Utilizar estimativas na resolução de problemas (DC);
-
Formular uma situação problema que envolva uma operação aritmética (M);
-
Trabalhar com números decompostos em sua forma polinomial (OTM).
|
- A
característica do SND percorre todos os primeiros anos, já que teremos sempre
estudantes em níveis diferentes de aprendizagem. Portanto, atividades lúdicas
que explorem a leitura e representação das quantidades devem fazer parte do
seu planejamento como: “O ditado dos números” - estudantes em pares, entregue
a cada dupla quadradinhos de cartolina onde em cada quadrado deve estar
escrito um número (de 0 até 9). Cada dupla deve ter dez quadrados com o
número zero; dez quadrados com o número um, e assim sucessivamente. Realize o
ditado dos números onde a dupla deverá representar o número ditado. Está
atividade também é interessante para trabalhar a forma decomposta dos
números.
- A construção
coletiva na sala de aula de diferentes retas numeradas (como proposto na
unidade anterior no eixo álgebra e funções) e expostas na parede para
consulta sempre que necessário, torna-se útil neste primeiro ciclo. A própria
construção com diferentes padrões (de um em um, de dez em dez ou de cem em
cem, etc.) leva o estudante a compreender as características do sistema;
O
desenvolvimento dessa unidade tem como objetivo fazer com que o aluno
aprofunde e amplie o estudo dos diferentes significados das operações
fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de:
-
Resolução de problemas propostos;
- Uso da
estimativa e do cálculo mental;
-
Utilização de jogos matemáticos.
O
encaminhamento metodológico poderá ser: selecionar alguns tipos de problemas,
apresentá-los aos estudantes, solicitar as várias possibilidades de
resolução, socialização das respostas por escrito, comparações das
estratégias de resoluções, refletir sobre os possíveis equívocos na
resolução, trabalho em duplas, variar os pares numéricos, entre outros
aspectos a variar.
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EIXO:
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Identificação
de regularidades em sequências numéricas, de figuras e outras.
- Escala de
números crescentes e decrescentes.
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-
Identificar as regularidades em sequências numéricas para nomear, ler e
escrever números naturais até 1000, identificando também sequência de figuras
e outras (OTM e M);
-
Contar e organizar números de 100 em 100, em escala ascendente ou descendente
a partir de um número dado (M);
-
Identificar numa ordenação de números o critério adotado para a organização (M).
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- Observe sugestões das unidades passadas, porém aumente o grau
de dificuldade nas atividades propostas.
- Para trabalhar a habilidade de identificar o critério numa
ordenação de números refere-se a: numa sequência de números dados os estudantes
descobrirem qual o critério utilizado. Exemplo: foi usado só números pares,
só ímpares, os números crescem de dois em dois ou de três em três, etc.
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EIXO:
GRANDEZAS E MEDIDAS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Medidas de tempo: data de
nascimento, leitura de prazo de validade.
- Estimativa com medidas de massa
por visualização.
- Medida de massa: miligrama, grama,
quilograma e tonelada.
- Existência de grandezas que podem
ser medidas com unidades que mantém uma relação decimal entre si;
- Existência de grandezas que podem
ser medidas com unidades que não mantém uma relação decimal entre si;
- A percepção de quando é necessário
usar miligrama em vez de grama (ou quilograma) para medir massa;
- O estabelecimento da relação
numérica entre as unidades de medida de massa conhecidas (kg, g, mg).
- Situações em que as grandezas presentes
são diretamente proporcionais e inversamente proporcionais ou nenhuma delas.
- A proporcionalidade presente na resolução
de problemas multiplicativos e na análise de tabelas e gráficos.
|
-
Escrever dados pessoais de medida: data de nascimento, altura e massa (M);
-
Identificar objetos por sua massa (leve, pesado, mais leve que, mais pesado
que) (M);
-
Reconhecer e comparar grandezas de mesma natureza por meio de estratégias
pessoais (DC);
-
Identificar objetos do cotidiano que tenham massa maior do que
-
Resolver problemas envolvendo a medida em quilogramas (M);
-
Estimar a massa de um objeto em quilogramas e usar uma balança para conferir
a estimativa realizada (M);
-
Utilizar instrumentos de medidas convencionais e não convencionais para
resolver problemas (DC);
-
Estabelecer relações para diferenciar massa e comprimento de um objeto (maior
altura nem sempre maior massa) (M);
-
Reconhecer as unidades usuais de medida como miligrama, grama, quilograma,
tonelada (DC);
-
Compreender o conceito de medidas e grandezas, utilizando-os em situações
problema (DC).
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Nessa unidade trabalharemos o sistema de medidas como meio
essencial do conhecimento matemático para o estudante compreender o mundo
atual e as linguagens matemáticas.
Procure introduzir algumas noções sobre estimativas de massa, ou
seja, a massa aproximada de alguns objetos. Com esse tipo de atividades,
pretende-se que o estudante aprenda a identificar o quilograma como unidade
de medida de massa, podendo opinar sobre a massa de objetos manuseados no seu
cotidiano.
Algumas estratégias para desenvolver nessa unidade estão a
observação e o manuseio do instrumento de medida: balança de dois pratos;
realizar a comparação de massas de objetos; atividades de comparação de
objetos mediante sensações percebidas nos braços e mãos e identificação de
produtos comercializados em quilogramas.
Questionem com os estudantes a frequência com que eles se pesam
e se eles sabem a sua massa atual.
As situações problema envolvendo as grandezas diretamente ou
inversamente proporcional estão articuladas com o eixo de álgebra e funções.
As noções de proporcionalidade como vêm descrito na BCC devem ser ligadas ao
cotidiano como: “se dez pães custa um real, cobrando 15, quando irá custar? (diretamente
proporcional), já a inversamente proporcional você pode perguntar aos estudantes:
Carla sai de casa para a escola caminhando e gasta 10 minutos, se ela se
deslocar de carro ela vai gastar mais tempo ou menos tempo para fazer o mesmo
percurso?”. O que mais importa nesta fase de escolaridade é levá-los a reflexão,
resolvendo a questão oralmente e não necessariamente resolver através do
algoritmo.
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EIXO:
GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Associar a geometria ao cotidiano.
- Figuras não planas: vistas frontal,
lateral e superior.
- Eixo de simetria em figuras planas.
- Composição e decomposição de
figuras tridimensionais, identificando diferentes possibilidades.
- Identificação de simetria em
figuras tridimensionais.
- Exploração das planificações de
algumas figuras tridimensionais.
- Exploração das superfícies dos
sólidos através das caixas, latas, bolas, etc. Observando as figuras que
formam estas superfícies.
|
-
Reconhecer as figuras planas e os sólidos geométricos nos objetos criados
pelo homem e nos elementos da natureza (DC e M);
-
Identificar dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um
croqui (M);
-
Identificar a vista frontal, lateral e superior de objetos (M);
-
Compor e decompor figuras (M);
-
Reconhecer e localizar pessoas ou objetos, com base em diferentes pontos de
referência e indicações de posição (DC);
-
Identificar eixo de simetria em figuras planas (M);
-
Utilizar a régua para traçar figuras planas (M).
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Nesta
unidade vamos focar a sugestão em simetria já que os outros conteúdos já
começaram a ser vivenciados nas unidades anteriores.
Vejamos
como iremos abordar o eixo de simetria. A simetria é a reflexão que ocorre
através de uma reta que denominamos eixo de simetria. Na figura do trapézio,
abaixo tem um eixo de simetria, se traçamos a reta no sentido vertical. Se a
reta for traçada no sentido horizontal, não obteremos nenhum eixo de
simetria. Alguns exemplos:
- Uma
figura pode ter um ou vários eixos de simetria, como também nenhum. Vejamos
outros exemplos que segue.
Localize o
eixo de simetria das figuras abaixo.
- Questionar
a eles se essa letra possui simetria e onde seria correto desenhar o eixo. Os
estudantes deverão perceber que a letra H possui dois eixos de simetria (eles
poderão confirmar usando o recurso “Dobrar”).
-
Realizar atividades também com letras. Grande parte
das nossas letras tem algum tipo de simetria. Solicite que os estudantes analisem
as maiúsculas, fonte Arial, em relação a 3 tipos de simetria:
- horizontal (existe uma linha horizontal que divide a letra em 2 partes espelhadas, como num D); - vertical (mesma coisa mas com uma linha vertical, óbvio, como num A);
OBS:Figuras
extraídas:
belasimetria.wordpress.com
Oweblog.blogspot.com
Atividades
adaptadas:
A
Simetria Nas Práticas Escolares. Heliane Mariza Grzybowski Ripplinger.
Dissertação de Mestrado em Educação/ UFPR-2006
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EIXO:
ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Registro
e interpretação de dados por meio de listas de conclusão ou textos.
- Coleta,
organização e registro de informações.
- Observação
de informações.
- Interpretação
de informações.
- Representações
de informações através de tabelas e gráficos.
- Situações-problema
que explorem a ideia de combinação.
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-
Formular uma situação problema a partir de uma tabela simples ou um gráfico
(M);
-
Produzir uma lista de conclusões que podem ser tiradas a partir da leitura de
um gráfico em barras ou uma tabela simples (M);
-
Ler e interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos (DC e OTM);
- Coletar e organizar informações visando a
construção de tabelas, gráficos e outras representações presentes no dia a
dia (DC e OTM);
- Representar informações através de tabelas e
gráficos (OTM);
- Resolver situações problema que explorem a ideia
de combinação (OTM).
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O
objetivo central dessa unidade é mostrar ao estudante que o trabalho com
tabelas tem por finalidade a construção de procedimentos de coleta,
organização, registro, representações, elaboração de problemas matemáticos e,
principalmente, conseguir que o estudante reflita sobre os dados ou sobre as
representações tirando suas próprias conclusões.
As
situações problema explorando a ideia de combinação foram dadas sugestão na
unidade passada, continue explorando atividades de combinação.
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FLUXO DE MATEMÁTICA 3°
ANO - IV UNIDADE
EIXO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
|
- Leitura, escrita, comparação de
quantidades e contagem de números com 4 algarismos.
- Algoritmos das quatro operações:
adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Ideias da multiplicação e da
divisão.
- Cálculo mental e estimativa.
- Continuação do estudo sobre
números racionais.
- Conceito de equivalência entre
frações.
- Classes de equivalência de uma
fração.
- Comparação e ordenação de números
racionais escritos na forma fracionária:
- Os números
racionais e a reta numérica;
- Os números
racionais em sua representação decimal.
- Os números decimais como razão
entre duas grandezas.
- Equivalência e ordenação de
números racionais na sua representação decimal.
- Operações com números racionais
sob representação decimal:
-
Exploração das operações adição e subtração de números racionais na representação
decimal;
-
Exploração das operações de multiplicação e divisão de números racionais na
representação decimal.
- Multiplicação de um número decimal
por 10, 100, 1000...
- Multiplicação de um número natural
maior que 10 por um número decimal.
- O cálculo de porcentagens.
- Divisão de um número decimal por
um número natural.
- Divisão de um número decimal por
10, 100, 1000...
- Divisão de um número natural por
um número decimal.
- Estudo das propriedades da
multiplicação e divisão através do uso da calculadora.
- Operações com números racionais
sob representação fracionária.
- Resolução de problemas envolvendo
os números decimais na forma fracionária e decimal.
- Sistema
monetário.
|
- Ler,
escrever, comparar e ordenar números de quatro algarismos (M);
- Usar
recursos de contagem de 1000 em 1000 para localizar números na reta numerada (M);
-
Associar a multiplicação a situações que envolvem adição de parcelas iguais,
raciocínio combinatório ou proporcionalidade (M);
- Reconhecer
que diferentes situações problema podem ser resolvidos com uma única operação
e que diferentes operações podem resolver um mesmo problema (DC);
- Utilizar
estimativas na resolução de problemas (DC);
-
Utilizar os fatos básicos da multiplicação para estimar resultados de uma
divisão (M);
-
Realizar multiplicações por um número de dois ou três algarismos, por outro
de algarismo, com e sem reserva, usando a decomposição ou o algoritmo
convencional de cálculo (M);
-
Compreender as ideias envolvidas na divisão (repartição em partes iguais ou
medida) (M);
-
Compreender divisões de um número de até 3 algarismos por outro de um
algarismo, com e sem resto (M);
-
Resolver problemas diversos envolvendo uma ou mais operações usando cálculo
mental, procedimentos pessoais ou convencionais de cálculo (M);
-
Formular um problema parecido com algum já resolvido (M).
Continuar
ampliando o estudo sobre números racionais: ideia – porcentagem e observando
alguns aspectos: equivalência, comparação e ordenação entre frações (OTM).
|
Em relação à divisão, vale a pena relembrar que há duas ideias
nesse conceito. Nessa unidade aprofundaremos mais essa ideia trabalhada na
unidade anterior.
O
encaminhamento metodológico poderá ser: selecionar alguns tipos de problemas,
apresentá-los aos estudantes, solicitar as várias possibilidades de
resolução, socialização das respostas por escrito, comparações das
estratégias de resoluções, refletir sobre os possíveis equívocos na
resolução, trabalho em duplas, variar os pares numéricos, entre outros
aspectos a variar.
- A seguir, apresentaremos alguns conceitos básicos e dicas
para o aprofundamento das ideias dos números racionais e acréscimo da ideia
de porcentagem.
Ideia de porcentagem/operador multiplicativo – nesse caso a
representação 12% ou 12/100 referindo-se a uma quantidade contínua ou
discreta significa dizer 12/100 sobre X.
Por exemplo: João recebe mensalmente R$ 100,00 e teve 12% de
aumento. Quantos reais João teve de aumento? Ou, quanto representa 12% de
aumento no salário de João?
12/100 *100,00=12,00
R$ 12,00
- Nas atividades sobre o sistema monetário brasileiro - números
decimais, propomos:
Material necessário: os problemas apresentados nas
etapas abaixo 1, 2 e 3 e cópias de moedas (na falta desse recurso, desenhe-as
no quadro).
Inicie o trabalho com números decimais com atividades envolvendo a composição e decomposição de valores utilizando moedas e o registro dessas quantidades. Isso aciona os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a escrita de números decimais a partir de um contexto social.
Atividade
em duplas:
1:
"Utilizando
moedas, como as que se encontram logo abaixo, escreva três maneiras
diferentes de compor 3,65 reais. Para isso, você pode usar várias moedas de
um mesmo valor".
A seguir, organize uma discussão coletiva com o objetivo de comparar algumas das diferentes possibilidades de resolução e a equivalência entre elas. Registre em cartaz todas as possibilidades encontradas. Proponha que analisem quais composições utilizam o menor número possível de moedas. Num segundo momento, solicite que os estudantes resolvam individualmente o seguinte problema: "Registre três maneiras diferentes de compor R$ 0,87 e R$ 2,08". A intenção é que façam uma primeira análise da escrita de números decimais. Durante a realização da atividade o professor deve observar as estratégias de resolução os registros, os equívocos cometidos e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Essas questões devem ser pensadas para que num terceiro momento possa ser compartilhadas na discussão para validá-las ou não, mas, principalmente, para explicitar os argumentos que as sustentam.
Fonte:www.revistaescola.abril.com.br/matemática.Atividade
adaptada do livro Estudar
Matemática, de Claudia Broitman e Cinthia Kuperman..
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EIXO:
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
|
- Grandezas proporcionais.
- Exploração de situações diversificadas
para a percepção de propriedades e relações entre grandezas
- Introdução da ideia de
proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do estudante.
- Resolução de problemas simples envolvendo
a proporcionalidade direta e inversa entre grandezas.
|
- Explorar
situações diversificadas para a percepção de propriedades e relações entre
grandezas (OTM);
-
Introduzir a ideia de proporcionalidade por meio de situações do cotidiano do
estudante (OTM);
- Resolver
de problemas simples envolvendo a proporcionalidade direta e inversa entre
grandezas (OTM).
|
Temos nesta unidade a continuação das habilidades da unidade
anterior. Propomos a seguir mais dois exemplos de grandezas diretamente e
inversamente proporcionais retirados do site da revista Nova Escola (www.revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica
)
Você
pode iniciar um debate lançando o seguinte problema: Sabemos que 20 caixas de
alimentos pesam
Cada
uma das estratégias listadas acima explora o conceito de proporcionalidade, neste
caso, direta, pois quanto mais caixas, mais peso teremos. Este é o conceito
que os estudantes precisam compreender. No caso da proporcionalidade inversa,
quando uma variável cresce a outra diminui. Vamos ver o exemplo: Um campo de
futebol é drenado por três jardineiros em seis horas. Caso tenhamos apenas um
jardineiro, vamos gastar mais tempo ou menos tempo? Os estudantes devem
chegar à conclusão que diminuindo o número de jardineiro, o tempo irá
aumentar.
|
EIXO:
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
|
- Medida de tempo: semestre; prazo
de validade.
- Medida de massa: grama e
quilograma; estimativa.
- O trabalho com unidades de medidas
associado aos números racionais;
- Situações com unidades de medidas;
- Jogos e
aplicações a situações do cotidiano.
|
- Identificar
um semestre como um período de 6 meses ou 180 dias (M);
-
Identificar e ler prazo de validade em embalagens (M);
-
Identificar o grama e o quilograma como unidades de medida de massa (M e OTM);
-
Compreender que 1kg é o mesmo que 1000g (M e OTM);
-
Identificar as situações do cotidiano nas quais a medida de massa é utilizada
(M e OTM);
- Reconhecer
as unidades usuais de medida como: grama e quilograma (DC);
-
Comparar objetos por sua massa (M);
-
Realizar estimativa da ordem de grandeza da massa de um objeto (M);
-
Resolver e formular situações problemas envolvendo medidas de massa e tempo
(M e OTM);
-
Compreender o conceito de medidas e grandezas, utilizando-os em situações
problema (DC).
|
Nessa
unidade apresentaremos de modo contextual – código de barras - a análise da
informação contida em representações decimais e operações (multiplicação/divisão)
com decimais, um trabalho associado aos números racionais como propõe as
OTMs.
Material necessário: Código de barras dos produtos pesados em balanças de supermercados. - Solicitar que os estudantes recolham em casa algumas etiquetas de código de barras contendo informações sobre peso, preço por quilo e quantidade pesada do produto. Selecione e mostre algumas (como a do modelo abaixo) para que saibam o que precisam trazer para a aula seguinte:
Momento
de socialização dos materiais trazidos pelos estudantes.
Oriente
a leitura: como ler, o que a etiqueta traz de informações sobre o produto,
qual quantidade foi comprada, etc. Noutro momento, estimule a discussão sobre
as etiquetas coletadas. Converse sobre quais alimentos são vendidos por peso.
É possível que o comércio local não tenha esse tipo de balança (balança de
peso). Se for esse o seu caso, aproveite para comparar os diferentes tipos de
balança utilizados e as diferenças na precisão.
Peça que os estudantes, individualmente, resolvam o seguinte problema: "A tabela abaixo traz informações sobre o preço de alguns produtos e a quantidade comprada por um consumidor.
Responda:
o consumidor comprou mais ou menos do que
Solicite
que os estudantes se reúnam e comparem as respostas.
O
objetivo é que cada um possa conhecer como o colega pensou para resolver a
questão. Abra uma discussão coletiva para que todos compartilhem suas
respostas.
Outra
discussão fundamental é a relacionada à tara ( =
desconto no peso da mercadoria ). As etiquetas de código de barra
trazem essa informação e algumas vezes sua cobrança muda o valor final a ser
pago pelo consumidor. É o que acontece no caso da banana na tabela ao lado.
Promova a medição de outros objetos e verifique com os estudantes como são veiculadas as informações de peso em outras balanças.
Peça
aos alunos para pesarem-se em balanças de farmácia e anotarem o resultado. A
ideia é que eles ampliem seus conhecimentos sobre medidas e a forma como são
expressas. Observe se notam que esses valores são expressos numericamente em
quilos e gramas.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/relacao-medidas-analise-informacoes-embalagens-619848.shtml
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EIXO:
GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
|
- Localização espacial: vistas e planta
baixa.
- Figuras não planas:
- Construção de figuras simétricas
segundo um eixo de simetria.
- Conceito de polígonos:
- Quanto ao
número de lados: triângulo, quadrado, pentágono, etc.
-
Rigidez: uma característica útil do triângulo.
- Realizar
associações entre as figuras geométricas e os sólidos estudados a objetos
criados pelo homem e elementos da natureza.
|
-
Identificar a vista superior, lateral e frontal de um objeto (M);
-
Localizar objetos em uma planta baixa (M);
- Reconhecer
e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de
referência e indicações de posição (DC);
-
Comparar prismas e pirâmides (M);
-
Construir planificações de prismas (M);
- Associar
um prisma a sua representação por desenho e a sua planificação (M);
-
Identificar figuras planas nas faces de prismas e pirâmides (M);
-
Identificar cilindro, cone e esfera como corpos redondos (M);
-
Construir uma figura simétrica a outra dada, segundo um eixo de simetria (M);
- Representar
e conceituar as figuras geométricas, ou seja, os polígonos (OTM);
-
Reconhecer as figuras planas e os sólidos geométricos nos objetos criados
pelo homem e nos elementos da natureza (DC).
|
-
Localizar em mapas/guias.
Material
necessário: utilize cópias de mapas contidas nos guias telefônicos de sua
cidade, preferencialmente aquele em que está localizada a sua escola.
Solicite
que todos localizem a rua da escola, identifiquem pontos comerciais,
acidentes geográficos e construções físicas particulares do mapa em mãos.
-
Reconhecer, formular e interpretar características de figuras geométricas.
Material necessário:
seis coleções
idênticas de figuras geométricas tridimensionais, feitas de papel-cartão, com
vários cilindros, cones, esferas e tipos de prismas e pirâmides e seis folhas
de papel ofício branco.
Divida
a classe em seis grupos, sendo três denominados A e os outros, B. Cada grupo
A fica associado a um B. Todas as equipes recebem uma coleção de dez sólidos.
O time A cria com eles uma construção sobre a folha branca sem que o B veja.
Depois, os estudantes elaboram uma mensagem para que os oponentes realizem
uma construção idêntica. Mas nela não pode haver desenhos. O grupo B tenta
executar a tarefa sem fazer perguntas. Na primeira rodada, espera-se que os
esquemas não coincidam. Essa dificuldade inicial dará a deixa para você
organizar uma discussão sobre os equívocos das mensagens. Que figuras
poderiam ter sido escolhidas para não haver confusão? Que termos explicariam
melhor a parte em que uma está encostada na outra? Aproveite para recordar e
estimular o uso dos nomes corretos e de termos como arestas, vértices e
faces; corpos que rolam e corpos que não rolam. Promova uma síntese e anote
em um cartaz alguns combinados:
- Dizer o nome da forma geométrica;
- Descrever as características dos lados;
- Indicar as faces das figuras que se
tocam na construção. Se a figura tiver pontas, deixar claro o lado para o
qual ela aponta. Se o sólido rola ou não rola.
Repita
o jogo em várias aulas, alternando as equipes que constroem e as que fazem a
montagem com base nas indicações. Antes de cada rodada, leia os combinados
anteriores.
-
Ponha o cubo no centro da folha. Coloque sobre ele o prisma, alinhando uma de
suas arestas maiores com a aresta superior esquerda do cubo.
O paralelepípedo deve ir ao lado do prisma, com uma das faces menores para baixo e com uma das arestas alinhada com a aresta superior do cubo. Equilibre a pirâmide de base quadrada sobre o paralelepípedo. Coloque o cilindro atrás do paralelepípedo e do prisma. Fonte: www.revistaescola.abril.com.br/matematica.Atividade adaptada da situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livro Matemática El estúdio de las figuras y de los cuerpos geometricos (Ed. Novedades Educativas).
-
Construir com recortes figuras com eixo de simetria. Veja alguns dos modelos:
Adapatado:
De olho no Futuro: matemática. Marinez Meneghello e Ângela Passos. São Paulo:
Quiteto editorial/2008.pág.150
Para
trabalhar o conceito de polígono comece mostrando o significado da palavra
que vem do grego: poli (muitos) + gono (ângulos). Um polígono é uma linha
poligonal fechada e que dependendo dos números de lados recebe nomes
diferentes. Exemplo: 3 lados – triângulo, 4 lados – quadrado, 5 lados –
pentágono e assim sucessivamente.
Uma
forma bem prática de trabalhar a rigidez do polígono é levar para a sala
palitos de sorvete e percevejos. Os estudantes podem construir polígonos
variados usando os percevejos para ligar os lados.
Peça
para construírem um quadrado e um triângulo, depois pergunte em qual figura
conseguimos mover os lados? Os estudantes irão perceber que os lados do
quadrado são deformáveis se transformando num losango. A rigidez do triângulo
tem muitas aplicações práticas como: a tesoura de um telhado, um portão com
uma travessa em diagonal formando dois triângulos. Você pode completar a
atividade propondo uma pesquisa em casa: Os estudantes devem observar os
objetos em casa, na rua e descobrir onde o triângulo aparece para tornar o
objeto rígido.
|
EIXO:
ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
|
||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
|
- Coleta e registro de informações.
Interpretação de informações.
Observação de informações.
- Representações de informações:
tabelas (simples e dupla entrada) e gráfico (barras).
- Resolução
de problemas explorando o raciocínio combinatório e probabilístico (chance).
|
- Ler e
interpretar as informações de maneira organizada, por meio de tabelas e
gráficos (DC e OTM);
- Coletar
e organizar informações visando a construção de tabelas, gráficos e outras representações
presentes do dia a dia (DC e OTM);
- Formular
e resolver problemas que envolvam gráficos em barras múltiplas (M);
- Construir
uma tabela de dupla entrada para representar dados coletados (M);
-
Resolução de problemas explorando o raciocínio combinatório e probabilístico (OTM
e M);
-
Explorar a ideia de probabilidade em situações problema (DC).
|
Em
outras unidades já exploramos sugestões envolvendo tabelas e gráficos, observe
as sugestões anteriores e aprofunde o grau de dificuldade.
-
Realizar a conexão de probabilidade com os números racionais.
A
probabilidade como ideia de medida, por exemplo, em uma caixa há 3 bonecas e
8 carrinhos. Qual a probabilidade de se sortear ao acaso uma boneca? A
resposta é 3/11, ou seja, de cada 11 objetos contidas na caixa 3 são bonecas.
A fração 3/11 representa a probabilidade de ocorrências desse evento, que é
medida pelo número de casos favoráveis dividido pelo número de casos possíveis.
Explore
atividades de combinatória como na II unidade, também como nas unidades
passadas. Probabilidade também já foi tratado. Agora traga a ideia de chance que um evento ou algo
aconteça.
Adaptado:
Projeto Àpis Matemática. Luiz Roberto Dante. Editora ática/2011
|
FLUXO DE MATEMÁTICA 4°
ANO - IV UNIDADE
EIXO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES
|
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
|
|||
-
Porcentagem de fração.
-
Reconhecimento de diferentes representações fracionárias de um mesmo número
racional.
- Resolução
de situações problema de porcentagem simples.
- Cálculo
na forma decimal por número natural.
- Situações
problema envolvendo número decimal.
|
- Identificar e diferenciar fração como parte/todo, fração
como razão e porcentagem (OTM);
- Resolver
situação problema de porcentagem simples (OTM);
-
- Comparar
números decimais (OTM);
- Resolver
situação problema envolvendo número decimal (OTM).
|
-
O estudante deverá reconhecer o significado da porcentagem como representação
da fração de uma quantidade.
- Entregar
aos estudantes cópias
dos quadriculados e cartaz com diferentes frases em que apareça o símbolo %.
Organize-os em duplas, inicie a aula entregando para cada uma as figuras abaixo: Peça que os estudantes comparem as partes pintadas e que as expressem com frações. É esperado que, na primeira situação, eles indiquem 1/2 e, na segunda 50/100.
-
Retomar com a turma o registro da fração, o que representa no numerador e no
denominador. Dê alguns exemplos para que aplique seus conhecimentos sobre o
conteúdo.
- Com a
turma, dividida em duplas, forneça valores na forma porcentual
"rasa" - por exemplo, 10%, 20% etc. - e peça aos estudantes
que encontrem sua representação fracionária. Lembre-se de que eles podem
apresentar diferentes registros: para 20%, 20/100, 2/10 ou 1/5. Socialize as
respostas.
- Apresentar diferentes frações para que sejam relacionadas aos diagramas correspondentes e frações equivalentes que provoquem seu raciocínio;
- Observar
se os estudantes compreenderam as seguintes relações: 50% equivale a 1/2, 25%
corresponde a 1/4 e 10% é equivalente à décima parte. Essas relações são
fundamentais à compreensão de porcentagem.
- Para efetuarmos cálculo de adição com
números decimais, precisamos saber a qual casa pertence cada algarismo dos
números que se deseja somar, pois a posição dos números na organização do
cálculo é determinante para uma solução correta;
-
Comparar dois números decimais significa estabelecer uma relação de igualdade
ou de desigualdade entre eles.
Consideremos
dois casos:
1º Caso: As partes inteiras
Exemplos:
3,4 > 2,943, pois 3
>2.
10,6 > 9,2342, pois 10 > 9.
2º Caso: As partes inteiras são iguais
|
EIXO:
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
|
||||||||||||||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES
|
||||||||||||
-
Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática.
- Resolver
problemas que envolvam mais de uma operação com números naturais.
|
- Determinar
o elemento desconhecido em uma igualdade matemática (OTM);
- Resolver
situações problema que envolva mais de uma operação com números naturais
(OTM).
|
Na
Matemática, existe um termo "misterioso", em geral identificado
pela letra "x". Ele representa um valor desconhecido e está por
trás de muitos cálculos, entre eles o das equações. A tarefa é descobrir o
valor do "x".
-
Descobrir o valor de x na equação 4x
+ 3 = 11?
Entregue
a cada estudante uma cópia do seguinte problema:
“Marcos
é camelô e logo cedo armou a barraca na feira. Ele levou para vender 384
lenços, que organizou em pacotes de 8, e vendeu a 10 reais cada pacote. No fim
da feira ele tinha vendido 15 pacotes.
a)
Quantos lenços ele vendeu?
b)
Quantos pacotes Marcos ainda tinha para vender?"
-
Realizar leitura compartilhada, destacando os principais dados numéricos e as
questões a serem respondidas. A tarefa é ler e analisar as informações e
verificar as possibilidades de resolução pertinentes. Primeiro, o problema
deve ser resolvido individualmente e, depois, discutido
-
Propor que cada grupo determine qual das estratégias analisadas é a mais
eficaz. Peça que alguns estudantes exponha à turma as discussões da aula
anterior e as conclusões a que chegaram sobre o problema, apresentando a
forma de resolvê-lo que foi selecionada. Pergunte o porquê da escolha,
instigando os demais a opinar. Solicite que justifiquem como encontraram o
resultado. Retome as explicações dadas, transformando-as em linguagem
matemática;
- Faça a tabulação das estratégias usadas na resolução do problema, observando os avanços dos estudantes, verificando quais se aproximam da compreensão do algoritmo convencional da multiplicação e da divisão. Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções. |
||||||||||||
EIXO:
ESPAÇO E FORMA
|
||||||||||||||
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES
|
||||||||||||
- Construir
maquete de um espaço.
-
Identificar os elementos principais de uma circunferência: centro e raio.
- Realizar atividades com malhas de diferentes tipos.
|
- Construir
maquetes dada uma planta baixa simples (OTM);
- Identificar eixos de simetria em
polígonos (OTM);
- Construir
figuras simétricas segundo dois eixos de simetria (OTM);
-
Identificar os elementos principais de uma circunferência: centro e raio
(OTM);
- Realizar atividades
com malhas de diferentes tipos.
|
- Trabalhar os conceitos geométricos tendo como suporte a
construção de maquetes, de plantas baixas, etc.
- Explicar aos estudantes o que é eixo de
simetria.
Observe os desenhos seguintes:
-
Nesse tipo de simetria, podemos imaginar uma reta cortando cada figura. Se
dobrarmos a figura nessa reta, os desenhos de um lado vão coincidir com os
desenhos do outro lado. Essas linhas são chamadas de eixos de simetria da
figura. Muitos quadriláteros também têm um ou mais eixos de simetria.
No
cotidiano identificamos objetos e construções que lembram uma circunferência,
um contorno ou regiões circulares. A circunferência possui propriedades e
definições que precisam ser conhecidas na sua utilização. Ela possui alguns
elementos como: raio, diâmetro, centro, arco, corda, comprimento e área.
- Iniciar a conversa com os estudantes perguntando-lhes se saberiam
dar exemplos de figuras que podem ser ampliadas ou reduzidas. Uma foto de uma
pessoa é um bom exemplo nessa discussão.
- As atividades poderão ser realizadas em
folhas quadriculadas. Distribua a Atividade para cada estudante e solicite
para que ler e resolver.
Solicite que a turma escolha uma imagem e a
reproduza em uma das malhas disponíveis.
Fonte:
www.google.com.br (Imagens de desenho simétricos)
- Marina
usou um elástico para representar uma figura no quadro de preguinhos que a
professora levou para a sala de aula. Veja o que ela fez.
Observando
que a medida entre dois preguinhos é de 1cm. Qual é o perímetro da figura que
Marina representou?
a-
Em seguida, discuta com a classe as questões
propostas na atividade.
Obs.: O que é
importante você saber para encaminhar essas atividades:
- O
tamanho do lado do quadrado que compõe a malha é que faz com que a figura
aumente, diminua ou fique do mesmo tamanho;
- A
razão entre as medidas de comprimento da nova figura e da figura original é a
mesma que a razão entre o comprimento do lado do quadrinho da nova malha e o
lado do quadrinho original;
- Se aumentarmos o
quadrinho da malha em apenas uma direção, por exemplo, só na largura a nova
figura sairá deformada.
Fonte: Site: www.anossaescola.com/cr/
|
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EIXO:
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES
|
||||||||||||
- Sistema
monetário brasileiro.
- Resolver
situação problema que envolva a utilização do sistema monetário brasileiro.
-
Classificar a partir de uma relação dado o que pode ser medido em massa,
quilo e litro.
- Resolver
situação problema que envolva o conceito de perímetro.
|
- Associar o
sistema monetário a sua representação com números decimais (OTM);
- Resolução
de problemas envolvendo a utilização do sistema monetário brasileiro (OTM);
-
Classificação a partir de uma relação dado o que pode ser medido em metro,
quilo e litro;
- Resolução
de situação problema que envolva o conceito de perímetro.
|
- Uma das grandezas com que as crianças têm
contato logo cedo é o dinheiro. Essa grandeza relaciona os números e medidas,
incentiva a contagem, o cálculo mental e o cálculo estimativo.
O uso de cédulas e moedas, verdadeiras ou
imitações, constitui-se em um material didático-pedagógico muito farto. Além
de propiciar atividades didáticas do tipo fazer trocas, comparar valores,
fazer operações, resolver problemas, trabalhar com os números naturais e os
números decimais, pode-se explorar o valor que o dinheiro representa em
relação aos objetos e ao trabalho.
- Trabalhar o sistema monetário com os estudantes. Solicitar que
eles pesquisem sobre a evolução do dinheiro no Brasil e o sistema monetário
de outros países;
- Através de encartes de lojas e supermercados, orientar os estudantes na elaboração de problemas matemáticos e escrita dos valores
de alguns produtos, simulando situações de compra;
- Solicitar que os estudantes leiam o texto
abaixo e sublinhe as informações que envolvem medidas.
Os recém-nascidos
Um elefante recém-nascido pesa cem quilogramas.
Os bebês de algumas baleias chegam a mamar quinhentos litros de
leite num único dia.
Os filhotes de urso cinzento nascem com meio quilograma. Em
compensação, no período de um ano, atingem os noventa quilogramas. O ursinho
polar nasce com sete quilogramas e chega aos 725 na fase adulta.
[...] A anta é o maior mamífero terrestre do Brasil. Pode ter até
dois metros de comprimento e um metro de altura. Pesa quase trezentos
quilogramas.
Fonte: Marcelo Duarte.
O guia dos curiosos. São Paulo:
Companhia das Letras,
1998, p. 50-54
1- No
texto aparece cinco unidades de medida. Quais são elas?
2- Estas são algumas unidades de medida.
Observe:
Quilômetro. metro, centímetro, tonelada
milênio, grama, minuto quilowatt, grau, ano, litro.
Escreva qual a unidade é adequada para
medir:
a) o comprimento da rua;
b) a massa de um elefante;
c) a capacidade de uma piscina;
d) a temperatura do gelo.
3- Pesquise no mínimo 4 produtos que podem
ser medidos em quilogramas, metros ou litros e complete a tabela.
- Para a resolução de problemas que envolvem
o conceito de perímetro, requerem os seguintes conhecimentos: a compreensão
do enunciado, a leitura da figura apresentada, a leitura do retângulo, o
domínio de sistema métrico, a
identificação das medidas lineares para o cálculo do perímetro, a
mobilização da fórmula do perímetro, a realização da operação com números
decimais (adição e subtração), dentre outros.
Fonte: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9604
|
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EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
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CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES
|
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- Coleta,
organização e registro das informações contidas em textos jornalísticos e
científicos.
- Análise
de gráficos com problemas de construção.
-
Representação das informações por meio de gráficos e tabelas.
- Resolução
de problema a partir de um gráfico de linha.
|
- Coletar,
organizar e registrar informações contidas em textos jornalísticos e
científicos (OTM);
- Analisar
gráficos com problemas de construção (falta de informações de título, fonte,
etc.) (OTM);
-
Representar as informações por meio de gráficos e tabelas (M);
- Resolver
e formular problemas a partir de um gráfico de linha (M).
|
- Trabalhar produção de textos com os estudantes
baseados em interpretação de gráficos e tabelas;
- Os gráficos e tabelas são construídos para
facilitar o entendimento da informação. Na construção
de gráficos procurar sempre:
- Colocar um título significativo;
- Informar a fonte;
-
Indicar os valores numéricos necessários sem poluir visualmente a figura;
-
Utilizar escala adequada;
-
Utilizar legendas quando necessário.
- Completar as tabelas e depois façam
gráficos para representá-las.
- Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de
pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para
representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo
contínuo.
O gráfico de linha serve para mostrar
evoluções ou mesmo diminuições.
Veja o exemplo abaixo::
Fonte:
www.brasilescola.com › Matemática › Estatística
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FLUXO DE MATEMÁTICA 5°
ANO - IV UNIDADE
EIXO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Atribuição de significados à
potência de expoente nulo e negativo pela observação de regularidades e pela
extensão das propriedades das potencias com expoente positivo.
- Compreensão da raiz quadrada e
cúbica de um número, a partir de problemas como a determinação do lado de um
quadrado de área conhecida ou da aresta de um cubo de volume dado.
- Cálculos aproximados de raízes
quadradas por meio de estimativas e fazendo uso de calculadoras.
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- Atribuir
significados e potência de expoente nulo e negativo (OTM);
- Conhecer
a nomenclatura referente às operações de multiplicação (fator e produto) e
divisão (dividendo, divisor, quociente e resto) (M);
- Calcular
aproximados de raízes quadradas por meio de estimativas (OTM);
- Comparar
números decimais (M);
- Resolver
problemas que envolvam frações e decimais utilizando procedimentos pessoais
de cálculo (M);
- Localizar
na reta numérica ½, 1/3, ¼, 1/10, 0,5, 0,2, 0,10 (M);
- Analisar,
interpretar e criar situações problema, envolvendo as quatro operações (DC);
- Resolver
operações com números, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas
operatórias convencionais (DC).
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- Sugerimos que o professor comece a aula fazendo a seguinte
pergunta: Qual a diferença entre e ? No primeiro caso, aprendemos que é 3x3=9.
Mas, e no segundo? O expoente negativo causa estranhamento e, para
interpretá-lo, temos que recorrer a uma das propriedades da potenciação.
- Fazer revisão de potenciação com os estudantes para uma melhor
compreensão do conteúdo.
- A
nomenclatura das operações e o nome de cada termo com o qual operamos. Segue
a lista com as operações e suas respectivas nomenclaturas.
1- Nome da operação: Adição.
Termos da
operação: parcelas e total.
Exemplo:
2 (parcela) +3 (parcela)
5 (soma ou total)
2- Nome da operação: Subtração.
Termos da operação: subtraendo, minuendo e diferença. Exemplo: 5 (minuendo) -3 (subtraendo) 2 (diferença) 3- Nome da operação: Multiplicação. Termos da operação: fatores e produto. 2 (fator) x3 (fator) 6 (produto) 4- Nome da operação: Divisão. Termos da operação: dividendo, divisor, quociente e resto. 6 |_2__ (0)_3 6 é o dividendo 2 é o divisor 3 é o quociente 0 é o resto 5- Nome da operação: Potenciação. Termos da operação: base. expoente, potência. 2³ = 2.2.2 = 8 2 é a base, fator que repetimos. 3 é o expoente, indica quantas vezes repetimos a base. 8 é a potência, o resultado da operação. 6- Nome da operação: Radiciação. Termos da operação: radicando, índice e raiz. √ 36 = 6, pois 6² = 6.6 = 36 √ esse símbolo é chamado de radical 36 é o radicando 2 é o índice 6 é a raiz. Obs.: Quando o índice for 2 não escrevemos no radical.
- As atividades de matemática desenvolvem o
raciocínio e o pensamento lógico, e, se forem enriquecidas com um pouco de
criatividade ou afetividade, terão maiores possibilidades de serem
assimiladas. A passagem da compreensão, por meio de atividades concretas,
para a compreensão por meio de pensamento abstrato pode ser estimulada por
jogos e brincadeiras.
-
Relembrar o assunto lendo o artigo Números Decimais. Desde o início de
nossas vidas aprendemos a lidar
com os números, a princípio para mostrarmos a nossa idade, e depois
passarmos a compará-los, seja para falar quem é o mais velho da sala ou qual
amiguinho é o mais alto.
Na sua viagem de férias, dona Flora está levando duas malas, uma
com 14,23 quilos e outra com 9,3 quilos.
Quantos quilos de bagagem a balança vai registrar?
Para resolver esse problema, precisamos juntar as quantidades.
Igualamos as casas decimais e adicionamos conforme a tabela.
Acontece que a companhia aérea em que dona Flora vai viajar
oferece a seus clientes o transporte gratuito de apenas 20 quilos de bagagem.
O que tiver a mais é pago como excesso de bagagem. Em quantos quilos a
bagagem de dona Flora excedeu os 20 quilos?
Para solucionar esse problema, precisamos tirar uma quantidade
de outra.
D U d c
- Igualamos as casas decimais e subtraímos! Para adicionar ou subtrair dois números
decimais colocamos um número embaixo do outro, com vírgula sob vírgula. Em
seguida, se houver casas vazias, completamos com zeros;
- Retomar com os estudantes
o conceito de fração equivalente e os procedimentos usados para a
simplificação;
- Aplicar as operações
com habilidade facilita a resolução dos problemas. Os números com vírgula
assustam um pouco e, para efetuar o cálculo com esse tipo de número,
precisamos de muita concentração.
A multiplicação com números decimais é uma experiência que pode melhorar nossa concentração. No entanto, para que isso ocorra, é fundamental que sejam exigidas a interpretação e a leitura desses números.
Ex: O preço da passagem
de metrô custa atualmente R$ 2,40. Na condição de um passageiro utilizar esse
tipo de condução duas vezes ao dia, em todos os dias da semana, incluindo
sábado e domingo. Calcular o custo.
Custo = 7 x 2 x (R$
2,40) = 14 x (R$ 2,40).
Podemos continuar o
cálculo transformando 2,40 em uma fração decimal, escrita na forma de 240/100
ou 24/10. Nos dois casos o valor será igual a 2,4. A partir dessa
transformação, multiplicamos uma
das duas frações por 14, aplicando o procedimento já conhecido de se
multiplicar um número inteiro pelo numerador da fração:
Para localizar fração em
uma reta numérica, o estudante deverá ter conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor. O estudante deverá ter as seguintes noções:
1-
De fração;
2-
De número racional;
3-
De número decimal.
-
O professor deverá utilizar dos seguintes recursos:
1- Cartões com fração e número decimal;
2- Quadro Valor de Lugar – QVL
com os décimos, centésimos e milésimos;
3- Caderno de anotações;
4- Fracionário.
-
Sugestão de atividade:
A figura abaixo mostra uma parte de uma
régua. Em que posição você deve assinalar a fração 5/3?
OBS: Para facilitação desta, é fundamental oferecer atividades
diversificadas, interessantes, variedades de materiais e recursos, e ter a
participação ativa do estudante.
- A
utilização da resolução de problemas na prática educativa da matemática é uma
metodologia que deve merecer atenção por parte de todos os professores. É a
partir deles que se pode envolver o estudante em situações da vida real,
motivando-o para o desenvolvimento do modo de pensar matemático.
Quando
os estudantes resolvem problemas, tem a oportunidade para raciocinar sobre
relações matemáticas e poderão articular, organizar e consolidar seu
pensamento. A comunicação e a discussão sobre ideias matemáticas têm um papel
fundamental na resolução de problemas, refletindo sobre o seu próprio
pensamento e também sobre formas de resolver, ou seja, desenvolvem a sua
compreensão matemática.
- O
trabalho com artigos de jornal ou revista serve, entre outras coisas, para
relacionar o conteúdo matemático com suas aplicações e implicações,
contribuindo assim para que os conteúdos explorados adquiram significado.
FONTE:
Dante, Luiz Roberto, ilustradores Arnaldo José da Silva, Dirceu Brampilla-
São Paulo, Editora Ática 2004(Vivência & Construção).
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EIXO:
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Resolução de
problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade, incluindo os cálculos
como porcentagens, pelo uso de estratégias não convencionais.
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- Resolver
situações problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade.
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- Devido à complexidade que caracteriza os conceitos e
procedimentos algébricos é desejável que no segundo ciclo se desenvolva atividades
que visem o aprofundamento das operações com as expressões algébricas e as
equações. É suficiente nesse ciclo que os estudantes compreendam a noção de
variável e reconheçam a expressão algébrica como uma forma de traduzir a
relação existente entre a variação de duas grandezas.
Nesse caso, o que é recomendado é que os estudantes
sejam estimulados a construírem procedimentos diversos para resolvê-las,
deixando as técnicas convencionais para um estudo mais detalhado.
- Explicitar que alguns acontecimentos
ocorrem no nosso dia- a- dia quase sempre ao “acaso”, mas muitas vezes
podemos tentar prever alguns deles. Um exemplo, a previsão do tempo. Chame a
atenção que as informações são previsões e que as chances de ocorrer sucesso
é maior do que o fracasso, mas que a segunda é possível acontecer;
-
Explorar a ideia de probabilidade em situações problema simples.
O que é importante discutir nessa atividade:
O objetivo é que os estudantes, para chegarem ao
cálculo de 25%, estabeleçam a relação com a porcentagem conhecida – 50% –
pois certamente muitos estudantes têm a informação que esta corresponde a
metade. Portanto, para se encontrar 25% será preciso dividir um dado valor
por 4.
Exemplo de atividade:
1- Hoje
vocês irão tentar adivinhar qual é a chance de sair o número 6 no lançamento
de um dado. Discuta com o seu grupo e registre a conclusão nas linhas abaixo.
____________________________________________________
____________________________________________________
2 - Se um
dado for lançado por 18 vezes quantas vezes, provavelmente, sairá o número 5?
_____________________________________________________
3 -
Experimente agora lançar o dado 18 vezes. Anote na tabela abaixo quantas vezes
cada face saiu, e confronte com a resposta que vocês registraram no item 2.
Fonte:
Giovanni, José Ruy, Matemática, 5º ano/José Ruy Giovanni, José Ruy Giovanni
Junior- São Paulo: Quinteto Editorial, 2008- (Coleção de Olho no futuro).
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EIXO:
GRANDEZAS E MEDIDAS
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Utilização de instrumentos de
medida, como régua, escalímetro, transferidor, esquadros, trena, relógios,
cronômetros, balanças para fazer medições, selecionando os instrumentos e
unidades de medida adequadas à precisão que se requerem em função da situação
problema.
- Cálculo da área de figuras planas
pela decomposição e/ou composição de figuras de áreas conhecidas, ou por meio
de estimativas.
|
- Reconhecer
grandezas mensuráveis como comprimento, massa, capacidade (DC);
- Associar
o sistema monetário a sua representação com números decimais (M);
- Utilizar
frações e decimais em situações de medição para expressar a medida e comparar
tempo, massas, capacidade, comprimento (M);
- Utilizar
estimativa e cálculo mental em situação de medição (M);
- Resolver
e formular situações problema que envolva medidas, frações e números decimais
(M);
- Ler e
utilizar instrumentos de medidas para resolver problemas (OTM);
- Comparar
as grandezas de mesma natureza utilizando a unidade de medida necessária (DC);
-
Reconhecer e utilizar as unidades usuais
de medida como metro, centímetro, milímetro, quilômetro, grama,
miligrama, quilograma, litro, mililitro, etc.(DC);
- Reconhecer,
compreender e construir os conceitos de medidas e grandezas, utilizando
situações problemas que possibilitem a sua aplicação e uso no contexto social
(DC).
|
- Criar
situações didáticas para que os estudantes possam perceber a grandeza como
uma propriedade de certa coleção de objetos, observando que mesmo que o
objeto mude de posição e de forma, algo pode permanecer constante;
- Propor
atividades com o objetivo de fazer com que os estudantes discutam, organizem
soluções e aprofundem seus conhecimentos para resolver problemas do dia a dia
com relação às grandezas e às medidas de tempo, temperatura, massa,
capacidade, comprimento e o sistema monetário.
Exemplo
de atividades:
1- Observando a
temperatura em diferentes lugares.
Inicie a
conversa, questionando se algum estudante sabe para que serve o termômetro.
Sugerir que procurem nos jornais a página que
indica a previsão do tempo. Nela os estudantes poderão fazer a leitura das
temperaturas do
dia, verificar se há ou não possibilidades de
chuva, se o tempo permanecerá nublado ou não.
A partir dessa leitura você pode propor que as
duplas elaborem problemas e que troquem entre si.
Após a resolução você pode propor que eles
analisem os problemas que foram elaborados, verificando se havia ou não
coerência entre os dados e as questões formuladas e as soluções encontradas
respondiam as questões formuladas.
2- Diferentes países, diferentes
moedas: Quanto vale o real?
Estabelecer
a equivalência entre moedas de vários países. Resolver problemas utilizando
moedas de diferentes países.
Inicie a
atividade perguntando se os estudantes sabem como são pagas as contas em
outros países. Se por exemplo um lanche nos Estados Unidos é pago em real? Pergunte
ainda se eles sabem o nome de moeda de outros países. Caso não tenha nenhum estudante
com essa informação, você pode sugerir que eles abram o jornal na página de
câmbio e verifique o nome de algumas moedas de outros países.
Por
exemplo:
3- Medida do dia –a- dia:
Comprimento e massa.
Inicie a
conversa dizendo que nas situações vivenciadas no nosso dia- a - dia, necessitamos
inúmeras vezes recorrer às diferentes unidades de medidas como por exemplo:
comprar objetos, comprar alimentos, sabermos a distância entre cidades, a
altura de pessoas ou prédios. Tais necessidades têm origem nas situações
práticas que vivenciamos e, portanto, são incorporadas na linguagem que
utilizamos normalmente fora da escola.
Diga-lhes
que hoje realizarão atividades que estão relacionadas a grandezas de medida:
massa e comprimento. Pergunte aos estudantes em que situações medimos massa e
comprimento.
Faça uma
lista na lousa para que eles possam relacionar a grandeza com o que se pode medir.
Em seguida, pergunte quais são os instrumentos que se usa em cada um desses
casos.
Você pode
deixar fixado na classe uma listagem elaborada por eles do que estas
grandezas podem medir, os instrumentos que podem ser utilizados para medir
(comprimento: régua, fita métrica, trena; massa: balança).
- Você ainda pode propor atividades em que os estudantes
possam estimar a altura ou a massa de pessoas, animais ou objetos como nas
atividades sugeridas abaixo.
1- Faça
uma estimativa da medida de massa do lápis e de cada animal
abaixo,
ligando as figuras da primeira coluna às respectivas medidas da segunda
coluna.
Fonte: IMENES, Luiz
Pereireira1945- Novo Caminho: Matemática, 1º grau/Imenes Jakubo, Leliis- São
Paulo: Scipione, 1997
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EIXO:
GEOMETRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Quantificação
e estabelecimento de relações entre o número de vértices, faces e arestas de
prismas e de pirâmides, da relação desse número com o polígono da base e
identificação de algumas propriedades, que caracterizam cada um desses
sólidos, em função desses números.
|
-
Descrever, representar e localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em
diferentes pontos de referência e indicações de posição (DC);
- Construir
maquetes dada uma planta baixa simples (M);
- Construir
figuras com ângulo reto usando régua (M);
-
Identificar eixos de simetria em polígonos (M);
-
Identificar retas e segmentos de reta (M);
-
Identificar retas perpendiculares (M);
-
Identificar lados perpendiculares em polígonos (M);
-
Representar sólidos geométricos por seu desenho (M);
-
Reconhecer as figuras planas e sólidos geométricos, nos objetos criados pelo
homem e nos elementos da natureza (DC);
-
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos (DC);
-
Identificar faces, vértices e arestas nos sólidos geométricos (DC).
|
- Conversar
com a turma que na atividade de hoje, eles trabalharão com medidas de
contorno de figuras. Diga que saber fazer esses cálculos é um conhecimento
útil em situações, por exemplo, em que se precisa comprar rodapé para uma
sala, ou, ainda, calcular a quantidade de arame que será necessário para
cercar um terreno, etc.
-
Informar que o perímetro nada mais é do que a soma dos lados de uma figura. Se
for um polígono, para se descobrir o seu perímetro basta somar a medida de
todos os lados desta figura.
Sugestão
de atividade:
Marisa
vai precisar de 78cm de fita para enfeitar uma bandeja de docinho. Sabe que
um dos lados da bandeja mede 20cm, qual a medida do outro lado da bandeja,
sabendo que ela tem um formato retangular?
“O
homem através da observação atenta do mundo natural que o rodeia constatou
que era possível descobrir uma enorme variedade de formas.”
Além da identificação
dos elementos, a docente passou a explorar a quantidade de elementos que
compõem a estrutura do poliedro. A professora acredita que, ao trabalhar com
planificação, os estudantes também tenham a oportunidade de desenvolver a
coordenação motora e a paciência. Após trabalhar com os estudantes os
conceitos que estabelecem as semelhanças e diferenças entre os sólidos
geométricos, bem como identificar e contar os elementos de um poliedro, a
professora desenvolveu atividades de fixação.
Sugestão de atividade:
- Organize uma roda com os
estudantes e no centro coloque os sólidos geométricos. Dê pistas sobre o
sólido que está pensando, como: O sólido que estou pensando têm 3 faces
retangulares, 2 faces triangulares e 6 vértices. Quem sabe?
R:
Prisma.
Sou bem redondo e sem nenhuma face
ou vértice. Quem sabe?
R:
Esfera.
A criança que souber corre até o
centro da roda, pega o sólido e diz o nome. Se acertar, continua o jogo dando
as pistas sobre o sólido até algum colega descobrir.
Depois de algum tempo, sugira
algumas modificações no jogo:
- Mostrar uma imagem ou objeto e os estudantes
irão descobrir qual é o sólido. Ex:
Lata de batata chips, embalagem de leite, imagem de pirâmides do Egito, etc.
- Encontrar o sólido e contar
quantos vértices ele tem ou quantas faces.
Fonte: www..projetoapis.com.br
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EIXO:
ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
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CONTEÚDOS
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HABILIDADES
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SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
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- Leitura e
interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos.
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- Ler e
interpretar as informações de maneira organizada, por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos (DC);
- Coletar e
organizar informações, visando a construção de tabelas, gráficos e outras
representações presente no dia a dia (DC);
- Analisar
gráficos com problemas de construção (falta de informações, de título, fonte,
etc.) (OTM);
- Resolver
e formular problemas a partir de um gráfico em linha (M);
- Explorar
a ideia de probabilidade em situações problema (DC);
- Analisar
situações que envolvem chances e possibilidades (M).
|
- Tabela é
uma boa forma de organizar os dados de uma pesquisa. Por exemplo, uma que
mostre os meios de transporte utilizados pelos estudantes. Numa coluna ficam
os veículos e na outra o número de crianças que os utilizam. A tarefa se
complica quando é preciso estabelecer relações em uma tabela de dupla
entrada, como esta:
Diante da
questão sobre quanto os preços crescem de um ano para o outro, o estudante
tem de analisar a primeira coluna em relação às outras três que apresentam os
preços nos vários anos.
Orientações
Exercícios com gráficos precisam estar sempre presentes nas aulas de Matemática. Para dar a oportunidade de um contato significativo com essa forma de organizar a informação, incentive os estudantes a perguntar e falar o que compreendem sobre os gráficos e as tabelas. A produção de textos que trazem a interpretação de gráficos e a construção deles com base em informações de textos jornalísticos e científicos constituem pontos a destacar. Ao planejar as aulas, é essencial considerar que eles oferecem diferentes graus de complexidade no que se refere à leitura e à construção.
Ex:
O gráfico de barras abaixo mostra a produção de leite do Sítio Vieira no primeiro
semestre do ano que vem.
a)
Quantos litros de leite foram produzidos nesse semestre?
b)
Quantos litros de leite foram produzidos, em média, por mês?
c)
Quantos litros de leite, em média, foram produzidos diariamente no mês de
janeiro?
- Ana, Paulo e Leandro fazem tratamento dentário, em um mesmo consultório. As consultas de Ana, Paulo e Leandro são realizadas a cada 8, 6 e 15 dias, nessa ordem. Com que periodicidade, em dias, as consultas são marcadas para um mesmo dia?
A)60
B)45 C)60 D)30 E)15
FONTE:
www.brasilescola.com › Matemática
› Estatística
Determinando as chances de algo acontecer... Em algumas situações cotidianas precisamos utilizar as possibilidades e a probabilidade para estabelecer as chances de algo acontecer.
O
professor deverá traçar estratégias capazes de transmitir ao estudante todos
os fundamentos, envolvendo o estudo das possibilidades e da probabilidade. A
sugestão é que o professor trabalhe situações práticas como: jogos de azar
(dados e cartas), bingos, loterias, entre outros casos que envolvam chances
de eventos ocorrerem.
- Para trabalhar a questão da probabilidade podemos realizar uma experiência com moedas. Na qual os estudantes verificarão qual a probabilidade de cair cara ou coroa.
Para
calcularmos a probabilidade de um evento ocorrer basta realizarmos a seguinte
divisão: número de
casos favoráveis dividido pelo número de elementos.
Ex.
Sugestões de atividades:
1ª sugestão
Qual
a probabilidade de sair cara no lançamento de uma moeda. Teremos a
probabilidade de 1 em 2 (1/2).
2ª sugestão
Realizar
um bingo na sala de aula, com o objetivo de demonstrar que quanto mais
cartelas você adquirir, maior a chance de ganhar o prêmio. Mostre aos estudantes
que se forem vendidas 50 cartelas e você adquirir
3ª sugestão
Uma
urna contém 4 bolas pretas, 6 bolas vermelhas e 10 bolas verdes. Qual a
chance de uma pessoa com olhos vendados retirar ao acaso uma bola vermelha?
Temos
20 elementos que são o total das bolas, das quais 6 são vermelhas. Portanto,
temos a seguinte condição: 6 em 20 → 6/20 = 0,3 = 30%.
A
probabilidade de retirar, ao acaso, uma bola vermelha da urna é de 30%.
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